Segundo Alisson
Souza, CEO e fundador da abler, construir uma relação de confiança é o primeiro
passo para se destacar na área de recrutamento e seleção
No dinâmico cenário de recrutamento e seleção, as
consultorias de RH enfrentam desafios que podem impactar diretamente sua
eficácia e sucesso. Desde a falta de talentos qualificados até a pressão por
resultados rápidos, essas dificuldades exigem soluções inovadoras e
adaptativas.
De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de ampliar
a empregabilidade, a escassez de talentos qualificados é um dos principais
desafios enfrentados pelas consultorias de recrutamento e seleção. “Encontrar
um profissional com as habilidades e experiências necessárias pode ser uma
tarefa difícil e demorada, resultando em processos de recrutamento
prolongados”, revela.
O especialista alerta que essa dificuldade para
preencher vagas pode gerar insatisfação de clientes e até a perda de
oportunidades de negócio para a consultoria. “Para superar esse desafio, a
consultoria pode investir em um banco de talentos para expandir a atração de
profissionais qualificados. Além disso, promover a marca empregadora em
conjunto com os clientes pode ser uma boa alternativa”, pontua.
O mercado de recrutamento e seleção é altamente
competitivo, dificultando a vida das consultorias em criar oportunidades de
crescimento e destaque perante a concorrência, afetando preços, margem de lucro
e impactando diretamente na qualidade dos serviços oferecidos. “Para superar
esse desafio, é importante investir nos diferenciais da consultoria, para que
atendam melhor aos clientes”, declara.
Para Alisson, promover a marca empregadora é uma
excelente estratégia para ganhar destaque no mercado. “Assim como se manter
atualizado sobre as tendências e inovações no mercado, adaptando constantemente
a estratégia da consultoria para permanecer relevante e competitiva”, relata.
Gerenciamento de processos e
pressão por resultados
O gerenciamento de muitos processos é uma tarefa
comum para as consultorias de recrutamento e seleção, especialmente aquelas que
lidam com um grande volume de vagas e candidatos. “Coordenar e acompanhar tudo
simultaneamente pode ser complicado e exige máxima atenção aos detalhes.
Afinal, envolve o sucesso dos clientes. Para conseguir contornar isso, é
importante contar com sistemas e ferramentas de gerenciamento que possam ajudar
a automatizar e simplificar os processos seletivos”, revela.
O CEO acredita que o uso de software de
recrutamento e seleção de candidatos (ATS) ou outras tecnologias podem ajudar a
organizar e acompanhar o processo em cada etapa do ciclo de contratação. “Além
disso, é fundamental estabelecer processos claros e consistentes para garantir
uma execução eficiente”, pontua.
Em uma consultoria de RH, muitas vezes os clientes
esperam que as suas demandas sejam resolvidas de forma mais rápida do que a
realidade permite. “Essa cobrança pode criar uma pressão adicional sobre os
recrutadores para preencher vagas rapidamente e atender às expectativas dos
clientes. Para contornar esse desafio, a primeira coisa a se fazer é alinhar as
expectativas desde o início do processo de recrutamento e seleção, fornecendo
uma estimativa realista do tempo necessário para preencher uma vaga e garantir
uma comunicação aberta e transparente”, ressalta.
Experiência do candidato
Segundo Alisson, oferecer uma experiência positiva
e satisfatória é um dos maiores desafios para qualquer recrutador.
Principalmente, porque o processo de seleção do candidato pode impactar a
reputação da consultoria, seja de forma positiva ou negativa. “Uma experiência
ruim pode afastar potenciais talentos dos processos seletivos. Em consequência
disso, perde-se a reputação, clientes, dinheiro e bons profissionais”, alerta.
É preciso adotar estratégias que tornem a jornada
dos candidatos mais positiva. “É possível começar oferecendo uma comunicação
clara e transparente ao longo de todo o processo. Fornecer e solicitar feedbacks construtivos
aos candidatos irá ajudar a consultoria. Afinal, essas informações podem ter
bons insights para melhorar a experiência do candidato e fazer
ajustes conforme necessário”, declara.
Vale lembrar que a falta de diversidade pode
limitar a capacidade das empresas de atender às necessidades do seu público.
“As consultorias devem contar com políticas de inclusão, além de educar seus
clientes a respeito de adotar práticas inclusivas”.
Definição do perfil ideal
Ter um perfil ideal de candidato é a maneira mais
eficiente e prática de ter em que se basear para encontrar um profissional
qualificado. “Uma descrição de vaga mal elaborada ou imprecisa pode dificultar
a identificação dos talentos certos. Por isso, é importante que a consultoria
trabalhe de perto com os clientes para entender melhor suas necessidades e
expectativas em relação à vaga. Assim, é possível definir melhor as prioridades
e ajustar conforme a realidade da empresa e do mercado”, revela.
Mapear o perfil comportamental dos candidatos é
crucial para garantir a compatibilidade entre o profissional e a cultura
organizacional da empresa. “É uma tarefa muito importante, mas que pode ser
desafiadora devido à complexidade das características e à necessidade de
interpretar os resultados das avaliações”, pontua.
Para superar esse desafio, é fundamental utilizar
ferramentas e metodologias de avaliação comportamental confiável, como o DISC®,
que é o modelo mais utilizado no Brasil. “Esse tipo de ferramenta pode fornecer
insights
sobre estilo de comunicação, capacidade de trabalho em equipe e
demais características relevantes para a função”, relata.
Ao mapear o perfil comportamental dos candidatos de
forma precisa e objetiva, as consultorias podem garantir que os profissionais
mais adequados e alinhados com a cultura da empresa sejam selecionados.
Custos operacionais e gestão
da marca
Para Alisson, é fundamental identificar e eliminar desperdícios, como o tempo gasto
em processos muito longos. “Investir na automação de tarefas repetitivas e o
uso de tecnologias para otimização dos processos pode ser útil. Dessa maneira,
é possível diminuir o tempo gasto nos processos, fechar vagas mais rapidamente
e reduzir o número de ferramentas usadas, centralizando tudo em um único
local”, aconselha.
Outra opção pode ser o mapeamento de canais que
atraem mais candidatos. Assim, ao invés de gastar muito com divulgação,
investe-se recursos em que há mais chances de conseguir bons resultados.
Elevar a reputação da consultoria é essencial,
facilitando a atração de talentos qualificados, potenciais clientes e mais
oportunidades de negócio. “É preciso investir na construção e manutenção de uma
marca forte e positiva. Mas isso não significa pagar publicidade, por exemplo.
Um trabalho realizado de forma eficiente pode fazer esse trabalho de branding naturalmente.
Promover ações internas como treinamentos, valorização e investimento nos
colaboradores é uma excelente maneira de construir uma reputação de confiança,
credibilidade e bom trabalho”, declara.
Adaptação às novas tecnologias
Frequentemente estão surgindo novas ferramentas e
plataformas no mercado, e é difícil acompanhar tudo. No entanto, é importante
estar atento a isso para permanecer competitivo e relevante. “Essas mudanças
podem exigir investimentos significativos em treinamento, desenvolvimento e
infraestrutura. Por isso, é importante escolher ferramentas que sejam
eficientes e possam se adaptar às necessidades da consultoria. Pensar nisso é
fundamental para garantir que os recrutadores estejam prontos para enfrentar os
desafios do futuro”, finaliza.
Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.