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quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Brasil é o terceiro país em faturamento para o mercado Pet

 

Pexels

Mais de 50% das residências brasileiras possuem cães ou gatos e cerca de 30% deles foram adicionados durante a pandemia


O mercado mundial de produtos para Pet cresceu 3,2% em 2022 em relação ao ano anterior. A análise é da Abinpet - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, que aponta ainda que o Brasil é o terceiro país em faturamento, representando 4,95% do mercado global, atrás somente de EUA (43,7%) e China (8,7%). Dados atualizados do censo, apontam que 56% dos domicílios têm pelo menos um cão ou gato e 30% dos pets foram adquiridos durante a pandemia de 2020. Já nos EUA, a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) estima que aproximadamente 1 em cada 5 lares adicionaram um cão ou gato à família durante a pandemia. Além disso, de acordo com a Associação Americana dos Médicos Veterinários, o percentual de lares americanos com cães aumentou de 38.4% em 2016 para 44.5% em 2022 e com gatos subiu de 25% para 29%.

A tendência, naturalmente estimulou o crescimento impressionante nas vendas dos produtos para os animais de estimação. Só em 2022, o faturamento dos produtos pet monitorados pela Circana - empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo - aumentou 16% em relação a 2021, nos EUA. A maior parte do crescimento foi resultado do aumento geral nos preços. Daniel Morimoto, Vice President e General Manager Brazil da Circana destaca que houve uma mudança no comportamento de compras no setor. “Observamos uma estabilidade na demanda nas categorias de rações e guloseimas para os pets, em comparação a 2021, em meio a um ambiente de queda generalizada nas vendas das principais categorias de bens de consumo”, afirma.

Ainda que com o atual cenário de incertezas econômicas, varejistas e marcas estão bem-posicionados para crescerem durante 2023 e estão de olho nas tendências de comportamento do consumidor em relação aos pets. A Circana destaca as três principais:

 

Tutores de Pets estão postergando as compras de produtos não essenciais

Em função da inflação, as mudanças no comportamento de compra para os animais de estimação estão ficando parecidas com o comportamento de consumo de outras categorias – priorizando o necessário e postergando os itens não fundamentais. Enquanto a demanda por rações e petiscos segue estável, nota-se uma queda em categorias como coleiras, guias, itens para higiene, caminhas e brinquedos, mesmo com o aumento do preço médio desses itens ter sido inferior aos aumentos dos alimentos pet. Nos EUA, os alimentos tiveram uma alta de 14,8% enquanto outros itens subiram 9,2%.

 

Consumidores estão comprando rações nas lojas com mais frequência

As rações foram responsáveis por mais de 50% do faturamento do mercado pet em 2022, nos EUA. Além disso, nos últimos quatro anos, a frequência de compra de itens para animais de estimação aumentou, enquanto o valor por compra diminuiu, mostrando que os consumidores abandonaram o comportamento de “estocar” do período da pandemia do COVID-19. As guloseimas e areia para gatos apresentaram aumento na frequência de compra, mas as rações são as que apresentam as maiores frequências de compra por consumidores - cerca de 18 idas a loja por comprador e por ano. Isso representa um aumento de 8% em relação a 2020 e até 7% em relação à pré-pandemia de 2019.

Dentre as subcategorias de alimentos para pets, monitoradas pela Circana, as rações para cães refrigeradas e congeladas foram as que tiveram melhor desempenho de crescimento em 2022. Apesar de representarem apenas 4% do faturamento dos alimentos para pets, o crescimento em relação a 2021 foi de 32%. Como esses alimentos são mais perecíveis que as rações tradicionais, podem ser uma alternativa para incrementar o número de visitas às lojas, aumentando a frequência de compras.

 

O crescimento do e-commerce não dá sinais de desaceleração

Com a restrição à circulação imposta pela pandemia em 2020, a participação das categorias de produtos para pets no faturamento online subiu de 9% para 36.6%. Apesar dos consumidores estarem de volta às lojas físicas, eles seguem comprando online seus produtos para pets. Em 2022, as vendas do e-commerce nas categorias pet atingiram 42% nos EUA. É muito superior à participação de 12% das vendas online nas categorias de bens de consumo, como alimentos, bebidas e higiene pessoal, por exemplo. 



Circana
www.circana.com

 

Como Influenciadores Digitais podem acabar com a reputação empresarial

Segundo a pesquisa da empresa Nielsen, o Brasil é o campeão mundial em número de influenciadores digitais na plataforma Instagram, são 10,5 milhões, com pelo menos mil seguidores cada. O investimento das empresas no “marketing de influência” tem crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente com o advento da pandemia da COVID-19 que levou milhões de brasileiros a usarem cada vez mais a tecnologia para se comunicarem, assim como para se distraírem, ou se divertirem.

Em primeiro lugar, podemos afirmar que o “marketing de influência” não é uma atividade ilegal, mas pode ser antiética. A ética da mercadização são os princípios e valores morais que precisam ser seguidos durante qualquer tipo de comunicação e ação de marketing.

Quando uma empresa, através de ações de marketing, resolve criar valor e chamar atenção dos clientes para comercializar produtos e serviços, a finalidade deve ser a geração de um relacionamento de confiança e transparência entre a empresa e os consumidores.

Tradicionalmente, essas comercializações ocorriam nas televisões e revistas, mas com o avanço tecnológico mencionado, agora temos algoritmos que selecionam, de forma mais efetiva, qual público-alvo terá maior engajamento e, consequentemente, irá adquirir os produtos e/ou serviços oferecidos.

Quando falamos em influenciadores digitais, estamos diante de seres humanos, ou profissionais, que são criadores de conteúdo, que possuem alta capacidade de influenciar o comportamento e a opinião de seu público, e são referências em seus determinados segmentos. Como estamos diante de seres que representam marcas, as empresas devem, de forma preventiva, avaliar quais são os valores morais que estes influenciadores possuem. Ademais, entender a vida pregressa deles também é essencial. Afinal, nenhuma empresa quer sua marcada vinculada com alguém que já foi processado por racismo, violência doméstica ou tráfico de drogas.

Uma contratação de influenciador digital sem o Departamento de Compliance envolvido, ou seja, não é realizado um processo de avaliação reputacional, pode acabar expondo as empresas a um enorme risco a sua imagem e reputação.

O objetivo das empresas deveria ser buscar influenciadores digitais que tenham os mesmos valores preconizados pela empresa contratante. Esta sinergia de valores gera maior credibilidade na forma com estes profissionais influenciam seus seguidores.

No entanto, como são os departamentos de marketing e agências de publicidade que gerenciam o processo de contratação dos influenciadores digitais sem o cuidado em compreender seus os valores e a reputação, podemos assistir situações de marcas importantes terem sua reputação manchada e até abalada devido ao comportamento antiético e/ou ilegal de influencers.

O assunto é tão relevante que, em 2022, a própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um estudo sobre influenciadores digitais e o mercado de capitais, que busca investigar a possível regulamentação da relação comercial entre tais influencers e participantes do mercado de valores mobiliários regulados pela CVM.

O objetivo da Comissão não é regular a atuação dos influenciadores, mas estender a eles as obrigações exigidas aos regulados da CVM. É preciso ficar claro que o profissional está sendo remunerado para dar aquela opinião. O objetivo é informar o público investidor de que aquela orientação, informação ou opinião, está sendo emitida por conta de um contrato entre o influenciador e um regulador da CVM. Transparência ao investidor faz parte da boa conduta no mercado de capitais e deve ser zelada e praticada por todos que atuam nele.

Sendo assim, existindo um contrato mediante remuneração, o porta-voz tem a responsabilidade de influenciar o comportamento e a opinião de seu público dentro de preceitos éticos e legais.

 

Patricia Punder - advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020. Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br


Transforme sua recolocação profissional em uma oportunidade de sucesso: Estratégias comprovadas por especialista em gestão de carreira

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mercado de trabalho brasileiro tem passado por transformações significativas, com taxas de desemprego flutuantes. É importante estar ciente dessas tendências para se preparar adequadamente para a recolocação profissional. 

No mundo dinâmico do mercado de trabalho, a recolocação profissional pode ser um desafio intimidante. Perder o emprego pode abalar nossa confiança e gerar incertezas sobre o futuro. No entanto, com a abordagem correta e as estratégias adequadas, é possível encontrar novas oportunidades e se destacar nas entrevistas de emprego.

 

A especialista em gestão de carreira e CEO, Madalena Feliciano explica abordagens de Autoavaliação e Estratégia de Recolocação 

Avalie suas habilidades e interesses: Faça uma análise profunda de suas habilidades, conhecimentos e interesses. Identifique suas áreas de especialização e considere como elas podem ser aplicadas em diferentes setores ou funções. 

Atualize seu currículo e perfil profissional: Revise seu currículo para destacar suas conquistas relevantes e adaptá-lo para cada vaga específica. Além disso, otimize seu perfil em plataformas profissionais, como LinkedIn, adicionando palavras-chave relevantes e compartilhando conteúdo relacionado à sua área de atuação. 

Estudos mostram que um currículo bem elaborado e adaptado para cada vaga pode aumentar em até 40% as chances de ser chamado para uma entrevista. Certifique-se de destacar suas habilidades relevantes, experiências significativas e resultados alcançados ao longo da carreira.


Expanda sua rede de contatos

De acordo com pesquisas, cerca de 70% das vagas de emprego são preenchidas por meio de networking e indicações. Portanto, investir em relacionamentos profissionais sólidos e ampliar sua rede de contatos pode aumentar suas chances de encontrar oportunidades de emprego. 

Conecte-se com profissionais da sua área de interesse e participe de eventos, conferências e grupos de networking. O networking eficaz pode abrir portas para oportunidades de trabalho e fornecer insights valiosos sobre o mercado. 

Pesquisa de mercado: Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado de trabalho e as demandas da sua área. Isso ajudará você a identificar quais habilidades e conhecimentos são valorizados pelos empregadores, permitindo que você se prepare adequadamente. 

Aperfeiçoamento de habilidades: Invista em seu desenvolvimento profissional, adquirindo novas habilidades por meio de cursos online, workshops ou certificações relevantes. Isso aumentará sua empregabilidade e demonstrará seu compromisso com o crescimento contínuo. 

Competência emocional: A competência emocional tem se tornado cada vez mais valorizada pelas empresas. Segundo a consultoria TalentSmart, 90% dos profissionais bem-sucedidos possuem alta inteligência emocional. Portanto, desenvolver habilidades como empatia, autogerenciamento e habilidades de comunicação pode ser um diferencial na recolocação profissional. 

Atualização das tecnologias: A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na transformação do mercado de trabalho. A automação e a inteligência artificial têm impactado diversos setores, resultando na redefinição de habilidades exigidas. É essencial estar atento às tendências tecnológicas relevantes para sua área de atuação e buscar atualização constante.

 

Madalena Feliciano cita Estratégias para Entrevistas de Emprego de Sucesso 

Pesquisa prévia: Antes da entrevista, pesquise profundamente sobre a empresa, sua cultura, missão, valores e produtos/serviços. Isso ajudará você a entender melhor a organização e a mostrar seu interesse genuíno durante a entrevista. 

Preparação de respostas: Antecipe-se e prepare respostas para perguntas comuns, como "Fale sobre você", "Quais são seus pontos fortes/fracos?" e "Por que você deseja trabalhar nesta empresa?". Pratique suas respostas em voz alta para ganhar confiança. 

Destaque suas conquistas: Durante a entrevista, mencione suas conquistas passadas e como suas habilidades e experiências são relevantes para a posição. Use exemplos concretos para ilustrar seu valor como profissional. 

Demonstre interesse e entusiasmo: Mostre entusiasmo pela oportunidade e faça perguntas pertinentes sobre a posição e a empresa. Isso demonstrará que você está engajado e interessado em contribuir. 

Comunicação eficaz: Fale de forma clara, concisa e articulada. Evite jargões ou terminologias muito técnicas que possam não ser compreendidas pelo entrevistador. Esteja atento à linguagem corporal, fazendo contato visual, mantendo uma postura confiante e usando gestos adequados.

Adaptação ao entrevistador: Observe a personalidade e o estilo de comunicação do entrevistador e adapte-se a eles. Sintonize-se com o entrevistador para estabelecer uma conexão efetiva. 

Agradeça e acompanhe: Após a entrevista, envie um e-mail de agradecimento ao entrevistador, expressando sua gratidão pela oportunidade e reforçando seu interesse na vaga. Isso mostra cortesia e interesse genuíno. 

“A recolocação profissional pode parecer desafiadora, mas com uma abordagem estratégica, preparação adequada e criatividade, é possível se destacar no mercado de trabalho. Tenha confiança em suas habilidades, mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado e esteja disposto a se adaptar às mudanças. Lembre-se de que cada entrevista é uma oportunidade para mostrar seu valor e encontrar a posição ideal. Com dedicação e perseverança, você estará um passo mais perto de alcançar o sucesso em sua carreira” Finaliza Madalena Feliciano.

 


Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.


Caso da Larissa Manoela e a empresa administrada pelos pais

Todo o Brasil continua falando sobre o caso da Larissa Manoela e seus pais, especificamente sobre a forma como os bens são administrados. Do ponto de vista jurídico, é preciso analisar alguns fatos.

 

Quem são os sócios da empresa? A Larissa tem algum poder de voto?

O contrato social da empresa de Larissa e seus pais, a Dalari Produções e Eventos Ltda., empresa que segundo reportagem do Fantástico possui o maior patrimônio da Larissa, prevê expressamente que ela é uma sócia minoritária, com apenas 2% de participação societária, sendo que sua mãe detém 49% e seu pai detém outros 49%.

De acordo com a lei, as decisões de uma empresa são aprovadas por maioria do capital social, ou seja, com apenas 2%, Larissa não tem poder de voto para aprovar e tomar as decisões sociais.

 

Quem são os administradores? Os sócios, incluindo a Larissa, assinam pela empresa?

Os administradores da sociedade são os pais.  Isso significa que eles representam e assinam pela empresa. É importante frisar que os sócios não têm poder de assinatura!

A assinatura de um contrato, a movimentação de conta bancária, a nomeação de procurador, a obtenção de um empréstimo, dentro outros, são realizados pelas assinaturas do pai ou da mãe, não exigindo a assinatura da Larissa.

No entanto, na cláusula da administração há uma restrição aos poderes dos administradores, estando expressa a vedação de venda de bem móvel ou imóvel da sociedade, sem a autorização dos demais sócios. Isso significa que, sem a autorização da filha, os pais não podem vender bens móveis ou imóveis da sociedade.

 

Qual o percentual de lucro que a Larissa poderia retirar da empresa?

Nos termos do contrato social, a distribuição dos lucros acontece de acordo com a participação societária de cada um, portanto. Os contratos sociais podem prever que a distribuição pode ser desproporcional à participação societária de cada sócio. Mas não é o caso dessa empresa.

 

Quanto que a Larissa receberia em dinheiro para se retirar da empresa?

O contrato social da Dalari prevê que em caso de retirada de sócio, este deve notificar os demais sócios com 30 dias de antecedência, de forma que a sua participação na empresa será paga de acordo com o balanço patrimonial da sociedade na data da retirada.

Isso significa que a Larissa tem direito então a apenas 2% de todo o patrimônio líquido da sociedade em caso de saída ou mesmo dissolução da sociedade, enquanto seus pais possuem praticamente metade cada um.

 

Conclusão válida para empresas em geral

Vejam como é importante a contabilidade estar atualizada e refletir a prática da empresa. Uma marca, ainda que seja um bem intangível, por exemplo, deve estar devidamente contabilizada, pois tem valor e, no caso acima, é provável que seja um valor alto pela sua notoriedade. 

A empresa pode pedir um laudo de avaliação de marca para encontrar esse valor e contabilizar. Assim como, eventuais dívidas e processos, ainda que não materializados, como um processo que a empresa seja ré e envolva um valor alto, mas ainda está em discussão, deve ser também contabilizado e considerado, mesmo que seja contingência não materializada. 

No mais, os sócios já podem também prever um método de avaliação da empresa e já definir qual será o critério utilizado. Isso não apenas oferece clareza e previsibilidade, mas também evita disputas futuras entre os sócios. 

A inclusão de mecanismos claros de avaliação no contrato social é uma estratégia inteligente para proteger os interesses de todas as partes e promover a estabilidade nas relações empresariais. Os métodos de avaliação mais comuns são: Fluxo de Caixa Descontado (DCF); Múltiplos de Mercado (lucro, receita, EBITDA, entre outros), Valor Patrimonial, Lucro Capitalizado, Valor de Liquidação, Avaliação de Ativos, dentre outros.

 

Érica Alvarenga Lopes - Advogada Especialista em Direito Empresarial, Contratual, Societário e Imobiliário. Coordenadora do Departamento Empresarial da MABE Advogados.


Cultura e valores: das tradições milenares do oriente ao progresso inesgotável da tecnologia

 A cultura milenar do Japão deu origem a algumas das mais importantes empresas do mundo. Por lá, a valorização das tradições, da continuidade e do respeito pelo conhecimento dos antepassados é indispensável nas práticas empresariais. Ao mesmo tempo, o país é considerado um dos maiores investidores em tecnologia do mundo. Esse fato pode até parecer uma contradição. Como podem dois universos, aparentemente, distintos coexistindo harmoniosamente?

Depois de uma temporada na Terra do Sol Nascente, entendi que, na verdade, é justamente a junção de valores, cultura e tradição que torna o Japão em uma referência em inovação. Essa cultura profundamente enraizada e sólida encontrou um paralelo surpreendente com o desenvolvimento da tecnologia. Mesmo sendo uma nação tradicional, cria soluções pautadas nos maiores princípios e necessidades da própria população.

Essa característica é influenciada por conceitos como o "wa" (harmonia), "omotenashi" (hospitalidade), "kaizen" (melhoria contínua) e "mottainai" (não desperdiçar). Esses valores essenciais permeiam a maneira como as empresas operam, focando na qualidade, na colaboração e no respeito.

Levando esses pontos em consideração, fica plausível entender por que a tecnologia se desenvolve tão rapidamente por lá. Essa transformação veloz é resultado de uma combinação de fatores históricos, culturais, econômicos e educacionais.

Entre eles, uma forte ênfase na inovação, investimento constante e consistente em pesquisa e desenvolvimento, colaboração entre indústrias e as universidades, ambiente propício para testar novas tecnologias e implementá-las de forma eficaz, ênfase na qualidade e na experiência dos consumidores, infraestrutura avançada e visão de longo prazo.

Em compensação, de acordo com dados o Sebrae, aqui no Brasil ainda é grande o número de empresas que não conseguem ultrapassar o quinto ano de existência. No comércio, cerca de 30,2% dos negócios fecham em 5 anos. Podemos dizer que os fatores são praticamente o oposto do que se vê nas empresas milenares japonesas: pouco preparo pessoal, planejamento ineficiente, gestão ineficaz da empresa, falta de espírito inovador, dificuldades na adoção de novas tecnologias.

A cultura de uma empresa não é apenas um conjunto de valores e tradições, é a essência que molda a identidade, os comportamentos e a atmosfera de uma organização. Ela se desenvolve ao longo do tempo, a partir da liderança, das interações entre colaboradores e das experiências vivenciadas. Ela é como o DNA da empresa, influenciando a maneira como as equipes se comportam, tomam decisões, se relacionam e investem em mudanças.

Como você pode perceber, à medida que avançamos em direção a um futuro cada vez mais digital e automatizado, entendemos como esses aspectos podem ser aplicados e encontrados em paralelo no desenvolvimento da tecnologia.

Na empresa que fundei, nossas ações e estratégias são pautadas nos valores e na cultura organizacional. E a razão é simples. São eles que solidificam o caminho que queremos percorrer, que norteiam nossa jornada rumo ao objetivo que definimos. Ao promover valores que incentivam a inovação, a empresa constrói um ambiente propício para a criatividade, para experimentação e a busca de soluções originais.

Para quem está em busca desse cenário, além de criar essa cultura pautada nos valores, recomendo algumas medidas fundamentais:

  • Oriente para a inovação: se a inovação é um valor para a sua organização, seus colaboradores serão incentivados a buscar constantemente novas ideias, abordagens criativas e soluções únicas para os desafios;
  • Invista em colaboração e diversidade: Ao valorizar a contribuição de diferentes perspectivas e habilidades, a empresa pode gerar uma riqueza de ideias e insights que impulsionam a inovação;
  • Estimule uma jornada de aprendizado contínua: pessoas dispostas a aprender e adquirir novas habilidades são mais propensas a buscar soluções criativas para os desafios que enfrentam. A cultura de aprendizado também encoraja a adaptação a mudanças tecnológicas e de mercado.

A harmonia é uma característica central das empresas japonesas, onde as relações interpessoais são valorizadas tanto quanto os resultados comerciais. Isso pode ser comparado à interconexão necessária entre diferentes partes de um sistema de IA ou tecnologia, onde componentes diversos devem trabalhar em conjunto para alcançar um determinado objetivo.

Enquanto os valores fornecem as raízes e a identidade que moldam a cultura organizacional, a tecnologia abre portas para a inovação e a eficiência, criando um equilíbrio dinâmico entre tradição e progresso.

Essa base ética constrói a confiança interna e externa, mas também fornece um terreno fértil para a criação de uma cultura que valoriza a integridade, a colaboração e a excelência. E é nessa cultura que a tecnologia encontra seu papel transformador.

A tecnologia, quando alinhada com os valores de uma empresa, amplifica sua capacidade de inovar e crescer. Essa sinergia não é apenas uma combinação vantajosa, mas um imperativo para a sustentabilidade e a competitividade.

Empresas que adotam estes pilares se destacam por sua capacidade de responder às demandas do mercado enquanto mantêm sua integridade e propósito. Elas transcendem a própria inovação, trazendo um impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente, alinhados aos valores que as fundamentam.

Se a sua organização estiver enraizada em seus valores e impulsionada pela tecnologia, você está preparado(a) para navegar pelos desafios de hoje e de amanhã, com uma confiança que vai além dos números. O resultado é uma identidade verdadeiramente poderosa e, quem sabe, um futuro milenar.

 

Mauro Inagaki - fundador e CEO da b2finance

 

Abaixo-assinado será entregue ao governador Tarcísio pela aprovação da lei que proíbe a venda de animais em pet shops

Projeto de lei aguarda apenas a sanção do governador (Foto: Reprodução)
Nesta quarta-feira (6), às 14 horas, as mais de 20 mil assinaturas coletadas no manifesto serão entregues ao governador Tarcísio de Freitas, em reunião no Palácio

 

Um abaixo-assinado online está pressionando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a aprovar uma lei que cria o Cadastro Estadual de Criadores de Animal (CECA) e proíbe a criação e a revenda de animais em pet shops e estabelecimentos comerciais. O Projeto de Lei 523/2023 foi aprovado pela Assembleia Legislativa e aguarda apenas a sanção. 

 

A petição, que já engaja mais de 20 mil assinaturas, foi lançada pelo Instituto Ampara Animal, que protege animais abandonados e vítimas de maus-tratos. O abaixo-assinado segue em crescendo na plataforma Change.org: http://change.org/AnimaisPetsMerecemRespeito  

Nesta terça-feira (6), às 14 horas, as assinaturas coletadas serão entregues, por representantes do Instituto, ao governador Tarcísio de Freitas, durante reunião no Palácio. 

No texto da petição, a ONG ressalta que a criação irregular e a venda de animais em estabelecimentos comerciais trazem problemas relacionados à saúde e bem-estar dos bichos, além de implicar em questões éticas, como a separação precoce dos filhotes e suas mães, o estresse causado pelo transporte, instalações insalubres e a falta de socialização do animais. 

"Proibir a revenda destes animais fará com que as pessoas se conscientizem e optem por uma compra mais responsável, contribuindo para a transparência de todo o trajeto de vida do animal, desde o seu nascimento, permitindo que somente criadores cadastrados e que mantenham os padrões de garantia de bem-estar animal, de acordo com a legislação e norma reguladora do cadastro sejam responsáveis pelos animais", enfatiza a Ampara Animal. 

Para a ONG, a sanção da lei significará um "grande avanço" para a causa animal, já que haverá maior fiscalização dos criadouros de animais, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para cães, gatos e pássaros, que costumeiramente são vendidos em pet shops. 

Entre outros pontos, o projeto de lei, de autoria do deputado Rafael Saraiva (União), determina que, no momento da venda, os criadores possuam laudo veterinário atestando a saúde do bicho; proíbe também a comercialização e revenda de animais por pessoas físicas, abrangendo, assim, o comércio que também ocorre em áreas públicas, como praças e parques de exposição; e que os animais vendidos estejam “microchipados”, vacinados e esterilizados.

"Países como Holanda, Estados Unidos e Inglaterra já possuem legislações bem restritivas a este tipo de comércio. Esta é uma tendência internacional, restringir cada vez mais a venda de animais em pet shops como mercadorias", destaca o instituto, esclarecendo que o bem-estar desses animais tem sido cada vez mais priorizado em diversos países. 

Ao pedir o engajamento da população na iniciativa de sensibilização do governador, a Ampara Animal lembra que, atualmente, inúmeras situações expõem cães e gatos a condições de exploração e insalubridade. "Já passou da hora disso acabar", apela no abaixo-assinado.


Detran-SP traz dez dicas importantes para quem vai viajar no feriado da Independência

Departamento de Trânsito paulista indica como fazer um passeio seguro, tranquilo e com atenção à segurança viária

 

Com a chegada do feriadão da Independência do Brasil na próxima quinta-feira (7), aumenta o número de turistas e, consequentemente, de veículos circulando por praias do litoral e cidades do interior do estado de São Paulo.

 

Pensando em um trajeto seguro para todos os condutores, sempre tendo em vista o objetivo de coordenar a convivência pacífica no trânsito, o Detran-SP lista dez dicas e orientações importantes para que todos curtam suas viagens do feriado de uma maneira tranquila e sem esquecer da segurança viária.

 

Confira as dicas do Detran-SP para o feriado:

 

Bebida e direção não combinam

 

O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do motorista, podendo gerar acidentes. Dirigir exige máxima atenção, portanto, lembramos que a mistura de bebida e direção não combina. Além disso, motoristas flagrados embriagados ou que se recusam ao teste do bafômetro recebem multa de quase R$ 3 mil e respondem a processo de suspensão da CNH. Quem apresenta mais de 0,34 miligramas de álcool por litro expelido no sangue, também responde na Justiça por crime de trânsito.

 

Segurança na estrada

 

O veículo só pode transportar até a capacidade máxima de passageiros permitida pelo manual. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente.

 

Atenção aos limites de velocidade

 

As estradas trazem diferentes limites de velocidade segundo o seu traçado viário. É extremamente importante que os condutores de veículos estejam atentos à sinalização das pistas. Além disso, dirigir acima do limite máximo permitido pode aumentar o risco de envolvimento em acidentes, por vezes graves, e gerar multas. Mantenha uma distância segura do veículo da frente para evitar colisões. Não se esqueça que dirigir em rodovia é diferente do que dirigir em cidade. Uma distração pode ser fatal.

 

Descanso é essencial!

 

O descanso antes da viagem é fundamental para que o motorista faça uma viagem tranquila e segura, principalmente em trechos de longa distância. Uma noite de sono bem dormida faz com que o motorista esteja atento durante todo o trajeto.

 

Documentos em dia e celular carregado

 

O motorista deve portar habilitação dentro da validade ou, no máximo, vencida há 30 dias. Lembrando que a nova legislação definiu um cronograma completo para CNHs que tiveram vencimento entre 1/3/2020 e 31/12/22. Já o veículo precisa estar com o licenciamento em dia; a falta dele é uma infração gravíssima, que pode acarretar uma série de problemas para o proprietário, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Ambos os documentos estão disponíveis de forma digital; portanto, não se esqueça de deixar o celular devidamente carregado, caso seja abordado em alguma fiscalização. Porém, não faça uso do aparelho enquanto dirige.

 

Celular longe do volante

 

Só é possível usar o telefone celular quando o veículo estiver estacionado e motor desligado. Ele pode ser utilizado na função GPS, desde que o aparelho seja fixado no para-brisa ou no painel dianteiro. Quando estiver ao volante, não faça selfie, foto ou vídeo da paisagem. Segundos de distração são suficientes para o envolvimento em um acidente de trânsito. Principalmente na estrada, isso pode ser fatal.

 

Cinto e cadeirinha sempre!

 

O cinto de segurança é item indispensável para o motorista e para todos os passageiros. O condutor ou passageiros não devem retirá-lo, nem mesmo em casos de engarrafamento ou quando o sinal estiver vermelho. Crianças com idade inferior a 10 anos ou que não tenham 1,45m de altura deverão, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro, utilizando o cinto de segurança e equipamento de retenção apropriado.

 

Capacete sim, viseira também

 

Motociclistas costumam reclamar do capacete na época do verão, porém, o calor não deve ser motivo para andar sem o equipamento ou com a viseira levantada, pois o item protege a visão contra pedras e insetos, por exemplo, que podem atingir o olho do motociclista. As mesmas regras valem para os passageiros das motos. Vale lembrar que crianças menores de dez anos ou que não tenham condições autônomas de se manterem estabilizadas no veículo não podem trafegar em motos.

 

Chinelo só fora do veículo

 

O clima de férias e calor são convites para dar um descanso aos pés dos tênis e sapatos do dia a dia. Mas, ao dirigir durante a viagem, nada de usar calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais, como chinelos, sandálias e tamancos – o que pode gerar multa. Nessa situação, o melhor é dirigir descalço.

 

Chuva

 

Em caso de chuva na hora de pegar estrada, a velocidade deve ser reduzida, os faróis deverão permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos precisará aumentar.

 

Foco constante na conscientização

 

A atual gestão do Detran-SP tem feito diversas campanhas para alertar todos os tipos de condutores para a importância de obedecer às leis de trânsito e aumentar os cuidados. Em fevereiro, o Governo de São Paulo apresentou uma ação para o Carnaval, com o mote “Palavras mentem. Números, não”, para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. Já na Semana Santa, em abril, o respeito aos limites de velocidade e manutenção prévia dos veículos foram as principais tônicas da campanha “Escute quem você ama, viaje com segurança”, com o objetivo de conscientizar os condutores sobre o respeito ao limite de velocidade e às leis de trânsito, assim como da atenção à manutenção dos veículos, antes de pegar a estrada no período do feriado.

 

 Em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de promover a reflexão diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por acidentes. E, em julho, circulou a campanha educativa “No trânsito, dê férias para a morte. As peças utilizaram o humor para ressaltar que só a partir de cuidados e respeito às leis de trânsito pelos motoristas é que a “morte” pode tirar férias.

 

Durante a 68ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, encerrada no último final de semana de agosto, o Detran-SP promoveu a campanha com foco na região “Alô, galera de cowboy. Alô, galera de peão: quem gosta de rodeio não mistura álcool e direção”, baseada em versão de uma das mais conhecidas canções sertanejas. Foram promovidas a entrega de material educativo, blitz da conscientização e a veiculação de cartazes e jingle em veículos locais e nas imediações do evento. A abordagem sugeria a escolha do “motorista da rodada. 

 

Atualmente, está em circulação a campanha Detran Festival, em alusão ao festival musical The Town, que incorpora a música como uma ferramenta eficaz para promover mensagens vitais de segurança viária, abordando o público-alvo do evento com um line-up (termo que se refere a quem vai tocar no festival) de peso. As bandas fictícias "The S0.0brios", "Direção Urbana", "Próxima Parada" e "The Poupers" apresentam as mensagens de conscientização em relação aos riscos da combinação desastrosa entre álcool e direção também em relógios de rua, pontos de ônibus, programas de rádio e internet.

 

 

Sinistros e vítimas do Trânsito em São Paulo

 

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, o Estado de São Paulo apresentou queda de 16,9% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre julho deste ano com o mesmo mês do ano passado. Em 2023, ocorreram 446 óbitos em acidentes, contra 537 em 2022.

 

A queda de óbitos no trânsito no Estado de São Paulo também é evidenciada na comparação entre os sete primeiros meses do ano passado e o mesmo período deste ano (redução de 6,8%). Destaca-se ainda a queda de 67% em julho deste ano no número de mortes envolvendo bicicletas, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Nesta mesma análise, houve redução de 27,6% no número de óbitos envolvendo pedestres e de 8,7% nas mortes envolvendo motociclistas.

 

Entretanto, o número de acidentes não fatais registrados no acumulado do ano (janeiro a julho) apresentou um aumento de 9,3%, em comparação com os primeiros sete meses do ano passado, no estado de São Paulo. Os dados reforçam a necessidade de manutenção de ações de conscientização dos motoristas, para que o respeito às leis e os cuidados preventivos sejam instrumentos de um trânsito mais seguro e eficiente.


Mantenha os freios em boas condições e garanta uma viagem segura

O sistema de freio em dia é sinônimo de responsabilidade com a segurança de todos


Viajar é uma das experiências mais gratificantes da vida, seja para descobrir novos destinos, visitar amigos e familiares, ou simplesmente relaxar longe da rotina diária. Nos dias que antecedem feriados prolongados, muita gente está se preparando para pegar a estrada, no entanto, muitas vezes, os aspectos de segurança do veículo são deixados de lado no planejamento das viagens. Neste quesito, manter os freios em boas condições é primordial para garantir uma viagem segura.

Os freios de um veículo desempenham um papel crítico na segurança rodoviária. Eles são essenciais para parar o veículo rapidamente, reduzir a velocidade em emergências e manter o controle da direção em frenagens bruscas. Quando os freios estão em boas condições, a resposta é rápida e eficaz, o que pode salvar vidas em situações de perigo.

Os carros costumam dar sinais de que o sistema de freio pode estar com desgaste ou algum tipo de problema. Veja a seguir cinco condições:

1. Um dos primeiros sinais de que os freios precisam de atenção são barulhos e ruídos estranhos, como chiados ou rangidos metálicos, que podem indicar desgaste das pastilhas ou problemas nos discos ao acionar o pedal de freio. Se for um barulho constante, forte e intermitente, é sinal de que algo não vai bem no sistema.

2. Durante a condução do veículo, se o motorista sentir uma sensação de ‘pedal mole’ ou se o pedal do freio afundar mais do que o normal ao pressioná-lo, pode ser indícios de problemas no sistema de freios, como vazamentos de fluido ou ar no sistema.

3. Outro sinal que pode ser apresentado pelo veículo, que pode indicar problemas, são vibrações no volante durante a frenagem, que podem ser um sinal de discos de freio deformados ou desgastados, o que afeta a capacidade de frenagem do veículo.

4. Nos dias de hoje, a maioria dos modelos possuem uma luz de aviso no painel, que acende quando há um problema no sistema de freios, por isso é de extrema importância não ignorar esse sinal.

5. Atente-se a altura do freio de mão, normalmente deve ter entre 3 e 5 cliques ou permanecer na mesma altura do banco dianteiro em alguns modelos de veículos após acionado. Na dúvida, procure por um local que tenha um aclive e teste o funcionamento da alavanca de preferência com o veículo carregado.

Para garantir que os freios estejam em boas condições antes de viajar, é essencial realizar manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros ou seis meses. Fazer inspeções regulares nos freios do veículo ou levá-lo a um profissional e estabelecimentos de confiança para avaliações é primordial. Uma ação simples, que pode ser feita em casa, é checar o nível do fluído no reservatório, para que esteja sempre conforme recomendado pelo fabricante, porém, nunca complete o nível.

Segundo Danilo Ribeiro, Coordenador de Treinamento Técnico da DPaschoal, a manutenção preventiva nos freios é tão importante quanto qualquer outra, estar atento aos sinais de alerta e nunca subestimar a importância de freios antes de pegar a estrada é garantia de um passeio seguro. “Quando se trata de viajar com segurança, não podemos subestimar a importância dos freios em boas condições. Ignorar problemas de freio pode resultar em acidentes graves e colocar em risco a vida de todos. Portanto, antes de pegar a estrada, é necessário certificar-se de que os freios estejam em excelente estado. Uma viagem segura começa com veículos bem mantidos e motoristas conscientes da importância de sua manutenção. Fazer a manutenção preventiva regularmente, ouvir os sinais de alerta e nunca subestimar a importância de freios eficazes fazem com que o destino mais importante em qualquer viagem seja garantido: a segurança” recomenda Danilo.



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