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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Serasa oferece descontos de até 99% e parcelamento estendido para dívidas com universidades

 ·        São mais de 900 mil universitários em todo o Brasil que poderão renegociar suas dívidas com condições de parcelamento em até 19 vezes; 

·        Levantamento na base de cadastro da Serasa revela que 70% dos endividados tiveram de trancar o curso por não conseguir pagar as mensalidades em dia.

 

Para aproveitar o período de rematrícula, a Serasa oferece descontos de até 99% e parcelamento em até 19 vezes para universitários em dívida com as instituições Estácio, Anhanguera, Iuni Educacional, Fama, Pitágoras, UNIC, Uniderp, Unime, Unirondon e Unopar, todas de ensino superior.

 

No total, são mais de 900 mil universitários endividados que têm assim a oportunidade de voltar a estudar. As ofertas estão disponíveis nos canais digitais da Serasa: site (www.serasa.com.br/limpa-nome), no App Serasa, disponível no Google Play e App Store, e pelo WhatsApp no 11 99575-2096.

 

“O desemprego e a redução da renda, agravados pela pandemia, contribuíram para esse cenário de dificuldade no meio universitário”, diz Aline Maciel, gerente da plataforma Limpa Nome. “A promoção da Serasa se mostra uma oportunidade muito especial para quem pretende quitar a dívida, se rematricular e voltar a estudar em busca de um futuro melhor”, complementa Aline.

 

 

Retrato dos endividados com universidades

 

Levantamento realizado na base de cadastro da Serasa com 1.200 alunos endividados com universidades mostrou que 58% precisaram trancar o curso por causa da dívida com a instituição. E 18% dos entrevistados disseram que as dívidas afetaram a capacidade de concentração durante as aulas.

 

Outros dados do estudo:


·        94% dos endividados afirmam arcar com as despesas do curso sozinhos;


·        O desemprego foi apontado por 38% dos estudantes como o principal motivo para trancar o curso – seguido de necessidade de priorizar o pagamento de outras contas (17%) e da redução de renda (11%);


·        28% dos entrevistados estão em débito há mais de dois anos e a menos de cinco anos;


·        21% estão em débito com a faculdade entre um ano e dois anos;


·        49% dos endividados afirmam querer quitar a dívida para retomar os estudos

 

 

Serasa

www.serasa.com.br


10 tendências de marketing digital para 2023


Sempre que geramos listas com tendências para o próximo ano, sabemos que, por mais que tenhamos experiência e conhecimento, podemos errar em alguns palpites. Para aumentar seu índice de acerto e usar uma das tendências na prática, recorri a um ajudante especial na missão desse ano: a inteligência artificial.

Isso mesmo, esse texto teve participação de dois escritores. Eu, Bruno. E a inteligência artificial da OpenAI, a ChatGPT. Essa inteligência foi treinada para proporcionar diálogos de maneira natural, como se fosse uma conversa. Ela faz perguntas em sequência, admite erros, questiona e tem discernimento para rejeitar certos questionamentos.

Juntos, mapeamos as seguintes tendências do Marketing Digital para 2023: 

- Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina vão se consolidar
Podemos não perceber mas boa parte das campanhas digitais possuem um ou mais recursos dessas tecnologias. Seja na otimização do lance de uma campanha de mídia programática ou ainda, no algoritmo do Google Search escolhendo em quais disputas por pesquisas entrar para otimizar o orçamento do anunciante, temos aprendizado de máquina e inteligência artificial trabalhando em dupla para melhorar os resultados.

Essa tendência deve se fortalecer ainda mais, além de gerar novas oportunidades como mais criativos criados por máquinas e uma rotina de otimização cada vez menos manual. Onde o papel do profissional de marketing e mídia é cada vez mais pensar na estratégia e menos, em detalhes como valor de lance, palavras-chave e canais a serem segmentados.

 
-Pesquisa por voz como parte da estratégia de SEO

Segundo um estudo da Ilumeo Data Science Company, em 2022, 1 a cada 4 brasileiros já usam assistentes de voz todos os dias. E a quantidade de pessoas que teve contato com a tecnologia subiu de 87% em 2020 para 91% neste ano. Com cada vez mais textos sendo digitados por máquinas, após interpretarem um áudio, será necessário rever a estrutura do SEO levando em consideração que pesquisas por voz nem sempre seguem a mesma linha de raciocínio que pesquisas em texto.

 
-5G vai permitir experiências de marketing ainda mais imersivas

- Na minha opinião, as principais vantagens da nova banda são velocidade e densidade. Como velocidade, temos uma evolução brutal se compararmos as gerações anteriores. No 3G eram necessárias 26 horas para se baixar o filme "Guardiões da Galáxia". Esse tempo caiu para 6 minutos com o advento do 4G e agora poderá ser feito em apenas 3.6 segundos. Já na densidade, uma conexão 5G consegue conectar um milhão de dispositivos em um espaço de apenas 0,38 metros quadrados. Sabe quando nosso celular não pegava direito em um show? Esses dias podem ficar no passado.
 
- Marketing de influência continua forte e com micro-influenciadores fazendo mais sucesso

Perfis menores mas com alto engajamento devem fazer cada vez mais parte da estratégia de influência. Com o grande uso simultâneo de redes sociais como TikTok e Instagram também será cada vez mais normal ter grupos de influencers que vão melhor em determinada rede do que em outra.

Estratégias de media for equity onde influenciadores emprestam seus nomes para lançar produtos em troca de participação no negócio também deve ter um crescimento considerável.
 
Aumento do uso de VR e AR, principalmente em mundos virtuais como o Metaverso
Mais velocidade de internet e tecnologia deve permitir a criação de experiências digitais cada vez mais imersivas. O crescimento de mundos digitais toma forma e teremos cada vez mais metaversos sofisticados com suas regras de convivência, economia própria e, por que não, modelo de publicidade.


- Vídeos, vídeos e mais vídeos

Sejam verticais ou horizontais, os vídeos devem ser cada vez mais essenciais nas estratégias de marca. Não é de hoje que a frase de Bill Gates em 1996 falando que "content is king" é uma máxima absoluta. Portanto, marcas que quiserem se manter relevantes vão precisar criar cada vez mais conteúdo. Sejam sozinhas, seja através de creators parceiros. E vídeo é a melhor maneira de se fazer isso.
 
- Personalização, automação e escala

Mídia Programática tem como pilares personalização, automação e escala. Com as tecnologias evoluindo, cada vez mais veremos ofertas de mídia digital que entregam esses 3 pilares. Possibilitando estratégias mais sofisticadas, assertivas e que geram resultado.
 
- Integração cross-channel

Antigamente, fazer marketing 360 era considerar todos os possíveis canais e pontos de contato com o cliente. Hoje, é cada vez mais comum a integração de múltiplos canais em uma mesma plataforma - como a programática.

Veremos cada vez mais campanhas que integram display, mobile, áudio, video, games DOOH e outros formatos
 
- Chatbots que trabalham 24/7

Cada vez mais queremos respostas mais rápidas e precisas para nossas dúvidas. Não importa o dia e horário. No entanto, sabemos que o atendimento humano nem sempre pode estar presente. Por conta disso, cada vez mais, teremos chatbots mais inteligentes para interagir com nossos clientes.
 
-Transparência e ética digital

As leis de proteção de dados trouxeram um novo olhar sobre como devemos trabalhar digitalmente. Elas foram só o começo de uma série de mudanças que devem ocorrer nos próximos anos com mais regulamentações que foquem na privacidade, garantia de direitos pessoais e proteção em mercados que são pouco ou nada regulamentados como, por exemplo, a novata Web3.

 

Bruno Campos de Oliveira - CMO da ADSPLAY. É formado em Marketing pela EACH-USP e se especializou em digital através de imersões diretamente no Vale do Silício - EUA. Também concluiu o xBA, Xponential Business Administration, ministrado pela StartSe University (EUA) e Nova SBE (Portugal). Há mais de dez anos trabalha com marketing digital, mídia de performance, e-commerce, tendo a oportunidade de trabalhar com diversas grandes marcas no Brasil e no exterior. É professor e embaixador de digital marketing da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia no Brasil e co-autor do livro “Mídia Programática de A a Z”, o primeiro livro impresso sobre o tema no Brasil.


Ano novo, velhas barbáries

Mal começamos 2023 e seguimos sentindo os efeitos dos ocorridos de 2022. Em setembro do ano passado, Mahsa Amini, de 22 anos, foi detida pela polícia da moralidade iraniana. Sob a acusação de estar infringindo o rígido código de vestimenta do país, Amini foi levada a uma delegacia da capital Teerã. Três dias após passar mal na delegacia e ser levada ao hospital, a jovem faleceu. Embora as autoridades iranianas afirmem que a morte se deveu a uma doença prévia, a família e os amigos próximos alegam que houve espancamento – tudo por uma mecha de cabelo que estava descoberta.

A morte de Mahsa Amini desencadeou protestos e revoltas por toda a República Islâmica do Irã. Tanto por Amini quanto contra as leis morais e a falta de direitos, mulheres aboliram seus véus, cortaram os cabelos em praça pública e arrastaram milhares de pessoas para as ruas do país. Ainda em setembro de 2022, o presidente iraniano – o ultraconservador Ebrahin Raisi – pediu à polícia que respondesse com firmeza contra os manifestantes. Não adiantou.

Os protestos se espalharam por universidades, escolas de ensino médio e geraram inúmeras greves. Com o lema “Mulher, vida, liberdade”, comerciantes, professores e até mesmo o pujante setor petrolífero do país parou. O resultado do confronto entre polícia e manifestantes foi não apenas milhares de detidos, mas mais de 580 mortos e 1.100 feridos. Em 13 de novembro de 2022, um tribunal iraniano anunciou a primeira condenação à morte de uma pessoa acusada de participar dos protestos. Três dias depois, outras três pessoas foram condenadas à pena capital. Em 8 de dezembro, o primeiro enforcado. No dia 12, a segunda execução pública. Nos últimos meses, mais de 40 pessoas foram condenadas à morte.

Duas execuções provocaram ondas de protesto pelo mundo: um campeão de karatê e um treinador voluntário de crianças e jovens foram enforcados. Embora as execuções no país não sejam novidade – em 2021, o Irã executou mais de 300 pessoas – agora, muitos dos acusados não têm direito à defesa, e outros tantos estão sendo torturados para confessar crimes que não cometeram, segundo a Humans Rights Watch. Na onda de execuções, o país também enforcou o iraniano-britânico Alireza Akbari, de 61 anos, ex-ministro da Defesa, acusado pelo regime de Teerã de espionar para o Reino Unido. Em meio às execuções e aos protestos que geram em todo o mundo, o país do Oriente Médio anunciou novas punições contra mulheres que não usarem o véu, e as proibiu de exercer certas profissões.

Infelizmente, a barbárie não está contida no Irã. No front ucraniano, os russos continuam a guerra iniciada ano passado. Incontáveis bombardeios a áreas civis foram realizados nos últimos dias, mostrando que a covardia de Moscou não tem limites. Iniciamos essa segunda-feira, 16 de janeiro, com mais de 40 mortos em Dnipro, e os últimos dias vêm mostrando outros incontáveis ataques a importantes áreas para a população. Ao que parece, Hannah Arendt estava certa: “Vivemos tempos sombrios, em que as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança.”



João Alfredo Lopes Nyegray - doutor e mestre em Internacionalização e Estratégia. Especialista em Negócios Internacionais. Advogado, graduado em Relações Internacionais. Coordenador do curso de Comércio Exterior na Universidade Positivo (UP). @janyegray

 

5 temas conectados à sustentabilidade para ficar de olho em 2023

Alimentação saudável, biodiversidade, crise climática, energias renováveis e greenwashing são assuntos que devem ganhar ainda mais relevância neste ano, indica Instituto Akatu

 

A sustentabilidade está em evidência e é uma questão cada vez mais presente e necessária em nossas vidas. Por isso, o Instituto Akatu, ONG referência em consumo consciente, destaca cinco temas desafiadores vinculados à sustentabilidade, que devem ganhar ainda mais destaque no noticiário e no debate da sociedade brasileira em 2023. Saiba quais.

 

Crise Climática

“Em 2023, a questão climática deve ganhar ainda mais evidência. Afinal, a cada ano que passa estamos mais distantes de limitar o aquecimento global a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais, o que traria diversas consequências negativas para a vida na Terra”, alerta o coordenador de comunicação do Akatu, Felipe Seffrin. 

No Brasil, o novo governo trouxe a questão climática para o nível Executivo e criou a Autoridade Nacional de Segurança Climática. No Congresso Nacional, tramita a PEC 37, que inclui a segurança climática na constituição como direito fundamental de todos. Paralelamente, a comunidade internacional debate como financiar e mitigar ações pelo clima, enquanto novos relatórios seguem dando a tônica de urgência ao tema — como o estudo recente “Another Year of Record Heat for the Oceans”, que mostra que a temperatura dos oceanos em 2022 foi a mais quente já registrada na história. 

“Precisamos de ações coletivas nos meios de produção e nos hábitos de consumo para reduzir o uso de combustíveis fósseis e a degradação do meio ambiente — dois fatores que aceleram a crise climática”, comenta Felipe Seffrin. 

O consumidor pode contribuir com a questão climática ao preferir empresas e marcas com ações efetivas pelo clima, ao diminuir o consumo de carne bovina e ao fazer uso consciente de água, energia elétrica, embalagens e alimentos. Já as empresas podem fazer o mapeamento de suas cadeias de valor, estimulando soluções sustentáveis, como programas de redução de emissões de CO2, gestão adequada de resíduos e uso de matérias-primas sustentáveis.

 

Biodiversidade

Uma das consequências da crise climática é a ameaça à biodiversidade, outro tema frequente no noticiário e nos estudos científicos, e que deve ganhar mais atenção da população mundial e das organizações em 2023. 

Por um lado, são recorrentes as notícias negativas, como recordes de queimadas e desmatamentos nos biomas brasileiros, desaparecimento de polinizadores, danos aos corais, além de um aumento das listas de animais e vegetais em riscos de extinção.

“Paralelamente, a ameaça à biodiversidade tem motivado o financiamento e a busca por novas soluções para um desenvolvimento mais sustentável, que respeite, preserve e, mais que isso, restaure a natureza”, afirma o coordenador do Akatu. 

Pesquisas e ações em biodiversidade incluem o mapeamento de regiões e espécies por satélite, gestões sustentáveis de matérias-primas e o apoio e fortalecimento de comunidades indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas, que preservam 80% da biodiversidade do planeta de acordo com dados das Nações Unidas.

Energias Renováveis

A temática das energias renováveis também está conectada à questão climática. Afinal, para mitigar o aquecimento global é necessário diminuir urgente e drasticamente a queima de combustíveis fósseis que liberam gases de efeito estufa. E isso passa por diferentes soluções energéticas, como a solar, a eólica e a gerada a partir de biomassa, entre outras. 

Internacionalmente, governos têm criado planos de estímulos às energias renováveis, enquanto bancos e investidores têm dado preferência a “carteiras verdes”. “Com a policrise global fazendo os preços dos combustíveis dispararem, fontes de energia gratuitas, locais e verdes tornaram-se um investimento sólido”, aponta a agência WGSN, em novo relatório que inclui a “revolução da energia solar” como uma das tendências para 2023. 

A continuidade da guerra na Ucrânia ampliou esse debate. Sem acesso ao gás proveniente da Rússia, os países europeus precisam acelerar a transição para novas fontes de energia para evitar um apagão. No Brasil, o tema também tem ganhado mais adesão por parte das empresas, ainda que o acesso do consumidor a fontes de energia renovável esteja distante — soma-se a isso nossas redes de transporte, que priorizam veículos e combustíveis não-renováveis.

 

Greenwashing

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022, realizada pelo Akatu e GlobeScan, mostrou que 84% dos brasileiros querem reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza. Nesse cenário, é crescente a busca por informações sobre os impactos gerados por produtos e serviços enquanto as empresas estão sendo cada vez mais observadas e cobradas. Isso tem ampliado o debate público sobre o greenwashing, espécie de propaganda ambiental enganosa ou omissão de informações relacionadas à sustentabilidade. 

O relatório anual Global Investor Survey 2022, da PwC, aponta que não só os consumidores estão de olho e avaliando o que as empresas dizem, mas os investidores também. Segundo o estudo, 91% dos investidores brasileiros acreditam que os relatórios das companhias podem ter greenwashing. Ou seja, todos precisam ficar atentos ao real comprometimento das empresas e organizações em relação às questões ambientais. Elas, por sua vez, têm de investir em uma comunicação concreta e transparente, que informe com clareza ações e impactos nos campos social e ambiental.

 

Alimentação Saudável e Sustentável

O desejo de uma rotina mais saudável e sustentável foi acelerado pela pandemia e veio para ficar. A demanda e a oferta de alimentos saudáveis e sustentáveis, produzidos com respeito ao meio ambiente tem sido cada vez maior. Ao mesmo tempo, o Brasil ainda tem vários obstáculos para superar, como o desperdício de alimentos, a prática de desmatar ou queimar para abrir novas pastagens e o uso exagerado de agrotóxicos. A utilização excessiva de recursos hídricos na agropecuária é outra questão global: 70% das águas removidas para uso são consumidas na produção de alimentos. 

Para uma alimentação mais saudável e sustentável, o Instituto Akatu recomenda os seguintes hábitos de consumo consciente:

  • Compre só o necessário, evitando excessos e desperdícios;
  • Utilize os alimentos integralmente, incluindo cascas, talos e sementes;
  • Prefira alimentos da estação e produzidos localmente;
  • Equilibre o consumo de alimentos in natura e processados;
  • Diminua o consumo de carne bovina;
  • Dê preferência, sempre que possível, para alimentos orgânicos.

Quer saber mais sobre sustentabilidade e consumo consciente? Acesse aqui.


Instituto Akatu

akatu.org.br


Nova legislação da CIPA: o que muda para as empresas?

A Lei nº. 14.457/22 trouxe inovações para a CIPA, que passou a ser denominada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio. A nova diretriz faz parte do Programa Emprega + Mulheres, alterando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com o objetivo de incentivar a contratação e permanência de mulheres no mercado de trabalho.

A nova legislação impõe às empresas que possuem a CIPA, a adoção de medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e demais formas de violência no âmbito do trabalho.

De acordo com a Lei, as empresas devem tomar providências para criar e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus funcionários, disponibilizando mecanismos de detectação e combate a esses tipos de condutas abusivas.

Assim, para a promoção de um ambiente de trabalho saudável, seguro e que favoreça a inserção e a manutenção de mulheres no mercado de trabalho, as empresas, em conjunto com CIPA, deverão adotar algumas medidas, com vistas à prevenção e ao combate à violência contra as mulheres no âmbito do trabalho, como por exemplo:

- Inclusão de regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa, com ampla divulgação do seu conteúdo aos colaboradores;

- Fixação de informativos com procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias (canal de denúncias anônimo e sigiloso a ser criado pela empresa), assegurando a apuração dos fatos e aplicação de sanções administrativas aos responsáveis diretos e indiretos, quando for o caso, sem prejuízo dos procedimentos jurídicos cabíveis;

- Inclusão de temas referentes à prevenção e ao combate ao assédio sexual e outras formas de violência nas atividades e nas práticas da CIPA;

- Realização, no mínimo a cada 12 meses, de ações de capacitação, orientação e sensibilização dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos da empresa, sobre temas relacionados a violência, ao assédio, igualdade e diversidade no âmbito do trabalho, em formatos acessíveis, apropriados e que apresentem máxima efetividade de tais ações.

É importante ressaltar que, para atender à nova lei, no que se refere às medidas de prevenção e combate ao assédio, todas as empresas que contam com a CIPA deverão se adaptar às novas determinações até 21 de março de 2023, prazo de 180 dias a contar da data da publicação da Lei.

As empresas que não cumprirem as diretrizes da nova lei poderão ser multadas, além de outras sanções que poderão ser aplicadas pelo Ministério do Trabalho.

Caso haja negligência por parte da empresa em relação a ocorrência de irregularidades como assédios, bullying e outros tipos de violência, podem repercutir, igualmente, em multas e prejuízos que podem se tornar irreparáveis à imagem do negócio.

Portanto, para a devida adequação da empresa nos termos da nova Lei, considerando a relevância do tema, é de suma importância o apoio de profissionais especializados na área.

 

Mariana Saroa - advogada trabalhista do escritório Marcos Martins Advogados.


Marcos Martins Advogados
https://www.marcosmartins.adv.br


Concurso público: País tem mais de 38 mil vagas disponíveis

O advogado e membro da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB-DF, Max Kolbe, dá dicas para ser aprovado

 

No país, há mais de 170 concursos públicos com inscrições abertas, reunindo mais de 38,9 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Além das vagas disponíveis para início imediato, há também concursos para formação de cadastro reserva, isto é, novos candidatos vão sendo chamados a medida que abrirem novas vagas, dentro da validade do concurso.


Lançado no final de 2022, o concurso do Banco do Brasil está entre os principais destaques. São 6 mil vagas para serem preenchidas, sendo 2 mil delas para o cadastro reserva. Além disso, há ainda concursos em Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, Tribunais, Corpo de Bombeiros e Conselhos Regionais em vários estados.


O advogado e membro da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB-DF, Max Kolbe, dá algumas dicas de estudo para concursos, que podem ser usadas tanto por quem já estuda há algum tempo, quanto por quem apresenta iniciar agora. “Se você já estuda, uma boa ideia é comparar as técnicas apresentadas com as que você utiliza, e avaliar se alguma delas pode melhorar sua rotina de estudos”, diz.


Confira as dicas que o especialista separou:



1. Escolher o certame: 

Kolbe explica que os editais estão cada vez mais específicos. “Isto é, quem está estudando matérias comuns de todos os concursos, está, de certa forma, limitando seu rendimento”.


A razão é simples: mesmo que dois certames cobrem Língua Portuguesa, existem outros pontos a serem considerados como abordagem, perfil da banca, dificuldade dos itens e relevância dos assuntos. Tudo isso transforma a maneira de estudar uma matéria.



2. Seja organizado:

A organização é essencial nos estudos para concurso. Afinal, na maioria das vezes, você estará correndo contra o tempo, tentando estudar o máximo de matérias relevantes no menor período.


Uma boa ideia é dividir seus horários em um bom cronograma, de tal forma o foco em cada matéria seja proporcional, não deixando mais ou menos tempo para uma específica, afinal, o objetivo é otimizar seu tempo. Além disso, se basear em editais e provas passadas também aumentam as chances de obter resultados concretos para seus estudos. 


“É muito importante estabelecer metas reais. Não adianta definir que você estudará mais de 8h por dia se sua rotina não permitir. Metas muito ambiciosas levam à frustração. Se você tem apenas 4h, use as 4h da melhor forma possível”, diz Max Kolbe.



3. Resolver questões:

“Um erro muito comum é estudar o conteúdo e não reservar tempo para resolver questões”, explica Kolbe. Mesmo que você erre várias questões de início, elas são importantes para a sua preparação, para que você se acostume com esse tipo de dinâmica.


Existem algumas formas de aplicar a resolução de questões na sua rotina de estudos, como ao final do conteúdo, na hora da revisão ou focando nos assuntos que você tenha mais dificuldade.



4. Descansar:

Por último, mas não menos importante: é preciso descansar. Ter momentos de pausa vai garantir que você não chegue a um nível de exaustão, fazendo com que seu rendimento caia.


“Da mesma forma que você programa os estudos, inclua o momento de descanso no cronograma, para que você não ultrapasse seus limites”, finaliza Kolbe.

 

Mercado Pet segue em alta como tendência de negócio para 2023

Humanização dos animais de estimação aqueceu o mercado e o Brasil é o 3º do ranking mundial. Sebrae dá dicas para ajudar interessados em empreender nesse ramo

 

Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras, mas nos últimos anos os tutores estão cada vez mais atentos aos cuidados e tratamentos para melhorar e prolongar a vida dos fiéis companheiros. Essa tendência é uma boa notícia para os empreendedores com interesse em investir nesse setor. Levantamento do Sebrae aponta que o ramo de lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios, em 2022. Uma das respostas para esse sucesso é que o Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a ABINPET.

“Esse segmento é muito procurado porque é fácil, não precisa de grande instalações para quem trata de alimentos, acessórios, roupas e brinquedos. O aumento de negócios voltados para animais de estimação cresceu de acordo com a demanda, que foi criada pelo crescimento do número de pets nos lares. A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%”, explica Flávio Barros, gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae, ao lembrar que a instituição pode ajudar nos primeiros passos para a abertura de um negócio.

Esse já era um mercado que crescia a percentuais acentuados e a pandemia de Covid-19 turbinou esse aquecimento: as adoções de pet aumentaram 300%. As famílias com filhos queriam um bicho para entreter os filhos confinados e os moradores solitários procuravam um animal para fazer companhia. Segundo estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários.

Câmeras de monitoramento para vigiar e até conversar com os pets, alimentadores automáticos controlados por aplicativos, brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress e os cuidados com a nutrição são algumas das apostas do segmento. Que tal investir nesse mercado que só cresce no Brasil? O Sebrae preparou dicas para ajudar os empreendedores que buscam empreender no setor de pets.

  • Fique de olho nos custos: é importante montar um quadro de custos com as despesas variáveis, fixas e comerciais. Elas incluem o valor do aluguel, salário de funcionários, despesas de material de escritório, produtos para revenda, impostos e taxas cobradas pelos meios de pagamento.
  • Tenha um diferencial: para se destacar, a recomendação é ofertar produtos e serviços variados, além de opções que ofereçam comodidade aos clientes, como o e-commerce.
  • Invista em qualidade: além de oferecer serviços diferentes, é importante prezar pela qualidade, oferecer serviços e produtos quem proporcionem o bem-estar dos animais.
  • Fidelização da clientela: para que os clientes voltem sempre ao pet shop ou qualquer negócio voltado para animais, o empreendedor pode oferecer descontos, planos mensais e de fidelidade.
  • Divulgação do negócio: para atrair clientes, é preciso investir em divulgação nas redes sociais e realizar parcerias com clinicas veterinárias e empresas do segmento.
  • Estar atento às exigências legais, normas e decretos: no caso dos pet shops, é necessário seguir algumas normas obrigatórias, como obter um alvará de licença da Vigilância Sanitária.

Além disso, o Sebrae dispõe de centenas de cursos, mentorias, consultorias, vídeos e publicações voltados para diferentes atividades para quem deseja abrir um negócio no segmento de lojas de animais e pet shops. Para saber mais, clique aqui.


Primeiro eu?

Seja a companhia aérea que for, no país que for ou no idioma que for, a instrução é sempre a mesma. Em uma emergência, quando as máscaras de oxigênio caírem e você estiver acompanhado de alguém, inclusive com um filho(a), um bebê, uma criança sempre coloque a máscara você primeiro 

Que coisa mais estranha já que é quase nosso instinto natural “salvar” as pessoas que amamos primeiro. Mas acontece que não podemos salvar os outros se nós não estamos bem, se não temos o oxigênio suficiente. Assim como no caso do avião, essa instrução também é tácita no mundo dos negócios. Peter Drucker, o maior filósofo administrativo de todos os tempos, disse que a principal e mais importante missão de todo líder é cuidar da sua energia pessoal e logo ajudar a orquestrar a energia das pessoas ao seu redor. 

Mas o que significa isso no dia a dia? Porque existem empresas que investem milhares de dólares anuais no bem-estar dos seus trabalhadores? Está evidenciado em centenas de estudos neste assunto. 

Além disso, sabe aqueles seus melhores dias de trabalho, quando esteve mais produtivo? Foram justamente quando dormiu bem na noite anterior, quando fez algum exercício logo ao acordar, tomou café da manhã, falou com os filhos, deu beijinho na esposa, foi com tempo ao trabalho ouvindo uma música que gosta ou um podcast positivo e se viu chegar em um ambiente com uma equipe de gente legal e entusiasta com quem irá trabalhar e compartilhar. 

E assim a sua energia positiva se multiplica com a energia positiva dos outros. 

Se a isso adicionamos um dia com suas prioridades claras e bem organizadas, com pausas de 5 a 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho focado... uau... vai conquistar o mundo!!! 

É disso que justamente se trata o conceito da alta performance executiva, da qual falo no meu livro “Do bem-estar à alta performance”. De poder maximizar os seus resultados com uma preparação de qualidade, assim como fazem os atletas de âmbito mundial e olímpico. 

Além dos programas de bem-estar e promoção da saúde que possa ter ou não sua empresa, a principal responsabilidade do seu autocuidado é sua. Se você não se priorizar e se cuidar, quem o fará? Considerando o que lhe proponho como uma prioridade, é muito provável que de maneira orgânica e natural, você alcance os resultados que vem procurando há tanto tempo e que ainda não tem alcançado, seja no trabalho, em um projeto ou empreendimento. E o mais legal de tudo isso é que as pessoas que estão ao seu redor também serão favorecidas com a tua atitude positiva, produto da rica energia que você vem gerando e entregando. 

Para manter os níveis de energia elevados é preciso prestar mais atenção nestas quatro áreas: o cuidado do seu corpo (exercício, descanso e alimentação), a conexão com suas emoções e a administração delas em diferentes situações do dia, o treinamento da mente para evitar interferências na atenção e cultivar o aprendizado constante, e finalmente, a tranquilidade espiritual de viver conforme seus valores e saber agradecer a vida que tem.   

Colocando mais foco nessas quatro áreas, provavelmente você passará a ser uma pessoa excepcional ao se blindar contra o estresse, considerando que 70% de população brasileira já apresentou ou possui sintomas de estresse, conforme pesquisa de 2017 realizada pela Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil). 

Mesmo para a maioria das pessoas considerar “normal” estar estressado (7 de cada 10), isso não significa que seja algo bom para você, sua saúde, sua família e a sua performance. Quero ser claro em dizer que não estou pedindo a você que faça mais do que faz diariamente, cheio de compromissos, atividades e prazos de entrega, já que possivelmente essa seja uma primeira objeção que apareça: a falta de tempo. Só estou propondo que voce leve o seu dia de uma maneira diferente, priorizando-se! 

Assim como Elon Musk, Bill Gates e até Leonardo da Vinci conquistaram o sucesso com feitos extraordinários, eles dispunham dos mesmos 1440 minutos ao dia que você também possui. A diferença só está em ser consciente de como está utilizando esse tempo e fazer pequenas melhoras que progressivamente farão a grande diferença. 

 

Gabriel Lama - Mentor profissional e palestrante especializado em alta performance. Autor das obras “Torne-se imbatível” e “Do bem-estar à alta performance” pela Literare Books International. Sócio e gerente da TGLI Leadership Consulting, organização dedicada ao treinamento de profissionais para o desenvolvimento de competências de liderança, e adiciona mais de 6.000 horas de desempenho em coaching, workshops e palestras para profissionais de empresas de destaque, assim como Metlife, The Coca-Cola Company, Santander, Itaú, Banchile, Abbott, AES Gener, Codelco, Colbun, International Paper e UDD Ventures, entre várias outras. Ex-judoca olímpico. Mentor de alta performance do time chileno de futebol Colo Colo (2020-2021). Instagram: @gabriel_lama_coach_brasil

 

Adolescentes na escola: da rebeldia pode partir o desejo de empreender



Muitas escolas buscam atualmente oferecer um diferencial no que diz respeito ao ensino para os seus alunos. Segundo explica Lucas Briquez, diretor Administrativo da Escola Teia Multicultural e CEO da Edtech Asas Educação, uma das facetas que mais podem favorecer o desenvolvimento do adolescente com vistas no mercado de trabalho é o empreendedorismo.

Conforme ele, muitos pontos podem ser desenvolvidos nos estudantes. “Para ter sucesso como empreendedor é preciso desenvolver diversas competências e habilidades como, por exemplo, a gestão, vendas, liderança, conhecimento técnico sobre a área em que se empreende e alguns pontos necessários para a própria iniciação de um negócio, como noções jurídicas e contábeis, por exemplo”, iniciou.

Indo além da afirmação inicial, Lucas relembra que existe a questão de mentalidade e características comportamentais que podem ser desenvolvidas ainda na adolescência, quando esses costumam, por conta dos próprios processos biológicos da faixa etária, discordar e perceber muitas coisas na sociedade que eles gostariam que fossem diferentes. “Essa situação de inconformidade, muitas vezes aflorada como rebeldia, pode ser um grande propulsor para o empreendedorismo, quando bem direcionado. Então, o senso crítico é um dos primeiros passos para ser empreendedor. Perceber, olhar e analisar as coisas como são e pensar como elas podem ser feitas de uma maneira melhor”, mencionou.

“O indivíduo inicialmente deve identificar um problema e, a partir desta identificação, pode agir de duas formas: se colocar como agente de mudança, que é o comportamento de um empreendedor, e a segunda possibilidade, totalmente oposta a esse perfil, é a postura de reclamar e aguardar que alguém resolva tal problema" emendou.

Mas, também conforme Lucas, quando um adolescente identifica uma necessidade e pensa em maneiras de solucioná-la, logo aflora a capacidade de transformar um problema ou dificuldade em uma oportunidade.

"Independente de seu filho ou filha decidir fundar uma empresa ou preferir trabalhar para uma empresa já existente, ou até mesmo para o governo, a mentalidade empreendedora pode ser um diferencial e, até mesmo, um potencializador de suas capacidades naturais", finaliza.


Gestão profissional de fortunas garante perpetuidade do patrimônio

Apoio profissional é essencial, principalmente quando parte dos bens está investido em ativos de risco


A conquista de um patrimônio normalmente é resultado de muito esforço e dedicação, além da busca pela tomada correta de decisões ao longo do tempo. Mas como manter esse patrimônio preservado, de forma com que se perpetue, inclusive, ao longo das próximas gerações? A resposta pode estar no serviço de gestão de fortunas. 

De acordo com o consultor Maurício Zanetti, CEO da KRYP.TOOLS, plataforma de SaaS (Software as a Service) e única para quem já investe em cripto ativos e gerencia ou negocia carteiras em mais de uma conta ou usa diversas exchanges, um serviço de gestão de fortunas é para todos que possuem patrimônio acumulado e até mesmo para quem está planejando acumular e precisa de orientação. “Um gestor de fortunas pode lhe auxiliar de forma precisa sobre o seu plano de crescimento patrimonial, considerando coisas como apetite ao risco, tempo, fase de vida etc. Ele pode oferecer assessoria no seu planejamento até sua aposentadoria, apresentando os riscos e possibilidades mais adequados a cada perfil”, explica.

Segundo Zanetti, com as novas tecnologias, não existe tamanho mínimo para que se tenha um serviço especializado. Ele afirma que o atendimento pode ser feito de várias formas, abrangendo desde o uso de inteligência artificial sem interação com pessoas ou por um consultor pessoal. “Em geral, o serviço será cobrado em forma de tarifa, que pode ser sobre o patrimônio total administrado, fixa ou sobre desempenho”, aponta.

E qual o melhor momento para se procurar um serviço de gestão de fortunas? De acordo com o especialista, quanto antes, melhor. “Isso porque um bom profissional poderá ajudar em qualquer fase da formação patrimonial, inclusive na preservação perene de uma fortuna familiar”, indica Zanetti. “Um bom profissional conhece vários instrumentos que podem impedir a destruição de um patrimônio. Um exemplo muito comum é a criação de trusts familiares com regras pré-estabelecidas de utilização das fortunas, além de estruturação de distribuição de ativos com potencial de longo prazo como, por exemplo, fundos de private equity, fundos de renda fixa e variável, ações de empresas estabelecidas, cripto ativos e outros”, completa.

Zanetti sugere que, ao procurar um gestor de fortunas, o potencial cliente verifique seu histórico profissional e cheque se ele possui as licenças necessárias para operar nos mercados em que está atuando. “Além disso, é importante fazer uma investigação sobre seu passado, sem deixar de verificar suas referências de mercado e clientes que são ou foram atendidos por ele”, finaliza. 

  

Maurício Zanetti - CEO da KRYP.TOOLS, empreendedor em série, mentor, investidor anjo e consultor de empresas. Participou de mais de 50 conferências e exposições de tecnologia em todo o mundo. Visitou mais de 40 países. Palestrante convidado em vários congressos, workshops e eventos globais, especialmente nos EUA, Dubai, Reino Unido, Alemanha e Suíça.


KRYP.TOOLS - startup americana que desenvolveu uma plataforma SaaS (Software as a Service) e única para quem já investe em cripto ativos e gerencia ou negocia carteiras em mais de uma conta ou usa diversas exchanges no seu dia a dia.
https://kryp.tools


Privacidade de dados, Data Clean Rooms e mídias próprias estão entre as principais tendências em mobile marketing em 2023

 Previsões fazem parte de um levantamento da Appsflyer junto aos principais líderes de grandes empresas de mídia da América Latina

 

O ano de 2023 se inicia com um cenário macroeconômico desafiador para negócios digitais no Brasil e na América Latina. As incertezas de uma desaceleração econômica global, acompanhada de forte inflação, estão afetando diretamente os resultados das empresas locais, causando uma mudança de prioridades e reavaliações de suas estratégias - com isso, observa-se um número crescente de empresas do setor anunciando reestruturações e cortes em seus orçamentos. Nesse contexto, é importante que os gestores de mobile marketing estejam atentos aos desafios e tendências do mercado, buscando maneiras inovadoras de se adaptarem e manterem seus aplicativos competitivos.

Para elaborar esses desafios e tendências, a AppsFlyer, líder global em mensuração e análise de dados para aplicativos, coordenou uma pesquisa junto a dez líderes de grandes empresas de mídia da América Latina; Adgrowth, Appreach, eNext, Entravision, Infleux, Jampp, Lemmonet, RankMyApp, Rocketlab e Winclap. O levantamento traz as principais tendências em marketing mobile para 2023, além de apresentar ao mercado, na perspectiva dos players de mídia para aplicativos da região, quais são os atuais desafios enfrentados pelos profissionais e quais são os caminhos que se apresentam para o ano que se inicia.

Nos destaques, a AppsFlyer enfatiza o cenário macroeconômico na localidade, que ainda seguirá desafiador; as mudanças nas políticas de privacidade de dados do ecossistema mobile - sendo este um dos temas mais relevantes para o ano - levando a uma tendência de crescimento dos chamados canais de owned media (canais de mídias próprias: website, aplicativo, redes sociais e newsletter), além de tendência de fortalecimento dos data clean Rooms, como uma solução em direção à era da privacidade. 


  • Data Privacy

Os especialistas apontam que um dos temas mais relevantes para 2023 são as alterações nas políticas de privacidade de dados do ecossistema mobile. Essas políticas impactam diretamente a gestão e otimização das campanhas de marketing digital.

  • iOS

No caso do iOS, desde a implementação da ATT em 2021 e o lançamento da última versão da SKAdNetwork 4.0 em outubro de 2022, observamos grandes avanços em direção à privacidade do usuário que, consequentemente, levaram a uma redução na transparência de dados disponíveis para os anunciantes. Por isso, muitos aplicativos têm optado por migrar seus investimentos para o Android. 

Segundo dados do State of App Marketing Brasil, investimentos em UA para aplicativos Android representam 96% de todos os investimentos em UA feitos no Brasil. Enquanto isso, o share no iOS despencou de 12% para 4% entre 2021 e 2022. 

Apesar disso, migrar investimentos do iOS para o Android é apenas uma solução temporária.


  • Android

Em fevereiro de 2022, o Google anunciou que, até 2024, também desativará seu identificador para anunciantes (GAID – Google Advertising ID) no Android, como parte da política do Google Privacy Sandbox. Portanto, com a desativação do GAID e a falta de identificadores entre aplicativos, o ecossistema de anúncios definitivamente terá que encontrar novas soluções para alcançar os usuários certos, que estejam em conformidade com as políticas de privacidade implementadas.

Como resposta, já é possível notar duas grandes tendências no mercado: a ascensão de estratégias de mídias próprias e o investimento em soluções de Data Clean Rooms.

"Tendo em mente que podemos esperar que o Google continue no caminho da privacidade em 2024, com a remoção dos cookies de terceiros e possivelmente com o GAID, nosso foco em 2022 foi em desenvolver tecnologias que cumprissem as regulamentações de privacidade mas continuassem a trazer usuários de qualidade para marcas e aplicativos que precisam deles para continuar crescendo", diz Tomas Macri, CEO na Lemmonet.


Mídias Próprias (Owned Media)

Owned media é o conjunto de canais de comunicação controlados por uma empresa, como sites, blogs, redes sociais e aplicativos. Ele permite que as empresas criem conteúdo relevante e personalizado para seus públicos-alvo e ampliem sua presença online. 

Além disso, as empresas estão cada vez mais investindo em conteúdo de vídeo, como vlogs e lives, para aproveitar a popularidade crescente desses formatos. A privacidade dos dados dos usuários também será uma preocupação crescente, e as empresas precisarão ser transparentes sobre como coletam e usam essas informações.

Considerando os desafios do remarketing no iOS em 2022, observa-se um avanço na adoção de estratégias de campanhas com mídias próprias, que não são afetadas pelas recentes mudanças de privacidade implementadas no ecossistema mobile e, ainda, são praticamente gratuitas. Segundo dados do State of App Marketing, houve um aumento sólido no uso de mídias próprias na indústria, com um salto anual de 360% entre julho de 2021 e julho de 2022 no Android (e de 200% no iOS).

"Com todas as dificuldades que as mudanças nas diretrizes de privacidade que limitam o uso de dados de terceiros (Android Sandbox, SKAN, depreciação de cookies de terceiros), a Retail Media (mídia própria de canais de varejo) crescerá significativamente como canal, pois podem otimizar o funil de conversão para seus vendedores ou marcas contratantes apenas com base em seus dados primários. Além disso, isso ajudará os anunciantes a alcançarem os compradores e aumentarem a frequência de compra, abrindo um novo fluxo de receita para os varejistas que vendem espaço publicitário em suas plataformas", traz Gabriel Oyarzabal, VP of Sales Latin America, na Jampp.


Data Clean Rooms

Os data clean rooms, também conhecidos como salas de limpeza de dados, são espaços virtuais ou físicos onde as equipes de compliance, segurança e privacidade trabalham para garantir a segurança e a privacidade dos dados enquanto são compartilhados com terceiros. Estes espaços permitem que as partes interessadas garantam que as informações compartilhadas sejam utilizadas de forma apropriada, sem violar as regulamentações ou os direitos dos indivíduos.

A tendência para 2023 é que as empresas sejam cada vez mais dependentes da colaboração para obter dados valiosos e usá-los para tomar decisões. Isso significa que as salas de limpeza de dados se tornarão cada vez mais importantes para garantir a segurança e a privacidade dos dados enquanto são compartilhados com terceiros.

"A era da privacidade é um fato e tem se aproximado muito rapidamente no ecossistema de marketing. A Apple já implementou grandes mudanças desde o iOS 14.5, impactando fortemente no faturamento dos Facebook Ads e demais redes. Por outro lado, Google parece caminhar na mesma direção, planejando suas grandes atualizações de privacidade para o fim de 2023-2024. A grande mudança passa a ser como os profissionais de marketing vão utilizar seus dados para segmentar audiências e alcançar usuários diretamente." comenta Guilherme Basani, VP of Global Revenue, na Rocket Lab.

Para ler o estudo completo e obter mais informações sobre as tendências e previsões para o mercado de apps da América Latina em 2023, acesse: https://www.appsflyer.com/pt/blog/trends-insights/mobile-marketing-predictions-latam-2023/.

  

AppsFlyer

www.appsflyer.com/pt

 

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