Estudo revela que a pandemia estimulou a mudança no comportamento de compra do consumidor brasileiro/mexicano que passou a buscar produtos com sabores e ingredientes naturais
As mudanças de consumo
observadas no último ano devido à pandemia estão diretamente ligadas à busca
por produtos que ofereçam um espectro mais amplo de saúde, não apenas física,
mas também emocional e mental. Os sabores botânicos, por exemplo, estão entre os
ingredientes preferidos pelos consumidores, atraindo mais de 97% das pessoas
globalmente, segundo pesquisa feita pela Kerry, empresa líder em Taste &
Nutrition. Aromas obtidos pela botânica ou biologia vegetal - estudo científico
da vida das plantas e algas - têm sido usados há séculos e atualmente são
amplamente utilizados em uma variedade de alimentos e bebidas. Só entre 2017 e
2020, 46% das bebidas em todo o mundo continham extratos botânicos, e a
expectativa é que em 2025 o mercado global do setor atinja quase US$ 1.5
bilhões.
A pesquisa "Estado de Espírito - Revelando a relação pessoal e emocional
dos consumidores com os botânicos" da Kerry revelou que o sabor e aroma de
extratos botânicos podem gerar diversas emoções nos consumidores. Foram consultados
mais de 6.500 consumidores em 12 países da América Latina, América do Norte,
Europa, Ásia Pacífico e África que avaliaram mais de 55 botânicos e outras
plantas. O objetivo da pesquisa foi descobrir a psicologia por trás das
preferências botânicas, e os benefícios que consumidores podem ter no consumo
de alimentos e bebidas à base de plantas e vegetais, tendo examinado 44 emoções
associadas aos extratos.
Foi considerada uma grande variedade de sabores e ingredientes, incluindo:
• Ervas, como hortelã, alecrim e tomilho;
• Raízes e cascas, como açafrão, canela e gengibre;
• Plantas e árvores, como aloe-vera/babosa, coqueiro;
• Flores, como rosa, camomila e hibisco.
O estudo mostra que os sabores botânicos se conectam com os consumidores em um nível
altamente positivo, além do sabor e do aroma. Os participantes também
identificaram os produtos como sendo ‘’energéticos’’, interessantes, úteis,
confiáveis e seguros:
• Energia: gengibre, guaraná, ginseng;
• Paz: lavanda, flor de cerejeira, jasmim;
• Emoção: maracujá, cúrcuma, guaraná;
• Diversão: framboesa, mirtilo, maracujá;
• Cuidado: rosa mosqueta, lavanda, madressilva;
• Sofisticação: açafrão, bergamota, mel.
Dos entrevistados, 92% consideram "totalmente natural" um atributo
muito importante para os botânicos, uma vez que trazem uma conotação 'da
natureza' e livre de químicos devido a sua composição natural derivada de
plantas.
Além dos sabores botânicos, foi identificada uma demanda por produtos que
apoiem, de alguma forma, o bem-estar mental e o humor dos consumidores. De
acordo com a Innova Consumer Insights, COVID-19 Survey 2020 houve uma mudança
de interesse nos consumidores, que está diretamente ligada a busca por produtos
que lhes deem um espectro mais amplo de saúde, não apenas física, mas também
emocional e mental. Dos brasileiros questionados, 21% afirmaram que durante a
pandemia de Covid-19, passaram a fazer escolhas mais saudáveis e a comprar mais
suplementos botânicos.
Kerry - líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition para os mercados de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos.
Fontes:
[1] Kerry Global Consumer Survey: Estado de Espírito Botânico - Revelando a relação pessoal e emocional dos consumidores com os botânicos (2021)
2 Kerry Global Consumer Survey on Immune Health - Saúde Digestiva e Imunidade, 2019
[3] GlobalData, TrendSights Overview: Saúde e bem-estar, agosto de 2018
Innova Consumer Insights, COVID-19 Survey 2020