Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de agosto de 2020

A volta das que não foram: PANCs


Flores do ipê, brotos e sementes de araucária, frutos da costela-de-adão... o que todos têm em comum? São plantas alimentícias não convencionais ? PANCs (tcharan!). Você, com certeza, já comeu alguma e muito provavelmente sem saber sua terminologia. Pois bem, elas têm ganhado destaque e estão sendo cada vez mais sendo incorporadas no dia a dia das pessoas que procuram ter uma alimentação mais saudável e/ou que seguem a tendência da dieta Plant Based (que é pautada pelo consumo de alimentos orgânicos e naturais).


Na minha cozinha, costumo usar bastante peixinho da horta, taioba, ora-pro-nóbis e hibisco ? sim, o hibisco que ficou famoso principalmente entre as mulheres pelo fato de ajudar na retenção de líquidos é uma PANC, minha gente!


Com o aumento de movimentos que preconizam uma dieta mais equilibrada, saudável e orgânica, hoje em dia tem sido mais fácil encontrar as PANCs em supermercado e casas de plantas, tanto para consumo imediato quanto para cultivo em hortas domésticas. Esses dias, mesmo, uma amiga viu peixinho sendo vendida em vaso num supermercado de Ilhabela ? Litoral Norte de SP.


Mas, nem sempre foi assim, as PANCs já foram consideradas ervas daninhas ou invasoras porque algumas delas crescem espontaneamente junto com outras plantas, como se fossem matinhos, sabe? Mas, com esse conhecimento melhorado ou retomado, eu diria, temos a oportunidade de consumir alimentos com alto valor nutricional.


Tudo isso, na verdade, é reflexo de uma vida mais industrial, nas cidades, que fez com que a gente fosse perdendo o contato com a natureza e os saberes ancestrais ao longo das décadas. Em todo o mundo, há cerca de 25 mil espécies de plantas comestíveis, sendo que o Brasil tem de 15 a 20% dessa biodiversidade ? o equivalente a 10 mil espécies, em média. Porém, consumimos menos de 300 delas. É muito pouco, né? Tem muitas variedades a serem redescobertas.


E já que essa conscientização está sendo retomada, é sempre bom sabermos os benefícios dessas plantinhas que, mais do que decorar ou incrementar receitas, nos fornecem valores nutricionais importantes, contribuindo para a nossa saúde. Conheça os benefícios e as sugestões culinárias de algumas delas:



Hibisco


Considerada uma das melhores fontes de ferro, o hibisco tem ação anti coagulante, cicatrizante, efeito diurético, previne a diabetes e a síndrome metabólica, dentre outros benefícios . Suas folhas jovens, flores e sementes são comestíveis e podem ser consumidas cruas, refogadas, cozidas ou em forma de chá.



Peixinho da horta


Muito utilizada na decoração e na culinária, a peixinho da horta é considerada uma planta medicinal. Tem ação microbiana e emoliente, pode ser eficaz contra a tosse e irritações da faringe. É uma excelente fonte de fibra alimentar e de minerais como potássio, cálcio e ferro. De acordo com um estudo publicado no African Journal of Biotechnology, ela também tem alto poder é antioxidante, protegendo o organismo dos radicais livres. O peixinho pode ser servido frito ou empanado, em pratos elaborados ou como petiscos.


Taioba


Rica em nutrientes como vitamina A, vitamina C, cálcio e fósforo, a taioba é utilizada em pratos de saladas refogadas, sucos verdes e sopas detox. Dentre os diversos benefícios, estão: melhora da visão, combate à prisão de ventre, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de anemia e osteoporose.


Ora-pro-nóbis


Suas folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas. Possuem alto teor de fibras, ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e promovem saciedade alimentar. Além de muito saborosa, a planta tem alto teor de proteínas, fibras, potássio, fósforo, zinco, cálcio, magnésio, manganês, vitaminas A, C e B9, betacaroteno e compostos fenólicos. Na culinária, é comum ser usada em preparações de refogados, sopas, massas de pães e omeletes.


Coração de bananeira


Parte da planta em que nascem os cachos de bananas, o coração da bananeira é rico em nutrientes e carboidratos, promove saciedade e ajuda a diminuir a ansiedade. Somente a parte interna pode ser consumida, sua textura e coloração são semelhantes à do palmito. A planta também possui flavonóides, que atuam contra danos oxidativos, neutralizando os radicais livres. Quando você for ao sítio de algum parente ou amigo que planta banana, não perca esta experiência! O coração é retirado quando as bananas ainda estão verdes.
Se você fizer uma receita com as Pancs, envie a foto para o meu Instagram @achefemcasa, postarei nos stories.




Chef Bianca Folla - Formada em Direito pela PUC/SP e Gastronomia no SENAC/SP, a Personal Chef Bianca Folla atua na área desde 2005 e seu currículo é recheado de muitos cursos e concursos no Brasil e exterior. Foi vencedora do Concurso Petybom “Seu Talento Faz Sucesso”, recebendo o prêmio das mãos de Claudete Troiano no Programa Note e Anote da Record, e teve seu primeiro contato com a alta gastronomia no Restaurante La Vecchia Cucina do Chef Sergio Arno. ‎Participou de aula na conceituada escola de gastronomia Madame Aubergine, se tornou Chef Consultora da Thermomix, tendo a oportunidade de conhecer o Chef Alex Atala e teve aula na Escola Recipease do Chef Jamie Oliver, em Londres. ‎‎Participou e venceu o Reality Show A Batalha do Food Truck no GNT e foi convidada para falar sobre essa experiência no Cozinhando com Palavras na Bienal do Livro.


Confiança do consumidor aumenta, mas é preciso cautela

Estudo da FGV aponta melhora nos ânimos, mas o economista Alessandro Azzoni recomenda cautela com consumo e investimentos


O índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getúlio Vargas, trouxe recentemente dados que mostram o movimento de recuperação no ânimo dos consumidores, que mantiveram a tendência de redução do pessimismo em relação ao futuro próximo.

A projeção para os próximos meses, em relação à situação econômica, foi o que mais influenciou a alta no mês de junho, com crescimento de 12,5 pontos, para 103,8 pontos, retornando a um nível superior ao patamar de neutralidade, mas ainda inferior ao observado antes da pandemia.

Existe uma expectativa em relação à economia diante da flexibilização das medidas de isolamento social e retomada econômica, porém ainda é cedo para se ter dados consistentes, de acordo com o indicador de ímpeto de compras de bens duráveis:

Enquanto o risco de contaminação for muito grande, não teremos um cenário positivo”, aponta o advogado e economista Alessandro Azzoni. “Mesmo com a abertura parcial dos comércios, a demanda ainda é muito baixa. É necessário cautela e organização com as finanças e não é o momento para investimentos”, afirma.


Azzoni ainda recomenda:

- Se for investir em um bem durável, o faça somente se tiver uma reserva financeira;

- Faça um diagnóstico de sua carreira e ou profissão;

- Analise com clareza a situação da empresa em que trabalha ou para quem presta serviço, avaliando qual a perspectiva de crescimento e qual o risco de ficar desempregado ou perder o cliente. 

 



Alessandro Azzoni - advogado e economista, especialista em direito ambiental, com atuação nas áreas do Civil, Trabalhista e Tributário. É mestre em Direito da Universidade Nove de Julho, especializado em Direito Ambiental Empresarial pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU). Graduado em direito pela FMU. Bacharel em Ciências Econômicas pela FMU.  Professor de Direito na Universidade Nove de Julho (Uninove). É Conselheiro Deliberativo da ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Coordenador do NESA –Núcleo de Estudos Socioambientais – ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Conselheiro membro do conselho de Política Urbana - ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Membro da Comissão de Direito Ambiental OAB/SP.


Inadimplência: entenda como é possível se livrar das dívidas

Ficar inadimplente não é o desejo de ninguém, não é mesmo?  Apesar disso, de vez em quando acabamos metendo os pés pelas mãos e tomamos atitudes sem pensar. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2019 o número de brasileiros inadimplentes e com o CPF negativado chegou ao alarmante número de 65,3% da população.

Aquele empréstimo, por exemplo, no qual o valor total é praticamente o dobro do que realmente foi utilizado e que as parcelas com valores elevados acabam gerando  dificuldade em cumprir com o pagamento em dia. Situações como esta são mais comuns do que imaginamos e certamente contribuem para o aumento desse indicador.

Existem muitas pessoas em situação de endividamento excessivo. Pessoas que, por algum motivo, ao recorrerem as linhas de crédito perderam o controle e, com o passar do tempo, absorveram compromissos que extrapolaram o orçamento doméstico. O endividamento em si não é necessariamente algo ruim. Às vezes, será necessário adquirir algum tipo de financiamento com o objetivo de realizar determinados sonhos. O problema está em um endividamento excessivo que ultrapassa o limite de capacidade de pagamento, ocasionando assim a inadimplência.

Para sair dessa situação o primeiro passo é saber em detalhes como está a vida financeira nesse momento: Quanto está devendo? Quanto ganha por mês? Quais são suas despesas fixas e variáveis? É importante ter essas informações bem claras para saber o quanto de dinheiro poderá ser utilizado por mês antes de renegociar as dívidas. O segundo passo é estabelecer as prioridades de pagamento, ou seja, definir quais dívidas deverão ser eliminadas primeiro. Vale lembrar que não se trata de compromissos fixos com despesas essenciais, como aluguel ou prestação do imóvel, energia, água, condomínio, alimentação e transporte. O foco aqui é liquidar as dívidas que podem vir a estrangular o orçamento e fazer com que a maior parte da renda seja direcionada para quitá-las. O último passo é a renegociação. Nesse momento, é importante avaliar o custo efetivo total da dívida, composto pela taxa de juros e encargos. Quanto mais alto for, maior deverá ser o esforço para quitá-la. É importante conversar com a instituição financeira e fazer uma proposta que seja viável e coerente para os dois lados, tendo certeza de sua capacidade de pagamento. Com atitude e planejamento é possível deixar “a casa em ordem” outra vez.

 



 Luan Correia - Analista de Educação Financeira na Unicred SC/PR


Provas online de aptidão para cursos das Etecs serão amanhã

Dança é um dos cursos técnicos que exigem prova online de aptidão dos candidatos no Vestibulinho para o segundo semestre


As provas de aptidão para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) serão realizadas na plataforma digital do site vestibulinhoetec.com.br, nesta quarta-feira (5). A medida se faz necessária para respeitar o isolamento social em virtude do novo coronavírus (covid-19). Os convocados devem conferir o Manual do Candidato, que traz informações sobre a dinâmica do exame e os conteúdos que serão abordados para cada habilitação. 

Na próxima sexta-feira (7), será divulgada no site do processo seletivo a lista de classificação geral para os demais cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online) e para os cursos de Especialização Técnica. 


Datas e informações importantes 

Acompanhe o calendário das listas de convocação, que serão divulgadas somente no site da Etec em que o candidato pretende estudar. A matrícula online deve ser feita nos dias relacionados abaixo, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a escola está localizada:

10 e 11 de agosto – Divulgação da 1ª lista de convocação e matrículas;

12 de agosto – Divulgação da 2ª lista de convocação;

13 e 14 de agosto – Matrículas da 2ª lista de convocação;

14 de agosto – Divulgação dos convocados para matrícula dos cursos com prova de aptidão;

17 de agosto – Matrícula da 1ª lista de convocação dos cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro;

 

Se as vagas não forem preenchidas após a segunda chamada, outras listas poderão ser divulgadas eletronicamente pelas Etecs.

Cabe ao candidato acompanhar a convocação.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pela internet.



 

Sobre o Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 224 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 85 mil alunos

Dia dos Pais: Pesquisa mostra mudança de comportamento dos consumidores na hora de presentear

Sistema de delivery caiu no gosto dos clientes, que pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 100 na data comemorativa


O Dia dos Pais deste ano, comemorado em 9 de agosto, será marcado pela mudança de comportamento do consumidor por conta da pandemia do novo coronavírus. Para analisar esta mudança, o Ventura Shopping realizou uma pesquisa com 250 consumidores curitibanos para avaliar o comportamento de intenção de compra na data comemorativa.

A pesquisa foi respondida tanto por pessoas que vão presentear, quanto pelas que serão presenteadas. Entre os respondentes, 40% pretendem entrar em contato com as lojas (via aplicativos, telefone ou WhatsApp) e pedir a entrega do produto em casa; 31% vão até as lojas físicas; e 16% comprarão de forma online. Cerca de 10% pretende criar um presente em casa ou oferecer um café da manhã especial. Este comportamento mostra que a opção de delivery ou drive thru oferecida pelos shoppings centers caiu no gosto dos consumidores e se tornou uma opção temporária viável enquanto a pandemia existir.

Para o superintendente do Ventura Shopping, Hário Tieppo, a mudança é positiva para os clientes e para os lojistas. “O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o varejo. E a pesquisa mostrou que muitos clientes estão seguros em vir ao shopping e que existem várias opções para efetuarem a venda e não deixarem a data passar em branco. É importante ver que os consumidores estão mais próximos dos lojistas, tendo a opção de entrega, retirada ou poder vir ao shopping para escolher o produto”, comenta.

A pesquisa também revelou que 42% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 100 no presente; 31% entre R$ 100 e R$ 200; 15% menos de R$ 50; 7% entre R$ 200 e R$ 300; e 5% mais de R$ 300. Entre os itens mais procurados para presentear neste Dia dos Pais estão roupas (32%); bebidas, como vinho e cerveja artesanal (20%); e itens eletrônicos (10%). Outras opções, como livros, calçados e itens de coleção, somaram 38% das respostas.

Entre as pessoas que vão ganhar presente neste Dia dos Pais e responderam à pesquisa do Ventura Shopping, 50% gostariam de ganhar peças de vestuário; 23% bebidas; e 13% calçados. Os outros 14% somaram as opções de eletrônicos, perfumes e itens de coleção.

 



Ventura Shopping

www.venturashopping.com.br 

 

Grupo Tacla Shopping

www.taclashopping.com.br 


Eleições 2020 terão barreiras contra fake news

CPI no Congresso, mecanismos legais e ações de redes sociais devem diminuir informações falsas


Em um ano tão atípico e impactante para a vida das pessoas como está sendo 2020, o processo eleitoral brasileiro também será diferente. Além do adiamento de data para proteger a população e evitar aglomerações por conta do coronavírus, as eleições municipais serão foco de atenção, com mais controle de informações que interferem no processo de escolha dos representantes públicos.

"A legislação eleitoral, especialmente por conta dos episódios ocorridos em 2018, assumiu o protagonismo na criminalização das fake news. Com a Lei 13.834/2019, foi criminalizada a denunciação caluniosa eleitoral, que abrange a propagação de notícias falsas que prejudiquem adversários políticos", explica Acacio Miranda da Silva Filho, doutorando em Direito Constitucional pelo IDP/DF e mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Granada/Espanha.

Enquanto o Congresso Nacional trabalha na investigação de informações falsas que foram largamente propagadas durante as eleições de 2018, por meio da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também está atento aos preparativos para a eleição deste ano: 

"O TSE aperfeiçoou os mecanismos de controle de propagação de notícias através das mídias sociais, evitando a prolação indiscriminada de notícias", destaca Acacio Miranda. Segundo ele, a inovação criminaliza a "boca de urna virtual" e medidas concretas deverão ser adotadas, e serão tidos como criminosos, os pedidos de votos através das ferramentas de comunicação virtual nas 24 horas que antecedem o pleito.

Do outro lado, as próprias plataformas de redes sociais vêm criando aos poucos mecanismos para inibir a disseminação de fake news, como limitação da ação de robôs, de perfis falsos e da prática de impulsionamentos ilegais.

 

 



FONTE: Acacio Miranda da Silva Filho - Doutorando em Direito Constitucional pelo IDP/DF. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Granada/Espanha. Cursou pós-graduação lato sensu em Processo Penal na Escola Paulista da Magistratura e em Direito Penal na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. É especialista em Teoria do Delito na Universidade de Salamanca/Espanha, em Direito Penal Econômico na Universidade de Coimbra/IBCCRIM e em Direito Penal Econômico na Universidade Castilha - La Mancha/Espanha. Tem extensão em Ciências Criminais, ministrada pela Escola Alemã de Ciências criminais da Universidade de Gottingen, e em Direito Penal pela Universidade Pompeu Fabra.


Orkut.com versus hello: o que as duas redes sociais do Orkut Buyukkokten têm em comum?

A rede social orkut.com desperta a nostalgia dos brasileiros e prova disso são os boatos e pedidos de volta da rede que marcou os anos 2000 que surgem a todo momento. Convidamos o Orkut Buyukkokten, criador do orkut.com e da rede social Hello Network, lançada em 2016, a comparar as semelhanças e diferenças das suas duas criações.


 

1. Quais são os recursos que você trouxe do orkut.com para o hello? O que você deixou para trás? Por quê?

 

O recurso mais amado e favorito no orkut.com era as Comunidades. As comunidades forneceram um espaço onde os usuários poderiam se reunir, compartilhar suas paixões e interesses e fazer novos amigos. Trouxemos esse recurso para o Hello e o tornamos ainda melhor.

 

Introduzimos uma nova camada no topo das Comunidades, chamada personas. No hello, você escolhe as cinco principais coisas pelas quais é mais apaixonado em uma lista de 100. Isso nos ajuda a personalizar toda a sua experiência de acordo com suas paixões. Organizamos seu feed não apenas para mostrar o conteúdo de seus amigos, mas também o conteúdo que achamos que você adoraria. As personas também nos mostram um conteúdo da comunidade que você não conheceria se não fosse um membro da comunidade.

 

O orkut.com foi desenvolvido com o usuário em mente. Queríamos criar uma experiência bonita que promova a união e a felicidade. O site e os recursos foram projetados para otimizar a conexão de pessoas. Esta tradição continua com Hello.

 

As duas principais características que deixamos para trás são recados e depoimentos. Estamos experimentando maneiras de incorporá-los ao hello.

 

2. Quais são as melhorias que você fez no hello vs orkut.com com base no que aprendeu e onde estão as mídias sociais hoje?


O cenário das redes sociais mudou tremendamente desde o lançamento do orkut.com. O consumo de mídia social passou de desktops e navegadores para dispositivos móveis. O orkut.com foi o primeiro produto da web e residia principalmente em navegadores da web. Nós projetamos o hello como um produto móvel.

 

Também aprimoramos as Comunidades e as tornamos mais organizadas e descobertas, introduzindo personas.

 

Outra grande melhoria foi no feed social que organiza o conteúdo. Apresentamos não apenas o conteúdo de seus amigos, mas também incluímos coisas que achamos que você gostaria, coisas populares ou locais.

 

3. Por que existe tanta nostalgia no orkut.com e por que as pessoas devem se sentir bem em se juntar ao olá?

 

O orkut.com criou uma comunidade incrível com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo e aproximou as pessoas. Todo o nosso foco foi criar um lugar feliz e usar o poder da tecnologia para permitir novas conexões.

 

Atualmente, a mídia social está preocupada principalmente com empresas, anunciantes, profissionais de marketing, terceiros e acionistas. A maior parte do foco mudou para o tempo gasto, viralidade e cliques em anúncios. Os algoritmos que incorporam aprendizado de máquina e inteligência artificial são otimizados para engajamento e receita. Isso resultou em um vício doentio que promove a criação de conteúdo com mais envolvimento, mas que não seja necessariamente genuíno ou real. Como resultado, as redes sociais têm sido culpadas de problemas mentais como depressão, ansiedade, infelicidade, solidão, problemas de imagem corporal e falta de autoconfiança. 

Estamos trazendo diversão de volta às redes sociais, criando uma experiência totalmente projetada, otimizada e criada para o benefício do usuário. Hello é um lugar feliz e reúne pessoas e cria fortes conexões. As pessoas devem se sentir bem com o hello, pois estamos usando o poder da tecnologia e dos dispositivos móveis para aproximar as pessoas e fazer as pessoas felizes.

 

4. O que há de diferente hoje em dia de quando você lançou o orkut.com? E quais são as diferenças de design e recursos que  existem no hello vs orkut.com? 

Quando o orkut.com foi lançado, as redes sociais eram novidade e as pessoas as experimentaram pela primeira vez. Agora, temos uma sociedade que está em várias redes e está sempre conectada aos seus dispositivos móveis. Existem mais de 4 bilhões de usuários on-line e mais de 60% da população mundial possui um smartphone. Isso torna as redes sociais mais acessíveis do que nunca. Além disso, o uso das mídias sociais mudou de desktops e sites para dispositivos móveis e aplicativos nativos.

 

Projetamos o hello como um serviço móvel primeiro. Também projetamos a experiência com a geração atual, estado da tecnologia, padrões de uso e cenário social em mente. Acredito que precisamos nos conectar mais do que nunca. Precisamos de um lugar onde possamos ter conversas autênticas, compartilhar aberta e honestamente o que amamos e criar interações e conexões significativas.

 

5. Qual foi o seu principal objetivo ao criar cada rede? 

 

Orkut.com

 

Meu objetivo ao criar o orkut.com era aproximar as pessoas e criar aqueles momentos mágicos inesperados em que você conhece pessoas e cria conexões íntimas incríveis. As pessoas encontraram novos empregos, novos amigos, até se casaram e criaram famílias no orkut.com.

 

Hello Network

 

Embora as redes sociais tenham se tornado mais acessíveis, tornou-se cada vez mais difícil criar conexões reais, autênticas e genuínas online. Além disso, quanto mais tempo gastamos on-line, mais efeitos colaterais adversos. Não estamos nos conectando com pessoas cara a cara. Somos piores em comunicar e ser reais. Nossa saúde mental está se deteriorando por causa das redes sociais. Meu objetivo com o hello é usar o poder da tecnologia para reunir pessoas e trazer a mágica e a diversão de volta às redes sociais.

 

6. Qual foi a sua inspiração, como ponto de partida?

 

Minhas maiores paixões na vida sempre foram pessoas e tecnologia. Sempre tive interesse em conhecer novas pessoas e facilitar o surgimento de novas amizades. Eu também era muito apaixonado por computadores e comecei a programar quando estava na quarta série.

 

Crescendo, meus pais se mudavam muito e muitas vezes eu estava de fora e não me encaixava com a multidão. Eu sempre usei isso em meu proveito e nunca tive problemas para fazer amigos. Quando entrei para Stanford, percebi que os alunos faziam a maioria de seus amigos durante o primeiro ano e em seus dormitórios e essas pessoas se tornaram os grupos de amigos que mantiveram durante a faculdade e até depois. Queria tornar mais fácil para a comunidade estudantil conectar-se e fazer amigos fora de seus pequenos círculos, então criei o Club Nexus, a primeira rede social baseada em faculdade em 2000.

 

Hello Network

Quero continuar a tradição de unir as pessoas usando o poder da tecnologia. Vivemos em uma geração que anseia por atenção e mede o valor, o amor e o respeito que recebemos pelas reações que obtemos nas mídias sociais. Estamos usando mais nossos dispositivos e estamos sempre online. Nunca foi tão fácil conhecer pessoas e se comunicar, mas estamos nos conectando cada vez menos de maneiras significativas e temos menos experiências offline. Os serviços de mídia social criaram um vício doentio que se concentra no tempo gasto, viralidade e receita. Eles não têm o benefício dos usuários em mente. Minha inspiração com o hello é criar um espaço onde possamos ter conversas genuínas sobre coisas que amamos e nos conectar com novas pessoas e promover novos relacionamentos. Idealmente, muitos desses relacionamentos transcendem ao offline.

 

7. Uma vez lançada, qual foi a principal lição aprendida? 

 

Orkut.com

Não esperava que o orkut.com crescesse tão rápido. Em apenas alguns meses, tínhamos milhões de usuários. Isso tornou muito difícil dimensionar o serviço sem problemas e torná-lo confiável, acessível e rápido. Passamos por enormes dores de crescimento, tentando acompanhar a demanda dos usuários.

 

Hello Network

Morando e operando no Vale do Silício, inicialmente projetamos e lançamos o hello em dispositivos iOS. Logo após o lançamento, percebemos que a maioria da base de usuários estava fora do Vale do Silício e dos EUA e era baseada no Android. Tivemos que mudar nossos recursos e priorizar os usuários do Android.

 

8. Após o lançamento e ao longo do tempo, quais eram / são os favoritos dos usuários?

 

Orkut.com

O recurso favorito no orkut.com era Comunidades. Os usuários também gostaram muito do Scrapbook e depoimentos.

 

Hello Network 

O recurso mais amado no hello são comunidades e personas. As pessoas estão tendo conversas genuínas e criando novas amizades. Nossos usuários também estão gostando de como estamos publicando usuários, comunidades e conteúdo em seus feeds que não provêm dos amigos e da rede a seguir.

 

9. O que os usuários não gostam ou mais solicitam para o aplicativo / rede social?

 

Orkut.com

O recurso mais solicitado para o orkut.com acabou por ter um aplicativo móvel. 

 

Hello Network

O recurso mais solicitado é ter um site onde as pessoas também possam acessar o serviço em seus computadores, não apenas em seus telefones celulares.

 

10. Quais foram suas principais preocupações ao pensar na privacidade dos usuários?

 

Orkut.com

Tínhamos o maior respeito pela privacidade dos usuários e, ao longo da década, o orkut.com existia. Nunca compartilhamos dados com terceiros e nunca tivemos problemas com os dados dos usuários ou com a privacidade deles.

 

Hello Network

No Hello, não compartilhamos dados com terceiros e respeitamos a privacidade de nossos usuários.

 

11. Quais são as coisas divertidas que podem / podem ser encontradas em ambos?

Eu diria que, em ambos, você pode encontrar pessoas incríveis com as quais você pode se conectar, além de conteúdo interessante e genuíno, que você pode explorar e conversar.

 

12. O que você diria que é sua marca pessoal nas duas redes sociais?

 

Orkut.com

Eu projetei e construí todo o site do orkut.com por conta própria e, mesmo antes de as portas serem fechadas, a aparência e os recursos estavam muito próximos do design inicial. o orkut.com foi uma jornada incrível.

 

Hello Network

Tenho muito orgulho e sorte de estar envolvido em muitos aspectos do hello, que inclui ajudar a reunir uma equipe incrível, muito apaixonada e dedicada à nossa causa, à visão e missão do nosso serviço, e ajudar a projetar a experiência e os recursos. Também escrevi parte do código móvel no iOS.

 

13. Do ponto de vista de back-end / engenharia, o que eles têm em comum? Diferente?


Orkut.com

Inicialmente, o orkut.com foi desenvolvido em .Net, com linguagem C #, e executado em servidores Windows com um banco de dados Microsoft SQL Server. Eventualmente, a tecnologia passou para as linguagens C ++ e Java, banco de dados My SQL e infraestrutura interna do Google.

 

Hello Network

Uma década depois, muitos dos problemas iniciais na criação de serviços on-line escalonáveis ​​foram resolvidos. Amazon, Google e Microsoft oferecem soluções para desenvolvedores que tornam os aplicativos muito confiáveis ​​e escaláveis ​​desde o primeiro dia. Conseguimos utilizar as tecnologias atuais, como o Google Cloud, que nos ajudam a desenvolver muito mais fácil.

 

14. E a interface do usuário?

 

A interface do usuário do orkut.com era baseada na web. Olá. por ser um produto para dispositivos móveis, estamos oferecendo a melhor experiência com aplicativos nativos no Android e no iOS.

 

15. Você vê muitos usuários que estavam no orkut.com aderindo ao hello?

Existe uma nostalgia no orkut.com e todos sentimos falta das experiências incríveis que testemunhamos e compartilhamos. Temos usuários do orkut.com ingressando no hello, bem como novos usuários que ingressam nas redes sociais ou hello pela primeira vez.

 

16. Quais benefícios em comum as duas redes oferecem aos usuários?

O orkut.com e o hello.com foram projetados com o usuário no coração. A visão dos dois serviços é aproximar as pessoas e criar comunidades felizes. O principal benefício de ambas as redes é criar comunidades genuínas, possibilitando conexões significativas e promovendo a felicidade.

 

Sobre a Hello Network

A Hello Network Inc. foi fundada pelo empreendedor-social Orkut Buyukkokten (criador da rede orkut.com) e um pequeno grupo de ex-engenheiros do Google. Depois de testemunhar a evolução das redes sociais por 18 anos, Orkut se inspirou para reunir pessoas em torno de suas paixões – uma nova visão sobre a forma de socializar virtualmente. Com sede em São Francisco (CA), a Hello foi lançada em inglês em junho de 2016 e, em seguida, em português e francês. O aplicativo hello vem crescendo e ganhando usuários no mundo todo, já está disponível em 12 países, sendo a Índia o último recém-lançado, em abril de 2018. O download é gratuito na App Store e Google Play e está disponível a partir da versão iOS 8 e da versão KitKat para Android. Para saber mais, baixar imagens e encontrar press releases acesse www.hello.com

 


Emplacamentos de veículos registram alta de 43,61% em julho

Com lojas abertas, mesmo em horários reduzidos, mercado mostra reação. Na comparação com julho de 2019 e no acumulado do ano, no entanto, ainda há retração.

 

De acordo com dados divulgados pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, nesta terça-feira, 4 de agosto, as vendas de veículos, considerando todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) registraram crescimento de 43,61% em julho, na comparação com junho deste ano. Foram emplacadas 279.103 unidades, em julho, contra 194.345 no mês anterior. Se comparado com julho de 2019 (349.408 unidades), a retração do setor foi de 20,12%.

No acumulado de janeiro a julho/2020, os 1.504.731 veículos emplacados representam queda de 33,67% sobre o mesmo período de 2019, quando foram emplacadas 2.268.385 unidades.

Para o Presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Jr., o mês de julho pode ser uma mostra de que o mercado começa a se adaptar à nova realidade. “Independentemente de termos tido dois dias úteis a mais em julho (23) em relação a junho (21), podemos observar que o mercado vem, gradativamente, se ajustando ao ‘novo normal’ e o índice de confiança começa a melhorar, principalmente, quando vemos uma retração menor do que a esperada nos números de desemprego e melhores níveis de aprovação cadastral para financiamento de veículos”, destacou Assumpção Júnior.

Se considerado o Setor em Geral, o mês de julho está na 14ª. posição do ranking histórico (entre todos os meses de julho) e o acumulado está na 16ª. colocação histórica, na somatória dos meses de janeiro a julho.


Automóveis e Comerciais Leves

O segmento de automóveis e comerciais leves apresentou alta de 32,84%, em julho sobre junho/2020, com 163.083 unidades emplacadas, contra as 122.765 no mês anterior. Sobre o mesmo período de 2019, a baixa registrada foi de 29,77%, quando foram emplacadas 232.203 unidades. No acumulado de janeiro a julho, sobre o mesmo período de 2019, o resultado aponta retração de 37,45%, totalizando 926.337 unidades.

O mês de julho de 2020 ficou na 15ª. colocação entre todos os meses históricos de julho, e o acumulado ficou na 18ª. colocação do ranking de todos os acumulados (janeiro a julho).

Na avaliação do Presidente da FENABRAVE, com a abertura da maior parte das Concessionárias do país, em julho, mesmo com horário de atendimento reduzido, em algumas cidades, o segmento de automóveis e comerciais leves reagiu positivamente. “O mercado reagiu de acordo com as nossas expectativas, confirmando as nossas projeções. Vários foram os fatores que contribuíram para essa melhora, dentre eles, se destacam a aprovação de crédito, que atualmente, é de quase sete aprovações para cada 10 fichas cadastrais enviadas aos bancos, além do aumento da passagem de loja, que subiu de 20%, em abril, para mais de 60% do que estava antes da pandemia”, explicou o Presidente da entidade.<>/p

“O próprio isolamento social, provocado pela pandemia, tem feito os consumidores voltarem a procurar por carros próprios, evitando, assim, aglomerações nos transportes coletivos”, complementa Alarico Assumpção Júnior.


Caminhões

Com a maior procura por modelos pesados e extra-pesados, para transporte de grãos e outros produtos, assim como modelos urbanos para trafegar pelas cidades durante a pandemia, os emplacamentos de caminhões cresceram 8,69% em julho (9.522 unidades) sobre junho/2020 (8.761 unidades). Também comparado a julho de 2019 (9.000 unidades), houve aumento de 5,8% na comercialização de caminhões.

Já no acumulado de janeiro a julho, os resultados de 2020 (47.148 unidades) ainda ficaram 15,6% abaixo dos registrados em 2019 (55.865 unidades). “Essa queda se deve, na verdade, à redução na produção das montadoras que, se estivesse normalizada, poderia atender à demanda que temos tido. Hoje, já temos pedidos para outubro”, comemora Alarico Assumpção Júnior.

No ranking histórico, o mês de julho/2020 está na 8ª. colocação e, entre os acumulados de janeiro a julho, este ano está na 12ª. posição histórica, para caminhões.


Ônibus

Devido ao Programa Caminho da Escola, a comercialização de ônibus foi acelerada em julho, totalizando 1.893 unidades, contra 1.300 em junho/2020, resultando num aumento de 45,62%.

Sobre julho de 2019 (2.396 unidades), esse resultado foi 20,99% menor e, se considerarmos o acumulado de janeiro a julho/2020 (9.769 unidades), tivemos queda de 33,98% sobre igual período do ano passado (14.798 unidades).


Motocicletas

Os emplacamentos de motocicletas também reagiram em julho/2020, totalizando 85.166 unidades, contra 45.891 motos emplacadas em junho, numa expansão de 85,58%. Se comparado a julho de 2019 (90.059 unidades), houve queda de 5,43%.

No acumulado de janeiro a julho/2020, foram emplacadas 435.454 unidades, um volume 29,79% menor do que as 620.211 motocicletas vendidas no mesmo período de 2019. “A produção está sendo retomada pelas montadoras. Por isso, conseguimos atender à parte da demanda reprimida. Da mesma forma, a aprovação de crédito tem ajudado nos financiamentos, com mais de 4 cadastros aprovados a cada 10 apresentados”, explica Assumpção Júnior.

No ranking histórico, o mês de julho/2020 está na 12ª. colocação entre todos os meses de julho, e o acumulado deste ano ficou na 19ª. posição entre os acumulados de janeiro a julho, desde a série histórica, de 1957.


Projeções

A FENABRAVE mantém as projeções divulgadas no fechamento do 1º. Semestre deste ano, devendo fazer nova revisão no fechamento dos dados de setembro próximo.

 

Acompanhe, na tabela a seguir, os dados de emplacamentos de veículos NOVOS para cada segmento automotivo.

 


O mapa mental como dinâmica de ensino

A pandemia dacovid-19 desencadeou inúmeros desafios para os professores dos diferentes níveis de ensino: do fundamental à pós-graduação. Apesar da diversidade de ferramentas tecnológicas disponíveis, o professor ainda precisa considerar a presença de um importante rival na empreitada de cativar a atenção do aluno: o ambiente residencial e suas inúmeras distrações. 


Neste sentido, o desafio do professor passa pela criação: utilizar estratégias que motivem os alunos a assistirem a aula, a se comprometerem com as atividades e a aprenderem com significado.

Neste pequeno ensaio apresentarei uma ferramenta que utilizei recentemente e que apresentou excelente resultado: o mapa mental. Apesar da experiência ter sido em um curso de capacitação de profissionais, penso que a proposta pode ser replicada em outros contextos, pois é uma dinâmica que mobiliza os alunos em busca de significado para o conteúdo ministrado.

O mapa mental é um diagrama indicando relações entre conceitos, variáveis, palavras, atores, imagens, números e tudo que para o seu autor esteja relacionado ao tema central. Não são necessariamente hierárquicos, mas sim fruto da compreensão do seu autor sobre um determinado tema, do aprender significativo do aluno.

Isto porque, quando o aluno não tem relação com o conteúdo ministrado a partir de conhecimentos preexistentes, a aprendizagem é mecânica, decorada.
Já a aprendizagem significativa acarreta um conhecimento com significado e compreensão, adquirida por interação com conhecimentos prévios relevantes.

Assim, o mapa mental, atrelado a uma situação profissional do aluno permite que ele, a partir de conhecimentos prévios, aponte a relação entre conceitos e variáveis e a situação problematizada para a construção do mapa mental.
Neste sentido, o mapa mental permite aproximar a teoria da prática - uma recorrente demanda de alunos de cursos de pós-graduação lato sensu e de cursos de capacitação. O aluno destes cursos busca aprofundar seus conhecimentos profissionais, almeja aprender como lidar com situações profissionais adversas. O mapa mental permite que as diferentes experiências na atuação profissional possam refletir na compreensão dos conceitos trabalhados a partir da análise de um tema ou problematização.

E como apresentar o mapa mental e discuti-lo no contexto de aulas on-line?
Aqui uma tecnologia a nosso favor - os murais virtuais. Ao postar o respectivo mapa mental, cada aluno pode compartilhar a tela e apresentá-lo para os demais, demonstrando o significado atribuído em cada relação feita no mapa mental.

No debate a autonomia do aluno passa a ser a tônica - não existe mapa mental certo ou errado. Ele é construído a partir da experiência de cada aluno, da compreensão que este teve sobre os conceitos e conteúdo ministrado nas aulas.
Assim, uma única estratégia permite ultrapassar a aprendizagem mecânica (sem significado) e ainda incluir a experimentação na aula, aproximando teoria e prática.

Portanto, a proposta é permitir que alunos se manifestem a partir das suas compreensões profissionais, o que pode ainda trazer um alívio em tempos de incertezas.





Julia Maurmann Ximenes - advogada, doutora em Sociologia Política, pós-doutora em Direito, coordenadora da pós-graduação e extensão da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, professora colaborada na Escola Nacional de Administração Pública.

 

É hora de falarmos de superendividamento


Um dos possíveis efeitos da pandemia, por conta do novo coronavírus, é o agravo no cenário de endividamento dos brasileiros, problema que assola muitos cidadãos, conhecido por superendividamento. Contudo, se for resolvido pode ser uma estratégia de retomada positiva para a economia brasileira.

O superendividado é o cidadão que possui, por longo tempo, uma quantidade de dívidas acima de sua capacidade de pagamento e não tem crédito para gerenciar esses débitos.

As dimensões do superendividamento assustam, de acordo com dados divulgados pela CDL/SPC Brasil, há cerca de 61,88 milhões de pessoas negativadas. Nos últimos 6 meses, mais de 25% da população ficou inadimplente em uma ou mais contas, os devedores equivalem a 39,45% da população adulta do país.

Os cidadãos que estão nessa situação são considerados excluídos do mercado consumidor, além disso, o cenário de endividamento impacta em  todo processo do ciclo de riqueza, no qual diminui e dificulta o empréstimo no sistema bancário para toda a sociedade, aumenta os juros indistintamente, gera lentidão na retomada econômica, influencia desfavoravelmente  no hábito de compra e, consequentemente, o preço dos produtos. Uma economia superendividada atrai menos investimento e limita a construção da inovação.

Segundo o IDEC  (Instituto de Defesa do Consumidor) e do Banco Central do Brasil, há 30 milhões de superendividados e que 26,5% destes superendividados apontaram como motivo a redução de renda.

Temos que agir positivamente para recolocar de maneira responsável esses cidadãos no mercado consumidor, como conceder descontos, participar de feirões de renegociação e apoiar ações de educação financeira, são formas de resgate e maneiras de aumentar os recebíveis e o fluxo de caixa das empresas.

Um estudo do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor), nos relata a importância dessa reação econômica, estima-se que devolveremos à economia mais de R$ 555 bilhões recuperando os superendividados.

As mudanças no Código de Defesa do Consumidor e no Estatuto do Idoso, do projeto de lei federal nº 3515/15, são pontos que também devemos apoiar, pois acrescentam ferramentas de prevenção e mecanismos de negociação para os cidadãos superendividados.

É a hora de fazermos as contas, ofertar grandes descontos para os devedores e recuperar o máximo que pudermos dos nossos créditos e mercado consumidor. Afinal, é bom para o credor, devedor e para toda a sociedade.

 



Alexandre Damasio Coelho - presidente da CDL São Caetano do Sul e advogado.

 

Posts mais acessados