A rede social orkut.com desperta a nostalgia dos
brasileiros e prova disso são os boatos e pedidos de volta da rede que marcou
os anos 2000 que surgem a todo momento. Convidamos o Orkut Buyukkokten, criador
do orkut.com e da rede social Hello Network, lançada em 2016, a comparar as
semelhanças e diferenças das suas duas criações.
1. Quais são os recursos que você trouxe do orkut.com para o hello? O que
você deixou para trás? Por quê?
O recurso mais amado e favorito no orkut.com era as
Comunidades. As comunidades forneceram um espaço onde os usuários poderiam se
reunir, compartilhar suas paixões e interesses e fazer novos amigos. Trouxemos
esse recurso para o Hello e o tornamos ainda melhor.
Introduzimos uma nova camada no topo das
Comunidades, chamada personas. No hello, você escolhe as cinco principais
coisas pelas quais é mais apaixonado em uma lista de 100. Isso nos ajuda a
personalizar toda a sua experiência de acordo com suas paixões. Organizamos seu
feed não apenas para mostrar o conteúdo de seus amigos, mas também o conteúdo
que achamos que você adoraria. As personas também nos mostram um conteúdo da
comunidade que você não conheceria se não fosse um membro da comunidade.
O orkut.com foi desenvolvido com o usuário em
mente. Queríamos criar uma experiência bonita que promova a união e a
felicidade. O site e os recursos foram projetados para otimizar a conexão de
pessoas. Esta tradição continua com Hello.
As duas principais características que deixamos
para trás são recados e depoimentos. Estamos experimentando maneiras de
incorporá-los ao hello.
2. Quais são as melhorias que você fez no hello vs
orkut.com com base no que aprendeu e onde estão as mídias sociais hoje?
O cenário das redes sociais mudou tremendamente
desde o lançamento do orkut.com. O consumo de mídia social passou de desktops e
navegadores para dispositivos móveis. O orkut.com foi o primeiro produto da web
e residia principalmente em navegadores da web. Nós projetamos o hello como um
produto móvel.
Também aprimoramos as Comunidades e as tornamos
mais organizadas e descobertas, introduzindo personas.
Outra grande melhoria foi no feed social que
organiza o conteúdo. Apresentamos não apenas o conteúdo de seus amigos, mas
também incluímos coisas que achamos que você gostaria, coisas populares ou
locais.
3. Por que existe tanta nostalgia no orkut.com e
por que as pessoas devem se sentir bem em se juntar ao olá?
O orkut.com criou uma comunidade incrível com mais
de 300 milhões de usuários em todo o mundo e aproximou as pessoas. Todo o nosso
foco foi criar um lugar feliz e usar o poder da tecnologia para permitir novas
conexões.
Atualmente, a mídia social está preocupada
principalmente com empresas, anunciantes, profissionais de marketing, terceiros
e acionistas. A maior parte do foco mudou para o tempo gasto, viralidade e
cliques em anúncios. Os algoritmos que incorporam aprendizado de máquina e
inteligência artificial são otimizados para engajamento e receita. Isso
resultou em um vício doentio que promove a criação de conteúdo com mais
envolvimento, mas que não seja necessariamente genuíno ou real. Como resultado,
as redes sociais têm sido culpadas de problemas mentais como depressão, ansiedade,
infelicidade, solidão, problemas de imagem corporal e falta de autoconfiança.
Estamos trazendo diversão de volta às redes
sociais, criando uma experiência totalmente projetada, otimizada e criada para
o benefício do usuário. Hello é um lugar feliz e reúne pessoas e cria fortes
conexões. As pessoas devem se sentir bem com o hello, pois estamos usando o
poder da tecnologia e dos dispositivos móveis para aproximar as pessoas e fazer
as pessoas felizes.
4. O que há de diferente hoje em dia de quando você
lançou o orkut.com? E quais são as diferenças de design e recursos que
existem no hello vs orkut.com?
Quando o orkut.com foi lançado, as redes sociais
eram novidade e as pessoas as experimentaram pela primeira vez. Agora, temos
uma sociedade que está em várias redes e está sempre conectada aos seus
dispositivos móveis. Existem mais de 4 bilhões de usuários on-line e mais de
60% da população mundial possui um smartphone. Isso torna as redes sociais mais
acessíveis do que nunca. Além disso, o uso das mídias sociais mudou de desktops
e sites para dispositivos móveis e aplicativos nativos.
Projetamos o hello como um serviço móvel primeiro.
Também projetamos a experiência com a geração atual, estado da tecnologia,
padrões de uso e cenário social em mente. Acredito que precisamos nos conectar
mais do que nunca. Precisamos de um lugar onde possamos ter conversas
autênticas, compartilhar aberta e honestamente o que amamos e criar interações
e conexões significativas.
5. Qual foi o seu principal objetivo ao criar cada
rede?
Orkut.com
Meu objetivo ao criar o orkut.com era aproximar as
pessoas e criar aqueles momentos mágicos inesperados em que você conhece
pessoas e cria conexões íntimas incríveis. As pessoas encontraram novos
empregos, novos amigos, até se casaram e criaram famílias no orkut.com.
Hello Network
Embora as redes sociais tenham se tornado mais
acessíveis, tornou-se cada vez mais difícil criar conexões reais, autênticas e
genuínas online. Além disso, quanto mais tempo gastamos on-line, mais efeitos
colaterais adversos. Não estamos nos conectando com pessoas cara a cara. Somos
piores em comunicar e ser reais. Nossa saúde mental está se deteriorando por
causa das redes sociais. Meu objetivo com o hello é usar o poder da tecnologia
para reunir pessoas e trazer a mágica e a diversão de volta às redes sociais.
6. Qual foi a sua inspiração, como ponto de
partida?
Minhas maiores paixões na vida sempre foram pessoas
e tecnologia. Sempre tive interesse em conhecer novas pessoas e facilitar o
surgimento de novas amizades. Eu também era muito apaixonado por computadores e
comecei a programar quando estava na quarta série.
Crescendo, meus pais se mudavam muito e muitas
vezes eu estava de fora e não me encaixava com a multidão. Eu sempre usei isso
em meu proveito e nunca tive problemas para fazer amigos. Quando entrei para
Stanford, percebi que os alunos faziam a maioria de seus amigos durante o
primeiro ano e em seus dormitórios e essas pessoas se tornaram os grupos de amigos
que mantiveram durante a faculdade e até depois. Queria tornar mais fácil para
a comunidade estudantil conectar-se e fazer amigos fora de seus pequenos
círculos, então criei o Club Nexus, a primeira rede social baseada em faculdade
em 2000.
Hello Network
Quero continuar a tradição de unir as pessoas
usando o poder da tecnologia. Vivemos em uma geração que anseia por atenção e
mede o valor, o amor e o respeito que recebemos pelas reações que obtemos nas
mídias sociais. Estamos usando mais nossos dispositivos e estamos sempre
online. Nunca foi tão fácil conhecer pessoas e se comunicar, mas estamos nos
conectando cada vez menos de maneiras significativas e temos menos experiências
offline. Os serviços de mídia social criaram um vício doentio que se concentra
no tempo gasto, viralidade e receita. Eles não têm o benefício dos usuários em
mente. Minha inspiração com o hello é criar um espaço onde possamos ter
conversas genuínas sobre coisas que amamos e nos conectar com novas pessoas e
promover novos relacionamentos. Idealmente, muitos desses relacionamentos
transcendem ao offline.
7. Uma vez lançada, qual foi a principal lição
aprendida?
Orkut.com
Não esperava que o orkut.com crescesse tão rápido.
Em apenas alguns meses, tínhamos milhões de usuários. Isso tornou muito difícil
dimensionar o serviço sem problemas e torná-lo confiável, acessível e rápido.
Passamos por enormes dores de crescimento, tentando acompanhar a demanda dos
usuários.
Hello Network
Morando e operando no Vale do Silício, inicialmente
projetamos e lançamos o hello em dispositivos iOS. Logo após o lançamento,
percebemos que a maioria da base de usuários estava fora do Vale do Silício e
dos EUA e era baseada no Android. Tivemos que mudar nossos recursos e priorizar
os usuários do Android.
8. Após o lançamento e ao longo do tempo, quais
eram / são os favoritos dos usuários?
Orkut.com
O recurso favorito no orkut.com era Comunidades. Os
usuários também gostaram muito do Scrapbook e depoimentos.
Hello Network
O recurso mais amado no hello são comunidades e
personas. As pessoas estão tendo conversas genuínas e criando novas amizades.
Nossos usuários também estão gostando de como estamos publicando usuários,
comunidades e conteúdo em seus feeds que não provêm dos amigos e da rede a
seguir.
9. O que os usuários não gostam ou mais solicitam
para o aplicativo / rede social?
Orkut.com
O recurso mais solicitado para o orkut.com acabou
por ter um aplicativo móvel.
Hello Network
O recurso mais solicitado é ter um site onde as
pessoas também possam acessar o serviço em seus computadores, não apenas em
seus telefones celulares.
10. Quais foram suas principais preocupações ao
pensar na privacidade dos usuários?
Orkut.com
Tínhamos o maior respeito pela privacidade dos
usuários e, ao longo da década, o orkut.com existia. Nunca compartilhamos dados
com terceiros e nunca tivemos problemas com os dados dos usuários ou com a
privacidade deles.
Hello Network
No Hello, não compartilhamos dados com terceiros e
respeitamos a privacidade de nossos usuários.
11. Quais são as coisas divertidas que podem /
podem ser encontradas em ambos?
Eu diria que, em ambos, você pode encontrar pessoas
incríveis com as quais você pode se conectar, além de conteúdo interessante e
genuíno, que você pode explorar e conversar.
12. O que você diria que é sua marca pessoal nas
duas redes sociais?
Orkut.com
Eu projetei e construí todo o site do orkut.com por
conta própria e, mesmo antes de as portas serem fechadas, a aparência e os
recursos estavam muito próximos do design inicial. o orkut.com foi uma jornada
incrível.
Hello Network
Tenho muito orgulho e sorte de estar envolvido em
muitos aspectos do hello, que inclui ajudar a reunir uma equipe incrível, muito
apaixonada e dedicada à nossa causa, à visão e missão do nosso serviço, e
ajudar a projetar a experiência e os recursos. Também escrevi parte do código
móvel no iOS.
13. Do ponto de vista de back-end / engenharia, o
que eles têm em comum? Diferente?
Orkut.com
Inicialmente, o orkut.com foi desenvolvido em .Net,
com linguagem C #, e executado em servidores Windows com um banco de dados
Microsoft SQL Server. Eventualmente, a tecnologia passou para as linguagens C
++ e Java, banco de dados My SQL e infraestrutura interna do Google.
Hello Network
Uma década depois, muitos dos problemas iniciais na
criação de serviços on-line escalonáveis foram
resolvidos. Amazon, Google e Microsoft oferecem soluções para desenvolvedores
que tornam os aplicativos muito confiáveis e escaláveis desde o primeiro
dia. Conseguimos utilizar as tecnologias atuais, como o Google Cloud, que nos
ajudam a desenvolver muito mais fácil.
14. E a interface do usuário?
A interface do usuário do orkut.com era baseada na
web. Olá. por ser um produto para dispositivos móveis, estamos oferecendo a
melhor experiência com aplicativos nativos no Android e no iOS.
15. Você vê muitos usuários que estavam no
orkut.com aderindo ao hello?
Existe uma nostalgia no orkut.com e todos sentimos
falta das experiências incríveis que testemunhamos e compartilhamos. Temos
usuários do orkut.com ingressando no hello, bem como novos usuários que
ingressam nas redes sociais ou hello pela primeira vez.
16. Quais benefícios em comum as duas redes
oferecem aos usuários?
O orkut.com e o hello.com foram projetados com o
usuário no coração. A visão dos dois serviços é aproximar as pessoas e criar
comunidades felizes. O principal benefício de ambas as redes é criar
comunidades genuínas, possibilitando conexões significativas e promovendo a
felicidade.
Sobre a Hello Network
A Hello Network Inc. foi fundada pelo
empreendedor-social Orkut Buyukkokten (criador da rede orkut.com) e um pequeno grupo de ex-engenheiros do Google. Depois de testemunhar
a evolução das redes sociais por 18 anos, Orkut se inspirou para reunir pessoas
em torno de suas paixões – uma nova visão sobre a forma de socializar
virtualmente. Com sede em São Francisco (CA), a Hello foi lançada em inglês em
junho de 2016 e, em seguida, em português e francês. O aplicativo hello vem
crescendo e ganhando usuários no mundo todo, já está disponível em 12 países,
sendo a Índia o último recém-lançado, em abril de 2018. O download é gratuito
na App Store e Google Play e está disponível a partir da versão iOS 8 e da
versão KitKat para Android. Para saber mais, baixar imagens e encontrar press
releases acesse www.hello.com