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segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Transformação digital: especialista aponta SETE principais tendências para 2020


Transformação digital é o termo da vez e não será diferente em 2020. Mesmo com perspectivas de crescimento econômico pouco encorajadoras, muitas empresas já se deram conta de que precisam fazer investimentos em TI. Na falta de uma bola de cristal que funcione, alguns executivos têm se mostrado bastante inseguros quanto a definir um caminho a seguir. Na opinião de Adriano Filadoro, diretor-presidente da Online Data Cloud, é preciso analisar cada detalhe do cenário atual antes de fazer planos ou lançar novos produtos e serviços. “Qualquer negócio pode perder competitividade e ficar para trás se as principais tendências da transformação digital forem negligenciadas”, adverte. “Elas podem impactar tudo o que está em planejamento. A boa notícia é que não é tão difícil acompanhar os movimentos do mercado. Basta não perder o foco”.

A seguir, Filadoro aponta SETE principais tendências de Transformação Digital para 2020:

1.  Valorização  da experiência do cliente. “Independentemente do perfil do negócio, nunca antes o comportamento do cliente foi tão analisado. As empresas estão cada vez mais atentas à experiência do consumidor, avaliando suas preferências, o que influencia sua tomada de decisão e, inclusive, o que define sua infidelidade – trocando um serviço/produto por outro. Aliás, essa análise vem sendo bastante útil, também, na relação entre as empresas e seus talentos. É necessário conhecer o cliente, seja externo ou interno, a fim de se antecipar a suas decisões, oferecendo sempre algo irrecusável. Esse quesito tende a fazer a diferença – até mais do que preço e prazo”. 

2.  Transformar dados em conhecimento. “Um dado isolado não significa nada. Ele só tem valor quando transformado em conhecimento. Este sim permite tomar uma decisão mais assertiva e com mais chances de sucesso. Ainda são poucas as empresas que sabem ler, interpretar e extrair valor dos dados gerados internamente ou ainda tirar proveito de dados externos para dinamizar seus negócios. Aquelas que conseguem obter novos insights, monitorando o negócio a partir dos dados atuais, otimizando os processos e monetizando o conhecimento adquirido através da análise dos dados estão na vanguarda dos acontecimentos. É essa análise de dados, levada a um patamar mais elevado (Data Science), que permitirá melhorar a experiência do cliente, agilizar operações e inovar em velocidade máxima”. 

3.  Blockchain. “Essa é uma tendência que já veio forte neste ano, mas será ainda mais explorada em 2020. Trata-se de uma corrente de bancos de dados (blocos) em que um é conectado a outro através de um registro público (Public Ledger). Essa descentralização de registros aumenta a segurança das operações. Respeitado o tempo da curva de aprendizado, o blockchain é uma solução que pode ser implantada por uma equipe de TI ou ser contratada como serviço. Entre os ganhos principais estão: 1) Acesso a novas tecnologias; 2) Possibilidade de testar uma nova tecnologia sem necessariamente correr os riscos inerentes ao processo; 3) Suporte ao cliente; 4) Soluções compatíveis com o tamanho da empresa; 5) Redução de custos, especialmente de energia. E mais: se for detectado qualquer problema no processo, é simples voltar para o ponto de origem”.

4.  Tudo como serviço. “XaaS, expressando qualquer coisa como serviço, vai ganhar ainda mais importância no ano que se inicia. Se antes já estavam consolidados alguns modelos de serviço em nuvem, como  SaaS (software como serviço), PaaS (plataforma como serviço) ou ainda IaaS (infraestrutura como serviço), agora basicamente tudo pode estar disponível como serviço – enquanto continuamos a ver a evolução da nuvem em híbrida ou multicloud. Isso certamente está atrelado a um ganho de agilidade sem precedentes”.

5.  Inteligência artificial/ Machine Learning. “Machine Learning – ou Aprendizado das Máquinas – deriva da inteligência artificial e implica em computadores ou robôs programados para aprender a desempenhar algo que antes era restrito a humanos. Novos dados vão sendo gerados e transformados em informações que faltavam – ou até mesmo que nunca haviam sido consideradas em sua importância global. Isso certamente acaba encorajando equipes a melhorar o nível de desempenho profissional, entregando resultados muito mais próximos do nível de excelência desejado. Quando isso não acontece, a própria tecnologia está apta a detectar problemas e sugerir soluções de correção. Trata-se de um avanço útil e poderoso para as empresas”.

6.  5G. Enquanto uma ou outra operadora de telefonia móvel anuncia sua tecnologia 4,5G, a quinta geração da internet móvel vem aí. É certo que vários players dessa indústria estão fazendo o possível e o inimaginável para que em 2020 as pessoas tenham acesso ao 5G com tudo o que essa tecnologia implica, principalmente maior conectividade, velocidade e qualidade da comunicação em rede. Ainda mais do que isso, é o que estava faltando para impulsionar a Internet das Coisas (IoT). A nova geração de plataformas de IoT pode ajudar as empresas a combinar novas fontes de dados com as já tradicionais, examinando informações em tempo real. Esse tipo de iniciativa permite fazer novas correlações de dados e é fundamental para questionar o pensamento institucional, além de agilizar mudanças”. 

7.  Multicloud. “A hospedagem tradicional de TI está cedendo cada vez mais espaço para a multicloud, que implica no uso de múltiplos serviços de nuvem. Essa é uma grande tendência para 2020. As empresas deixam de depender apenas de um fornecedor de nuvem, onde seus dados e serviços são armazenados e gerenciados, e passam a contar com uma gama maior de fornecedores. Esse é um passo enorme e de relativamente baixo custo.  O uso de múltiplas nuvens representa maior flexibilidade, inovação e inclusive conformidade regulatória. Trata-se de uma nova era de inovação nos negócios e que tem muito ainda que se desenvolver. Mas é um caminho sem volta, já que uma das virtudes da multicloud é desbloquear agilidade, eficiência e economia de custos sem precedentes”.




Fonte: Adriano Filadoro - formado em tecnologia com extensão em finanças pela Fundação Getúlio Vargas – onde atualmente cursa MBA em Big Data e Data Science. É diretor-presidente da Online Data Cloud, tendo sólida vivência em Tecnologia da Informação mais de 20 anos de atuação na área de Segurança, Virtualização e Infraestrutura. www.onlinegroup.com.br  


Após o término do estágio, universitários não querem tentar uma vaga celetista


Para os estudantes, buscar uma outra experiência em algum programa estágio pode ser mais vantajoso para o currículo


Durante a universidade, o principal objetivo do estudante é conseguir uma vaga de estágio para adquirir experiência para que futuramente possa encarar uma boa oportunidade de emprego, no entanto, engana-se quem pensa que ao acabar o estágio, o aluno deseja se candidatar a uma vaga celetista.

De acordo com a pesquisa “O perfil do candidato à vaga de estágios – 2019”, da Companhia de Estágios, consultoria especializada em programas de estágios e trainees, 35% dos universitários brasileiros pretendem estagiar novamente, ao invés de buscarem uma oportunidade no mercado celetista. Por um outro lado, 20% desejam se candidatar a uma vaga CLT após terminar algum programa de aprendizado.

Mais experiência no currículo

Segundo o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e mesmo que o universitário já tenha concluído esse período, buscar por uma nova oportunidade para estagiar, as vezes, é a melhor opção para adquirir mais experiência ao invés de sair a procura de uma vaga CLT.

Sendo assim, mais de uma experiência na conta pode ser vantajoso. “Outra oportunidade de estágio significa testar uma nova área, ou uma empresa de outro segmento. Na prática é mais aprendizado e repertório que o estudante adquire para entender e testar as áreas que mais gosta para no futuro se aplicar para vagas efetivas”, detalha.

Ser efetivado também é um desejo do universitário

Se por um lado, alguns preferem buscar novas oportunidades, há aqueles que pretendem construir uma carreira na empresa que estagiam. De acordo com o levantamento, 38% gostariam de ser efetivados no atual emprego. “Empresas mais estruturadas oferecem essa possibilidade ao estudante, o que é ótimo, pois assim o universitário consegue ter uma certa estabilidade profissional e já pensar, por exemplo, em uma pós-graduação”, explica o diretor da Companhia de Estágios.

Montar plano de carreira é importante desde o estágio

Todo profissional deve ter em mente um plano de carreira a ser traçado, pois essa é uma maneira de alcançar os objetivos profissionais sem perder o foco. E mesmo que o estagiário ou universitário ainda estejam no início, pensar de forma estratégica facilita a empreitada do aluno.

Entretanto, é importante entender que não é possível ter controle de tudo. “Certamente o estudante precisa compreender que algumas coisas não saem sempre da forma como planejamos, porque diversos fatores precisam contribuir com o sucesso da carreira dele, começando pelas oportunidades no mercado. No entanto, se houver clareza com relação as metas, a trajetória pode ser um pouco mais fácil. É necessário pensar em quais áreas ele gostaria de trabalhar, quais estágios são compatíveis com os interesses dele, se é possível investir em um intercambio ou estudar um outro idioma. São muitos detalhes que devem ser colocados em ordem de prioridade de acordo com a área e objetivos do universitário”, explica Mavichian.

Partindo desse ponto, não há problema em terminar um estágio e querer iniciar outro ou desejar ser efetivado na empresa, de acordo com o diretor da Companhia de Estágios, o mais importante na carreira profissional, especialmente, nessa fase, é ter objetivos e percorrer caminhos para alcança-los. “Não há um caminho certo, mas é preciso conhecer o mercado de trabalho para estabelecer metas. Ter esse plano traçado é o que ajuda o universitário entender se ele deve buscar um outro estágio ou se já está pronto para uma vaga efetiva”, conta.

Para quem ainda não estagia...

Se há estudantes que anseiam ser efetivados na empresa ou que acreditam que precisam fazer outro estágio, há também aqueles que ainda não conseguiram conquistar um espaço no mercado.

E para 52% dos entrevistados que ainda não estagiam, não existe diferença no nível de dificuldade e competitividade entre as vagas de estágios e celetistas. Segundo Mavichian, o mercado para os universitários é muito competitivo, por isso é importante se preparar.‘’Cursos extras, inglês, Excel e trabalho voluntário por exemplo contam bastante para enriquecer o currículo e chamar atenção dos recrutadores; assim as chances de ser chamado para a entrevista aumentam” finaliza.




Fonte: Companhia de Estágios | PPM Human Resources

Pescadores afetados pela mancha de óleo começarão a receber auxílio emergencial nesta segunda-feira (16)



O valor a ser recebido é de R$ 1.996, que vai ser dividido e pago em duas parcelas de R$ 998


Quase 66 mil pescadores profissionais artesanais de áreas afetadas pela mancha de óleo no litoral brasileiro começarão a receber o auxílio emergencial nesta segunda-feira (16).

O pagamento vai ser feito com base em um calendário, que vai definir o dia do saque conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Os pescadores podem retirar o dinheiro com o cartão social em qualquer canal da Caixa, como casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui. Já aquelas pessoas que não têm o cartão, vão poder sacar o dinheiro em qualquer agência do banco, se apresentarem o documento de identificação com foto. 

Esse auxílio emergencial beneficia pescadores que atuam em municípios dos nove estados do Nordeste, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo atingidos pelo vazamento de óleo. 
Para isto, é preciso que o profissional esteja inscrito no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), em situação ativa nas categorias peixes, crustáceos, moluscos e outros, que atuam em área estuarina ou marinha.

O valor a ser recebido é de R$ 1.996, que vai ser dividido e pago em duas parcelas de R$ 998. 

Qualquer dúvida sobre estes pagamentos, entre em contato com o 0800-726-0207.




https://www.agenciadoradio.com.br/ 


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