Investir em tecnologias e reforçar a atuação dos colaboradores
estão entre as recomendações da Sensormatic Solutions
As vendas dos supermercados
brasileiros cresceram quase 3% nos seis primeiros meses do ano. Entre maio de
2018 e o mesmo mês de 2019, o setor cresceu 2,64%. As informações são Associação
Brasileira de Supermercados (ABRAS).
O aumento das vendas e do
fluxo de pessoas, entretanto, exige que os varejistas redobrem a atenção. “O
maior movimento pode significar possíveis furtos e demais perdas que trazem
impacto à rentabilidade da empresa”, explica Gilberto Quintanilha Júnior,
gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic Solutions, maior fornecedora de
tecnologia para o varejo do mundo.
Por meio de boas práticas e
de soluções tecnológicas, o executivo ressalta que é preciso adequar as ações
preventivas em cada ponto de venda. “Também é importante levar em consideração
a experiência de compra do consumidor, que poderá gerar um impacto positivo no
faturamento e na margem, além da redução das perdas”, destaca.
A Sensormatic Solutions
elencou dez dicas para ajudar os supermercadistas a evitar furtos internos e
externos e quebras operacionais. Como resultado, poderão alavancar as vendas e
melhorar a rentabilidade das lojas.
1) Monitore o local de
exposição
Com um fluxo maior de
pessoas, os problemas com violação de produtos tendem a aumentar. “Invista em
sistemas de CFTV, em ações inibidoras por meio de anúncios no sistema de som da
loja e promova ações promocionais de degustação”, sugere Quintanilha;
2) Atente-se aos padrões de
exposição
Segundo o executivo, é
essencial evitar que produtos delicados, como chocolates, fiquem em locais que
não sejam refrigerados e onde correm o maior risco de dano por manuseio, “O
derretimento dos chocolates acarreta na perda do potencial de venda dos
produtos”, pontua;
3) Reforce a atuação do time
no recolhimento de itens abandonados pela loja
Além de evitar lacunas nas
gôndolas, isso poderá garantir a venda do item e evitar a quebra por dano;
4) Tenha cautela na
abordagem
Fique atento a movimentações
suspeitas, especialmente de clientes com pertences que possam ajudar a ocultar
os produtos, como mochilas, sacolas e bolsas. Caso necessite abordar alguém,
seja cordial. “Isso mostra ao suspeito que ele está sendo monitorado, podendo
converter uma tentativa de furto em uma possível venda”, destaca Quintanilha.
5) Verifique os produtos no
recebimento
Para o executivo, é possível
evitar o aumento de quebras e rupturas no salão de vendas checando todos os
produtos no ato do recebimento. “Caso tenham itens com avarias, atente-se para
as opções de devolução ao fornecedor, quando prevista em acordo comercial”,
explica.
6) Evite excessos
Atente-se aos excessos
desnecessários na compra e exposição de produtos. “O mau armazenamento também
pode gerar perdas. Além de colocar em risco a qualidade dos produtos, quando
não são vendidos, eles acabam perdendo valor”, afirma Quintanilha.
7) Proteja seus produtos
mais caros
É aconselhável o uso de
etiquetas de proteção em produtos de maior valor, como itens importados;
8) Atente-se à realização do
inventário
Segundo o executivo, devido
à variedade e quantidade de produtos, é preciso ter atenção redobrada ao
realizar o inventário, para que, ao registrá-los, nenhum produto fique para
trás;
9) Evite impactos na margem
Ao transportar os itens,
mesmo que entre áreas da loja, é necessária muita atenção. “Produto danificado
é produto não vendido. Evite impactos na margem”, alerta o executivo.
10) Atente-se ao histórico
“Com
base no histórico, avalie a quantidade de vendas e perdas do ano anterior para
identificar os itens que serão foco de atuação da equipe em determinadas
épocas”, explica Quintanilha. “Realizar uma análise sobre as vendas e o número
de perdas é importante para tentar reduzir, ao máximo, o uso de promoções e
atuar na melhor exposição e ações comerciais possíveis”, destaca.
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