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quinta-feira, 9 de maio de 2019

Efetivação de estagiários: quando deve ocorrer?


Encerramento do contrato com o estudante ainda gera dúvidas entre os gestores

Quando um talento se destaca em uma equipe, é natural para quem lidera pensar em maneiras de retê-lo no grupo. Afinal, um time disposto e com potencial contribui para a alta performance. A dúvida é: se quem obteve um bom desempenho é estagiário, qual o momento ideal para efetivá-lo?

Se formos analisar a lei 11.788/2008, responsável por todas as normas a serem seguidas nesse estilo de admissão, não há estabelecido um tempo mínimo de realização da atividade. O período máximo é de dois anos em uma mesma corporação. Logo, o estudante pode ter seu contrato encerrado em qualquer momento de sua experiência antes desses 24 meses serem concluídos.

A proposta do ato educativo escolar supervisionado é justamente essa: promover a inserção dos menos experientes no mercado de trabalho. Entretanto, é sempre válido ressaltar: em alguns casos, o universitário tem uma carga horária obrigatória para estagiar a ser cumprida. Portanto, antes de seguir com o andamento da CLT, verificar a disponibilidade desse colaborador é essencial e pode evitar complicações.

Muitas vezes, quem atua no ambiente organizacional por meio dessa modalidade, tem, com a bolsa-auxílio, a chance de financiar seus estudos. Assim, registrar um jovem pode assegurar sua permanência em sala de aula e ajudá-lo a concluir sua graduação. Ganha a empresa, também, por ter a chance de direcionar um funcionário com ainda mais possibilidades de êxito.

Além disso, oferecer esse tipo de reconhecimento garante, inclusive, um profissional mais motivado e, consequentemente, dedicado com suas tarefas. Portanto, essa iniciativa traz benefícios enormes em diversos aspectos. Nunca esqueça: os jovens são o futuro do país. Não deixe de investir neles!




Seme Arone Júnior - presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.


Hipersegmentação: mudança no perfil do consumidor abre novas oportunidades de mercado

Comportamento do shopper difere em relação ao consumo dentro e fora do lar

O novo perfil do consumidor moderno, definido cada vez mais como conectado, exigente e em busca de experiências, impacta seu comportamento de compra dentro e fora do lar. Segundo levantamento da Kantar apresentado na APAS Show 2019, maior feira do setor de supermercados do mundo, o consumidor possui necessidades distintas dependendo da situação em que se encontra, seja o dia da semana, se está ou não acompanhado e de acordo com a motivação da compra.
 

Todas essas diferenças criam um consumo específico, o que gera uma hipersegmentação do mercado. Se antes os consumidores eram identificados através de grupos similares, como por exemplo, tradicional, fitness ou experimentador de inovações, agora as decisões são mais específicas e podem variar de acordo com o momento, buscando preço ou experiência de compra, por exemplo, de acordo com a ocasião. Isso impacta também as decisões de compra e consumo dentro e fora do lar.


Para exemplificar esse comportamento, foi feito um aprofundamento na categoria de refrigerantes. Notou-se que apesar de a bebida ter uma penetração mensal parecida dentro e fora do lar, o compartilhamento é bem diferente: 96,7% dividem o produto em casa, enquanto apenas 41,4% o partilham quando estão fora. A presença do refrigerante na mesa também muda de acordo com o dia da semana e o tipo de refeição. O consumo dentro do lar é prioritário durante o jantar e aos finais de semana. Fora, é mais frequente durante os almoços de segunda a sexta-feira.


Os consumidores também mudam seus hábitos de consumo em relação à produtos regulares e diet/light/zero. Em casa, as bebidas regulares (54%) são mais importantes do que as zero açúcar (48%) nos finais de semana. Fora do lar, as opções diet/light/zero representam 36,7% das vendas aos sábados e domingos, contra 35,1% dos açucarados.
 
No entanto, mesmo quem opta pelas bebidas sem açúcar em determinadas ocasiões, também compra produtos de categorias mais indulgentes em outros momentos. Seja dentro ou fora do lar, a cerveja é a principal escolha desses consumidores, e biscoitos e salgadinhos também tem participação relevante, principalmente fora do lar.

Quanto ao formato, a garrafa plástica representa 95% no volume da bebida que chega aos lares contra 4,6% da embalagem de lata. Fora do lar, os números variam: a lata equivale a 26% da fatia de mercado, enquanto 68% dos consumidores ficam com as garrafas plásticas.
 
Na hora de definir o sabor, a cola ainda é a estrela em todos os cenários. Dentro do lar, os refrigerantes de cola (28% de participação) são seguidos de perto pelo guaraná (27% de participação), especificamente em compras nos super e hipermercados. Já fora, a diferença é maior, pois este tipo da bebida representa 58% das escolhas nas ocasiões de impulso contra 20% do guaraná, 12% de laranja e 8% de limão.


“Fora do lar, as cantinas, cafeterias, padarias e docerias são os pontos prioritários para compra de refrigerantes. Dentro do lar, os hipermercados e supermercados ainda são os mais escolhidos. O shopper busca canais que se complementem de acordo com as necessidades de cada momento e isso é o que gera uma ocasião de compra.”, analisa Deborah Maeda, Diretora de Retail da Kantar. “É essencial ter um sortimento adequado por canal para atender as mais diferentes necessidades dos clientes. As garrafas pet, por exemplo, são mais importantes para supermercados independentes, varejo tradicional, atacarejo e lojas de departamento. Os hipermercados são o principal canal para bebidas com sabor de uva e outras frutas. Os zero açúcar são melhor cotados em hipermercados, supermercados de rede e lojas de departamento”, complementa Deborah.




Kantar




Dia das Mães: cuidado ao comprar o presente pela internet


Considerada a segunda data mais importante para o comércio depois do Natal, no próximo domingo acontece em todo o País o Dia das Mães e muitos filhos estão comprando seus presentes por meio de lojas virtuais. Sem dúvida, essa é uma forma bastante cômoda, não há perda de tempo, se evita o trânsito, problemas com estacionamento, é possível comparar produtos e preços, tudo apenas num click. É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados para que um dia tão especial não se transforme numa enorme dor de cabeça. Mauricio Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, alerta para o fato de que há muitos sites inseguros no mercado.

“Muitos sites atuam sem a adoção de protocolos de segurança, não possuem o certificado de segurança (SSL – Secure Socket Layer), uma ferramenta importante para websites que transacionam dados como cartões de crédito”, diz Balassiano. Sem esse tipo de segurança, os dados do consumidor podem estar vulneráveis.

Além disso, nesses períodos é muito comum a tentativa de ataques por parte de hackers e cibercriminosos por meio do envio de e-mails falsos com ofertas mirabolantes e outras vantagens. “Fazer compras por meio das lojas virtuais sem dúvidas é bastante prático, mas para evitar frustrações, convém tomar alguns cuidados bastante simples, mas muito importantes”, adverte Balassiano.



Veja a seguir algumas dicas:


1.  Desconfie sempre de ofertas com preços muito abaixo do mercado e de última hora. Emails com valores, promoções e vantagens muito especiais merecem total desconfiança. Nesses momentos, é muito comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas bastante conhecidas para tentar invadir os dados do seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador, explica o diretor do Serasa Experian.


2.  Uma prática muito utilizada pelos golpistas no ambiente online é a de phishing. Os criminosos copiam as informações trocadas durante uma transação, dados como nome, endereço, CPF etc. Esses dados são coletados para fraude de identidade, que acontece quando dados de um consumidor são usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos. 


3.  É importante, também, no caso de lojas desconhecidas e em caso de desconfiança, fazer uma pesquisa em sites dedicados à avaliação de lojas virtuais, como Reclame Aqui e e-Bit. Avaliar a reputação de uma loja é uma providência essencial a partir da experiência de outras pessoas.


4.  Para verificar se o site é seguro, veja se ele está protegido por um Certificado Digital SSL, que identifica os servidores e protege as informações em tráfego entre o seu computador e o da loja. Para isso, basta observar alguns sinais simples. Veja se no browser há um cadeado fechado. Em caso positivo, clique em cima e verifique se o Certificado Digital SSL emitido está em nome da loja na qual você está comprando. Essa conferência pode ser feita no Selo de Segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, no endereçamento, verifique se o HTTP tem um S, ou seja, HTTPS. Essas providências garantem um ambiente seguro.


5.  É importante também conferir as condições de entrega, tendo em vista a proximidade da data. O Dia das Mães, em movimento do comércio, só fica atrás do Natal. Por isso, é importante redobrar a atenção quanto à possibilidade de entrega do presente até a data, no próximo domingo. Na dúvida, opte por comprar noutra loja.







Serasa Experian




Como vencer na era da autenticidade

A Kantar IBOPE Media apresenta ao mercado brasileiro o DIMENSION, um estudo global realizado pela Kantar. De maneira única, o estudo reflete a resposta e as atitudes a partir de perspectivas análogas, ouvindo os profissionais da indústria e os consumidores que eles estão tentando alcançar. Os principais destaques do estudo estão reunidos no infográfico.





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