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quarta-feira, 8 de maio de 2019

Postos Poupatempo auxiliam trabalhadores em busca de emprego


Programa Escreve Cartas elabora currículos gratuitamente em cinco unidades do programa estadual


A busca por ajuda na elaboração de currículos representa hoje aproximadamente 60% dos atendimentos prestados pelo projeto Escreve Cartas nos postos Poupatempo. O programa de voluntariado criado em 2001 já contabiliza mais de 412 mil atendimentos oferecidos a pessoa com dificuldades para ler e escrever. De janeiro a março deste ano, dos quase 7 mil serviços prestados pelo órgão, cerca de 4,5 mil foram para elaboração de currículos a trabalhadores em busca de uma nova colocação profissional. 

Inspirado no filme Central do Brasil, o Escreve Cartas conta com o trabalho de voluntários que atendem nas unidades do Poupatempo em Itaquera e Santo Amaro, na capital paulista, e Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. O serviço está disponível durante todo o horário de funcionamento das unidades com a ajuda de escrevedores que ficam à disposição para auxiliar quem precisa redigir cartas e currículos e preencher formulários. 

No início, o projeto atendia principalmente migrantes que endereçavam cartas para parentes distantes, mães que desejavam escrever para filhos presos, além de solicitações para políticos e programas de TV. De acordo com o Superintendente da Prodesp – empresa do Governo que administra o Poupatempo -, Ernesto Mascellani Neto, com o passar do tempo, a demanda pelas correspondências diminuiu e deu lugar à elaboração de currículos, o que mudou também a forma de trabalho dos colaboradores. “Nos últimos anos, com o aumento da população em busca de emprego, a atividade prestada nessa área do Poupatempo foi aperfeiçoada e a forma de trabalho dos colaboradores mudou. Os voluntários do projeto viram que no lugar das cartas escritas à mão o cidadão precisava de auxilio para elaboração de currículo”, explica o Superintendente. Tanto o atendimento quanto a impressão do currículo são oferecidos gratuitamente.

 
Voluntários
 
Para se candidatar a ser voluntário do Escreve Cartas, é preciso procurar a administração de um dos postos Poupatempo que contem com o projeto. Os interessados precisam ter disposição, paciência, saber guardar sigilo do que escrevem e manter uma postura neutra durante a redação.

 
Programa Poupatempo
 
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. 

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.


Contratar empresa para limpar o nome não valeu a pena para 43% de ex-negativados que utilizaram o serviço, mostram CNDL/ SPC Brasil


22% dos entrevistados contrataram empresa para tirar seus CPFs das listas de negativados;59% tentaram negociar a dívida com credores antes de buscar serviço e 62% disseram que a empresa prometeu limpar o nome sem que a dívida fosse paga

O país tem atualmente 62,7 milhões de inadimplentes, cenário propício para atuação de empresas que criam falsas promessas de limpar o nome dos consumidores sem que a dívida seja paga. Um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feito com quem esteve com o nome sujo nos últimos 12 meses e já saiu dos cadastros de devedores, revela que dois em cada dez (22%) ex-negativados contrataram empresas especializadas em limpar o nome. Desses, 43% não tiveram as expectativas atendidas, entre os quais (22%) afirmaram não ter resolvido o problema como esperado e 21% acabaram pagando mais caro do que se tivessem tratado a questão direto com o credor. Por outro lado, 41% das pessoas ouvidas ficaram satisfeitas com a contratação do serviço.

Antes de ir atrás desse tipo de serviço, 59% tentaram negociar com o credor e 22% nem ao menos tentaram propor uma nova negociação. O principal motivo apontado pelos entrevistados para procurar empresas que prometem limpar o nome foi a falta de tempo em solucionar o problema (38%). Para 32%, a intenção era buscar ajuda nas negociações, enquanto 27% reconhecem ter recorrido a essa alternativa por não saberem o que fazer. O levantamento também mostra que mais da metade (60%) pagou antecipadamente para a empresa contratada e 29% somente após a comprovação de que a empresa teria limpado o nome.

Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, a contratação de empresa para limpar o nome exige cuidados redobrados. “Se o consumidor tem dinheiro disponível para contratar esse tipo de empresa, recomenda-se que, em vez disso, negocie diretamente com o credor e ofereça uma entrada à vista para tentar um desconto no valor da dívida ou redução do número de parcelas. Frequentemente, um intermediário faz pouca diferença e ainda cria uma nova despesa para quem já está endividado”, afirma Vignoli.

A pesquisa mostra, por exemplo, que entre os entrevistados (78%) que não contrataram empresas para limpar o nome, 49% conseguiram resolver a situação sozinhos, ao falar direto com o credor. Já 20% disseram não ter dinheiro para pagar uma empresa para ajudá-los — percentual que sobe para 33% entre os mais jovens —, enquanto 13% tiveram medo de sofrer golpes.


62% afirmam que empresas prometeram limpar nome sem pagar dívida; 26% dos contratantes conheceram serviço nas redes sociais

Entre os entrevistados que utilizaram o serviço de empresas que prometem limpar o nome, 53% acreditam que conseguiriam ter quitado a dívida sem precisar contratar o serviço. Além disso, muitos consumidores reconheceram ficar em dúvida quanto à idoneidade dessas empresas, já que 59% revelaram ter tido medo de sofrer algum tipo de golpe na contratação.

Outro dado da pesquisa aponta que seis em cada dez (62%) ex-inadimplentes garantem que a empresa prometeu limpar o nome sem que a dívida fosse paga. Por outro lado, 27% disseram que não houve essa promessa. “Deve-se desconfiar de qualquer empresa que promete reverter a negativação sem que a dívida seja paga. Não existe mágica, a única forma de limpar o nome é buscar acordo com o credor e quitar os débitos em atraso. Esse tipo de serviço acaba funcionando como intermediário, poupando o trabalho de negociar pessoalmente. Mas é perfeitamente possível negociar por conta própria, evitando assim gastos e problemas, como por exemplo, não sair da negativação”, comenta.

Questionados sobre como tiveram conhecimento dos serviços, 26% dos contratantes disseram que foram atraídos por anúncios em redes sociais. Outros 26% reconheceram que a indicação de amigos e parentes teve influência na decisão de contratar uma empresa, 25% ao passarem pela porta da empresa e 20% após usarem os mecanismos de busca na internet.


Metodologia

Inicialmente, foram entrevistados 537 consumidores que estiveram com o nome sujo e quitaram suas dívidas nos 12 meses anteriores à pesquisa, nas 27 capitais, acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais. A sondagem seguiu somente com consumidores que contrataram uma empresa para limpar o nome – o que corresponde a 22,4% da amostra inicial. A margem de erro é de 4,2 pontos percentuais para uma confiança de 95%.




3 passos para inserir tecnologia de forma saudável na rotina da sua empresa



Estamos em pleno século XXI e tem empresa que ainda tem receio de informatizar seus processos. Que tal começar a pensar mais online e entender como fazer a transição de uma forma mais tranquila?


Minha empresa não é de tecnologia, então por que eu deveria me ocupar desse assunto? Por duas razões simples: vendas e resultados. Mesmo que você não esteja preparado para apostar em um e-commerce ou mesmo que sua linha de produtos e/ou serviços não esteja diretamente ligada à tecnologia, é preciso que você entenda, de uma vez por todas, que não dá mais para fugir da realidade online. Ou você se torna amiga dela ou ela te engole!

Investir em tecnologia pode parecer um bicho de sete cabeças. De forma pessoal, você já está inserido nesse contexto: você tá aqui nas redes sociais, usa Whatsapp mais do que devia e deve acessar todos os dias seu app de banco, certo? Então, por que não apostar em pequenas mudanças que podem transformar a sua forma de fazer e gerenciar seus negócios?

A Press Manager é a primeira ferramenta completa de gestão da comunicação para empresas, agências, órgãos públicos e profissionais liberais. Com expertise na inserção de tecnologia operacional para seus clientes, a equipe da Presss Manager separou três passos simples para tornar a tecnologia sua aliada, inserindo processos de forma saudável na rotina de sua empresa. Confira:

  1. Comece a trabalhar suas redes sociais – Se você ainda não faz isso, a hora é agora. Todo mundo está online, ou pesquisando, ou fazendo compras ou simplesmente recebendo informação a todo momento. Se não for a sua, será a de outra empresa. Pense no que seu cliente precisa, descubra o que vai agregar valor ao tempo dele e comece a investir. Os resultados começarão a vir, pode ter certeza.
  2. Invista em gestão e workflow – Sabe onde você pode começar a incluir tecnologia? Na gestão do seu negócio e na organização do dia a dia. Ter uma boa ferramenta que agregue dados para gerar relatórios, é a melhor forma de entender o funcionamento da sua empresa e de suas equipes. Gerar dados permite um planejamento mais assertivo para o futuro, concorda?
  3. Tenha uma estrutura básica de TI – Se você tem receio de trabalhar com a tecnologia, saiba que ter uma equipe que ajude nisso, seja ela interna ou terceirizada, pode ser a saída. O que não dá é para deixar para depois o que é urgente: estar conectado ao seu mercado, de forma eficaz e efetiva.

Use a tecnologia a seu favor

Antes de bloquear servidores para evitar o uso de redes sociais e whatsapp, por que você não incorpora essas ferramentas no dia a dia de suas equipes? Antes de sair comprando divulgação impressa, por que você não pesquisa seu mercado e o seu consumidor para entender de que forma ele se relaciona com a tecnologia? Ter processos informatizados pode ajudar a criar padrões otimizados de trabalho para sua empresa, aumentando resultados e diminuindo custos. Conta para a gente como é a sua relação com o avanço tecnológico, nós queremos entender de que forma os avanços estão chegando até você.





Press Manager



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