Informações
e dados são cada vez mais primordiais para os negócios, a maioria das empresas
estão usando soluções de inteligência de negócios para analisar dados, porém
ainda são poucas que entendem que os dados espaciais podem ser traduzidos em
sistemas empresariais e informações sobre o mercado.
Ao
integrar a localização inteligente com Business Inteligence as empresas podem
visualizar, analisar e extrair dados mais completos de regiões, vendas e
clientes, e assim tomar decisões mais assertivas e impulsionar os negócios. Com
tecnologias GIS (Sistema de Informação Geográfica) é possível obter insights
aprimorados como onde as vendas são maiores, quais regiões podem ser mais
receptivas a determinadas ofertas, promoções e ações de marketing, além de
identificar onde o atendimento ao cliente precisa de aprimoramentos.
A Pitney
Bowes é líder em soluções de análise geoespacial, reconhecida recentemente pela
Forrester como Líder no The Forrester Wave™: Geospatial Analytics Tools And
Platforms no terceiro trimestre de 2016.
Utilizando
todo seu conhecimento geoespacial a Pitney Bowes separou 6 formas de como
agregar analise inteligente de informações geográficas pode transformar seu
negócio.
1.
Planejamento
de expansão – Agregar dados e informações geográficas na hora de
planejar a expansão do seu negócio gera muito mais precisão na hora de escolher
uma determinada região. Por meio dessas informações é possível identificar os
serviços que mais são escassos em uma determinada região, ou até mesmo locais
onde tenha uma maior concentração de um determinado público que é de interesse
do seu negócio.
2.
Gestão de
franquias e filiais – Quando se investe em uma franquia, normalmente o
contrato estabelece um território de sua atuação e quantas unidades da mesma
franquia farão parte dela. Para que essa divisão seja de fato efetiva e
rentável, ela precisa ser definida com base em uma análise precisa das
informações geográficas e socioeconômicas da região. Ferramentas GIS podem
compor o cenário ideal para determinar um território favorável aos seus
negócios e dos franqueados.
3.
Gestão de
franquias e filiais – A empresa pode selecionar o ramo de seu interesse
em uma região, por exemplo. Através de um melhor entendimento e compreensão da
zona de comércio da região e avaliar seu desempenho relativo. Se a análise do
perfil demográfico da região apontar que há mais de R$100 milhões em potencial
de negócios na área, mas seu negócio no local só está gerando R$10 milhões,
avaliação mais aprofundada pode ser conduzida para entender melhor esse défice.
A empresa pode reavaliar a liderança local, os produtos disponíveis, serviços
oferecidos, entender melhor posição competitiva da empresa no mercado, e
reavaliar as metas para o negócio.
4. Controle de estoque – Cada população de determinada região tem suas
características próprias, em grandes metrópoles essas características podem
variar de bairro para bairro, o público que frequenta a Vila Madalena pode ser
diferente do público que frequenta a Rua Augusta, por exemplo. Isso interfere
diretamente nos produtos que são consumidos por eles, por isso, ter esse
conhecimento prévio é fundamental para expandir e ter um estoque com produtos
focados para o público da região de cada negócio.
5.
Logística
inteligente – Ferramentas
GIS ajudam as empresas a planejar melhor sua logística. Com base no cruzamento
de informações de transito, informações geográficas e até mesmo do clima, é
possível definia a melhor rota para a entrega de determinado produto. Nem
sempre o caminho mais curto é o com melhor custo benefício, por isso ter as
informações sempre atualizadas e utilizando-as de maneira correta para planejar
as melhores rotas, evitando pontos de risco, melhores horários para trafegar,
visando atender as necessidades de seus negócios.
6.
Relacionamento com clientes – O geo-fence
é uma tecnologia que te permite criar um raio em volta de um determinado ponto
de seu interesse, quando um usuário cadastrado em sua base de dados passar por
esse perímetro ele recebe uma notificação em seu dispositivo móvel, essa
notificação pode ser um convite, uma promoção, qualquer informação que seja do
interesse dos seus negócios. O geo-fence pode ser aplicado a qualquer
modelo de negócio, agregando mais uma forma de interagir com os clientes. No
varejo essa tecnologia ajuda sua equipe de venda por exemplo, ao captar a
entrada de um cliente na loja o sistema envia ao vendedor informações
relevantes sobre o cliente, seu nome, que tipos de produto compra, quais
interações ele já teve com a marca, etc. Informações a fim de transformar o
atendimento em algo ainda mais personalizado e moldado para o cliente.
Pitney
Bowes (NYSE: PBI)