O coordenador técnico e
científico do Centro de Biotecnologia da Amazônia, Paulo Benevides, afirmou,
durante sua palestra “Biodiversidade e a Eficácia de Ativos Naturais em
Cosméticos”, que o consumidor brasileiro é o mais consciente em relação aos
produtos sustentáveis, os chamados biocosméticos. A apresentação fez parte do
workshop “Cosmética 4.0 – o Futuro da Beleza”, promovido pelo ITEHPEC -
Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos,
na in-cosmetics Latin America.
O evento, de 5 a 6 de outubro,
acontece no Expo Center Norte, é o único evento na América Latina dedicado
exclusivamente a matérias-primas para a indústria de HPPC (Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos).
Dados apresentados por
Benevides apontam que, em 2030, os insumos naturais que substituem os
sintéticos estarão ainda melhores e com preços similares, mais competitivos,
favorecendo o desenvolvimento de novos produtos.
De acordo com pesquisas, os
brasileiros representam 32% do consumo de produtos naturais na América Latina,
entretanto, esse é um segmento ainda pouco explorado no país. “O Brasil tem a
maior extensão de área biodiversa do mundo, mas esse setor representa apenas
0,017% do PIB (Produto Interno Bruto). Poucas marcas fabricam cosméticos com
ingredientes naturais em sua essência, que podem ser classificados como
biocosméticos”, afirma Benevides.
Para o pesquisador, os ativos
naturais são muito eficientes, mas é preciso garantir a autenticidade dos
produtos. “Esse segmento está crescendo consistentemente, motivado por
consumidores mais atentos e exigentes, que buscam por um estilo de vida mais
saudável e sustentável. Assim, a melhor forma da indústria identificar seu
produto e se diferenciar no mercado é adquirir os selos de qualidade que
comprovem sua autenticidade”.
Formulation Lab é novidade
desta edição da in-cosmetics Latin America
Nesta edição da in-cosmetics
Latin America, uma das novidades foi o Formulation Lab, um espaço especialmente
equipado para formulação de produtos com a utilização de matérias-primas
apresentadas na feira.
As empresas Dow e Dow Corning
fizeram uma sessão no primeiro dia do evento com o Ecosmooth Delight, um
booster sensorial premium com custo acessível. “A apresentação foi um sucesso,
o laboratório estava lotado e mostramos a matéria-prima em várias fases
pré-formuladas, além da demonstração de como incorporar a emulsão a frio. O
Formulation Lab foi uma grande novidade e uma forma de inovar na demonstração
dos produtos”, diz Maria Rita Oliveira, de Desenvolvimento de Produto e
Personal Care.
Mintel demonstra inovações e
tecnologias na prática, no Innovation Zone
Assim como em outras edições
da in-cosmetics pelo mundo, a Mintel tem um espaço específico para
demonstrações de inovações e tecnologias. “Aqui, podemos mostrar aos clientes
as inúmeras possibilidades de aplicações de matérias-primas, em produtos
finais. São tendências mundiais e que podem dar certo também no Brasil”, explica
Juliana Martins, especialista de beleza e cuidados pessoais da Mintel.
Durante o Innovation Seminar,
proteção solar de alta performance e hidratação são tendências apresentadas
pela Thor Brasil
Tecnologias de proteção solar
foram apresentadas pela Thor Brasil, por meio do gerente regional para
Ásia-Pacífico e América do Sul Arno Dalla-Fontana. Entre os destaques da Thor
esteve a preocupação de consumidores no Brasil por produtos que ofereçam alta
proteção UV, contra riscos de radiação solar e danos irreversíveis. O painel
foi apresentado durante a programação do Innovation Seminar, no primeiro dia da
in-cosmetics Latin America.
"Também identificamos
como principais tendências alta performance de resistência à água e conforto
para longo tempo de uso dos filtros solares". Entre as propriedades dos
produtos Thor apresentados, estiveram tecnologias que podem evitar, por
exemplo, excesso de adesão de areia no corpo. A ideia é que esse tipo de
produto passe a oferecer cada vez mais propriedades hidratantes, que possam
auxiliar a recuperação do corpo após longos períodos no sol. "A adição de
4% do Microcare Silicone W3045 ou W2024 em emulsões ajuda a prevenir a
desidratação".
A
Reed Exhibitions, promotora do evento, projeta para a edição desse ano a
presença de 3.500 profissionais que conhecerão mais de mil produtos de 200
marcas expositoras, que representam mais de 20 países.