Relatório da
Comscore aponta que rede social se destaca como a plataforma com maior número
de ações e comentários. Acesso às redes sociais cresceu 31% em 2021 e
brasileiros contabilizaram mais 13,4 bilhões de ações nestes canais
As mudanças no comportamento e nos hábitos de
consumo da sociedade vividas nos últimos dois anos continuam gerando efeitos na
população digital, que segue ascendente no Brasil e em todo o mundo. O recente
relatório da Comscore
intitulado “Tendências e Comportamentos Digitais 2022” indica que o
número de pessoas acima de 18 anos conectadas no País chegou a 131,8 milhões no
primeiro trimestre de 2021, uma alta de mais de 4% em relação ao mesmo período
no ano passado, quando eram 126,5 milhões.
O paper aponta também que, entre as
tendências de consumo, o Metaverso deve trazer importantes transformações para
os negócios: desde outubro de 2021, o termo já registrou 228 mil menções nas
redes. Já as movimentações dos usuários de maneira geral nas redes sociais
registraram um aumento de 31% durante o ano de 2021, chegando à marca de 13,4
bilhões de ações. Também foram contabilizados mais de 9,8 milhões de conteúdos
produzidos, 19% acima da média de 2020.
Neste sentido, o Instagram se destaca como a
plataforma com maior share de ações e de comentários. Entre as 9 bilhões de
interações, a rede foi responsável por 68% do share de ações e respondeu por
50% dos 219 milhões de comentários registrados nas plataformas - crescimento de
52% em relação ao último ano. Dentro deste volume, os Influencers já respondem
por quase 64% do total de engajamento registrado em 2021, porém representam
apenas 10% do total de conteúdos publicados.
Em relação às categorias em alta, embora responda
por apenas 26% do share nas redes sociais, o Facebook ainda se destaca no
número total de ações voltadas às áreas de Publishing e Media/Entertainment. Já
no Instagram, conteúdos relacionados a Esportes e Mídia Online possuem maior
engajamento entre os conectados. E, sem surpresas, o fenômeno Anitta aparece
como a principal influencer na categoria Música, seguida por Gusttavo Lima,
Luisa Sonza, Larissa Manoela e Zé Felipe no top 5.
Conexão mobile
Ainda segundo a Comscore, o acesso via dispositivos
móveis cresceu em ritmo ainda mais acelerado no último ano, atingindo uma
audiência de 120,5 milhões de usuários em março de 2022 - uma alta de 7,5% em
relação ao início de 2021 (112 milhões). Quanto ao total de pessoas conectadas
no País, aquelas que acessam a internet exclusivamente por mobile chegam à
marca 84,6 milhões, as que usam apenas dispositivos desktop são 11,6 milhões, e
as que utilizam ambas as plataformas são 35,9 milhões.
Além disso, a análise mostra que o brasileiro
passa, em média, 3 horas e 38 minutos por dia conectado à rede. Dentro deste
tempo, a quantidade de minutos consumida por meio de dispositivos móveis teve
uma alta de 12% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, enquanto o acesso
via desktop diminuiu 26% - a maior queda no comparativo com os últimos três
anos. Como resultado, 79% dos vídeos reproduzidos na internet são consumidos
nos celulares ou tablets.
“Na América Latina, o Brasil é destaque em
audiência exclusiva móvel, seguido de México, Colômbia e Argentina. Isso
reforça que as marcas precisam pensar em conteúdos que atendam os usuários
conectados por meios destas plataformas, com alta navegabilidade e baixo tempo
de respostas”, analisa Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para
Brasil.
No mundo, entre os quase 216 milhões de usuários
conectados globalmente, Google, Facebook e Microsoft alcançam juntas mais da
metade da população digital, já entre as propriedades de maior alcance, Xiaomi,
Byte Dance,INC. (TikTok) e Spotify são as que mais cresceram em unique
visitors entre 2020 e 2021.
Em relação às categorias mais acessadas em todo o
mundo, Serviços, Notícias, Social Media, Entretenimento e Varejo formam o top
5. Enquanto isso, no Brasil, entre as que despertam maior interesse entre os
indivíduos conectados, Entretenimento segue como a líder, seguida por Games, o
que reforça a relevância dos dois territórios para a comunicação das marcas em
território nacional.
Na área de Games, que soma 16 milhões de usuários,
o relatório aponta que o perfil dos Game Experts é formado em 70,7% por homens
e 28,9% por mulheres, majoritariamente (44,7%) da classe C, empregados (65,2%)
e com o segundo grau completo (36,6%). Dentre eles, 11,4% desejam mudar de
emprego, 12,9% pretendem comprar a primeira casa ou apartamento, 9,5% querem se
casar, 12,3% planejam viajar pela primeira vez ao exterior, e,
coincidentemente, 12,3% têm a intenção de começar ou retornar à universidade,
até outubro de 2022.
Tendências de consumo
O relatório da Comscore indica ainda que o
comportamento do brasileiro na internet aponta para tendências de consumo. As
cinco categorias que mais cresceram em tempo de acesso exclusivamente mobile
entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021 foram: Atividades Imobiliárias (31%),
Educação (26%), Saúde (24%), Governo (21%) e Viagem (18%) - esta última
impulsionada pelas subcategorias Informações sobre Viagens e Companhias Aéreas.
Na categoria de Viagens, formada principalmente por
consumidores da classe C, 39 milhões de usuários pretendem viajar de avião até
outubro de 2022 - aproximadamente 76,6 mil têm planos de ir ao exterior e 75,8
mil preferem conhecer o Brasil.
Na categoria Varejo, o número de minutos consumidos
por usuário também cresceu durante os meses de compras de final de ano em 2021:
em média, 4 a 5 horas foram gastas por visitante entre outubro e dezembro do
último ano. Os períodos que antecedem a Black Friday e o Natal cresceram 23% e
8%, respectivamente, enquanto o mês de novembro registrou um aumento de quase
10% no número de minutos consumidos em varejo digital.
Entre os marketplaces com mais acesso no Brasil,
Mercado Livre segue líder, junto da B2W e da Shopee, a gigante chinesa que em
menos de um ano alcançou o top 3. Amazon e Magalu entram no ranking das top 5,
porém, apenas B2W, Shopee e Amazon apresentaram crescimento em número de
usuários únicos no último semestre.
Outro destaque neste período foi que, embora a
Black Friday de 2020 tenha sofrido o impacto da pandemia com retração de vendas
comparado ao ano anterior, em 2021, o Varejo atingiu sua melhor performance dos
últimos dois anos, com 107% de aumento em usuários únicos navegando na
categoria no último ano.
Quem são e como se comportam os usuários
brasileiros
Ao analisar o perfil dos usuários brasileiros, a
Comscore comprovou uma equidade entre os gêneros da população digital: 50% são
homens e o mesmo percentual são mulheres. Já o recorte sob a faixa etária
revela que a maior concentração desses usuários está entre as gerações baby
boomer (45+ anos) e millenial (25 - 34 anos). Enquanto, geograficamente, a
região que lidera em número de consumidores é o Sudeste (47%), seguida pelo
Nordeste (25%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%) em quantidade de
pessoas conectadas.
Os baby boomers também têm passado mais tempo conectados.
Segundo a Comscore, a população digital acima dos 45 anos aumentou seu consumo
de internet em 17% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Além
disso, o relatório da empresa também constatou que as categorias Social Media e
Services foram líderes de audiência em dezembro de 2021, nas quais os usuários
acumularam 346 bilhões e 162 bilhões em minutos de navegação pelas plataformas
de interação social - entre elas o Facebook segue, com folga, na liderança em
relação ao tempo de consumo e números de usuários entre os internautas.
Já entre os aplicativos mobile preferidos dos
usuários, os líderes de audiência são WhatsApp, Instagram, YouTube e Facebook.
O relatório completo da Comscore sobre Consumo
Digital pode ser acessado aqui.
Comscore
Para mais informações visite o site.