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sexta-feira, 20 de maio de 2022

Candidatos às Fatecs podem pedir isenção ou redução da taxa do Vestibular

Solicitantes devem preencher a requisitos determinados pelo CPS
para pedir os benefícios
Concessão dos benefícios é válida para a inscrição no processo seletivo do segundo semestre de 2022 das Faculdades de Tecnologia Estaduais; solicitações podem ser realizadas até as 15 horas do dia 24 de maio 

 

Começa hoje, 20, o prazo para que os interessados em concorrer a uma vaga nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) solicitem a isenção e/ou a redução de 50% do valor da taxa de inscrição do Vestibular. O pedido deve ser feito pelo site do processo seletivo do segundo semestre de 2022, até as 15 horas do dia 24 de maio. O valor integral da taxa é de R$ 91. 

O Centro Paula Souza (CPS) oferece seis mil isenções de pagamento. É possível solicitar a isenção, a redução ou as duas opções, porém, neste caso, é preciso fazer dois pedidos. 

As inscrições devem ser feitas pelo site www.vestibularfatec.com.br. Lá, os interessados preenchem o formulário, e, em seguida, acessam o link “Envio de Documentos” para realizar o upload dos documentos comprobatórios requisitados para cada uma das opções pleiteadas. Os itens solicitados devem ser digitalizados, com tamanho de até 1 MB, nas extensões: pdf ou png ou jpg ou jpeg. Os documentos devem ser legíveis, sem rasuras e o arquivo não pode estar corrompido. 

Em todas as Fatecs será disponibilizado acesso a computadores e a internet para que os interessados em solicitar a isenção e/ou redução da taxa de inscrição do processo seletivo façam o pedido. É de responsabilidade do candidato entrar em contato com a unidade e buscar informações para agendamento de horário de atendimento com essa finalidade. 

O resultado das solicitações será divulgado no dia 13 de junho, no site do Vestibular das Fatecs e no site do CPS. O candidato beneficiado deverá efetuar sua inscrição de 14 de junho até as 15 horas do dia 28 de junho, exclusivamente pela internet.

 

Requisitos para isenção 

Para pedir a isenção o candidato precisa ter concluído integralmente o Ensino Médio, no território nacional brasileiro, ou estar concluindo o terceiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede pública de ensino ou em instituição particular ou, ainda, estar concluindo o curso no Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja). Também é necessário ter, cumulativamente, renda familiar bruta mensal máxima de dois salários mínimos (R$ 2.424). Caso seja independente, a renda bruta máxima deverá ser nesse mesmo valor. 

Os documentos necessários para realizar a solicitação de
isenção são:
 

Comprovante de escolaridade: histórico escolar ou declaração escolar da instituição de ensino, comprovando que o candidato cursou integralmente o Ensino Médio em escolas no território nacional brasileiro. 

Comprovante de rendimentos: de todos os integrantes do grupo familiar que residam no mesmo endereço do candidato, sendo: 

·         Empregados: contracheque de algum mês do ano de 2022;

·         Aposentados e pensionistas: comprovante mensal de recebimento de aposentadoria ou pensão de algum mês do ano de 2022;

·         Desempregados: declaração de desempregado conforme Anexo II da Portaria – Situação 1;

·         Trabalhador autônomo, informal ou eventual: declaração especificando a renda mensal, com assinatura de uma testemunha, com RG e endereço. O modelo disponível no Anexo II da Portaria – Situação 2;

·         Menores de idade que não exercem atividade remunerada: declaração do responsável pelo grupo familiar informando quais membros do grupo familiar, menores de idade, não exercem atividade remunerada. Conforme
Anexo II da Portaria – Situação 3.

 

Requisitos para redução da taxa 

O interessado em solicitar a redução da taxa deve ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação. Também é preciso, cumulativamente, receber remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos (R$ 2.424) ou estar desempregado. 

Os documentos necessários para realizar a solicitação deisenção são: 


Comprovante de escolaridade: certidão ou declaração expedida pela instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com o carimbo do responsável na instituição, comprovando ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do Ensino Fundamental ou Médio, ou qualquer semestre da Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo) ou em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação;

 

Comprovante de rendimento de uma das seguintes situações: 

·         Empregados: contracheque de algum mês do ano de 2022;

·         Aposentados e pensionistas: comprovante mensal de recebimento de aposentadoria ou pensão de algum mês do ano de 2022;

·         Desempregado: declaração de desempregado conforme Anexo II da Portaria – Situação 1;

·         Trabalhador autônomo ou informal ou eventual: declaração especificando a renda mensal, com assinatura de uma testemunha, com RG e endereço. O modelo de declaração consta no Anexo II da Portaria – Situação 2.


Outras especificações dos documentos solicitados, bem como os modelos e anexos, estão disponíveis na Portaria. O correto preenchimento dos formulários de solicitação e o envio dos documentos comprobatórios são de inteira responsabilidade
do candidato.
 

Confira a seguir as principais datas do processo seletivo: 

20 de maio a 24 de maio: Inscrição para solicitação de isenção e redução da taxa de inscrição.

25 de maio a 28 de junho: Inscrições para o Processo Seletivo Vestibular.

13 de junho: Resultado do pedido de isenção e redução.

14 de julho: Divulgação dos locais de prova.

17 de julho: Dia da aplicação das provas.

18 de julho: Divulgação dos gabaritos oficiais.

27 de julho: Divulgação da classificação geral dos cursos.

28 de julho e 29 de julho: Matrícula para os candidatos aprovados na primeira chamada.

 

Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil alunos.


Advogada explica aplicação do direito de imagem a luz da Lei Geral de Proteção de Dados


O direito de imagem já é resguardado pelo Código Civil, assim como os direitos de personalidade e propriedade. Então, antes mesmo da Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor, as pessoas já tinham proteção de imagem, vídeo e de direitos autorais, por exemplo, desde que fossem devidamente registrados.

Então, conforme explica a advogada e consultora jurídica Lorrana Gomes, é preciso lembrar que essa proteção já existia antes mesmo da LGPD.

“A mudança que houve com a entrada em vigor da Lei é que essa proteção ficou mais específica. Ficou mais forte, porque a LGPD traz a imagem justamente como uma espécie de dado. Porque através dela nós conseguimos identificar cada indivíduo”, pontuou Lorrana para emendar: “a ‘mudança’ é que a proteção ficou mais rigorosa”.

Conforme Lorrana, com a LGPD, para divulgar a imagem/foto de alguém em alguma rede social ou evento, é preciso que se tenha uma autorização expressa.

“E é preciso que fique claro não só a intenção de usar, mas para que finalidade aquela foto vai ser usada e para quais pessoas ela vai ser exposta. Por isso, é preciso uma autorização específica para aquela finalidade. Depois disso, se quem estiver usando a imagem desvirtuar-se da finalidade autorizada, ele pode ser penalizado”, alertou.

Outro ponto comentado pela especialista foi a aplicação da LGPD sobre o direito de imagem de crianças.

“Nesse caso, é necessário uma atenção ainda maior, porque a proteção também é maior. É preciso autorização dos pais ou responsáveis legais daquela criança, para que o uso da imagem seja autorizado. E, além da finalidade, é preciso que essa seja apropriada. Ou seja, pra fins de informação, não podendo ser para comercialização ou trabalho artístico. Nesses dois casos se faz necessário também uma autorização judicial”, comentou.

 

Lorrana Gomes - Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados. Autora de diversos artigos jurídicos. Membro da Comissão de Admissibilidade e Instrução do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MG.


Novas dinâmicas do comprador omnichannel exigem uma adaptação do varejo na América Latina

Novo relatório da Kantar destaca a importância da jornada do comprador 'Figital' e a tendência O2O (Online to Offline)

 

O consumidor latino está mais experiente, compra em canais diversos e seu gasto é mais fragmentado, de acordo com a 3ª edição do relatório Winning Omnichannel Latam 2022, produzido pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Nos últimos dois anos, compradores e canais passaram por um processo de reinvenção para se adequar à nova realidade. 

Novos canais se destacaram, como Farmácias e Lojas Especializadas, além do formato Atacarejo, que continua crescendo constantemente na América Latina.Sabemos que o consumo de produtos massivos para o lar está concentrado nos canais convencionais, como Hipermercados e Supermercados, com 61%. No entanto, lojas de Conveniência e Atacadistas, entre outros, deram uma contribuição para o crescimento das vendas do setor de FMCG (bens de consumo massivo) em 51% em comparação a 2019, mostrando que o omnichannel está mais forte”, explica Lenita Vargas, Diretora de Shopper & Retail Latam da divisão Worldpanel da Kantar. 

No Brasil, os maiores destaques positivos do ano passado foram os canais Atacarejo e Pequeno Varejo de Autosserviço, que conquistaram maior número de novos lares. Canais menores e de proximidade também se fortaleceram no segundo ano da pandemia no País, evidenciando que conveniência é fator de escolha do consumidor na hora de comprar. O pequeno varejo de autosserviços conquistou 7,6 milhões de novos lares compradores em relação ao ano pré-pandemia (2019) e hoje representa o maior valor total gasto (23,6%) pelo brasileiro nos canais de compra de bens de consumo massivo. Os canais de super vizinhança também registraram boa performance, alcançando mais 1,8 milhões de domicílios compradores. 

O novo comportamento de compra do consumidor exige uma adaptação do varejo, já que ele está em mais canais, atende menos o canal físico e gasta de forma mais planejada. O relatório Winning Omnichannel segmentou os perfis dos consumidores latino-americanos em três grupos de acordo com o número de canais visitados. O Comprador Experiente, que consome em oito ou mais estabelecimentos durante o ano, representa 1/3 da população e 40% dos gastos de bens de consumo massivo, ou seja, contribuiu para quase 80% do crescimento pós-COVID-19 na América Latina. 

A transformação e a digitalização dos canais também mereceram destaque no relatório. “Em 2021, mais famílias compraram produtos de FMCG online, como, por exemplo, na Argentina (39%), Chile (38%) e Bolívia (35%). Além disso, estão surgindo novos conceitos que darão o tom para os próximos anos. O O2O (do inglês Online para Offline) está crescendo à medida que os compradores integram cada vez mais a experiência online em seu papel de canais, seja para buscar produtos ou fazer uma compra”, acrescenta Vargas. 

Nos últimos 12 meses, três grandes movimentos levaram à mudança do varejo na América Latina. O primeiro tem a ver com a transformação e digitalização dos canais, pois, até o final de 2021, mais formatos foram forçados a se adaptar às mudanças de hábitos e rotinas do comprador omnichannel, levando a uma rápida mudança no ritmo de desenvolvimento do canal online na América Latina. 

O segundo aposta na relação qualidade/preço, proximidade e especialização. Em 2021, o canal Atacarejo atingiu seu pico de penetração, ultrapassando a metade da população latino-americana, enquanto Super e Hipermercados, assim como os Tradicionais, continuaram perdendo espaço. Essa perda foi absorvida pelo desenvolvimento acelerado de canais não convencionais, que tiveram forte crescimento nesse novo ambiente. 

Finalmente, em terceiro lugar, vem o 'Figital' - mix entre os canais físicos e digitais-, somado ao omnichannel. “O número crescente de diferentes pontos de venda de varejo digital aproximou os compradores às marcas de FMCG. Isso ajudou a acelerar o crescimento do produto e fortaleceu a tendência O2O: o crescimento da categoria Online foi 10 vezes maior do que Offline. Portanto, entender a jornada do comprador Figital tornou-se mais relevante do que nunca”, conclui a diretora da Kantar. 

O relatório Winning Omnichannel Latam 2022 da Kantar, divisão Worldpanel, pode ser acessado na íntegra em www.kantar.com/brazil/campaigns/wp/2022/omnichannel-latam

 

Kantar

www.kantar.com/brazil


Pesquisa investiga impactos ambientais de resíduos de festas open bar

Pixabay
Estudo convida frequentadores e organizadores desses eventos para responderem questionário online


Copos plásticos, garrafas de vidros, dejetos de banheiros químicos. Este são alguns dos resíduos gerados após uma festa open bar. Para investigar os impactos ambientais desse tipo de evento, uma pesquisa na área de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando organizadores e frequentadores para responder um questionário online. O trabalho visa estimar os impactos ambientais gerados pelos resíduos sólidos descartados na execução de eventos de lazer do tipo open bar, bem como avaliar a percepção dos organizadores de eventos dessa natureza e do público que os frequenta sobre tais impactos e sua disposição em frequentar e dar preferência a eventos em que preocupações ambientais estejam presentes. 


O estudo, intitulado "Impactos ambientais gerados a partir de resíduos na execução de eventos open bar", é desenvolvido pelo estudante do curso de graduação de bacharelado em Ciências Biológicas do Campus São Carlos da Universidade, Gustavo Pedrino Braga, como trabalho de conclusão de curso, sob orientação do professor Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, do Departamento de Hidrobiologia (DHb) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais (LASCA) da UFSCar. 


Segundo o docente, nessas festas são gerados inúmeros resíduos, tanto sólidos como gasosos, como vidros, plásticos, dejetos de banheiros químicos, gases liberados por queima de combustíveis (diesel em sua maioria), alumínio, entre inúmeros outros. 


"O tema surgiu a partir da preocupação dos impactos gerados por eventos open bar em um âmbito geral, algo muito pouco discutido e estudado, ainda com poucos dados sobre o assunto. Um evento que se preocupa ou, minimamente, conhece os impactos gerados por eles e tem a responsabilidade em minimizá-los, consegue de alguma forma, além de ajudar o meio ambiente, impactar seu público para levar uma vida mais sustentável? Estamos em busca desta e de outras respostas", afirma Gustavo Braga, responsável pela pesquisa, que já possui dados de inúmeros eventos open bar realizados nos anos de 2018 a 2022 em distintas cidades do estado de São Paulo.


 

Legislação


O tema do trabalho está relacionado às adequações do setor de eventos ligadas à sustentabilidade preconizadas na legislação brasileira. "A preocupação e adequação do setor de eventos às questões ambientais é prevista na Lei Geral do Turismo nº 11.771 de 17 de setembro de 2008, no inciso IV do seu artigo 34, declarando que as empresas organizadoras de eventos têm como dever ‘manter, no exercício de suas atividades, estrita obediência aos direitos do consumidor e da legislação ambiental’", cita o docente. 


Entretanto, apesar de todos esses pontos, estudos indicam que a regulamentação e a fiscalização de eventos por parte dos órgãos ambientais não se dão de maneira muito efetiva. Além disso, "um evento, por mais ações sustentáveis que adote, ainda assim gera impactos ambientais negativos", alerta o professor. 


O trabalho é desenvolvido no contexto da abordagem ESG (sigla em Inglês para "Environmental, Social and Governance"), que envolve questões ambientais, sociais e de governança e tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de empresas no mundo todo, sendo uma pauta de destaque cada vez mais forte. O professor da UFSCar afirma que, segundo estudiosos da área, desenvolver as pautas ESG internamente nas empresas pode melhorar o acesso a investimentos, diminuir riscos e atender a uma demanda crescente dos investidores, consumidores e da sociedade em geral. Esta visão, segundo o docente, é a mesma apresentada pela Bolsa de Valores do Brasil, segundo a qual "cada vez mais as empresas adotam tais práticas, pois o mercado vem observando a análise de riscos socioambientais, e investidores estão cobrando na hora de escolher em quais empresas investirão, principalmente se tratando de segmentos mais conservadores".


 

Como participar


Estão sendo convidados para participar do estudo pessoas que tenham 18 anos ou mais e sejam organizadoras ou frequentadoras de eventos open bar. A participação consiste em preenchimento dos respectivos formulários: organizadores (https://bit.ly/3wjkWbu) e frequentadores (https://bit.ly/3yHnbaw). O tempo estimado de resposta é de 5 a 7 minutos. 

Dúvidas podem ser esclarecidas com o orientador do estudo, Sergio Mattos, pelo e-mail sergiomattos@ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 52804621.2.0000.5504).


Mutirão de CNH no Poupatempo: unidades ainda têm vagas para motoristas que devem renovar o documento neste mês

Atendimentos acontecerão neste sábado (21) em todos os postos do estado para condutores que estão com as habilitações vencidas entre janeiro e fevereiro de 2021 

  

Neste sábado, 21 de maio, os motoristas que estão com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida entre janeiro e fevereiro de 2021 podem aproveitar a oportunidade para renovar o documento em um dos postos do Poupatempo. Ainda há vagas disponíveis e o agendamento deve ser feito pelos canais digitais – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.  

Além deste, o Poupatempo também irá promover mais um mutirão no mês de maio, no sábado seguinte, dia 28. A grade de agendamento para as 9,4 mil vagas da próxima semana ficará disponível a partir de quarta-feira (25).   

Neste ano, o Poupatempo já realizou mais de um milhão de atendimentos para solicitações de renovação de CNH, sendo que apenas 414 mil foram feitas presencialmente, nas unidades do programa.  Ao longo de todo o ano passado, 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online.  

Para ser atendido no mutirão é obrigatório realização de agendamento prévio. A relação dos horários de funcionamento de cada unidade pode ser consultada no portal do Poupatempo.

Importante reforçar que a prioridade da ação é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.  De acordo com estimativas do Detran.SP, cerca de 170 mil motoristas estão com as habilitações vencidas neste período.  
 

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios. 

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.  

 

Renovação da CNH   

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.   

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.   

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.   

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista. 

 

Calendário com os novos prazos de CNH:   

Mês/Ano de Vencimento 

Prazo Máximo 

Janeiro/2021 

Fevereiro/2021 

Maio/2022 

Março/2021 

Abril/2021 

Junho/2022 

Maio/2021 

Junho/2021 

Julho/2022 

Julho/2021 

Agosto/2021 

Agosto/2022 

Setembro/2021 

Outubro/2021 

Setembro/2022 

Novembro/2021 

Dezembro/2021 

Outubro/2022 

Janeiro/2022 

Fevereiro/2022 

Novembro/2022 

Março/2022 

Abril/2022 

Dezembro/2022 

Maio/2022 

Janeiro/2023 

Janeiro/2023 

Junho/2022 

Fevereiro/2023 

Fevereiro/2023 

Julho/2022 

Março/2023 

Março/2023 

Agosto/2022 

Abril/2023 

Abril/2023 

Setembro/2022 

Maio/2023 

Maio/2023 

Outubro/2022 

Junho/2023 

Junho/2023 

Novembro/2022 

Julho/2023 

Julho/2023 

Dezembro/2022 

Agosto/2023 

Agosto/2023 

 

 

Serviço:

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá nas unidades do Poupatempo, com 9,4 mil vagas.  

Data: sábado, 21 de maio. 

Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio. Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br


Mercado farmacêutico se aproxima dos cinco maiores no mundo: B2B já ultrapassou o B2C em faturamento

Com mais de 118 mil CNPJs de varejistas no setor farmacêutico e quase 5 mil distribuidores de medicamentos, essa fatia do PIB brasileiro movimentou R$66 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021. A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias disse ainda que, até 2023, o Brasil estará no Top 5 dos maiores mercados da indústria farmacêutica mundial. 

O setor, naturalmente complexo pela diversificação de clientes (hospitais, postos, clínicas, enfermarias, governos, laboratórios e, claro, farmácias), também enfrenta uma cadeia de venda e distribuição fragmentada geograficamente. Para isso, novos formatos de comercialização são necessários, bem como otimizar a experiência do comprador, especialmente se ele for um CNPJ.

Estamos falando da venda B2B, que de tendência passou a uma realidade potente no mercado mundial. Só nos Estados Unidos, esse modelo de venda entre empresas ultrapassou os números do B2C e chegou a US$ 1 trilhão. Os dados da Associação comprovam ainda que a transformação digital do setor está caminhando realmente para frente e se mantendo em movimento - que é o mais importante em um mercado tão acirrado como esse.

Em termos de estratégias de competitividade, não tem jeito, a tecnologia segue como protagonista. Muito além de site de vendas B2B, é preciso ter um canal estruturado e capaz de se aliar ao time de vendas, ao invés de competir com ele. Porém, a pergunta de um milhão de dólares é: como se faz isso?

“A resposta está em um conjunto de estratégias que facilite o dia a dia do time comercial, tornando a relação uma aliança corporativa potente para alavancar ainda mais o segmento”, explica Eduardo Oliveira, CEO da F1 Commerce. Uma plataforma robusta, flexível e versátil pode ser uma força a mais no processo de vendas. Isso porque torna possível atender qualquer operação, independente do porte ou segmento, com recursos especializados para cada modelo de negócio.

“Um sistema eficiente também padroniza pedidos e otimiza o tempo da equipe, que gasta muitas horas cadastrando o mix de produtos e gerindo estoque e preços. Isso facilita a rotina dos vendedores, representantes, distribuidores e demais personagens do B2B”, diz. E quando você substitui o processo operacional por inovação, permite que as pessoas trabalhem estrategicamente suas vendas, sem a necessidade do trabalho manual.

Além disso, uma plataforma completa também permite o cálculo das complexas tributações em vendas B2B, todas completamente diferentes da venda direta para consumidores. “O gerenciamento dos diversos centros de distribuição e logística também minimiza o gargalo da perda de vendas e a dificuldade para atingir metas, afinal, a equipe comercial não consegue atender toda demanda sem ajuda da tecnologia”, acrescenta. 

Por fim, e não menos importante, o gargalo da falta de integração entre os diversos sistemas de gestão da empresa farmacêutica é solucionado com um sistema que promova a aliança também entre softwares e outras plataformas, eliminando ainda mais a dificuldade em ampliar o alcance das vendas e prospectar novos clientes. Para quem já é do ramo farmacêutico, migrar seu canal para uma plataforma de excelência é um caminho eficaz para crescer economicamente e acompanhar o mercado. “Para os empresários que estão querendo entrar nesse setor, iniciar com um sistema especializado em e-commerce B2B é começar com o pé direito”, conclui Oliveira. 


Advogado Virtual: 4 vantagens de equipar seu escritório de advocacia com novas tecnologias

Advogado e cofundador de lawtech que atua no mercado jurídico para mais de 15 mil advogados, elenca dicas de como automatizar a rotina do advogado

 

Durante muito tempo os advogados ficaram conhecidos como conservadores por se colocarem distantes das atualizações tecnológicas das grandes corporações. Isso tem mudado ao longo dos anos. De 2017 até 2021, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs notou crescimento de mais de 300% no número de startups de Direito, que tem como finalidade auxiliar os profissionais desse setor em sua rotina de trabalho, deixando-as menos antiquadas. 

 

“Um bom software hoje pode facilitar muita coisa na rotina de um escritório. A pandemia deixou mais do que clara a necessidade dos advogados se atualizarem também. Com as lawtechs e legaltechs, muitos escritórios aumentaram o número de processos e clientes, assim como otimizam a rotina de tarefas e facilitam a vida profissional”, comenta Renan Oliveira, advogado tributarista e cofundador da Previdenciarista. Em 2021, a plataforma adicionou o Prev Casos à plataforma, que funciona como um “tinder” entre advogados e segurados do INSS em busca de orientação jurídica.

 

Pensando nisso, o advogado elencou 4 vantagens em modernizar o escritório de advocacia:


 

1 - Acessibilidade e Segurança


Esquecer um arquivo em casa ou no escritório pode causar atrasos em uma reunião. Perder um documento pode causar muita dor de cabeça. Mas a tecnologia pode te ajudar nisso tudo. “Salvar arquivos em nuvens é muito mais prático. Você consegue guardar muito mais documentos do que seria capaz de arquivar em uma pasta e também pode acessá-los de qualquer celular ou computador em qualquer lugar que estiver”, explica o advogado.

 

Mas e a segurança? Perdi meu celular, perderei o arquivo? “Não. Essas tecnologias possuem softwares que possibilitam o arquivo ficar protegido fora do aparelho, tanto que você consegue acessá-lo de outros aparelhos. Para garantir a segurança do conteúdo é preciso sempre uma boa senha e tomar os mesmos cuidados que tomamos quando falamos de senha de banco ou das nossas redes sociais”, comenta Renan.

 

2 - Praticidade


“Crescemos imaginando que no futuro os robôs fariam boa parte ou quase tudo o que precisamos fazer hoje. A tecnologia já permite que alguns serviços sejam feitos por inteligência artificial, por exemplo”. O advogado usa como exemplo processos e petições preenchidas automaticamente, após um ou dois dados inseridos. “Isso é muito mais prático e menos burocrático do que ficar preenchendo campo por campo da documentação de um processo”.

 

3 - Agilidade


Todo mundo já escutou a frase “tempo é dinheiro”, mas entregar qualquer material sem qualidade não conta. A tecnologia é uma ferramenta aliada nesse processo. “No Prev, por exemplo, criamos uma calculadora inteligente ligada ao sistema do INSS. Assim, com poucos dados do segurado, conseguimos realizar o cálculo da vida toda de serviço dele em menos de cinco minutos, enquanto esse processo, se feito a mão, poderia levar horas para chegar a um resultado”, explica Renan.

 

4 - Organização e acompanhamento


“Check lists, agendas e aquela papelada toda que antes ficava na mesa, pode nem existir mais se você usar as ferramentas certas”, comenta o advogado. Na plataforma Previdenciarista é possível ter o seu próprio “arquivo” dentro da plataforma, facilitando o gerenciamento de todas essas informações e andamentos de cada atividade.

 

Previdenciarista

 

Tecnologia e diversidade: 3 dicas para promover a inclusão de PCDs na sua empresa

Especialista sugere recursos que promovem acessibilidade, escuta e uma real inclusão no ambiente de trabalho 

 

Segundo o IBGE, 24% da população brasileira se reconhece como pessoa com deficiência (PCD). A Organização Internacional do Trabalho (OIT), por sua vez, aponta que 87% das empresas desejam ser reconhecidas como diversas e inclusivas. No entanto, somente 60% conduzem ações ou programas de inclusão.

 

Amanda Pontes, Diretora de Cultura da keeggo, parceira na transformação digital das organizações, alerta que incluir colaboradores PCDs vai muito além de contratá-los. É preciso assegurar que eles se sintam realmente inclusos e confortáveis durante a jornada de trabalho, para que possam desempenhar melhor seu papel dentro do ambiente corporativo. Segundo Amanda, a tecnologia pode ser aliada nesse processo de real inclusão.

 

“A tecnologia é a chave para que as instituições se adequem à cultura da inovação e permitam que os PCDs cheguem mais longe, além do discurso da inclusão como meio de transformação social. Tornar o ambiente apto e as equipes preparadas é um dos pontos mais importantes para que a empresa se desenvolva, desenvolva seu quadro de colaboradores e seja considerada realmente inclusiva. E a partir dessa pluralidade, fica mais fácil alcançar um ambiente criativo e inovador”, afirma. 

 

Sendo assim, Amanda separou três dicas de como as empresas podem usar a tecnologia na promoção de uma real inclusão: 

 

  1. Realize um recrutamento inclusivo   

A estratégia de recrutamento usada pelo RH também precisa ser inclusiva e os profissionais que se envolvem nessa dinâmica precisam estar alinhados à cultura organizacional e ao propósito de fomentar a diversidade. Além disso, é possível recorrer a softwares de inteligência artificial que otimizam e direcionam com mais assertividade o processo de recrutamento, ajudando inclusive a eliminar predisposições inconscientes dos recrutadores que afetam a atração e seleção de determinados perfis de candidatos, diminuindo o potencial de diversidade das equipes. 

 

  1. Democratize o uso de tecnologias 

As empresas precisam estar preparadas para garantir que todos os funcionários, sejam eles PCDs ou não, possam desempenhar suas atribuições de forma plena, atingindo seu máximo potencial de desenvolvimento e colaboração. Além de ofertar treinamentos e as capacitações necessárias, deve-se prever a adoção de tecnologias acessíveis, como leitores de tela para pessoas com deficiência visual, aplicativos para tradução simultânea de conteúdos para a língua brasileira de sinais e softwares de automação por reconhecimento de voz, para pessoas com baixa mobilidade. “Assegurar essa acessibilidade é tão importante quanto preparar a estrutura física de um escritório para que ele também seja acessível”, ressalta Amanda.

 

3.   Mantenha um canal de escuta sigiloso e permanente


Quando inseridos na rotina de trabalho, os colaboradores podem se deparar com dificuldades ou desconfortos não previstos no processo de seleção. E nem sempre eles se sentirão seguros para expressar essas sensações. É fundamental oferecer um canal permanente de escuta e a tecnologia pode ajudar nesse sentido. “Além de preparar lideranças para o recebimento desse tipo de feedback, pode-se disponibilizar chatbots com garantia de privacidade e sigilo, para o atendimento e registro de reclamações, sugestões e até mesmo denúncias”, sugere a especialista.


 

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