Especialista em
reposicionamento de marca pessoal e corporativa,
Regina Nogueira ensina a redescobrir seu
propósito e ajustar seus comportamentos, levando ao desenvolvimento em todas as áreas da
vida
Você é uma marca, e as suas escolhas e atitudes - seja na vida
pessoal ou no ambiente profissional- "moldam" a sua marca pessoal, e
fazem com que as pessoas ao seu redor o enxerguem e atribuam a você qualidades
e defeitos relacionados aos seus comportamentos. Já parou para pensar nisso?
Como será que você está sendo visto nos diferentes contextos em que se insere?
"Vivemos hoje em um mundo ágil, em que as
situações se refazem e se reinventam com muita velocidade, as transformações
são rápidas e constantes e em que as coisas não parecem ser feitas para durar,
às vezes nem mesmo as relações humanas. Em uma realidade em que tudo parece
substituível, se uma marca se mostra melhor do que a que alguém está acostumado
a consumir, é fácil substituir por uma nova marca", explica Regina
Nogueira, autora do livro "VOCÊ É UMA MARCA. Descubra como o Personal
Rebranding pode mudar sua vida através das marcas" e especialista em
reposicionamento de marca pessoal e corporativa.
"Se formos transportar esse cenário para
as relações humanas, não é tão diferente. Por isso, é fundamental ter uma marca
pessoal coerente, alinhada à sua própria essência e ao seu propósito, para que
a vida pessoal e a realidade profissional fluam bem", avalia a
especialista, ressaltando que "nunca é tarde para reconectar com sua marca
pessoal com você mesmo, e ajustar certos comportamentos que impedem aquela
pessoa de atingir a marca que ela realmente deseja representar".
"Somos todos marcas, que expressam um
conjunto de características, capazes de cativar ou repelir aqueles com quem
convivemos - sejam chefes, colegas de trabalho, amigos ou familiares", ressalta
Regina em seu recém-lançado livro. "Para alterar algumas atitudes e
atingir objetivos pessoais e metas profissionais, é preciso passar por um
processo de mudança comportamental, que é o Rebranding. É importante deixar
claro que o método nada tem a ver com o Branding, o Rebranding é um processo de
reposicionamento da marca pessoal, em que o indivíduo é desafiado a responder:
Se você fosse uma marca, qual você seria? A partir desse questionamento, é
possível identificar fraquezas e fortalezas, conhecer onde estão as
dificuldades e desafios pessoais, e de fato ajustar o que é preciso",
explica ela.
Para facilitar a jornada rumo à uma conduta
pessoal e profissional de sucesso, Regina listou 5 passos para a reconexão com
a marca pessoal e a própria essência:
1 - Desenvolver a autopercepção
Esse é o primeiro passo, segundo Regina, pois a
partir do momento em que se percebe melhor os próprios comportamentos, torna-se
possível analisar qual o impacto que um determinado comportamento pode causar
nos outros. "Para isso, é preciso perceber melhor a si mesmo, ter uma
visão mais ampla de si próprio, mesmo que seja uma realidade difícil de encarar
e aceitar", alerta Regina.
2 - Tomar consciência dos comportamentos
Existem várias atitudes que são praticamente
automáticas, repetitivas, e feitas no "piloto automático". "São
padrões de comportamento, aqueles aos quais recorremos muito, inúmeras vezes
sem nem ao menos perceber e, quando nos damos conta, estamos
"patinando" e não conseguimos sair do mesmo lugar. Esse processo de
autopercepção ajuda a pessoa a fazer os ajustes necessários de
comportamento".
3 - Estar atento ao que "tira do eixo"
Quando se está mais conectado aos próprios
comportamentos fica mais fácil se perceber mais, entender melhor o que gosta, o
que realmente faz bem a você, o que faz mal, o que te desestabiliza, e assim
por diante. "O que faz você se sentir confortável te aproxima da sua
essência, que eu chamo de ‘sua verdade’. Quando você se reconecta com essa
verdade interna, os comportamentos começam a se transformar e, com isso, a
postura das pessoas começa a mudar também", ressalta.
Regina acrescenta que, quando se está passando
por um processo de autoconhecimento e de transformação, é bastante comum que
algumas pessoas se afastem e outras se aproximem, justamente porque
"aquele seu antigo jeito de ser, aquela vibração anterior, não está mais
alinhada com a vibração da outra pessoa".
4 - Ajustar comportamentos
Quanto mais se faz ajustes comportamentais,
identificando dissonâncias e aprimorando conteúdos, mais a pessoa vai expressar
quem ela realmente é. "Perceber a própria essência alimenta e dá força
para que você escute melhor, enxergue melhor e fale o que deve ser falado. Seus
comportamentos e posicionamentos formarão sua identidade e, por conseguinte,
sua nova marca".
5 - Conhecer a própria força
Como última etapa, a pessoa passa a perceber
que é possível transformar aquilo que expressa para o mundo. "Ao notar
essa transformação, o indivíduo toma consciência da sua potência para poder
definir, construir, criar ou melhorar e ser a marca que ele deseja ser. Isso
nada mais é do que um planejamento estratégico, que passa por todos esses
passos para deixar o velho jeito de ser e ‘vestir" o novo".
Regina Nogueira -
especialista em reposicionamento de marca e autora do livro "Você é uma
marca! Descubra como usar o Personal Rebranding pode mudar a sua vida por meio
das marcas", que será lançado em outubro. Oferece consultoria estratégica
para empresas e pessoas, por meio de atendimentos personalizados que resultam
no reposicionamento da marca pessoal e/ou corporativa. É Pós-Graduada em
Neurociência e Comportamento pela PUC- RS, Bacharel em Economia pela PUC-SP,
Propaganda e Marketing pela ESPM e em Liderança pela Columbia University - NY.
Atuou no mercado de publicidade por mais de 20 anos, tendo ocupado cargos de
liderança em grandes empresas e agências nacionais e multinacionais nas áreas
de Atendimento, Planejamento, Marketing e Branding.