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segunda-feira, 2 de setembro de 2019

O que os líderes de TI precisam para ter sucesso em 2020 e nos próximos anos



A LogMeIn acaba de anunciar as descobertas de uma nova pesquisa global realizada pela Ovum Research, empresa líder global em consultoria e pesquisa em tecnologia. O levantamento feito pela linha GoTo by LogMeIn* ouviu clientes e líderes de TI e constatou que as ferramentas de comunicação e colaboração são "essenciais para os negócios" e sucesso das organizações. Os investimentos nessas ferramentas precisam ser priorizados para apoiar uma força de trabalho cada vez mais remota e o aumento da quantidade de nativos digitais nos escritórios.

À medida que as empresas iniciam seus planejamentos para 2020 e para o futuro próximo, as ferramentas de colaboração são o foco principal das implantações de comunicações unificadas e colaboração (UCC), já que 73% dos entrevistados esperam que os gastos com essas tecnologias aumentem. No entanto, não se trata apenas de encontrar uma plataforma de colaboração, mas de encontrar uma que atenda às necessidades de uma força de trabalho em constante mudança, que está vendo um aumento no número de funcionários trabalhando remotamente, e de nativos digitais - que são os nascidos na geração Z-, entrando na força de trabalho como funcionários em período integral. 

De fato, a pesquisa constatou que 93% dos entrevistados concordam que os mais jovens têm necessidades e expectativas diferentes no local de trabalho, e mais da metade dos CIOs (56%) estão procurando aumentar sua oferta de software colaborativo para atender a essa demanda.


Os nativos digitais precisam estar à frente e ser o centro do planejamento:

De acordo com a pesquisa, os líderes de TI de C-level priorizam os seguintes itens como etapas a serem adotadas em antecipação à crescente força de trabalho de profissionais da geração Z:
  • Aumentar a disponibilidade do software de colaboração para os funcionários (54%)
  • Incentivar opções de trabalho remotas e flexíveis (49%)
  • Garantir que as ferramentas da UCC estejam atualizadas (48%)
  • Propósito de contratar e reter talentos digitais (47%)
  • Buscar uma melhor experiência do usuário (45%)

Os líderes de TI precisam fornecer as provas atuais e futuras para o que está por vir:

Os líderes de TI desempenham um papel mais estratégico do que nunca. Eles precisam considerar se adotam ou não novas tecnologias, enquanto acomodam e dão suporte a uma força de trabalho mais diversificada e dispersa, mantendo custos baixos e mostrando ROI para suas decisões. Por exemplo:
  • 66% dos CIOs consideram a comunicação e a colaboração como essenciais para o sucesso geral de seus negócios.
  • 75% dos CIOs nos EUA consideram a comunicação e a colaboração como essenciais para o sucesso geral de seus negócios.
  • Os executivos de TI citaram os principais motivos para a adoção bem-sucedida de ferramentas de comunicação e colaboração pelo usuário em suas empresas como:

    • Uma estratégia de transformação digital claramente articulada (57%) 
    • A consolidação das tecnologias / plataforma (49%)
    • Uma mudança em direção a uma maneira mais flexível de trabalhar (45%)
  • 39% dos líderes de TI pesquisados relatam ter mais de quatro ferramentas implantadas para suas necessidades de comunicação e colaboração. 8% disseram ter sete ou mais ferramentas.
  • Os principais benefícios esperados pela consolidação de soluções diferentes em uma única ferramenta UCC incluem:

    • Maior produtividade da equipe (49%)
    • Custos mais baixos (44%)
    • Maior facilidade no gerenciamento e administração (42%)
  • Os líderes de TI têm a tarefa de direcionar objetivos estratégicos de negócios, como:

    • Aumento da eficiência operacional
    • Melhoria na experiência do cliente
    • Redução de custos

A Inteligência Artificial ainda é prioridade:

Os recursos de Inteligência Artificial estão melhorando continuamente e ajudam cada vez mais os funcionários. No próximo ano, mais e mais líderes de TI adotarão a tecnologia de IA para garantir uma colaboração mais inteligente e eficiente:
  • Atualmente, 32% dos entrevistados já utilizam a Inteligência Artificial e 49% estão avaliando essa tecnologia e identificaram casos de uso e planos de implementação.
  • Ao avaliar a IA, os três principais locais em que os líderes de TI estão pensando em implementá-la para ferramentas de colaboração são:
    • Assistentes digitais pessoais (59%)
    • Análise aprimorada para tomada de decisão bem-informados (59%)
    • Serviços de transcrição inteligentes e automatizados (54%)
  • As empresas com presença global têm 11% mais interesse em investir em IA e assistentes digitais do que aquelas com presença apenas nos Estados Unidos. 
“Os CIOs e líderes de TI de hoje precisam desempenhar um papel mais estratégico do que nunca. Eles têm um novo lugar na mesa e devem impulsionar a estratégia geral dos negócios. A própria natureza da maneira como as pessoas trabalham está mudando e essa mudança precisa ser suportada por meio de uma tecnologia de ponta, que seja simples de usar, fácil de adotar e fácil de gerenciar”, conta Mark Strassman, vice-presidente sênior e gerente geral da UCC da LogMeIn. “Os líderes de TI precisam encontrar parceiros de tecnologia que atendam às demandas da força de trabalho moderna. Eles precisam dar suporte aos nativos digitais e funcionários remotos para otimizar hoje, modernizar para amanhã e capacitar seus funcionários e negócios para o sucesso a longo prazo”.

Para mais informações, visite: http://www.goto.com/modern-collaboration-data 
*Pesquisa Ovum UCC de 2019 com mais de 2.100 líderes globais de TI (diretores, gerentes, CDO, CTO - tomadores de decisão de software de TI) nos EUA, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Austrália e Brasil. As entrevistas foram feitas entre maio a junho de 2019.




LogMeIn, Inc.


SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO SERÁ DE 4 A 8 DE NOVEMBRO



Em 2018, foram realizadas, aproximadamente, 5 mil audiências durante o evento, na Justiça Federal da 3.ª Região


Símbolo da conciliação no Judiciário, a próxima edição da Semana Nacional da Conciliação já tem data marcada: 4 a 8 de novembro. O esforço anual concentrado do Poder Judiciário para a solução de conflitos judiciais de maneira harmoniosa ocorrerá, em todo o País, nos Tribunais Estaduais, Federais e do Trabalho.

O evento para promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2006 e chega agora à 14.ª edição.

Na última edição do evento, o Gabinete de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (GABCON) e as 33 Centrais de Conciliação nos Estados de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS) realizaram mais de 7 mil tentativas de conciliação que foram responsáveis por encerrar 3.735 processos que tramitavam no Judiciário, movimentando um montante de R$ 13.829.889,97.

O número de acordos, em 2018, relativos à Justiça Federal da 3.ª Região foi consideravelmente maior que o mesmo período em 2017. Durante os cinco dias do evento, foram realizadas 1.585 audiências de processos de primeiro grau, das quais 282 chegaram a acordos, movimentando R$ 2.081.584,36. Processos originários dos Juizados Especiais Federais propiciaram 1.199 acordos, totalizando em R$ 5.031.590,21.

Também foram conciliados litígios pré-processuais, quando ainda não há ação judicial. Das 31 audiências realizadas neste tipo de conflito, 16 foram solucionadas, gerando um montante de R$ 280.321,61.


Como conciliar

Nos meses que antecedem à Semana Nacional de Conciliação, os tribunais selecionam os processos que têm possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas a solucionarem conflitos. Cidadãos e instituições podem pedir a inclusão de seus processos nas pautas da Semana Nacional da Conciliação. Para isso, devem procurar o tribunal no qual tramita seu processo e informar que desejam conciliar.

As questões que ainda não têm processo judicial (pré-processual) e outros atendimentos voltados aos cidadãos também podem ser solucionados na Semana Nacional. Vale lembrar que é possível procurar o tribunal para propor a conciliação em qualquer momento, não somente durante a Semana Nacional da Conciliação.

A conciliação é orientada pela Resolução n.º 125/2010 do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.


Conciliação na Justiça Federal da 3.ª Região

Na página da internet do Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3.ª Região é possível encontrar mais informações e solicitar a participação em uma audiência por meio da ferramenta “Concilie seu processo”.

Os interessados que não conseguirem fazer parte da XIV Semana Nacional da Conciliação terão seus pedidos analisados para futuras pautas de audiências, que ocorrem continuamente nas Centrais de Conciliação.

Confira o endereço das Cecons da Justiça Federal da 3.ª Região, que atuam de forma permanente, atendendo aos cidadãos e promovendo ações de incentivo à autocomposição de litígios e à pacificação social por meio da conciliação, da mediação e de outros métodos de solução consensual de conflitos, e que, de 4 a 8 de novembro, sediarão a Semana Nacional da Conciliação:


Americana
Avenida Campos Sales, 277, Jardim Girassol - CEP 13465-590
AMERIC-SAPC@trf3.jus.br



Araçatuba
Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, 1.534, térreo, Vila Estádio - CEP: 16020-050
ARACAT-SAPC@trf3.jus.br



Araraquara
Avenida Padre Francisco Sales Colturato, 658, Santa Angelina, CEP 14802-000
ARARAQ-SAPC@trf3.jus.br



Barueri
Av. Piracema 1362, 2.º andar, Tamboré - CEP 06460-030
BARUER-SAPC@trf3.jus.br



Bauru
Avenida Getúlio Vargas, 21-05, 7.º andar, Vila Aviação - CEP: 17017-383
BAURU-SAPC@trf3.jus.br



Botucatu
Av. Dr. Mario Rodrigues Tôrres, 77, Vila Assunção - CEP: 18606-000
BOTUCA-SAPC@trf3.jus.br



Bragança Paulista
Avenida dos Imigrantes, 1411, Jardim América
BRAGAN-SAPC@trf3.jus.br



Campinas
Avenida Aquidabã, 465, 1.º andar, Centro - CEP: 13015-210
CAMPIN-SAPC@trf3.jus.br



Campo Grande
Rua Ceará, 333 (UNIDERP), Bloco VIII (UNIDERP), Bairro Miguel Couto - CEP: 79003-310
CGRANDE-CONCILIACAO@trf3.jus.br



Franca
Avenida Presidente Vargas, 543, térreo, Cidade Nova - CEP: 14401-110
FRANCA-SAPC@trf3.jus.br



Guaratinguetá
Avenida João Pessoa, n.º 58, Vila Paraíba, Guaratinguetá, CEP: 12515-010
GUARAT-SAPC@trf3.jus.br



Guarulhos
Avenida Salgado Filho, 2.050, térreo, Jardim Maia - CEP: 07115-000
GUARUL-SAPC@TRF3.JUS.BR



Itapeva
R. Sinhô de Camargo, 240 / Centro CEP: 18400-550
ITAPEV-SAPC@trf3.jus.br



Jundiaí
Av. Pref. Luís Latorre, 4875, Retiro - CEP: 13209-430
JUNDIA-SAPC@trf3.jus.br



Limeira
Avenida Marechal Arthur da Costa e Silva, 1.561, Jardim Glória- CEP 13487-220
LIMEIR-SAPC@trf3.jus.br



Marília
Rua Amazonas, 527, térreo - CEP: 17509-120
MARILI-SAPC@trf3.jus.br



Mauá
Avenida Capitão João, 2301, Guapituba, Mauá, 09360-120
MAUA-SAPC@trf3.jus.br



Mogi das Cruzes
Avenida Fernando Costa 820 – Vila Rubens – CEP 08735-000
MOGI-SAPC@trf3.jus.br



Osasco
Rua Avelino Lopes, 281/291 Centro CEP 06090-035
osasco-sapc@jfsp.jus.br



Ourinhos
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 365, Vila Nova Sá - CEP: 19907-270
OURINH-SAPC@trf3.jus.br



Piracicaba
Avenida Mário Dedini, 234, 1.º andar - CEP: 13405-270
PIRACI-SAPC@trf3.jus.br



Presidente Prudente
Rua Ângelo Rotta, 110, subsolo, Jardim Petrópolis - CEP: 19060-420
PPRUDE-SAPC@trf3.jus.br



Registro (Cecon-adjunta)
Rua Coronel Antônio Jeremias Muniz Jr., 272, Centro - CEP: 11900-000
REGISTRO_VARA01_SEC@TRF3.JUS.BR  



Ribeirão Preto
Rua Afonso Taranto, 455, 2.º andar, Nova Ribeirânia - CEP: 14096-740
RIBEIR-SAPC@trf3.jus.br



Santo André
Avenida Pereira Barreto, 1.299, térreo, Vila Apiaí - CEP 09190-610
SANDRE-SAPC@trf3.jus.br



Santos
Praça Barão do Rio Branco, 30, 3.º andar, Centro - CEP: 11010-040
SANTOS-SAPC@trf3.jus.br



São Bernardo do Campo
Av. Senador Vergueiro, 3.575, Rudge Ramos - CEP: 09601-000
SBCAMP-SAPC@trf3.jus.br



São Carlos
Av. Dr. Teixeira de Barros, 741, 1.º andar, Vila Prado - CEP: 13574-033
SCARLO-SAPC@trf3.jus.br



São José do Rio Preto
Rua dos Radialistas Riopretenses, 1.000, 1.º andar, Chácara Municipal - CEP: 15090-070
SJRPRE-SAPC@trf3.jus.br



São José dos Campos
Rua Dr. Tertuliano Delphim Junior, 522, 1.º andar, CEP: 12246-001
SJCAMP-SAPC@trf3.jus.br



São Paulo – Capital (NUAC)
Praça da República, 299, 1.º andar, Centro - CEP: 01045-001
ADMSP-NUAC@trf3.jus.br



São Vicente
Rua Benjamin Constant, n.º 415 - Centro - CEP 11310-500
SVICEN-SAPC@trf3.jus.br



Sorocaba
Av. Antonio Carlos Comitre, 295, Parque Campolim, Sorocaba/SP, CEP 18047-620
soroca-sapc@trf3.jus.br



Taubaté
Rua Francisco Eugênio de Tolêdo, 236, Centro - CEP: 12050-010
TAUBAT-SAPC@trf3.jus.br



Especialista conta como é possível reduzir gasto em condomínio

freepik


Eliminar gastos com folhas de pagamento é uma das principais dicas para equilibrar as finanças e reduzir o gasto mensal



Trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de led que são mais econômicas, investir em sensores de presença, ajustar os elevadores para se movimentarem de acordo com a demanda, reaproveitar a água da chuva e  também a chamada ‘água cinza’ - de reúso - para higienizar os pisos das áreas externas, banheiros das áreas comuns e lixeiras. Estas são boas opções de práticas para condomínios que estão com as finanças no vermelho ou para aqueles que tentam reduzir o valor repassado mensalmente para os moradores. No entanto, as folhas de pagamento dos funcionários são, geralmente, os gastos mais altos e os recursos destinados chegam, quase sempre, a consumir até 50% do valor arrecadado.

“Os custos de condomínios estão ficando cada vez mais elevados e a inadimplência aumentando significativamente. Sem falar dos efeitos da recessão no mercado imobiliário que prejudica a comercialização dos imóveis com condomínios altos”, explica Leandro Martins, diretor-executivo da Peter Graber, empresa de segurança condominial. O executivo explica que, nestes casos, não restam muitas alternativas e os síndicos precisam optar pela redução de custos. Segundo ele, a portaria remota ou digital, como também é conhecida, é uma saída para equilibrar as finanças. 

Para Martins, o serviço digital é uma tendência em território nacional. “Com a portaria digital, tudo é feito remotamente.  O visitante ou prestador de serviço toca o interfone e um dos controladores de acesso da nossa central, que funciona 24h, atende a chamada, entra em contato com o morador e libera ou não a entrada. Com isso é possível reduzir em até 60% o valor da cota condominial”, explica. “Além disso, prédios ou conjuntos de casas que optam pelo sistema ficam ainda mais seguros. O monitoramento e as rondas virtuais funcionam durante dia e noite, sem parar e, em caso de necessidade a polícia é acionada diretamente e dá prioridade para o caso, já que fornecemos imagens para comprovar a emergência”, finaliza.

No Brasil, mais de 3 mil condomínios  já possuem a portaria remota  – 1% do total de prédios, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). O percentual pode até parecer baixo, mas é crescente, a estimativa da associação é de um aumento de 150% na implantação de portarias remotas no Brasil, até o final do ano.




Peter Graber

Corte do seu orçamento hábitos que podem estar levando seu dinheiro embora


IBPT aponta 10 hábitos que podem ser cortados para não comprometer a sua renda


É notório. Certos hábitos de consumo são armadilhas para quem pretende economizar. “São as compras no cartão de crédito, que vão virando uma bola de neve, a saidinha semanal com os amigos, depois do expediente... Esses e outros hábitos ajudam a sabotar o orçamento”, diz o presidente executivo do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike.

Recentemente, o IBPT lançou o aplicativo Citizen. “Nosso App funciona como um auxiliar do consumidor em seus hábitos de consumo. Ao cadastrar as notas fiscais de suas compras no aplicativo, o usuário fica sabendo quanto do valor pago foi abocanhado pelos tributos. Após seis meses de uso constante, registrando compras em supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis e restaurantes, o aplicativo identifica a inflação pessoal do usuário”, conta Olenike.

Disponível nas plataformas Android e iOS, após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas fiscais de meses anteriores. No Citizen é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria.

O IBPT identificou 10 hábitos que contribuem para que seu bolso fique vazio antes do mês terminar. São eles:


- Saidinha semanal com os amigos

Nada contra! Depois de uma semana estressante, você tem sim o direito de aproveitar com os amigos. Mas aproveitar contando os trocados não é diversão. Então, que tal trocar a saidinha semanal por uma saída por mês?


- Fuja dos congelados

Sim, essas refeições são uma “mão na roda”, mas você já parou pra pensar no que está embutido nesse custo? “Toda vez que compramos algo pré-cozido ou congelado, diferente do produto in natura, estamos pagando não só pelos ingredientes que compõem o prato, mas também pelo serviço da pessoa que nos promoveu tal comodidade”, afirma Olenike.


- Compras por impulso

Tá aí um dos maiores erros cometidos pela maioria das pessoas. As compras por impulso são responsáveis pela maioria dos arrependimentos dos consumidores, porque geralmente o item adquirido fica lá, num canto qualquer, e o dinheiro... Bem, esse já era.


- Empurrar as contas para o mês seguinte

Muitas vezes, você está com o dinheiro contadinho para as contas do mês e ainda tem uma “gordurinha” pra queimar, mas caiu em tentação e pensou: ‘Ah, mas essa conta de luz pode esperar para o mês que vem. Não vão me cortar a energia!’

A energia pode até não ser cortada, mas lembre-se, a próxima fatura virá com juros e se acumulará a do mês seguinte. Vale a pena?


- Parcelamento da fatura do cartão de crédito

É um looping infinito. “O pagamento mínimo e o parcelamento da fatura do cartão de crédito são dois hábitos que comprometem a renda do cidadão. Ao pagar o mínimo, aquele valor restante soma-se ao da fatura do mês seguinte e aos juros. No outro mês, você opta por parcelar, parcela essa que se acumula à próxima fatura, e sair desse buraco negro de dívida leva tempo, pois os juros do cartão de crédito são muito altos; torna-se um caminho sem volta”, revela Olenike.


- Assinatura de TV a cabo

Ok, sem radicalismos, mas você já parou pra pensar em quanto tempo você realmente passa dentro de casa? Sai cedo para o trabalho, muitas vezes emenda na faculdade à noite, e qual tempo sobra para assistir à programação da TV por assinatura? Atualmente, com a internet cada vez mais veloz, opções não faltam para assistir àquele filme ou programa que você gosta. Experimente!


- Telefonia celular

Se o seu celular é o seu melhor amigo de trabalho, a gente entende. Mas será que você está realmente consumindo pelo menos metade daquilo a que seu pacote dá direito? Verifique a possibilidade de substituir seu pacote por outro, ou quem sabe, trocar de operadora por uma que ofereça planos e vantagens melhores.


- Salão de beleza

Não precisa ser tão xiita, mas salão de beleza toda semana é para quem tem dinheiro sobrando, e não pra quem deseja economizar ou está com a grana curta. Considere investir em um bom creme e fazer a hidratação dos cabelos em casa, ou então, arrisque naquele esmalte lindo e faça as unhas você mesma! A internet está repleta de tutoriais que ensinam até mesmo as pessoas mais descoordenadas a fazerem as suas unhas.


- Almoçar fora todo dia

Essa é uma daquelas arapucas que a gente não consegue fugir. Os colegas de trabalho convidam e você não consegue negar o convite. E no final do mês, fica tentando “esticar” o dinheiro. Opte por levar a própria marmita para o trabalho. Por que não? Dessa forma, você evita os gastos extras, além de se alimentar de maneira saudável.


- Pare de colecionar

Se você é daquelas pessoas que possuem diversos itens iguais, várias peças de vestuário semelhantes no guarda-roupas, está na hora de fazer um dinheirinho extra com aquilo que não usa e, quem sabe, encontrar uma outra peça para chamar de sua em um brechó. Pense nisso!




Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT
http://www.ibpt.org.br - telefone (41) 2117-7300.



Análise Comportamental: em qual dos quatro perfis você se encaixa?



Entenda quais são os principais perfis e como costumam agir

Já ouviu falar de Análise Comportamental? O tempo todo, uma análise é feita, seja com colegas de trabalho, amigos, familiares ou até aqueles que aparecem na tela de nosso celular e televisão. Quando o contato é direto, você também é analisado pelo outro.
Para uma análise sobre si mesmo, com um especialista comportamental, é possível fazer o teste para fins pessoais e profissionais, pois, pode ajudá-lo a descobrir seus pontos fortes, suas habilidades, suas competências.

Entre os perfis, é possível separar quatro: comunicador, planejador, executor e analista. “Cada pessoa possui um perfil dominante, que não necessariamente exclui os outros, eles estão presentes em menor escala”, conta Carolina Farina, Analista Comportamental e especialista em liderança feminina.

A especialista conta um pouco mais sobre cada perfil:
  • Comunicador: Comunicativo e de boa lábia, entusiasma-se com novidades e tem grande habilidade em se relacionar.
  • Planejador: Geralmente paciente, mantém um ritmo estável, seja na vida pessoal ou trabalho. Preferem se manter em sua zona de conforto.
  • Executor: Possui autoconfiança e prefere posições dominantes. Também se dá bem em desafios e seu senso de competitividade o impulsiona para frente.
  • Analista: É detalhista e procura o resultado perfeito. Também tem tendência a ser organizado, responsável e cumprir prazos.
“Cada combinação destes perfis é única, e promove à pessoa reações específicas em cada situação e uma visão de mundo diferente”, comenta Carolina.

Saber no que você é bom, suas aptidões, e qual a melhor forma para desenvolver outras capacidades e competências em diversas áreas são as maiores vantagens da Análise Comportamental.





Carolina Farina - Especialista em Liderança Empreendedora Feminina, Coach Pessoal e de Negócios, Palestrante, Analista Comportamental, Thetahealer e Hipnóloga.
carolinafarina.com.br
Rua Dr. Correa Coelho, 741 - Bairro Jardim Botânico, 80210-350 - Curitiba


Análise dados é essencial para a transformação digital da saúde


O rápido aumento do conhecimento médico e a digitalização de dados de saúde está mudando a forma como a informação é usada e aplicada na tomada de decisão clínica


Na área da saúde, assim como em todos os setores, um dos grandes desafios é a estruturação e análise de dados. Muito conteúdo tem sido produzido e a uma grande velocidade e nem sempre há clareza de como e para que utilizá-lo. Esta grande quantidade de informação vinda de estudos e pesquisas científicas se junta aos dados coletados dos pacientes e cria uma grande teia de material que, sem a devida curadoria, não colabora com a evolução dos cuidados em saúde.

“Os dados de assistência médica não fornecem muito valor clínico quando não estão estruturados, pois acabam existindo em silos e não fornecem o conhecimento que pode ser integrado ao fluxo de trabalho do clínico nem o fluxo de decisão para melhorar o atendimento. Em todo o Brasil, há uma grande necessidade de estruturação para fornecer análises e melhor gerenciamento de desempenho”, explica o Dr. Ian Chuang, Chief Medial Officer da Elsevier.

Dr. Chuang é um dos grandes especialistas de informática da área de saúde. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia aplicada à saúde, ele explica que o rápido aumento do conhecimento médico e a digitalização de dados de saúde está mudando a forma como a informação é usada e aplicada na tomada de decisão clínica. “A tecnologia sozinha não é suficiente para transformar e padronizar a complexidade dos cuidados de saúde hoje. A Elsevier reconhece que, quando se trata desse assunto, as inovações precisam estar emparelhadas com um fluxo constante de conhecimento”, explica.


Big data da saúde

De acordo com pesquisa da consultoria EMC, a previsão é que, até 2020, se alcance o volume de 44 trilhões de gigabytes ou 44 zettabytes gerados no mundo. A área de saúde também segue esta tendência de crescimento. Nesse caso, os dados vêm de fontes tradicionais, como a pesquisa clínica. Porém, cada vez mais surgem dos próprios pacientes. Essa realidade está criando informações que têm o potencial de identificar o tratamento mais apropriado para um grupo amplo de pacientes, com um grau de certeza maior do que os ensaios clínicos isolados.

Esses dados emergentes devem ser aproveitados e devem ser gerados por vários hospitais e sistemas de saúde. Um hospital sozinho não terá acesso a dados reais suficientes. Portanto, os dados devem ser compartilhados para que haja ampliação suficiente para gerar descobertas significativas.

“A única maneira de aproveitar todos os dados do paciente e inseri-los no diagnóstico de maneira rápida e simples para os clínicos entenderem é com a tecnologia. A Inteligência Artificial e a análise de dados podem ajudar a agilizar os dados, atualizando o conhecimento e as diretrizes médicas de maneira fácil e tranquila” explica Dr. Ian Chuang. “No entanto, para garantir que os médicos tenham sempre o melhor conhecimento disponível, eles também devem saber que o provedor está usando dados confiáveis ​​e de alta qualidade”.


Sistemas integrados de informação

É onde entra a utilização de Sistemas de Apoio à Decisão Clínica (CDS, na legenda em inglês). Por meio de um sistema integrado, essas soluções permitem que o conhecimento flua por meio de plataformas de tecnologia. Os CDS são projetados para criar um alinhamento com a maneira como os médicos pensam e tomam decisões, o que ajuda a obter maior precisão e relevância, além de otimizar a eficiência do fluxo de trabalho clínico e a experiência do usuário.

“Hoje, os sistemas de CDS estão sendo vistos como uma ferramenta na batalha contra erros médicos evitáveis e no coração do CDS mais impactante está a medicina baseada em evidências (EBM)”, diz o Dr.Chuang. Os médicos com Sistemas de Apoio à Decisão Clínica disponíveis seguem as seguintes tendências:
  • 60% mais propensos a prescrever os remédios corretos ou outras terapias
  • 70% mais propensos a pedir os testes de diagnóstico assertivos
  • 60% mais propensos a monitorar efeitos de drogas de acordo com evidências
  • 40% mais propensos a tomar medidas preventivas apropriadas
“As CDSs oferecerem uma verdadeira democratização dos cuidados de saúde, o que torna o conhecimento facilmente acessível aos médicos a qualquer hora, em qualquer lugar e quando eles mais precisam - no ponto de atendimento, para apoiá-los na tomada das decisões clínicas certas, para o melhor do paciente de forma consistente alinhada para evidências e melhores práticas”, afirma Dr. Chuang. Para alcançar esse estágio, é necessário um sistema de aprendizagem do conhecimento totalmente integrado que supere os fatores de tempo, distância e capacidade humana finita e que utilize a tecnologia como um facilitador chave para melhorar o acesso e a precisão.


Poder da IA

Muito tem sido desenvolvido com aplicação da Inteligência Artificial. A Elsevier, por exemplo, desenvolve soluções com contribuem com a melhoria dos processos de cuidados baseados no conhecimento, apoiados por sistemas automatizados de informações clínicas e apoio à decisão que dão suporte aos profissionais de saúde na tomada de decisões corretas em todos os pontos de atendimento, pontos de referência ou pontos de pesquisa.

O futuro da tomada de decisões clínicas será baseado no aproveitamento do poder da Machine Learning e da Inteligência Artificial ​​para analisar dados reais do paciente e desenvolver evidências reais, que podem ser realimentadas no fluxo de trabalho clínico existente por meio do CDS.

Estas soluções são projetadas para permitir a entrega de um fluxo consistente de conhecimento em todo cuidado coordenado para uma medicina onde o paciente está no centro do cuidado e os resultados devem ser cada vez melhores. “Trabalhamos para garantir que as soluções apropriadas sejam personalizadas e usadas para atender às necessidades e objetivos específicos de sua organização”, diz o Dr. Chuang.

Esses e outros assuntos serão temas da palestra “Trazendo Conhecimento e Descoberta à Realidade... Agora” do Dr. Ian Chuang na 5ª edição do Healthcare Innovation Show (HIS), dia 18/07 às 17h30. O HIS acontece nos dias 18 e 19 de setembro no São Paulo Expo.

Durante o evento, a Elsevier também apresentará as recém-lançadas soluções de CDS em português Order Sets e Care Planning integradas com prontuários eletrônicos. Essas soluções são importantes recursos para facilitar a obtenção de certificações e acreditações.


Order SetsSolução intuitiva e baseada na nuvem que permite que médicos, clínicos e profissionais da área de informática criem, revisem e gerenciem protocolos e prescrições padronizadas em um ambiente colaborativo. Facilmente integrado ao sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), Order Sets da Elsevier se adapta à sua organização, funciona em seu fluxo de trabalho existente e usa a terminologia e itens de prescrições padronizadas já estabelecidos na instituição.


Care PlanningSolução de planos de cuidado integrados para equipes multiprofissionais, baseada em sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Combina a história clínica do paciente, mais de 500 diretrizes para a prática clínica baseadas em evidências e avaliações padronizadas em um único plano centrado no paciente.





Dr. Ian Chuang - Chief Medical Officer (CMO) global da Elsevier, uma empresa de análise de informações do grupo RELX do Reino Unido e listado no FTSE. O executivo colabora com os líderes da área para melhorar a adoção da Tecnologia da Informação em Saúde (HCIT), especialmente no que se refere ao suporte à decisão clínica e à melhoria das decisões do sistema de saúde e dos processos de atendimento para melhorar os resultados. O Dr. Chuang é doutor em medicina pela Universidade de Toronto e mestre em medicina administrativa pela Universidade de Wisconsin. Ele é membro sênior do Institute of Healthcare Design Thinking e ocupa um cargo de professor assistente adjunto no Departamento de Informática Biomédica e de Saúde da Universidade do Missouri. Participou de muitas organizações de padrões de dados de saúde, incluindo o Comitê Consultivo para Tecnologia da Informação em Saúde do Fórum Nacional da Qualidade em Saúde (HITAC).



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Novas emendas à PEC n.º 45/2019 da Reforma Tributária são entregues ao relator da proposta


 Atenta às necessidades do empresariado, FecomercioSP entrega oito propostas para contribuir para a PEC n.º 45/2019 da Reforma Tributária, que tramita na Comissão Especial da Câmara dos Deputados



As propostas buscam desburocratizar o ambiente de negócios aos empresários, simplificar o sistema, reduzir a carga tributária, aumentar a segurança jurídica e modernizar o regime tributário brasileiro. As oito emendas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) foram entregues ao relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 45/2019, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), durante audiência pública da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), em agosto.

Ao longo dos anos, a FecomercioSP vem defendendo a desburocratização como forma de melhorar o ambiente de negócios no País. Nesse sentido, além das oito propostas de emendas à PEC n.º 45/2019, a Entidade entregou ao relator 11 anteprojetos de simplificação tributária, elaborados pelos conselhos Superior de Direito e de Assuntos Tributários da Federação, que, diferentemente das emendas, podem ser implementados por normas infraconstitucionais.

Confira as oito emendas da FecomercioSP à PEC n.º 45/2019:


1) Vedação ao uso de medidas provisórias em matéria tributária e instituição do princípio da anterioridade plena

Embora a Constituição preveja que alterações na legislação tributária devem constar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), eventuais brechas ou imprecisões propiciam a criação de tributos. Quando estabelecido por medida provisória, o novo tributo ou a alteração de um existente passa a ter efeito imediato, dificultando as atividades empresariais. A proposta ainda prevê que, em caso de qualquer alteração na legislação tributária, seja respeitado o princípio da anterioridade plena, de modo que se propicie tempo suficiente para que os empreendedores equacionem seus negócios para suportar a carga tributária futura.


2) Instituição do Código de Defesa do Contribuinte Nacional por meio de lei complementar

A proposta busca estabelecer uma relação de equilíbrio entre o Fisco e o contribuinte, de modo a consolidar não só os seus direitos e garantias, mas também suas obrigações perante a administração pública tributária e vice-versa.


3) Instituição do Programa de Conformidade Fiscal Nacional por meio de lei complementar

O programa a ser instituído em âmbito federal tem o objetivo de construir uma relação mais harmoniosa entre o Fisco e o contribuinte, promovendo a autorregularização, a orientação, a redução da litigiosidade e o cumprimento voluntário das obrigações tributárias.


4) Limitação do instituto da substituição tributária (ST)

Inicialmente, a substituição tributária incidia apenas em operações com produtos de fabricação oligopolizadas (cigarros, bebidas frias, combustíveis, automóveis, pneus, cimentos e sorvetes). O regime também tinha um aspecto simplificador ao incorrer sobre o comércio porta a porta (quando o vendedor comercializa produtos visitando consumidores em suas residências). Contudo, o uso da ST foi massificado na última década, atingindo mercadorias fora dessas características, de modo que se tornou um instrumento de arrecadação tributária. A proposta prevê que a ST volte a ser aplicada com a finalidade para a qual foi criada.
 

5) Limite máximo para a carga tributária

Não há dúvida de que a carga tributária brasileira – atualmente, em torno de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) – é uma das mais elevadas do mundo, especialmente em comparação com os países em desenvolvimento. O peso dos impostos penalizada o setor produtivo nacional, reduz a competitividade da economia e compromete o desenvolvimento do mercado de capitais. A proposta, portanto, estabelece que a soma da arrecadação de todos os tributos federais, estaduais e municipais deve se limitar a 25% do PIB do ano anterior.


6) Altera o ato das disposições transitórias para dispor sobre a transição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)

Prevê que a transição do sistema tributário atual para o novo seja efetuada em um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, caso necessário. Do jeito que está hoje, a PEC n.º 45 estabelece um período de transição de dez anos, o qual a FecomercioSP não apoia, uma vez que impor ao contribuinte conviver com dois sistemas simultaneamente durante tanto tempo dificultaria ainda mais o cumprimento das obrigações tributárias. Além disso, a sociedade almeja há muito tempo uma reforma tributária significativa cujos efeitos possam ser sentidos o quanto antes.


7) Ajusta o dispositivo que cria a possibilidade de criação do imposto seletivo pela União

O imposto seletivo tem a finalidade extrafiscal – ou seja, não apenas arrecadatória – e é destinado a desestimular o consumo de determinados bens ou serviços. A proposta ajusta o texto da PEC n.º 45 para colocar no singular a possibilidade de instituição desse imposto, evitando, assim, a criação de novos tributos.


8) Estabelece o cálculo por fora e o direito ao crédito

A proposta ataca um dos maiores problemas dos contribuintes, muito comum nas operações que incidem ICMS. A alteração propõe que os tributos passem a ser não cumulativos, de modo a se compensar o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores. Dessa forma, o imposto não compõe a sua própria base de cálculo. A alteração também assegura que haja concessão de crédito dos serviços, produtos e bens utilizados na atividade econômica empresarial, o que, por um lado, incentiva o aumento da produção e, por outro, diminui a sonegação fiscal.


Tramitação da PEC n.º 45

No momento, a PEC n.º 45/2019 está em análise na comissão especial da Câmara dos Deputados. O prazo para apresentação de emendas termina no dia 5 de setembro. Para que uma emenda integre o texto, é preciso que um deputado membro da comissão apresente o texto substitutivo ao relator. Em seguida, precisa ser apreciada na comissão e, se aprovada, será inserida na proposta. Caso a emenda não seja acatada na comissão especial, pode ser reapresentada, por meio de qualquer deputado, quando a PEC for a plenário. Para ser aprovada nessa etapa, a proposta precisa de apoio de dois terços dos deputados, em dois turnos, seguindo, então, para o Senado.


Geração Alfa: quais são os diferenciais das crianças nascidas a partir de 2010



A análise dos perfis de novas gerações são tentativas de compreender quem fomos no passado e quem seremos amanhã. A primeira geração totalmente nascida no século XXI, é classificada como Geração Alfa e seu grande diferencial é a interação precoce com a tecnologia. Se por um lado as telas são aliadas para o desenvolvimento dessas crianças, por outro, pode causar problemas que até então não eram comentados em gerações anteriores.  

Segundo a professora do curso de Psicologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Joice Cadore Sonego “A tecnologia tem aspectos positivos e negativos no que se refere ao desenvolvimento das crianças. Quanto aos aspectos positivos, podemos citar o acesso rápido à informação, a facilidade em se comunicar com quem está longe, além de ser um aliado pedagógico. Sobre aspectos negativos, pode-se pensar nas questões do desenvolvimento psíquico e emocional, pois as telas dificultam a interação da criança com outras pessoas, além de não proporcionarem experiências fundamentais ao desenvolvimento emocional, como a possibilidade de se frustrar, por exemplo” explica. 

Neste cenário, o contato e a interação com outras pessoas é de extrema importância para o processo de desenvolvimento infantil, pois é na relação social que se aprende a reconhecer as emoções, desenvolver a empatia, a dividir e compartilhar, e também aprender a lidar com as frustrações de comportamentos e opiniões diferentes. “O que observamos na Geração Alfa é que parece que estamos perdendo espaço para as telas e isso pode ser um ponto de atenção”, completa a professora.  

Com relação às frentes positivas, as crianças desta geração são mais curiosas e atentas em tudo à sua volta. Além disso, terão o maior nível educacional de todas as gerações anteriores, isso por conta do acesso à informação de forma rápida e eficaz. As crianças dessa geração também possuem leques gigantescos de opções e possibilidades, que permitem aos futuros adultos trilharem caminhos diversos, no que diz respeito não somente a novas formas de aprendizado, mas também, a escolhas de novas profissões. 

Quando se discute sobre o futuro dessas crianças, um dos principais questionamentos é se os Alfas viverão melhor do que seus pais. Para a professora Joice Sonego, “essa é uma geração que tem muitas opções e possibilidades de escolha. Isto pode ser visto como positivo, pois permite aos futuros adultos trilharem caminhos diversos, mas por outro lado, pode gerar ansiedade frente à multiplicidade de possibilidades que o mundo atual oferece”, finaliza a especialista.  




Joice Cadore Sonego - Professora do curso de Psicologia da FSG (Centro Universitário da Serra Gaúcha), comenta sobre as características da nova geração


FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha.


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