A LogMeIn acaba de anunciar as descobertas de uma
nova pesquisa global realizada pela Ovum Research, empresa líder global em
consultoria e pesquisa em tecnologia. O levantamento feito pela linha GoTo by
LogMeIn* ouviu clientes e líderes de TI e constatou que as ferramentas de
comunicação e colaboração são "essenciais para os negócios" e sucesso
das organizações. Os investimentos nessas ferramentas precisam ser priorizados
para apoiar uma força de trabalho cada vez mais remota e o aumento da
quantidade de nativos digitais nos escritórios.
À medida que as empresas iniciam seus planejamentos
para 2020 e para o futuro próximo, as ferramentas de colaboração são o foco
principal das implantações de comunicações unificadas e colaboração (UCC), já
que 73% dos entrevistados esperam que os gastos com essas tecnologias aumentem.
No entanto, não se trata apenas de encontrar uma plataforma de colaboração, mas
de encontrar uma que atenda às necessidades de uma força de trabalho em
constante mudança, que está vendo um aumento no número de funcionários
trabalhando remotamente, e de nativos digitais - que são os nascidos na geração
Z-, entrando na força de trabalho como funcionários em período integral.
De fato, a pesquisa constatou que 93% dos
entrevistados concordam que os mais jovens têm necessidades e expectativas
diferentes no local de trabalho, e mais da metade dos CIOs (56%) estão
procurando aumentar sua oferta de software colaborativo para atender a essa
demanda.
Os nativos digitais precisam estar à frente e ser o
centro do planejamento:
De acordo com a pesquisa, os líderes de TI de
C-level priorizam os seguintes itens como etapas a serem adotadas em
antecipação à crescente força de trabalho de profissionais da geração Z:
- Aumentar
a disponibilidade do software de colaboração para os funcionários (54%)
- Incentivar
opções de trabalho remotas e flexíveis (49%)
- Garantir
que as ferramentas da UCC estejam atualizadas (48%)
- Propósito
de contratar e reter talentos digitais (47%)
- Buscar
uma melhor experiência do usuário (45%)
Os líderes de TI precisam fornecer as provas atuais
e futuras para o que está por vir:
Os líderes de TI desempenham um papel mais
estratégico do que nunca. Eles precisam considerar se adotam ou não novas
tecnologias, enquanto acomodam e dão suporte a uma força de trabalho mais
diversificada e dispersa, mantendo custos baixos e mostrando ROI para suas
decisões. Por exemplo:
- 66%
dos CIOs consideram a comunicação e a colaboração como essenciais para o
sucesso geral de seus negócios.
- 75%
dos CIOs nos EUA consideram a comunicação e a colaboração como essenciais
para o sucesso geral de seus negócios.
- Os
executivos de TI citaram os principais motivos para a adoção bem-sucedida
de ferramentas de comunicação e colaboração pelo usuário em suas empresas
como:
- Uma
estratégia de transformação digital claramente articulada (57%)
- A
consolidação das tecnologias / plataforma (49%)
- Uma
mudança em direção a uma maneira mais flexível de trabalhar (45%)
- 39%
dos líderes de TI pesquisados relatam ter mais de quatro ferramentas
implantadas para suas necessidades de comunicação e colaboração. 8%
disseram ter sete ou mais ferramentas.
- Os
principais benefícios esperados pela consolidação de soluções diferentes
em uma única ferramenta UCC incluem:
- Maior
produtividade da equipe (49%)
- Custos
mais baixos (44%)
- Maior
facilidade no gerenciamento e administração (42%)
- Os
líderes de TI têm a tarefa de direcionar objetivos estratégicos de
negócios, como:
- Aumento
da eficiência operacional
- Melhoria
na experiência do cliente
- Redução
de custos
A Inteligência Artificial ainda é prioridade:
Os recursos de Inteligência Artificial estão
melhorando continuamente e ajudam cada vez mais os funcionários. No próximo
ano, mais e mais líderes de TI adotarão a tecnologia de IA para garantir uma
colaboração mais inteligente e eficiente:
- Atualmente,
32% dos entrevistados já utilizam a Inteligência Artificial e 49% estão avaliando
essa tecnologia e identificaram casos de uso e planos de implementação.
- Ao
avaliar a IA, os três principais locais em que os líderes de TI estão
pensando em implementá-la para ferramentas de colaboração são:
- Assistentes
digitais pessoais (59%)
- Análise
aprimorada para tomada de decisão bem-informados (59%)
- Serviços
de transcrição inteligentes e automatizados (54%)
- As
empresas com presença global têm 11% mais interesse em investir em IA e
assistentes digitais do que aquelas com presença apenas nos Estados
Unidos.
“Os CIOs e líderes de TI de hoje precisam
desempenhar um papel mais estratégico do que nunca. Eles têm um novo lugar na
mesa e devem impulsionar a estratégia geral dos negócios. A própria natureza da
maneira como as pessoas trabalham está mudando e essa mudança precisa ser
suportada por meio de uma tecnologia de ponta, que seja simples de usar, fácil
de adotar e fácil de gerenciar”, conta Mark Strassman, vice-presidente
sênior e gerente geral da UCC da LogMeIn. “Os líderes de TI precisam encontrar
parceiros de tecnologia que atendam às demandas da força de trabalho moderna.
Eles precisam dar suporte aos nativos digitais e funcionários remotos para
otimizar hoje, modernizar para amanhã e capacitar seus funcionários e negócios
para o sucesso a longo prazo”.
Para mais informações, visite: http://www.goto.com/modern-collaboration-data
*Pesquisa Ovum UCC de 2019 com mais de 2.100
líderes globais de TI (diretores, gerentes, CDO, CTO - tomadores de decisão de
software de TI) nos EUA, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Austrália e
Brasil. As entrevistas foram feitas entre maio a junho de 2019.
LogMeIn, Inc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário