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quinta-feira, 5 de novembro de 2020

O olhar estratégico para o negócio é essencial para decolar

Desde a escolha do local físico para sua empresa, até a embalagem dos produtos, cuidando de detalhes como; a melhor compra de mercadoria, logística (entrega), custo de produção, lucro, enfim, cada detalhe é importante na constituição do seu negócio, mas atenção, é fundamental alinhar bem o planejamento estratégico.


Você sabe o que é um planejamento estratégico?

É ele que vai “traçar” a evolução de sua empresa ou negócio, objetivando etapas e desenvolvendo oportunidades para que seu produto ou serviço seja reconhecido e consiga ter um espaço no mercado de forma sólida e constante.

Ter um olhar estratégico faz toda diferença na conclusão de cada etapa, porque ele antecipará situações que poderão impedir você de tomar decisões equivocadas ou erradas na condução de seu projeto.

 Não importa o tamanho de seu empreendimento, seja vendendo um cachorro quente, pipoca de diversos sabores, sanduiche gourmet, roupas, bijuterias, peças exclusivas, carros de luxo, cada um deles merece um olhar direcionado para que seu projeto prospere!

Atenção e cuidado respeitando todos detalhes é essencial, não importa o tamanho de sua empresa, ideia ou projeto, pois, muitas vezes as ideias que menos esperamos se transformam em uma grande oportunidade de negócios.

Foco, determinação, planejamento e estratégia, irão compor os passos para seu sucesso.

Se reconhecer dentro de seu projeto, auxiliará muito, pois, sua intuição e olhar atento a cada detalhe farão toda diferença, e todos saberão o que você deseja em seus produtos e/ou serviços mantendo sua verdade, feeling e foco.


Não se esqueça:

Tenha sempre um olhar estratégico conquistando a cada dia uma etapa do seu sucesso!

 


Conceiyção Montserrat - CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.

 

Até quando a mulher, vítima de estupro, será humilhada no Brasil?

Nos últimos dias, a sociedade foi surpreendida por mais uma violência sofrida por uma mulher no Brasil. Desta vez, a agressão foi no ambiente de um tribunal virtual. O caso da influencer Mariana Ferrer ganhou as páginas dos principais veículos de comunicação, após o portal The Intercept Brasil revelar vídeo de audiência, no qual o advogado Claudio Gastão Filho, que defende o empresário André Camargo Aranha, acusado do crime de estupro contra a influencer em 2018 em Santa Catarina, tratou com agressividade a vítima durante o julgamento virtual. Os ataques ocorreram sem intervenções incisivas dos outros participantes da audiência, como o juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis. 

Nas imagens publicadas pelo portal, o advogado, de forma agressiva, ataca a vítima dizendo que as imagens publicadas pela influenciadora nas redes sociais, segundo sua opinião, estariam em posições ‘ginecológicas’. E diz mais: “peço a Deus que meu filho não encontre uma mulher que nem você”. “Mariana, vamos ser sinceros, fala a verdade. Tu trabalhava no café, perdeu o emprego, está com aluguel atrasado há sete meses, era uma desconhecida. Vive disso. Isso é seu ganha pão né Mariana? É o seu ganha pão a desgraça dos outros. Manipular essa história de virgem”. 

Além da agressão moral contra a vítima, este caso ganhou repercussão nacional porque o réu foi absolvido e ao noticiar todo este imbróglio, o portal The Intercept Brasil rotulou a decisão judicial como "estupro culposo". 

Importante esclarecer, então, que o réu não foi absolvido por estupro culposo. Na verdade, o Ministério Público entendeu que não haviam provas suficientes de que ele teria como saber que ela não poderia naquele momento responder por seus atos. Ou seja, ele não teve como perceber que ela estava bêbada ou drogada ao ponto de estar incapacitada de responder se queria ou não o sexo. O juiz entendeu, por isso, que o réu agiu com culpa e não dolo. E por não haver modalidade de culpa no crime de estupro, não poderia condena-lo. Ou seja, como não há estupro culposo, não há punição. Até aí é uma tese, esdrúxula, injusta, mas é uma tese.

Realmente, foi uma infelicidade do portal utilizar essa expressão "estupro culposo". E mais infeliz foi a tese utilizada para absolver o réu. Entretanto, o que chocou toda a sociedade, na verdade, foi o tratamento dado a vítima na audiência, mais uma vez a inversão de valores e a culpabilização da vítima no caso de estupro. 

O que o advogado do acusado fez na audiência foi cruel. Desmedido, desumano. Já não bastasse todo o sofrimento e trauma causado na vítima e seus familiares com o estupro em 2018, durante o processo todo houve a revitimização e a tentativa de culpar a vítima pelo estupro que sofreu. Tratamento que vai contra a Constituição Federal no ponto sobre a dignidade da pessoa humana e contra o tratamento das partes no processo. Como a própria Mariana Ferrer disse na audiência, nem um criminoso condenado seria tratado como ela estava sendo. Chegou ao ponto da influencer ter que implorar por respeito e, ainda assim, não foi atendida. 

Este caso chocou a sociedade pela agressividade e falta de respeito e também pela omissão do juiz e do promotor que ouviram tudo sem dar uma palavra. É dever do magistrado conduzir a audiência e limitar os atos de quem quer que seja. Que o Conselho Federal de Justiça (CJF) faça a Justiça contra essas omissões e não provoque uma insegurança jurídica ainda maior para os casos de estupro pelo Brasil afora.  

Esse caso não pode ser tratado como apenas um caso esporádico. A mulher, na maioria das vezes, já é humilhada na delegacia ao denunciar o estupro sofrido. Roupa curta, excesso de bebida e estar na rua tarde da noite, entre outras ações, não autorizam sexo sem permissão. A mulher jamais pode levar a culpa pelo estupro independentemente das circunstâncias. A lei brasileira que pune o estupro de vulnerável deve ser aplicada e respeitada, principalmente pelos operadores do direito e magistrados, que deviam ser os principais guardiões da Justiça no país. Fica aqui uma questão: Até quando a mulher, vítima de estupro, será humilhada no Brasil?

 


Mayra Vieira Dias - advogada, sócia do escritório Calazans e Vieira Dias, líder local do projeto Justiceiras, membro voluntário do Grupo Mulheres do Brasil e idealizadora do Instagram @advogadacomproposito

 

No STF, maioria entende pela não incidência de ICMS sobre software

Especialista aponta segurança jurídica com decisão que tributa o licenciamento e cessão de direito de uso de software como serviço, com incidência de ISS


O STF formou maioria ontem contra a cobrança de ICMS sobre as operações com software. O julgamento foi suspenso devido a pedido de vista apresentado pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux, mas, como o placar já estava em seis votos contrários à incidência do ICMS, o voto dele não mudará o entendimento. Fux afirmou que colocará o tema novamente em pauta na sessão seguinte à posse de Kassio Nunes Marques, que ocorrerá amanhã.

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que “nas operações com software, o que se adquire é um pacote de serviços, uma prestação dinâmica.” Cinthia Benvenuto, sócia da Innocenti Advogados e responsável pela área de direito tributário de escritório, explica que o software sempre foi tributado como serviço, pelo ISS, ficando uma pequena parcela reservada aos Estados, restrita tão somente ao seu suporte físico.

“A decisão é extremamente importante. Ela traz segurança jurídica ao setor que, finalmente, tem a confirmação de que o imposto incidente sobre licenciamento e cessão de direito de uso de software é o ISS, não havendo que se falar em circulação de mercadoria. Além disso, mostra que os ministros entenderam a necessidade de se debruçar novamente sobre a questão da tributação do software, já que a realidade que tínhamos em 1998, última vez que o assunto havia sido debatido pela Corte, já não existe mais e era preciso evoluir na discussão”, comemora a tributarista.

Há cerca de dois anos, os estados começaram a tributar a integralidade das operações com software pelo ICMS, que tem uma alíquota bem superior. No entanto, manteve-se o pagamento de ISS para as prefeituras, caracterizando bitributação.

As alíquotas do ISS são mais baixas, de até 5%, enquanto a do ICMS é, em média, de 18%. A advogada esclarece que, quando o STF se pronunciou sobre o assunto, levou em consideração o conceito de software de prateleira, que hoje praticamente não existe mais. “Além disso, trata-se de propriedade intelectual, então não há transferência de propriedade e, consequentemente, circulação de mercadoria, não podendo ser admitir incidência de ICMS”, afirma.

O tema está sendo julgado por meio de duas ADIs, de autoria da CNS (Confederação Nacional dos Serviços), elaboradas a pedido das empresas de software. Elas se somaram a uma ADI mais antiga que foi proposta em 1999 pelo PMDB para contestar a cobrança em Mato Grosso.


Black Friday deverá ter edição recorde em 2020

 Buscas de varejistas por dados alternativos cresceu 40% para vendas no comércio eletrônico, de acordo com levantamento da TransUnion


O próximo 27 de novembro promete ser como nenhum outro. Data já bem conhecida pelos brasileiros por conta das inúmeras promoções do varejo nacional que antecedem o período de compras do Natal, a Black Friday deste ano deverá ter contornos diferentes dos anteriores. Isso porque o cenário atual é de pandemia e de uma lenta retomada da economia.

De acordo com a TransUnion, companhia global de soluções de informação e insights de dados, o comércio online no Brasil deu um salto de quase 40% nas buscas de informações para confirmação cadastral no período de janeiro a agosto de 2020. Em julho, o mês mais movimentado para o e-commerce até agora, o crescimento chegou a 150% sobre julho do ano passado. Os dados fazem parte de um levantamento da companhia e mostram o impacto da pandemia no comportamento do consumidor no país. Em contrapartida, no mesmo período, a busca de dados por empresas do setor de viagens, por exemplo, caiu em ¼ (menos 25%), sendo um dos segmentos mais afetados pela crise, segundo monitoramento da solução ZipOnline, sistema de validação de dados da TransUnion.

“Se o aumento de 150% nas consultas verificado em julho de 2020 sobre julho de 2019 se mantiver, teremos o maior fim de ano do e-commerce de todos os tempos, pelo menos em número de transações”, avalia Geovane Ferrarini Zanetti, head de Analytics & Data Insights da TransUnion. E complementa: “Parte do crescimento das transações até agosto desse ano pode ser explicado pela migração de compras de itens básicos e de supermercado para o comércio eletrônico, mas que podem retornar ao meio físico à medida em que as lojas estão sendo reabertas pelo país. Porém, existe uma tendência do consumidor que comprou online pela primeira vez nos últimos meses, mesmo que reticente a princípio, continuar comprando nas lojas em que teve uma boa jornada de compra, sentindo-se bem atendido e satisfeito. Especialmente na Black Friday, quando os descontos devem ser um grande chamariz”.

A Black Friday trará uma janela de oportunidade para os varejistas recuperarem ou consolidarem os resultados de suas operações em um ano cheio de desafios. Para isso, devem estar preparados para lidar com o novo formato de negócios digitais e com dois perfis de consumidores: aqueles em fase de aprendizado e adaptação ao e-commerce e os já acostumados a este “novo” mundo, muitas vezes com um grau de exigência superior em termos de atendimento e qualidade de produtos. Outros fatores que devem ser levados em consideração são os desafios logísticos, de riscos de perdas com fraudes ou com processos operacionais não estruturados.

Com uma base de milhares de clientes, de diferentes portes e segmentos, buscando dados de consumidores e empresas e tomando decisões a partir das soluções da TransUnion Brasil, a companhia tem observado as mudanças na economia trazidas pela Covid-19. No que diz respeito ao comércio digital, a empresa estima que metade das buscas dos varejistas por dados de consumidores para validação cadastral de novos compradores passa pelas suas soluções.

 

Estímulo financeiro do governo deve ter pouca influência na Black Friday

É relevante a avaliação da companhia de que o movimento recorde online esperado para a Black Friday de 2020 tem pouco a ver com o estímulo gerado pelo governo. Dentre os mais de 65 milhões de brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial nos últimos meses, a TransUnion encontrou 36% sem nenhum indicador de atividade econômica formal prévia à pandemia. O mesmo ocorre com os quase 20% que também estão cadastrados no Bolsa Família e que também receberam o Auxílio. Essa parcela de consumidores deve continuar usando o valor do voucher para atender a necessidades básicas e despesas correntes, sobrando pouco para aumentar as despesas de consumo na Black Friday.

Adicionalmente, mais de 8% das pessoas que estavam registradas como trabalhadores na iniciativa privada antes da pandemia receberam o Auxílio Emergencial, o que pode indicar que perderam seus empregos e precisam do Auxílio para manter suas contas em dia, em vez de comprar produtos de consumo na Black Friday, pelo menos enquanto não voltarem ao mercado formal de trabalho.

Por fim, os demais públicos que receberam o Auxílio Emergencial e que são, na sua maioria, microempreendedores, autônomos e informais, provavelmente também tiveram suas fontes de renda reduzidas em 2020 e devem buscar compensar as perdas com o uso dessa verba extra para fazer frente às despesas diárias.

 

Números que falam por si

As compras on-line na Black Friday deste ano poderão ultrapassar os R$3.2bilhões estimados pela EbitNielsen em 2019, se não houver queda significativa do gasto médio do consumidor que foi de R$602. Ainda, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico para continuar vendendo e mantendo-se no mercado, aumentando o leque de ofertas ao consumidor. A média mensal antes da pandemia era de dez mil lojas por mês. A instituição diz que os setores mais aquecidos na abertura de estabelecimentos virtuais são os de moda, alimentos e serviços. Segundo dados do índice MCC-ENET - desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), as vendas do setor mais que dobraram em junho de 2020. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 110,52%, o que corrobora com a previsão da TransUnion Brasil de uma Black Friday com provável edição recorde em 2020.

 

Segurança em primeiro lugar

Com um aumento representativo das transações online, não apenas no Brasil mas no mundo todo, outra preocupação das empresas tem sido o aumento do risco de fraudes e como isso pode impactar seus negócios. Um novo estudo da TransUnion descobriu que o phishing, ou roubo de identidade online, é o principal esquema de fraude digital em todo o mundo neste período de crise, por conta da COVID-19. Entre o total de respondentes da pesquisa que relataram terem sido alvos de golpes digitais em todo o mundo, 27% disseram que foram lesados durante o período de pandemia. No caso específico do Brasil, entre os tipos de fraudes digitais, aquelas que acometem a maior parte dos entrevistados (26%) são o roubo de cartão de crédito e cobranças fraudulentas.

“Uma das preocupações das empresas neste momento é como trabalhar o ambiente digital para manutenção e ampliação de seus negócios, garantindo a satisfação dos clientes sem aumentar a suas perdas com fraudes”, complementa o diretor Marcelo Leal.

Para atuar neste novo cenário, superar os desafios e direcionar os seus negócios para retomada ou mesmo manutenção de crescimento, as empresas devem contar com parceiros e fornecedores confiáveis e com experiência encurtando a curva de aprendizado, compartilhando as melhores práticas de mercado e acelerando o processo de retomada ou consolidação de negócios”.

 


TransUnion

Prevenção à Fraude http://transu.co/6001GFrr3

Marketing Services http://transu.co/6005GFrrf

Informação http://transu.co/6002GFrT0

http://www.transunion.com.br

 

Candidatos não olham para eleitores idosos, alerta especialista

 Doutora em publicidade afirma que, apesar de representar cada vez mais eleitores, terceira idade é excluída das imagens de eleitores ativos



Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que 30 milhões de eleitores são idosos, o que representa 20% do eleitorado, o maior percentual desde 1992. O número de eleitores com 70 anos ou mais pulou de 11,3 milhões para 13,5 milhões, na comparação entre 2016, ano da última eleição municipal, para 2020, quando a população volta às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Isso significa um universo de 8.784.004 idosos entre 70 a 79 anos; 4.658.495 idosos de 80 a 99 anos; e ainda 65.589 idosos com mais de 100 anos que estão com as obrigações eleitorais em dia e podem ir às urnas.

Christiane Monteiro Machado, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo (UP), destaca que os eleitores idosos vão aumentar a cada eleição, pois a população brasileira está envelhecendo. “Então por que os candidatos ainda não prestaram atenção a esse público?”, questiona a professora, que defendeu recentemente a tese de doutorado intitulada “Estereótipos e novos retratos do envelhecimento na publicidade - marcas brasileiras e o desafio de criar identificação com o público da terceira idade”, na Universidade Fernando Pessoa, na cidade do Porto, em Portugal. 

“Ao mesmo tempo em que representam uma parcela importante da população, são ainda muito excluídos das imagens de consumidores e eleitores ativos. Ainda mais agora, na pandemia, os idosos são mostrados como coitadinhos, frágeis, não como gente que pensa e escolhe”, analisa. A pesquisadora constatou que as pessoas vão construindo interpretações sobre o envelhecimento desde muito cedo, a partir daquilo que veem e ouvem. “Esse olhar de que ser idoso é ficar recolhido em casa, isolado socialmente, com dificuldade de aceitar novidades e incapacidade de aprender era mais frequente há uns 50 anos. Mais recentemente, quem pesquisa o tema já tem percebido que essa interpretação está mudando. Mas essa mudança é lenta – mais lenta do que a mudança na estrutura demográfica. Teremos uma população envelhecida antes que os preconceitos tenham sido reduzidos significativamente”, lamenta a professora.

Ela chegou à conclusão que a publicidade atua da mesma forma. “Toda mensagem publicitária precisa ser entendida como verdadeira para que as pessoas prestem atenção ao que está sendo dito. Se uma peça de campanha mostra algo que não parece real, toda a mensagem fica comprometida. Então, se as pessoas ainda têm essa visão antiga sobre o envelhecimento, a publicidade acaba repetindo isso, e mostrando, em alguns casos, pessoas idosas de maneira estereotipada e preconceituosa. Além disso, há estudos que dizem que algumas marcas evitam associar suas imagens à de pessoas idosas por medo de parecer “marca de velho”, mesmo que esse seja um segmento importante de consumidores”, especifica a professora, ressaltando que “é preciso um olhar mais consciente por parte dos publicitários e dos anunciantes, para evitar esse 'piloto automático' que mostra idosos dessa maneira tão antiga”. 

A tese de doutorado de Christiane aborda desde questões de contextualização sobre a terceira idade e sobre a publicidade, até uma pesquisa que analisa todas as postagens feitas no Facebook e no Youtube pelas marcas dos 10 maiores anunciantes do Brasil (empresas donas de 244 marcas) ao longo de um ano. Ela verificou que das quase 5 mil mensagens, apenas cerca de 100 tinham idosos

Para o cientista político Francis Ricken, professor da Escola de Direito e Ciências Sociais da Universidade Positivo, apesar de não ser um público homogêneo, mas representar 20% de eleitores, os idosos podem mudar o rumo de uma eleição. “O candidato que se atentar a isso daqui pra frente pode sair em vantagem em relação aos concorrentes, quando criar políticas públicas voltadas a essa população”, explica. Christiane ressalta que, no Brasil, faltam iniciativas públicas e privadas que garantam condições de um envelhecimento de qualidade. “O país ainda engatinha em relação a políticas públicas direcionadas aos idosos. Existem leis e discussões sobre o tema, mas raramente algum avanço prático. Isso também tem relação com a desvalorização da pessoa idosa de forma mais ampla”, finaliza.

 

"Pedagogia de TikTok" vira tendência durante pandemia

Professores adotam plataformas que vão das redes sociais a programas de simulação utilizados pelo MIT para estimular o aprendizado


Quando, em março, as aulas foram suspensas devido à pandemia de Covid-19, o professor Thuann Wueslley Medeiros, que leciona para a 1ª série do Ensino Médio do Colégio Positivo - Joinville, sentiu que precisaria de mais do que apenas a criatividade para despertar o interesse dos alunos nas aulas on-line. Separados por algumas telas de distância, os estudantes tinham à disposição uma infinidade de opções mais atraentes que o conteúdo de Biologia, por mais dedicado que fosse o professor. 

Para ganhar a atenção e, mais que isso, o interesse de sua plateia agora virtual, Medeiros foi buscar na tecnologia e nas redes sociais a inspiração para continuar ensinando os conteúdos em plataformas que os adolescentes já utilizam diariamente para o entretenimento. Com o celular na mão, passou a produzir alguns vídeos sobre biologia para o TikTok. “Hoje em dia chamar a atenção da garotada está se tornando cada vez mais difícil, por isso acredito que explorar as novas tecnologias é super importante para chegar um pouco mais próximo dessa galera e da linguagem que eles estão acostumados a usar”, explica.

Com mais de dois mil seguidores na rede, o professor compartilha conhecimentos usando a estética de vídeo que conquistou os mais jovens por lá. O aplicativo, que tem mais de 100 milhões de usuários, é uma plataforma de vídeos curtos em que os desafios são muito populares.


TikTok para todas as idades

Mas ele não é o único que descobriu no TikTok uma maneira de manter o foco dos estudantes durante a quarentena. Luciane Denise Gualdezi trabalha com Educação Infantil no Colégio Positivo - Master, em Ponta Grossa. Não demorou para que ela entendesse que só teria a participação da turminha, na faixa dos cinco anos, se estivesse onde eles gostavam de estar. Assim, ela também aderiu à plataforma para abordar alguns conteúdos.

Foi com um desafio que a professora conseguiu um engajamento surpreendente da turma. “A aula era sobre óculos e, para ser mais atrativa, eu disse que seriam óculos mágicos. Coloquei os meus e mostrei que, com eles, eu podia estar em um reino de princesas, com os dinossauros ou no Egito antigo. Editei e passei para os alunos, que depois precisavam gravar um vídeo para me mostrar o que eles imaginavam com os óculos deles”, conta.

Outra adepta do TikTok é a professora Vanessa Antunes Marinho Rodrigues, que trabalha com o 1º ano no Colégio Positivo - Jardim Ambiental. “Quando trazemos ferramentas diferentes, proporcionamos uma ampliação da visão dos estudantes. Existem outras formas de vivenciar os conteúdos. Assim, a aula se torna mais atrativa, mais interessante e mais significativa”.


Simulação nível Harvard

Além do aplicativo mais comentado no momento, o professor Medeiros começou a trabalhar com os estudantes utilizando o Labster, uma plataforma on-line que simula situações de laboratório e é usada por instituições de renome internacional como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Harvard. “Como a disciplina conta com aulas práticas, foi interessante levar esse cenário virtual aos alunos. Por ser uma forma dinâmica e interativa de aprendizado, eles têm um desafio ainda maior”, explica o professor.

No Labster estão disponíveis conteúdos digitais não apenas da área da Biologia, mas também de Química, Física, Medicina e Engenharia. Dentro dos materiais de simulação da seção de Biologia estão mitose e meiose, hematologia e clonagem molecular. Dessa forma, os estudantes podem ter uma ideia melhor de como os processos biológicos acontecem, fixando o conteúdo com mais facilidade.


Luz, câmera, ação

Por sua vez, o professor Leonardo de Araujo, que leciona para crianças e adolescentes do sexto ao nono ano do Colégio Positivo, lançou mão de um recurso há muito utilizado pela indústria do cinema, o chroma key. De costas para um fundo verde, ele passou a dar aulas não mais na sala de casa, mas em ambientes tão diversos quanto uma caverna, o fundo do mar ou uma metrópole movimentada.

“Os recursos audiovisuais não servem apenas para um fim estético, mas para fazer o olho da criança brilhar enquanto ela está em casa. Servem para que ela se sinta em um ambiente de aprendizado, mesmo que isso saia do físico e vá para a imaginação”, avalia. Além de seu inseparável chroma key, Araujo também adquiriu uma mesa digitalizadora e, com ela, passou a desenhar durante as aulas.


Snap Camera

Sempre que Patricia Zettel começa uma aula, seus alunos do Infantil V do Colégio Positivo - Jardim Ambiental já ficam esperando para ver o que vai aparecer no rosto da professora. Desde que as aulas on-line começaram, ela passou a utilizar regularmente o Snap Camera, aplicativo dos mesmos criadores do Snapchat que permite a aplicação de filtros e outros recursos visuais. “Há alguns dias, eu estava dando uma aula sobre aracnídeos e aí coloquei uma aranha no meu rosto. As crianças acham o máximo, participam muito mais da aula”, conta.

Dedicada a encontrar formas lúdicas de desenvolver os conteúdos e, ao mesmo tempo, tornar mais leve este momento complexo para a Educação, Patricia também usa plataformas de jogos durante as aulas. Ela garante que, depois de um período de adaptação, hoje estão todos habituados a esses recursos. “Dependendo das brincadeiras, posso escutar os pais dando risada junto”, diverte-se.


Vinte mil léguas sem sair de casa

Se a tecnologia é uma ferramenta nova e poderosa para transportar as crianças para outras realidades e garantir um aprendizado mais sólido, a professora Crisleine Nóbrega, que leciona para o 4º ano do Ensino Fundamental, descobriu que a imaginação continua sendo uma aliada tão poderosa quanto. Usando recursos de vídeo, ela decidiu dar suas aulas por meio de viagens virtuais.

Ainda que, neste momento, levar sua turma fisicamente para outros lugares não seja possível, a professora partiu para uma abordagem interdisciplinar que conta com muita imaginação e uma boa pitada de tecnologia. “Eu monto roteiros de avião e consigo englobar muitos conteúdos. Por exemplo, vamos viajar pela tela para observar o relevo do Brasil, então vou colocando as imagens da planície, do planalto, das montanhas. Exploramos os sotaques, os biomas, a história de cada lugar”, explica.

Dessa forma, Crisleine tem conseguido a participação mesmo de alunos que costumavam ser mais quietos nas aulas presenciais. “Eu percebo que algumas crianças, que são muito tímidas na escola, falam bastante no ambiente virtual, se soltam, se expressam e aprenderam muita coisa neste período”.

De todas as experiências, uma conclusão é unanimidade: a pandemia possibilitou uma verdadeira revolução nas aulas desses professores, que agora garantem que vão continuar utilizando esses recursos mesmo depois que ela passar. “Ironicamente, a tecnologia está aí para deixar a aula mais humana”, completa o professor Leonardo. 

 

O turismo brasileiro e a nova forma de hospedar

 

Que a forma de fazer turismo não será mais a mesma nós já sabemos. Agora pensar que o brasileiro conhecido por sua hospitalidade, acolhimento, e também por ser esse povo ‘quente’ e do abraço amigo, ainda está longe de voltar a sua normalidade, coloca em reflexão que o contato e calor humano faz falta para o turismo nacional. 

A hotelaria está passando por um momento de revolução, e que inevitavelmente é o meio mais usado no turismo, mas que acaba sendo o mais afetado em termos de mudanças ou adequações, visto que precisa evitar aglomerações e o contato físico, o que traz uma grande revolução na maneira de hospedar e hospitalizar, mudando a cultura hoteleira. 

Pensando nisso, vale entender como será para o turismo nos denominados ‘meios de hospedagem’, que desenvolvido pelo Ministério do Turismo (Mtur) com o sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem (SBClass) englobando hotel, pousada, resort, hotel fazenda, bed and breakfast ou cama e café, hotel histórico, flat ou apart-hotel, hostel ou albergue, casas de aluguel, guest house, pensão e motel e que se dividem em sete tipos de categorias dependo dos serviços oferecidos. 

Assim, como diz Camargo no livro Hospitalidade: Oportunidades e Desafios. “A Hospitalidade recomenda que o hotel entenda que tem uma dupla tarefa para bem atender ao seu hóspede: propiciar o maior conforto interno possível e o melhor contato possível com a comunidade visitada. Outra contribuição da hospitalidade para a hotelaria é mostrar que o elemento humano é tão ou mais importante que a qualidade da estrutura física. 

Fazendo com que atualmente a grande pergunta seja em como fazer com que os turistas e hóspedes se sintam confortáveis e acolhidos mantendo o distanciamento? Como única resposta, a resiliência de que encontraremos uma nova maneira, que com criatividade aprenderemos um novelo modelo para sobressair desta crise. E com a compreensão de que nenhuma tecnologia ou modernização isoladas irão encantar mais que a experiência humana do hóspede perceber o quão especial ele é para aquele lugar em que ele escolheu se hospedar. 

Grandes áreas como a de Alimentos e Bebidas (A&B) sofrem alterações e adaptações, padrões de segurança, limpeza, tudo se faz necessário para reconquistar a confiança dos turistas, que mesmo com receios já mudaram um pouco ao estarem voltando aos poucos ao que estavam acostumados. Então, mesmo com certa dificuldade ou receio de contato, o atendimento especializado se faz ainda mais essencial agora. 

É a recepção e o atendimento que fará a diferença da concorrência. O mundo inteiro entende que a hospitalidade é a razão da hotelaria, e quem melhor para compreender isso senão os brasileiros, que lá no início, quando surgia este termo, já compreendiam essa maneira de hospitalizar, agradar, fazer o ‘sentir-se em casa’? 

Pois bem, a junção desta grande tecnologia, que fará com que, seu serviço ou produto seja, visto, somado ao jeito ‘abrasileirado’ de servir, fará a nova forma de turismo. Conforme diz Claudemir Oliveira, presidente e fundador do “Seeds of Dreams Institute”, devemos ter cuidado para que o serviço oferecido tenha um equilíbrio entre o high tech (automação/tecnologia) e o high touch (toque humano). 

Estamos voltando aos poucos, os turistas em viajar, e nós, guias de turismo, hoteleiros ou agentes de viagens, ao cuidar e preparar uma nova e única experiência para todos. 

 



Simone Andrade Barata - formada em Turismo e Sócia Diretora da Meri’s Viagens & Lazer. Com grande experiência no turismo corporativo e de lazer, Simone tem mais de 30 anos de experiência trabalhando nas maiores Operadoras do mercado como Rextur, TSB – Travel Solutions Brazil, 55Destinos (Alatur), ADV Tours, Ambiental, entre outras. 

 

Distorções em reforma tributária pode onerar mais a saúde e provocar desassistência generalizada

A APM - Associação Paulista de Medicina e o SindHosp- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, representando todos os serviços de saúde e médicos do estado de São Paulo, alertam para os riscos de uma reforma tributária equivocada, que pode provocar forte aumento de impostos e desassistência em saúde aos cidadãos brasileiros.

Ambas as instituições integram manifesto público de denúncia de 72 entidades do setor de serviços. O documento registra que “as principais propostas em discussão pela PEC 45/2019 e PL 3887/2020 apontam para forte aumento de tributos, com impactos bastante negativos nos setores de serviços, em especial que atendem a consumidores que não aproveitam créditos, no setor rural, em parte expressiva das pequenas e médias empresas e em diversas outras situações”.  Os representados buscam consenso nacional.

“Quando mais de 75% do setor divergem das propostas tributárias apresentadas, é preciso que as lideranças políticas parem para ouvir e refletir”. Alertam sobre as gravíssimas consequências das propostas de reforma tributária em discussão. Serão prejudicados os consumidores, que arcarão com a maior parte do aumento de custos e o setor saúde, que sofrerá extinção de milhares de postos de trabalho.

Hospitais e médicos unem-se contra a proposta de reforma

Estudo do SindHosp, mostra que o imposto pago pelas empresas de saúde do país vai subir de R$ 11 bilhões para R$ 15,6 bilhões.

Para Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, a proposta de reforma tributária como se coloca hoje no Congresso trará desemprego, fechamento de serviços de saúde, aumento dos preços de planos de saúde e afetará a qualidade do atendimento. “Lamentamos que justamente o setor da saúde- que tem papel fundamental no enfrentamento da pandemia- seja afetada drasticamente pela proposta de uma reforma irresponsável e perversa”, alerta o médico. 

A Associação Paulista de Medicina tem atualmente a Reforma Tributária como uma de suas preocupações mais urgentes. Mudanças equivocadas, sem um aprofundado estudo de impactos econômicos/sociais, tendem a provocar desdobramentos graves para a assistência aos pacientes, ao exercício adequado da medicina, assim como desequilíbrio financeiro de todo o setor da Saúde, com desestruturação de empresas e de mais desemprego. “Somos a favor de uma reforma tributária que organize a carga de impostos sem aumentá-la, onerando um setor que já enfrente imensa dificuldade", alerta o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral.

Ensinamentos de Sócrates aos palpiteiros

Palpite é opinião amadora. Palpiteiro é aquele que gosta de dar opinião sobre o que não conhece. O mundo moderno, com suas amplas possibilidades de comunicação e redes sociais, tornou palco primoroso para opiniões sem fundamento, sem estudo e sem conhecimento. Ou seja, uma sociedade de palpiteiros. Por que tenho de ter opinião sobre alguma coisa? Deveríamos fazer um voto de abstinência em matéria de opinião, principalmente sobre temas que não conhecemos e não estudamos.

Não há consequência negativa quando os palpites são sobre temas irrelevantes. A coisa fica séria quando os palpites versam sobre leis, políticas públicas, assuntos técnicos e outros com consequências para os indivíduos e a sociedade. Palpites sobre quem é o melhor jogador de futebol da história, se Pelé ou Messi, ou sobre qual candidata ganhará o concurso de miss universo, têm tanta importância quanto o nada.

Sobre isso, gostei da resposta dada pelo cientista político e escritor português João Pereira Coutinho, quando perguntado sobre o que ele achava do casamento gay. “Esse assunto desperta em mim o mais profundo bocejo”, disse ele. Ou seja, se não afeta minha vida nem a vida da sociedade, cada um decide com quem se casar, pouco importa se são duas pessoas do mesmo sexo ou não. Ademais, por que razão o Estado deve vedar isso? O assunto é íntimo e pessoal. Nossa opinião a respeito é irrelevante.

Na Grécia, por volta do século VI antes de Cristo, vigorou a escola sofística, cujos discípulos – os sofistas – cultivavam a gramática, a retórica e a dialética, e elaboravam seus argumentos e justificativas com oratória empolgante, independentes do conteúdo científico e factual. Ou seja, o político demagogo, de fala fácil, bonita, empolada e enfática, nasceu ali.

Sócrates (469-399 a.C), considerado o pai da filosofia, foi crítico duro dos sofistas, por duas razões pelo menos. A primeira porque os sofistas agiam com base em opinião, não em conhecimento. A segunda porque eram filósofos da natureza (a physis), focados em astronomia, sobretudo cosmologia, quando antes era preciso entender o ser humano.

Assim, Sócrates defendia substituir a opinião pelo conhecimento obtido por estudos e pesquisa, e que a filosofia deveria priorizar o estudo do ser humano. “Conhece-te a ti mesmo”, a famosa frase de Sócrates o coloca como um antropólogo (antropologia é ciência que estuda a origem, evolução e desenvolvimento físico, psicológico, racial, social e cultural do homem). E ele dizia que a base do conhecimento é fazer perguntas. Seu método dialético era perguntar, perguntar e perguntar.

Se um político falasse sobre a necessidade de fazer leis justas, Sócrates o bombardeava com perguntas: Por que isso é necessário? O que são leis? Para que servem? O que é justiça? E a cada resposta, ele emendava um novo “por quê?”. Invariavelmente, o interlocutor acabava se enrolando, caía em contradição e se irritava. E ele seguia indagando sobre o que é a irritação, por que nos irritamos... enfim, Sócrates devia ser irritante, no mínimo um chato.

Hoje vivemos sob um perigo: há muitos palpiteiros e idiotas em condições de impor suas opiniões, ideias e atos sobre os outros e sobre a sociedade. É o caso dos governantes, autoridades públicas, políticos e legisladores. Idiota aqui é no sentido de pessoa vaidosa, sem inteligência, sem conhecimento, sem discernimento, ignorante cheio de opiniões.

Thomas Jefferson (1743-1826), um dos autores da Constituição dos Estados Unidos, disse que a Constituição deveria ser à prova de idiotas, pois em algum momento os idiotas vão governar. Nelson Rodrigues (1912-1980), grande escritor brasileiro, dizia que “os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”. Por tudo isso e pela Lei dos Grandes Números (LGN), sempre tive um pé atrás com reformas tributárias. Elas nunca diminuem a carga de impostos.

A LGN é um teorema da teoria das probabilidades, segundo o qual um experimento tende a se aproximar do resultado esperado à medida que o número de tentativas aumenta. Ou seja, se existe a probabilidade de um evento ocorrer, quanto maior o número de tentativas, maior a chance de que de fato ocorrerá. Por exemplo, se houver apenas 5% de chance de um político ter uma ideia idiota e transformá-la em lei, a chance de a lei ser idiota é de 5% por cento, logo, pouco provável. Mas, com 110 mil leis existentes, a chance de haver 5.500 leis idiotas (5% do total) é enorme. Enfim, após 2.500 anos, Sócrates é mais atual do que nunca. Devíamos aprender com ele.

 


José Pio Martins - economista, reitor da Universidade Positivo


Especialista aponta quais os principais impactos da pandemia para clínica e hospitais

CEO de consultoria voltada para a área da saúde, Dr. Éber Feltrim, explica que instituições precisaram se reinventar, mesmo aquelas que possuem boa gestão e margem de segurança


É certo dizer que a pandemia do coronavírus pegou todos os setores de negócio de surpresa, causando alvoroço e até mesmo desespero, mas nenhum outro foi tão impactado quanto o da saúde. Uma série de protocolos precisaram ser instaurados para manter médicos e toda a equipe em segurança, além é claro de evidenciar questões relacionadas a gestão desses ambientes. 

O CEO da SIS Consultoria e especialista em marketing na área da saúde, Dr. Éber Feltrim, explica que tudo depende da preparação para os riscos nesse setor. “Até mesmo hospitais que possuem uma boa gestão, e margem de segurança, precisaram se reinventar por conta da COVID-19, então o principal fator para o sucesso desses negócios é uma readequação veloz e eficiente para a situação de pandemia”, relata.

Mas quando se trata de gestão, é importante destacar que existem diversos setores dentro de uma empresa e todos precisam ser avaliados individualmente. Há duas ferramentas que ajudam nessa tarefa, e que são ideais para analisar os riscos em todos os departamentos, sendo elas a análise SWOT, método que permite analisar um ambiente e apontar fraquezas e qualidades, e o PDCA, técnica que ajuda a identificar um problema e sugerir como deve ser solucionado. “Aqueles que não possuem esse material bem desenhado, tem o costume de apagar incêndios ao invés de trabalhar com o cálculo de riscos e gestão de crises”, comenta Feltrim.

Por conta do distanciamento social, algumas soluções foram essenciais para preservar o atendimento médico o que, segundo Éber, geraram lições importantes para os profissionais da saúde. Isso porque com a quarentena, o atendimento via internet se tornou cada vez mais comum e necessário. Além disso, os pacientes também costumam gostar dessa modalidade de consulta, uma vez que é prática no dia a dia e evita o risco de contaminação pela doença.

“A internet se tornou um meio de comunicação fundamental durante a pandemia para os médicos e até mesmo para os dentistas. Mas quando falo sobre a simplicidade que ela oferece, não se trata apenas da teleconsulta, mas também da agilidade para o agendamento e confirmação de atendimentos, exames e até mesmo um gerenciador financeiro que melhore a vida do paciente”, Éber ressalta.

Ainda assim, existe grande interesse do setor de levar os clientes de volta aos consultórios e para isso é essencial se apoiar no marketing do negócio. Isso significa colocar em prática um planejamento extenso e direcionado para pacientes que já estão cadastrados nas clínicas e clientes em potencial, com o uso de marketing digital, gestão de consultas, um bom site institucional e contato constante.

“Na SIS, ressaltamos principalmente a importância de reforçar o contato com o paciente, mas de forma eficaz, seja por telefone, WhatsApp ou até uma cartinha, para que ele volte a realizar agendamentos e retome o atendimento. Quanto mais pessoal melhor, porque assim se entende qual a real necessidade do cliente e evidenciamos a importância do seu retorno para completar o tratamento”, finaliza o especialista.

 



Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

 

SIS Consultoria

https://www.sisconsultoria.net/

instagram @sis.consultoria

 

QUAL O MAIOR DESAFIO ENFRENTADO PELOS JOVENS EM UMA ENTREVISTA DE ESTÁGIO?

Pesquisa revela os empecilhos responsáveis por atrapalhar o desempenho dos mais novos ao procurar uma colocação

 

Ser aprovado em processos seletivos é um obstáculo enfrentado por pessoas de todas as áreas, idades e posições na carreira. Para quem está atrás das primeiras experiências, isso não é diferente e, na verdade, pode gerar ainda mais incertezas. Para entender a realidade a fundo, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um estudo e perguntou: “qual seu maior desafio durante uma entrevista de estágio?”. O levantamento foi ao ar entre 28 de setembro e 9 de outubro e contou com a participação de 25.948 brasileiros, de 15 a 29 anos. 

A alternativa com mais votos (11.344 ou 43,7%) foi “explicar porquê a empresa deve contratá-lo”. Para a recrutadora do Nube, Jéssica Quione, muitos possuem essa dificuldade porque não conhecem suas capacidades ou não estão preparados o suficiente para a avaliação. “Seja por falta de estudo sobre a vaga, a organização ou até sobre si mesmo. É possível mudar esse cenário e conquistar o selecionador apresentando os seus diferenciais e os principais motivos para ser elegível à oportunidade”, orienta. 

Para 21,5% (ou 5.593) dos participantes, apontar seus próprios defeitos é o principal causador de insegurança. “O momento de explicar seus aspectos de melhoria pode ser bastante complicado, afinal, admitir suas dificuldades dentro do processo pode ser desconfortável para o candidato. Por isso, é necessário enxergar quais características aperfeiçoar para potencializar suas habilidades. Então, é importante sempre atribuir a falha com uma atitude positiva para ajudar a superar a adversidade”, explica Jéssica. Por isso, utilizar essa etapa da seleção para falar sobre a forma como aprendeu a lidar com esse aspecto e em quais situações conseguiu ultrapassá-lo pode ajudar a garantir bons resultados.  

Outros 13,8% (3.593) sofrem ao responder “quem é você?”. Para esses, a especialista garante: “o autoconhecimento é uma ferramenta essencial para entender os principais pontos fortes e de aprimoramento do indivíduo. Em conjunto com uma análise de trajetória, essa sabedoria possibilita termos consciência de nossas competências e qual a melhor maneira de demonstrá-las”. Para tanto, a selecionadora indica cursos sobre inteligência emocional, buscar feedbacks em entrevistas anteriores, de colegas ou professores, além de terapia e processos de coaching. 

Falar sobre qualificações de maneira natural é o impasse destacado por outros 13,7% (ou 3.557). Para esses, treinar as possíveis respostas para perguntas de quem irá fazer a análise de perfil pode auxiliar antes de participar de dinâmicas ou entrevistas. “Existem diversas formas de avaliação e cada profissional de RH ou líder tem uma maneira específica para realizar os seus questionamentos. Porém, quando o sujeito consegue antecipar e prever sobre questões mais genéricas, isso o auxilia a responder com mais naturalidade e segurança. Praticar o discurso sobre suas vivências, cursos, projetos extracurriculares, interesses na vaga e projetos é um ponto positivo. 

Já 7,2%, 1.861, tiveram problemas ao revelar objetivos para o futuro. “Muitos jovens estão iniciando a carreira e ainda não possuem uma visão clara sobre quais são seus principais escopos. A solução é buscar desenvolver novas sabedorias, realizar treinamentos e capacitações, dominar novas ferramentas. Todas essas questões são relevantes e são consideradas intenções importantes a serem alcançadas no âmbito corporativo”, compartilha Jéssica.  

A especialista ainda finaliza com dicas para quem quer se destacar: “seja você mesmo! A partir disso, é vital garantir ter um currículo atualizado, se preparar e conhecer todas as informações da chance ofertada e da companhia contratante. Seja pontual, atente-se à apresentação pessoal e postura. Também demonstre interesse com questionamentos sobre a oportunidade e valorize seus conhecimentos”, conclui. 

 



Fonte: Jéssica Quione, recrutadora do Nube

www.nube.com.br


HORÓSCOPO: Confira os detalhes da Lua Minguante em Leão e como ela influência o seu signo

Divulgação


Sara Zaad afirma: "durante essa semana devemos demonstrar muito entusiasmo pela vida, fazer as coisas com vontade, com gosto e de coração."


Salve sua Estrela!

Chegamos à Lua Minguante, desta vez no signo de Leão, signo da nossa criança interior. Nessa semana devemos demonstrar muito entusiasmo pela vida, fazer as coisas com vontade, com gosto e de coração. Será a esse mesmo coração que devemos perguntar se algo ou alguém deve permanecer no nosso caminho.

A lua leonina é ética, íntegra e tem os seus valores de moral muito bem colocados. Se estamos perto de pessoas que não agem com essa integridade, devemos nos afastar. A lua leonina está posicionada dentro do Mapa Geral da Lunação na Casa 7, que retrata nossas parcerias, sociedades, e o público no geral.

Já o Sol está na Casa 10, libriana, que rege assuntos voltados à carreira, da coisa pública. Libra é um signo que nos convida a ter bom senso, equilíbrio, ver sempre os dois lados de uma situação e agir com justiça e ética. Você está diante de alguma situação na carreira que você terá de atuar contra seus princípios de dignidade e integridade? Não faça isso, pois você irá se arrepender depois. A Lua Minguante nos convida a fazer escolhas de vida, e caso você esteja trabalhando em algum lugar que fere estes princípios, saia imediatamente!

 

ÁRIES

EIXO ATIVADO – CASA 5/CASA 8

Conecte-se mais a sua intuição nesta semana de Lua Minguante, pois ela estará aguçadíssima e pode te ajudar muito na hora de tomar decisões. Como você gosta muito de curtir os prazeres da vida, é necessário que você saiba se preservar, já que COVID-19 ainda está se disseminando. Ouça a sua intuição, ariano. Ela te mostrará os lugares onde você deve ir ou não. Também ajudará você a encerrar os ciclos necessários na sua vida, já que a lunação nos convida a fazer essa reflexão. Você estará com a energia um pouco fraca, como se estivesse desvitalizado, e precisa tomar cuidado com as pessoas que chegam ao seu lado e que podem ser tóxicas, sugando a sua energia. Você saberá discernir de quem deve se afastar, basta se ouvir e se perceber.

 

TOURO

EIXO ATIVADO – CASA 4/CASA 7

É importante respeitar a opinião das pessoas que moram com a gente, não é mesmo? Você costuma ser muito temperamental, e quer fazer tudo de acordo com a sua maneira de agir e pensar dentro de casa. Mas veja bem, a opinião do outro é importante, não é mesmo? Durante esta quarentena, muitas pessoas estão convivendo na mesma casa, então é importante estar em harmonia ter a melhor convivência. Que tal se sentar, nestes dias de Lua Minguante, e colocar os “pingos nos is” entre os membros da casa? Faça isso de forma equilibrada e com bom senso. O diálogo será sempre a melhor solução em todos os casos, e para uma boa convivência é muito importante.

 

GÊMEOS

EIXO ATIVADO – CASA 3/CASA 6

Quando estamos no trabalho é preciso entender que a convivência com as pessoas tem de ser a melhor possível. Muitos problemas são criados por intrigas e fofoquinhas. Isso é muito ruim e não te faz bem, pois você costuma falar demais, não é mesmo? Na dúvida, apenas observe. Tente ser o mais gentil possível e evite falar sobre assuntos polêmicos que podem gerar discussões desnecessárias. A mesma coisa se aplica no caso de você ter um negócio próprio, por exemplo. Qual o relacionamento que você tem com seus funcionários? Você permite que eles se manifestem ou age de maneira autoritária, impondo aquilo que você acha que é certo, sem nem ao menos ouvir o que eles têm a te dizer?

 

CÂNCER

EIXO ATIVADO CASA 2 E CASA 5

Muito cuidado com investimentos financeiros arriscados, pois você está muito propenso a gastar demais estes dias de Lua Minguante. Não devemos agir de forma imprudente com nosso dinheiro. Não sabemos como ficará a economia por conta da pandemia. Para aqueles que tem filhos pequenos, é bom colocá-los a par da situação e ensiná-los, desde cedo, o valor da poupança e da contenção de gastos. Procure formas criativas de se divertir em casa para não gastar tanto e mantenha suas emoções em equilíbrio, pois assim você não corre o risco de “estourar” o cartão de crédito. Busque formas criativas de ganhar dinheiro nesse período. Caso esteja desempregado, não fique preso somente em um modelo de renda ou um emprego de carteira assinada. Você sabe cozinhar bem? Tem algo que todo mundo elogia quando você cozinha? Aproveite este período de Lua Minguante e veja a possibilidade desse dom virar uma forma de renda.

 

LEÃO

EIXO ATIVADO – CASA 1 E CASA 4

Tenha cautela com a sua instabilidade emocional esta semana. Não desconte suas frustrações e ansiedade nas pessoas dentro de sua casa, principalmente nos seus filhos, marido, esposa, etc. Você tem uma personalidade muito forte, quer estar no centro das atenções, e às vezes tem dificuldade de ouvir as pessoas, mas isto é necessário. A casa pode te dar dor de cabeça com consertos que você terá de fazer de última hora, então é bom ter um dinheiro reservado para estas eventuais necessidades. É importante entender, leonino, que o seu brilho deve ser natural e não forçado. Cuide sempre da sua autoestima e do seu amor próprio. Quais são os comportamentos que você sente que tem de consertar e você, mas que vai sempre adiando, deixando para um outro momento? Aproveite a Lua Minguante e faça isso, pois o Sol escorpiano nos favorece nos mergulhos dentro de nossa alma. Que tal curar a sua criança interior que já vem ferida a muito tempo, liberar os antigos medos e mágoas e deixar para trás todos os sentimentos que te fazem travar o riso?

 

VIRGEM

EIXO ATIVADO – CASA 12/CASA 3

Durante a semana você poderá estar um pouco mais fechado do que o normal, não revelando seus sentimentos a ninguém e sofrendo calado. Só que é necessário pedir ajuda, virginiano, falar sobre aquilo que vai no nosso coração. Do contrário, sua carga fica muito pesada. É natural que de vez em quando nos isolemos dos barulhos da sociedade. Você é, naturalmente, uma pessoa reservada, mas se isolar demais pode fazer muito mal para sua saúde mental. Caso seja necessário, não tenha medo e procure um atendimento especializado com um terapeuta ou psicólogo.

 

LIBRA

EIXO ATIVADO CASA 11/CASA 2

Observe amizades falsas que podem trazer algum tipo de prejuízo financeiro. Nesta fase da lua você vai ter a oportunidade de conseguir muitos negócios, ou mesmo uma oportunidade de emprego, caso esteja desempregado ou buscando novas colocações, e até um aumento de salário, vendas, serviços etc. Por outro lado, pessoas que você acredita que estão ao seu lado e têm boas intenções, podem estar agindo de má-fé. Esse não é o momento de ser ingênuo e acreditar em todos que lhe cercam. Caso seja necessário, corte o mal pela raiz e deixe a amizade de lado, mas não deixe ninguém te prejudicar. Você não gosta de ter conflitos com ninguém, mas eles muitas vezes são necessários.

 

ESCORPIÃO

EIXO ATIVADO – CASA 10/CASA1

Você tem uma personalidade muito forte e marcante, uma pessoa poderosa, naturalmente. A imagem de poder pode causar muitos ciúmes no ambiente profissional esta semana.  O clima anda muito pesado e tudo é motivo de discussão, além de você ser uma pessoa que normalmente é o centro das atenções (mesmo que de uma forma reservada), é discreto, e sabe muito bem quando as pessoas se incomodam com o seu brilho.  Você estará em evidência esta semana, e talvez passe por situações dentro de seu ambiente profissional, onde há disputa de poder. Tenha real noção das pessoas que te cercam no ambiente de trabalho e em quem você pode ou não confiar.

 

SAGITÁRIO

EIXO ATIVADO – CASA 12/CASA 9

Na semana de Lua Minguante você pode estar se sentindo desvitalizado, sem energia, e deve tomar cuidado, pois pode estar transportando carga negativa das pessoas e do ambiente ao seu redor. Você estará muito mais conectado a sua espiritualidade, com a intuição funcionando a todo vapor, então será interessante colocar no papel aquilo que você deseja realizar para as próximas lunações. Às vezes você pensa muito longe, tem metas que são muito grandiosas, mas acaba se perdendo nos detalhes. Assuntos místicos e esotéricos terão destaque esta semana e você estará naturalmente mais retraído, com menos vontade de sair, o que não combina com sua personalidade porque você é naturalmente uma pessoa muito otimista e expansiva

 

CAPRICÓRNIO

EIXO ATIVADO – CASA 11/CASA 8

Os dias de Lua Minguante podem ser um grande teste para você que gosta de tudo bem organizado. De última hora você pode ter de mudar seus planos, então não conte com nada muito certo. Não espere muita coisa de amigos, principalmente se lhe prometeram auxílio financeiro para algum projeto, pois alguma situação externa pode fazer com que algo que tenham planejado não dê certo. Diversifique seus projetos e conte mais com o seu trabalho do que com o trabalho do outro. Enxugue gastos esta semana, priorizando aquilo que realmente é importante e cortando tudo o que for supérfluo. Aproveite também para finalizar tudo o que você queira que não continue nas próximas lunações, pois estes dias serão ótimos para que você finalize ciclos.

 

AQUÁRIO

EIXO ATIVADO – CASA 10/CASA 7

A semana de Lua Minguante pode ser de muita instabilidade e insegurança nas suas parcerias profissionais, ou mesmo com algum concorrente. É necessário que você não deixe a sua imagem ser arranhada perante o público. Você estará muito em evidência e qualquer falha por conta disso ganhará uma visibilidade muito maior, então tenha jogo de cintura para resolver qualquer mal-estar que possa acontecer, seja com algum sócio, concorrente comercial, com o cônjuge ou no trato com o público. Precisamos entender que não estamos sós nesta vida e dependemos das nossas relações interpessoais. Por isso, devemos ter muito cuidado na maneira como tratamos as pessoas. Alguns problemas legais podem acontecer com você, então tenha cuidado com burocracia e papéis. Caso tenha de entrar com algum processo na justiça ou em outro órgão, aproveite para revisar várias vezes para não ser pego em nenhum tipo de erro. Você pode ter que tomar alguma decisão de maneira rápida e não poderá ficar em cima do muro. Se mantenha firme nas suas opiniões, mas sem causar grandes polêmicas.

 

PEIXES

EIXO ATIVADO – CASA 9/CASA 6

Cuidado com o estresse no trabalho que pode fazer com que você fique vulnerável e com a saúde mais fragilizada. Você trabalha demais e nem sempre consegue cuidar da alimentação e do descanso como deveria, além de se preocupar com todo mundo e captar muitas influências negativas. No seu dia a dia no trabalho, procure se fortalecer e não se deixe contaminar pela negatividade ou o pessimismo de quem está a sua volta. Tenha prudência com o que come para não sofrer nenhum tipo de intoxicação alimentar. Você pode ter problemas com algum processo na justiça, que está demorando mais do que o esperado, e que continuará assim por algum tempinho. Tenha paciência!


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