CEO de consultoria
voltada para a área da saúde, Dr. Éber Feltrim, explica que instituições
precisaram se reinventar, mesmo aquelas que possuem boa gestão e margem de
segurança
É certo dizer que a pandemia do coronavírus pegou
todos os setores de negócio de surpresa, causando alvoroço e até mesmo
desespero, mas nenhum outro foi tão impactado quanto o da saúde. Uma série de
protocolos precisaram ser instaurados para manter médicos e toda a equipe em
segurança, além é claro de evidenciar questões relacionadas a gestão desses
ambientes.
O CEO da SIS Consultoria e especialista em
marketing na área da saúde, Dr. Éber Feltrim, explica que tudo depende da
preparação para os riscos nesse setor. “Até mesmo hospitais que possuem uma boa
gestão, e margem de segurança, precisaram se reinventar por conta da COVID-19,
então o principal fator para o sucesso desses negócios é uma readequação veloz
e eficiente para a situação de pandemia”, relata.
Mas quando se trata de gestão, é importante
destacar que existem diversos setores dentro de uma empresa e todos precisam
ser avaliados individualmente. Há duas ferramentas que ajudam nessa tarefa, e
que são ideais para analisar os riscos em todos os departamentos, sendo elas a
análise SWOT, método que permite analisar um ambiente e apontar fraquezas e
qualidades, e o PDCA, técnica que ajuda a identificar um problema e sugerir
como deve ser solucionado. “Aqueles que não possuem esse material bem
desenhado, tem o costume de apagar incêndios ao invés de trabalhar com o
cálculo de riscos e gestão de crises”, comenta Feltrim.
Por conta do distanciamento social, algumas
soluções foram essenciais para preservar o atendimento médico o que, segundo
Éber, geraram lições importantes para os profissionais da saúde. Isso porque
com a quarentena, o atendimento via internet se tornou cada vez mais comum e
necessário. Além disso, os pacientes também costumam gostar dessa modalidade de
consulta, uma vez que é prática no dia a dia e evita o risco de contaminação
pela doença.
“A internet se tornou um meio de comunicação
fundamental durante a pandemia para os médicos e até mesmo para os dentistas.
Mas quando falo sobre a simplicidade que ela oferece, não se trata apenas da
teleconsulta, mas também da agilidade para o agendamento e confirmação de
atendimentos, exames e até mesmo um gerenciador financeiro que melhore a vida
do paciente”, Éber ressalta.
Ainda assim, existe grande interesse do setor de
levar os clientes de volta aos consultórios e para isso é essencial se apoiar
no marketing do negócio. Isso significa colocar em prática um planejamento
extenso e direcionado para pacientes que já estão cadastrados nas clínicas e
clientes em potencial, com o uso de marketing digital, gestão de consultas, um
bom site institucional e contato constante.
“Na SIS, ressaltamos principalmente a importância
de reforçar o contato com o paciente, mas de forma eficaz, seja por telefone,
WhatsApp ou até uma cartinha, para que ele volte a realizar agendamentos e
retome o atendimento. Quanto mais pessoal melhor, porque assim se entende qual
a real necessidade do cliente e evidenciamos a importância do seu retorno para
completar o tratamento”, finaliza o especialista.
Dr.
Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da
saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um
nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de
negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto,
abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS
Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria
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