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segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Quatro motivos para quem quer lançar um livro
Organizar ideias e histórias para render um livro, nem sempre é tarefa fácil. Para ajudar nessa missão, Eduardo Villela lista algumas razões para quem deseja publicar um livro
O cineasta brasileiro Glauber Rocha, expoente do cinema novo no Brasil, defendia que uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, era o inicio para se fazer um filme. Mas nem tudo funciona assim. É fato que todo mundo tem uma história para contar, seja sobre sua família, sua experiência profissional, uma ficção, um sonho ou qualquer assunto que desperte interesse e que possa acrescentar algo na vida de outra pessoa. Mas daí a transformar essa história em um livro, já é outro departamento. No campo das letras, não se pode ajustar a máxima de Glauber - uma ideia na cabeça e um computador nem sempre é o inicio para se ter um livro publicado.
"Lançar um livro é uma das melhores formas de eternizarmos aquilo que sentimos e nossa visão de mundo sobre determinado assunto. É também uma oportunidade muito especial de dividirmos nossas vivências, aprendizados e habilidades com os outros", defende o book advisor Eduardo Villela que, desde 2004, ajuda autores a terem seus projetos publicados e acompanha-os desde a escolha do tema, elaboração de um roteiro de capítulos, escrita dos capítulos até a noite de autógrafos. De acordo com Villela, seguir alguns passos, como planejamento, organização, dedicação e contar com know-how naquilo que se quer escrever são fundamentais para publicar uma obra. Confira as dicas abaixo:
Deixar um Legado
Os livros nunca morrem, estão sempre presentes em prateleiras de bibliotecas, livrarias e também no ambiente virtual como e-books. De acordo com Villela, quem possui uma obra publicada deixa uma herança para as próximas gerações.
"Um livro nunca expira, pode passar de geração para geração e não deixa a sabedoria, as memórias e os aprendizados de seu escritor morrerem", conta.
Compartilhar experiências
"O livro é um meio muito eficaz para você transmitir seus conhecimentos e experiências a um grande número de pessoas", a frase de Villela demonstra que escrever também é uma maneira de compartilhar uma expertise de determinado assunto com seu público-alvo.
Um exemplo disso é o livro "O Guia do Viajante do Caminho de Santiago - Uma Vida Em 30 Dias", escrito pelo Daniel Agrela, viajante profissional e jornalista, a obra é um guia brasileiro que compartilha a experiência do autor no famoso caminho europeu e traz orientações valiosas para que os leitores aproveitem muito a viagem.
Alavancar os negócios
Publicar um livro para um autor pode ser um impulsionador de carreira. Eduardo Villela conta que já lançou mais de 200 livros de autores que já eram palestrantes, consultores, profissionais liberais e autônomos. Após terem suas obras lançadas, eles viram, depois de um ano, aumentar em, pelo menos, 50%, ou mesmo viram dobrar a procura por suas aulas, workshops e consultorias. "Se o livro tem conteúdo, seu texto está bem redigido e gostoso de ler e o autor o escreveu tendo em mente as necessidades do público-alvo no tema, ele terá muito boas chances de ser bem aceito pelos leitores", esclarece o book advisor.
Conferir credibilidade e tornar seu autor uma referência
O livro dá força para o profissional que pretende ser referência em uma área. Villela defende que lançar um livro confere credibilidade e contribui muito para o seu autor se consolidar como especialista em determinado assunto, mas para isso a obra deve ser muito bem construída e de fato agregar valor aos seus leitores . "Todos nós temos conhecimentos, habilidades e experiências valiosos que podem mudar a vida de alguém. Ao escrever um livro, você torna possível que outras pessoas aprendam com você", ressalta o especialista.
Ainda de acordo com ele, é possível, viável e existe uma metodologia certa para escrever um bom livro. "Escrever um livro não é uma atividade para ser realizada sozinho, não exige nenhum talento nato, mas demanda conhecer bem e ter experiência de determinado assunto e do público. É preciso contar com a orientação especializada de um book advisor, que possa acompanhar o autor em cada uma das etapas da escrita e publicação de seu livro ", revela.
Eduado Villela - Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou mais de 500 livros de variados temas, entre eles gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial da Editora Évora.
www.eduvillela.com
3 lições de segurança de dados aprendidas após o ataque à Marriot
No último
dia 30, a rede de hotéis Marriot anunciou que sofreu um ataque hacker e que
dados pessoais de 327 dos seus 500 milhões de hóspedes foram comprometidos. As
informações eram diferentes combinações de nome, endereço, número de telefone,
contas de e-mail, data de nascimento, sexo, informações de viagem e reserva,
número do passaporte e informações de conta Starwood Preferred Guest. Tudo foi
roubado.
Aparentemente
não foram expostos dados de cartão de crédito, então a maioria do público
pensa: "se meu cartão de crédito não foi exposto, não preciso me
preocupar". Será mesmo?
Um estudo do
departamento de estado americano estimou em U$D 15,4 bilhões as perdas por
roubo de identidade, que é o tipo de ataques que nós, vítimas destes hackers,
iremos sofrer. Isto mesmo, com seus dados pessoais os fraudadores podem, entre
outras coisas, criar uma conta bancária em seu nome, solicitar cartão de
crédito, comprar produtos em seu nome, tentar roubar outros dados seus e muito
mais.
Não há muito
o que podemos fazer para nos proteger, afinal não iremos mudar de endereço ou
reemitir nosso passaporte só por causa disso. Porém, podemos evitar que um
maior dano seja causado através das seguintes medidas:
1-)
Solicitar à Marriot que informe seus dados foram vazados e quais. Assim você
saberá se foi ou não vítima do ataque;
2-) Tomar
muito cuidado e atenção quanto a qualquer email ou ligação telefônica
solicitando mais dados pessoais ou cobrando alguma coisa – os hackers podem
tentar nos enganar usando os dados já conhecidos, como o passaporte. Assim,
imagine que você receba uma carta da Polícia Federal informando que seu
passaporte está vencendo e que basta pagar um boleto para a renovação. É claro
que este boleto seria falso e você estaria pagando aos bandidos e não à
polícia, afinal os hackers têm o seu telefone, endereço e o vencimento do
passaporte.
3-) Apesar
de não ter sido vazado, ficar atento ao cartão de crédito e qualquer valor
estranho, afinal nunca saberemos se acessaram ou não o cartão que usamos nas
reservas.
Além disso, é extremamente importante lembrar qual a
senha que você usava para acessar as reservas do Marriot e, caso use a mesma
senha em um outro website ou serviço, troque imediatamente, pois os hackers têm
o seu e-mail e a senha e irão tentar acessar seu Facebook, seu icloud, seu
banco e vários outros sites com estes dados até conseguir. Lição dada. Lição
aprendida.
Mauricio Fiss -
sócio-diretor da área de tecnologia da Protiviti, consultoria global
especializada em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria
interna.
Natal: dicas da Serasa Experian para lojistas e consumidores
É
preciso que os dois lados fiquem atentos às questões de segurança, pois os
criminosos aproveitam estas datas para agir na internet
Considerada a
principal data para o comércio brasileiro em termos de movimento, o Natal se aproxima e muitas pessoas buscam a internet para suas compras. Mas,
levando em conta que mapeamento da internet brasileira feito pela BigData Corp
a pedido da Serasa Experian, no meio do ano, indicou que 40,10% dos sites do
Brasil não estão seguros, o que representa um total de 7,2 milhões de
endereços, é preciso muito cuidado para se comprar por meio de lojas virtuais,
adverte Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa
Experian.
Segundo ele, estes sites não possuem o certificado
de segurança (SSL – Secure Socket Layer), que promove uma
conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados
trafegados, o que evita o roubo de dados durante a transação. “É muito natural
que haja por parte de lojistas e consumidores uma expectativa muito positiva em
torno do Natal, mas ainda existe boa parte de internautas que evita as compras
virtuais por medo de fraude”, comenta. Segundo ele, para tornar o ambiente mais
seguro, criou-se a tecnologia do Certificado Digital de Servidor SSL, que
garante aos visitantes, usuários e clientes do site a troca segura de
informações, sem os riscos dos dados trafegados serem interceptados ou
alterados. Com ele, tanto o lojista, quanto o consumidor, evitam dores de
cabeça e riscos de fraudes. Por isso é preciso que tanto lojistas quanto
consumidores fiquem atentos às dicas preparadas pela Serasa Experian.
Dicas Serasa Experian para Lojistas:
– Além de possuir
uma loja virtual atrativa visualmente, é importante que se ofereça todas as
garantias para que o consumidor se sinta seguro para colocar seus dados e
efetivar a compra.
– Seu site possui
certificado de segurança? Para verificar, basta checar se o http do endereço
vem acompanhado de um “s” no final (https);
– A
responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa é sua e você tem a
obrigação de investir em um Certificado Digital de Servidor SSL.
– O seu cliente
pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse sentido pode
representar indicações ruins em sites de reputação, reclamações e direitos do
consumidor;
– Recomende aos
seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais passem esses dados de login
e senha para outras pessoas;
– O e-mail
marketing é uma boa forma de atrair consumidores para sua loja virtual. Procure
oferecer informações verídicas sobre produtos e promoções, isso aumenta sua
credibilidade;
– Mantenha
informações precisas sobre preço, condições, valor de frete e tempo para
entrega;
– A rapidez de sua
loja no quesito busca precisa ser bem eficiente. O consumidor não gosta de
perder tempo ou ter informações imprecisas.
Dicas Serasa Experian para os Consumidores:
– Desconfie de
ofertas com preços muito abaixo do mercado. E-mails com promoções e vantagens
muito especiais merecem total atenção. É comum cibercriminosos usarem nomes de
lojas conhecidas para tentar invadir os dados do seu computador.
– A prática
de phishing é muito usada por golpistas. Nela, criminosos copiam informações
trocadas em uma transação (nome, endereço, CPF, entre outros) e usam os dados
para cometer fraudes de identidade, quando dados de um consumidor são usados
por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito
sem a intenção de honrar os pagamentos.
– Se você não
conhece a loja virtual em que pretende comprar, pesquise em sites dedicados à
avaliação de lojas virtuais, como Reclame Aqui e e-Bit. Avaliar a reputação de
uma loja é uma providência essencial.
– Para verificar
se o site é seguro, veja se ele está protegido por um Certificado Digital SSL,
que identifica os servidores e protege as informações em tráfego entre o seu
computador e o da loja. Observe alguns sinais: veja se no browser há um cadeado
fechado. Se sim, clique em cima e veja se o Certificado Digital SSL emitido
está em nome da loja na qual você está comprando. Essa conferência pode ser
feita no Selo de Segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar
o site, no endereçamento, verifique se o HTTP tem um S, ou seja, HTTPS. Essas
providências garantem um ambiente seguro.
Serasa Experian
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