Pesquisar no Blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Sociedade de Cirurgia Bariátrica apóia cirurgias e ações pelo SUS em 12 estados no dia 11 de outubro

No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade - uma série de ações serão realizadas por Hospitais Públicos em todo o país que atendem pacientes do SUS.

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) irá apoiar, no próximo dia 11 de outubro (sábado) - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade - uma série de ações que serão realizadas em 12 estados, por14 Hospitais Públicos em todo o país que atendem pacientes do SUS. 

Serão realizadas cirurgias para pessoas que aguardam na fila e já realizaram todo o processo de pré-operatório, bem como atendimentos para que os pacientes que têm encaminhamento para a cirurgia possam iniciar o seu processo de tratamento com equipe multidisciplinar, cirurgião e endocrinologista. 

De acordo com o presidente da SBCBM, Juliano Canavarros, o objetivo é chamar a atenção para a necessidade que ainda existe de democratizar o acesso à cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo levantamento da SBCBM, entre 2020 e 2024, o Brasil realizou 291.731 mil cirurgias bariátricas, sendo 260.380 cirurgias pelos planos de saúde, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS) e 31.351 procedimentos pelo SUS. Já em 2025, entre os meses de janeiro a junho, 6.393 pessoas tiveram acesso ao tratamento cirúrgico da obesidade no Brasil pelo SUS. 

“Nos últimos cinco anos menos de 1% da população com indicação para a cirurgia conseguiu ter acesso ao tratamento. Também chamamos a atenção para a importância da acreditação dos hospitais e cirurgiões bariátricos que realizam o procedimento em todo o Brasil, visando sempre a segurança do paciente", afirmou o presidente da SBCBM Juliano Canavarros.

 

Programação 11 de outubro 

A programação de ações que serão realizadas para marcar o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade incluem os seguintes Hospitais: Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes - (HUCAM - UFES - EBSERH), em Vitória, Espírito Santo sob a coordenação do cirurgião e diretor de relações Institucionais da SBCBM, Gustavo Peixoto. Lá, serão realizadas quatro cirurgias no dia 11 e 80 atendimentos de pacientes que aguardam pelo processo pré-operatório. 

“A SBCBM tem apoiado iniciativas de conscientização sobre a obesidade e promovido discussões sobre o tratamento cirúrgico da doença. Em anos anteriores, a sociedade tem trabalhado em conjunto com o Ministério da Saúde para atualizar as diretrizes da cirurgia bariátrica e metabólica no SUS - Sistema Único de Saúde. No próximo dia 11 de outubro, cerca de 14 hospitais que realizam cirurgia bariátrica pelo SUS promoverão ações para marcar esta data importante no Brasil”, afirmou o diretor de relações Institucionais da SBCBM, Gustavo Peixoto.

 

Espírito Santo - Em Vila Velha (ES), o Hospital Evangélico fará seis cirurgias e as ações serão coordenadas pelo cirurgião bariátrico, Tarcisio Barroso Zovico; em Cachoeiro do Itapemirim (ES), o Hospital Evangélico de Cachoeiro realizará cirurgias, sob a coordenação do Dr André Mattar. Ainda no Espírito Santo, em São Mateus serão realizadas cirurgias no Hospital Estadual Roberto Silvares, com a coordenação do Dr Carlos Renato Neves, quando será dado o pontapé inicial da primeira cirurgia bariátrica do serviço e 20 pacientes receberão o atendimento multidisciplinar.

 

Minas Gerais - Já em Patos de Minas, Minas Gerais, a Santa Casa da cidade irá realizar cirurgias bariátricas em comemoração de 2 anos do serviço de Cirurgia Bariátrica e também em alusão ao Dia de Combate à Obesidade, sob a coordenação do Dr Edson Antonacci.

 

Rio Grande do Norte - Em Natal o Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN, realizará quatro cirurgias bariátricas no sábado como parte da iniciativa nacional. Os cirurgiões coordenadores serão a Dra Anna Carolina Batista Dantas, diretora científica da SBCBM e dr Igor Marreiros.

 

Santa Catarina - O Hospital Universitário Polidoro Ernani (HU) , da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, irá realizar duas cirurgias extras no sábado com participação de cirurgião convidado e aula aos residentes. O coordenador será o cirurgião bariátrico e presidente do Capítulo da SBCBM no Estado, Dr Tiago Onzi.

 

Pernambuco - Em Recife, o Hospital de Clínicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) realizará mais oito cirurgias bariátricas em pacientes do SUS. A coordenação é dos cirurgiões Flávio Kreimer e Álvaro Ferraz.

 

Paraíba - Em João Pessoa no Hospital dos Servidores General Edson Ramalho serão realizadas cinco cirurgias bariátricas para atendimento de pacientes que aguardam na fila. Os coordenadores são os cirurgiões Dr Daniel Hortiz e Dr Geraldo Camilo.

 

Rio de Janeiro - Na capital carioca, a ação no Dia 11 de outubro acontecerá, no Hospital São Francisco, sob a coordenação do cirurgião e presidente do Capítulo da SBCBM no Rio, Dr Fernando de Barros.

Na oportunidade, serão realizadas quatro cirurgias bariátricas e mutirão de atendimentos a pacientes com indicação para o tratamento cirúrgico da obesidade. 

 

Brasília - No Hospital Regional da Asa Norte serão realizadas duas cirurgias a mais no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Os pacientes que serão operados estão na fila do SUS e a coordenação é da cirurgiã bariátrica, Ana Carolina Fernandes, responsável técnica pelo serviço de cirurgia bariátrica e metabólica do Hospital.

 

Amapá - No Amapá as cirurgias acontecem no Hospital Filantrópico São Camilo, onde ocorrerá uma manhã de cirurgias. Todas as cirurgias serão realizadas por emenda parlamentar, já que o Estado não possui Hospital credenciado pelo SUS Também está sendo organizada a 3a Corrida Contra a Obesidade, realizada sempre no mês de novembro.

 

Salvador e Sergipe - Também serão realizados procedimentos no Hospital Municipal de Salvador e na Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia de Sergipe (FBHC).

 

São Paulo - Cerca de 44 cirurgiões que integram o Capítulo de São Paulo irão gravar vídeos respondendo dúvidas sobre cirurgias no SUS como, por exemplo, quem pode entrar na fila, como proceder, exames necessários, locais que operam pelo SUS em São Paulo, entre outros. Estes vídeos serão disponibilizados nos canais da SBCBM.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados