Pesquisar no Blog

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Como estudar física para o Enem: veja 5 dicas para conquistar a tão desejada aprovação no exame

O professor de física Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, elenca conteúdos importantes

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2025 (Enem) começaram no dia 26 de maio e se estendem até o dia 06 de junho. As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal, exceto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, devido à realização da COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). Nestes municípios a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Os candidatos tem pouco tempo para se preparar e pensando em otimizar o tempo, o professor de física Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, sugere alguns conteúdos importantes para guiar os estudos para o Enem: 

“Para quem está se preparando para o exame, não basta estudar os conteúdos certos - é importante também estudá-los na ordem correta. A física é uma construção lógica: alguns assuntos são base para entender os outros. Então, estudar com estratégia economiza tempo e evita frustração”, ressalta Felipe. 

A sugestão do especialista Felipe Guisoli é estudar nesta ordem:


1. Comece pela mecânica básica — cinemática e leis de Newton. São os fundamentos da física e aparecem todo ano no ENEM. Entenda bem movimento, força, aceleração. Sem isso, é difícil avançar para temas mais complexos.

 

2. Em seguida, vá para trabalho, energia e potência. Esse é um dos eixos mais cobrados da prova e também serve de ponte para entender fenômenos térmicos, elétricos e até ondas.

 

3. Depois, estude hidrostática e termologia. A parte de calor, dilatação, mudanças de estado e máquinas térmicas aparece bastante em contexto no ENEM (ex: panela de pressão, geladeira, ar-condicionado).

 

4. A próxima etapa é eletricidade básica (eletrodinâmica): corrente, tensão, resistência, potência elétrica. O ENEM adora aplicar esses conceitos em situações do cotidiano — principalmente com chuveiros, tomadas, eletrodomésticos.

 

5. Depois, recomendo estudar óptica geométrica e ondulatória: formação de imagens, lentes, espelhos, som, luz, fenômenos de interferência e difração. São conteúdos que o ENEM costuma cobrar com imagens, esquemas e interpretações visuais.

 

6. Por fim, vale estudar física moderna e contextualizações ambientais: radioatividade, energia nuclear, tipos de geração de energia, efeito estufa, eletromagnetismo básico. São menos recorrentes, mas muitas vezes aparecem em temas transversais. 

O professor, ainda, separou os possíveis conteúdos que podem cair na prova de física do Enem:

- Cinemática e dinâmica (movimento e forças);

- Trabalho, energia e potência;

- Termodinâmica e calorimetria;

- Óptica geométrica (espelhos, lentes, refração);

- Ondulatória (som, luz, interferência);

- Eletrodinâmica básica (circuitos, resistores, chuveiros, lâmpadas). 

“A prova de física do ENEM costuma cobrar os conteúdos clássicos do ensino médio, mas sempre com uma abordagem voltada para o uso prático do conhecimento. Em vez de te pedir um cálculo direto de velocidade, por exemplo, a questão pode mostrar um gráfico de consumo de energia, uma situação do cotidiano — como um chuveiro, um forno elétrico ou um freio de carro — e te perguntar algo que exige interpretação, raciocínio físico e leitura atenta. É importante lembrar que o ENEM gosta de contextos reais e acessíveis — portanto, entender como a física aparece no dia a dia é tão importante quanto dominar os conceitos”, enfatiza o professor à frente da escola online Universo Narrado. 

Felipe Guisoli possui mais de 10 anos de experiência, tendo ajudado milhares de alunos a serem aprovados em cursos concorridos, como Medicina na FUVEST, e em concursos como Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia (IME). O professor acredita que o que impede muitas pessoas de evoluírem em Física e Matemática: não é estudar mais, mas aprender como estudar de forma estratégica e profunda. 



Felipe Guisoli - físico e mestre em física teórica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é escritor e criador do Universo Narrado, uma escola online de física e matemática para estudantes de todo o Brasil.

Universo Narrado
@universonarrado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados