Conheça o modelo de constelação que pode mudar o rumo da sua empresa
A Constelação Empresarial surgiu
em meados de 1980 e faz parte de um conjunto de estudos do alemão Bert
Hellinger que procura estudar famílias, empresas e organizações para entender
como funcionam as relações pessoais e institucionais. Bert batizou esse
conjunto de estudos de Constelação Sistêmica, e dentro dele existe a
Constelação Empresarial.
A Constelação Empresarial procura
apoiar pessoas que possuam uma posição de relevância em uma empresa para
desenvolver as relações humanas e os relacionamentos de seus colaboradores ou
da equipe que ele lidera dentro da instituição.
O principal objetivo da Constelação
Empresarial é identificar possíveis falhas dentro da relação empresarial e como
elas estão interferindo no desempenho de cada profissional e no resultado da
empresa, para que o crescimento da organização seja sempre constante, evitando
que o desenvolvimento do negócio seja afetado. Dessa forma, após a análise de
diversos fatores que interferem nessa relação, é possível fazer um diagnóstico
acerca do que é preciso ser alterado, melhorado ou otimizado. O processo é
feito com um constelador organizacional, que vai identificar os pontos a serem
trabalhados e encontrar soluções no sistema de seus clientes.
A coach organizacional,
especialista em comportamento humano, Jeane Mota, conta que existem sinais de
que uma empresa necessita de constelação empresarial. Para ela, os principais
seriam:
Alta taxa de turnover e ausências devido à saúde: há uma tendência de pessoas saírem da organização e alto nível de faltas ocasionadas por problemas de saúde quando o ambiente conta com falta de posicionamento estratégico das lideranças e colaboradores;
Dificuldade em lançar uma nova marca ou decidir sobre um investimento, ou fusão;
Demora na resposta: decisões importantes são adiadas, problemas antigos continuam;
Conflitos invisíveis: várias pessoas sentem um conflito no ar, mas não conseguem distinguir o que é;
Eficiência diminuída: os resultados estão aquém das qualidades, conhecimento e experiência dos contribuintes;
Problemas de liderança: empregados descontentes com os líderes ou mudança de
líder;
Falta de apreciação às pessoas: colaboradores reclamam que seus esforços não
são apreciados.
Caso tenha identificado algum dos
pontos acima em sua empresa, é hora de chamar um constelador organizacional.
Investir e promover uma cultura saudável dentro do ambiente de trabalho gera
mudanças que beneficiaram o seu negócio.
Jeane Mota - Mentora organizacional, especialista em comportamento humano. Ajudando pessoas e transformando famílias
jeane@idpro.com.br
@jeaneamota
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