Para muitas pessoas, estudar no exterior é um sonho,
mas a ideia de organizar uma candidatura pode parecer complexa. No entanto,
seguindo alguns passos estratégicos, esse processo pode ser simplificado,
tornando sua candidatura eficiente e sem estresse. Segundo Gabrielle
Hayashi Santos, consultora de educação internacional, "o
planejamento adequado é o ponto-chave para uma candidatura de sucesso, além de
garantir que você esteja alinhado com as expectativas das instituições". A
seguir, explicamos como se organizar da melhor forma.
1. Verifique as competências linguísticas
O primeiro passo é identificar as línguas que você
domina e mapear as universidades com base nisso. Por exemplo, se você tem
conhecimento de inglês, pode buscar instituições em países de língua inglesa ou
que ofereçam cursos em inglês. Não domina outra língua além do português?
Portugal pode ser uma opção.
2. Escolha o curso e o nível de estudo
Defina qual curso você deseja fazer e o nível
educacional. Isso pode incluir mobilidade acadêmica, mestrado, doutorado ou
pós-doutorado. Ao ter esses fatores claros, você pode buscar instituições que
ofereçam programas adequados para sua área de interesse.
3. Mapeie e classifique as instituições
Depois de escolher o curso e o nível, pesquise as
universidades que atendem seus requisitos. Aqui, é importante fazer uma lista
ampla e começar a investigar os recursos que cada uma oferece, como corpo
docente, ex-alunos e estrutura do curso. Conforme sua pesquisa avança, faça um
ranking das instituições que mais se alinham com seus objetivos futuros.
4. Contato com professores (para mestrado e doutorado)
Se você está se candidatando a mestrado ou doutorado,
considere entrar em contato com possíveis orientadores. Isso é particularmente
importante para programas mais acadêmicos, já que estabelecer um bom
relacionamento com professores pode ajudar no processo de seleção e ampliar seu
networking. "Ter um orientador comprometido faz toda a diferença, pois
você já começa com um direcionamento mais claro sobre sua pesquisa", diz
Gabrielle.
5. Organização dos prazos e documentos
Faça uma planilha com os prazos de cada programa.
Liste os documentos necessários, como currículo, carta de motivação, carta de
recomendação, histórico escolar e diplomas traduzidos. Muitos desses documentos
exigem tradução juramentada, então planeje com antecedência. Além disso,
verifique se é necessário realizar algum teste de proficiência, como Teste de
Inglês como uma Língua Estrangeira (TOEFL) ou Sistema de avaliação na língua
inglesa internacional (IELTS), e se precisa fazer o Graduate Record Examination (GRE) ou Exame
de Admissão para Graduados em Administração (GMAT),
principalmente nos EUA e Canadá.
6. Provas e estratégias pós-pandemia
A pandemia trouxe mudanças no processo de admissão de
várias universidades, como a flexibilização do GRE e GMAT. Em alguns casos,
essas provas se tornaram opcionais. A decisão de fazer ou não deve ser
estratégica, dependendo de suas metas e da instituição. "Mesmo que algumas
instituições não exijam essas provas, fazer o exame pode ser um diferencial
competitivo", recomenda Gabrielle.
Por fim, manter uma organização clara e definir um
cronograma vai garantir que você esteja bem preparado para se candidatar a
universidades de todo o mundo. E lembre-se de explorar oportunidades de bolsas
de estudo, como a Reach Oxford Scholarship (Oxford) , a Clarendon
Scholarship , o DAAD , a Yenching Academy e a Vanier
Canada Graduate Scholarship
. Essas oportunidades podem abrir portas e tornar sua experiência internacional
ainda mais acessível.
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