Aliar marketing e
tecnologia facilita a construção de relacionamentos e maximiza a conversão de
vendas
Fidelizar clientes tornou-se fundamental para as
empresas que desejam construir relacionamentos duradouros com seus
consumidores. Além de possibilidades como impulsionamento de mídia e
estratégias de comunicação, os aplicativos de fidelidade estão revolucionando essas
relações ao oferecer benefícios exclusivos e promover engajamento constante com
as marcas.
Conforme aponta a Sondagem do Comércio realizada
pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), no
terceiro trimestre de 2023, o comércio brasileiro obteve 15,1% de sua receita
total de vendas por meio de canais digitais, como sites, aplicativos, e-mails e
outras ferramentas. Esse percentual representa a maior participação do comércio
online desde o segundo trimestre de 2021, quando atingiu 21,2% em um cenário
influenciado pelas restrições à operação de lojas físicas durante a pandemia de
Covid-19.
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa responsável pelo desenvolvimento de
aplicativos para marcas como Habibs, Madero e TV Band, esses apps transformam
cada interação em uma oportunidade de reforçar a lealdade do cliente, permitindo
que a experiência de compra seja mais do que uma simples transação.
"Quando uma pessoa baixa o aplicativo da marca, ela já fez um esforço
extra e mostra que quer passar um tempo com aquela empresa, o que facilita a
fidelização por meio dessas plataformas”, explica.
Na Alphacode, por exemplo, algumas empresas buscam
maneiras eficazes de aplicar a tecnologia para melhorar a experiência do
cliente. “Inovação e estratégias digitais são uma receita que funciona quando
está bem direcionada. Nesse aspecto, os aplicativos de fidelidade são, de fato,
uma parte essencial para criar um vínculo de confiança entre consumidor e
empresa", completa o especialista.
Como a tecnologia apóia a
fidelização
O relacionamento gerado pelos apps garante que os
consumidores não apenas retornem, mas também que recomendem a marca para outras
pessoas. A partir daí, a fidelização traz benefícios claros. “Além de ser mais
econômico fidelizar clientes ao invés de adquirir, as empresas conseguem maior
previsibilidade de fluxo de caixa e criam uma base de consumidores engajados,
prontos para interagir continuamente”, diz Rafael.
Entre os formatos mais populares de programas de
fidelidade estão o cashback, milhas, além de softwares e cartões de
fidelização. Todas essas possibilidades compartilham o mesmo objetivo: manter o
cliente satisfeito e engajado.
À medida que mais empresas adotam essas
estratégias, fica claro que a fidelização é uma peça-chave para o sucesso
sustentável no mercado. "A tecnologia é uma aliada fundamental para
entregar uma experiência de compra personalizada e eficiente. Na Alphacode, por
exemplo, temos o compromisso de criar soluções que transformem a jornada do
consumidor e fortaleçam a relação com as marcas", declara.
Uma ferramenta que se destaca nesse cenário é o AJFans,
desenvolvido pela Alphacode. Com uma impressionante avaliação de 4.8 estrelas
na App Store, o app oferece cupons de desconto, pontos de fidelidade e outras
vantagens que estão redefinindo a forma como os consumidores se relacionam com
as marcas. “O segredo do sucesso desses aplicativos está, justamente, em como
eles facilitam a jornada de compra e reforçam a conexão com os clientes”,
finaliza.
Rafael Franco - Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs. Para mais informações, acesse o site, @alphacode ou Linkedin.
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