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quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Professor tem papel fundamental para estimular inclusão em sala de aula

Segundo neuropedagoga Mara Duarte, profissionais têm a capacidade de influenciar diretamente o desenvolvimento e a experiência de aprendizagem


Quando se trata de inclusão, os professores desempenham um papel fundamental, pois estão na linha de frente do processo educacional e têm como missão entender as diferenças de cada aluno para que possam adotar estratégias práticas que facilitem e estimulem o aprendizado. 

Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, além de diretora da Rhema Neuroeducação, que atua com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do neurodesenvolvimento e da neuroeducação infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas afetivas e sociais, os professores têm a capacidade de influenciar diretamente o desenvolvimento e a experiência de aprendizagem de todos os alunos, especialmente dos neurodivergentes, com necessidades especiais ou que enfrentam barreiras sociais e culturais. “O papel do professor é essencial para garantir que a inclusão não seja apenas um princípio teórico, mas uma prática real e eficaz no ambiente escolar”, afirma. 

De acordo com a neuropedagoga, todo professor tem a missão especial de educar os alunos e realizar um trabalho diário de inclusão. “Tudo parte do professor e da forma como ele trabalha ao facilitar o processo de inclusão em sala de aula. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizando seu conhecimento, a fim de reunir os saberes teóricos e metodológicos fundamentais para intervir”, diz Mara Duarte.

Para a especialista, é fundamental que o professor esteja preparado para saber reconhecer e lidar com todo tipo de diferença e situação em sala de aula. “Algo que consideramos fundamental, por exemplo, é que todo professor saiba Libras. Quando os professores aprendem, eles se capacitam para se comunicar efetivamente com alunos surdos, garantindo que esses alunos tenham acesso pleno ao conteúdo escolar e possam participar ativamente das atividades em sala de aula”, exemplifica. 

Confira como o professor pode auxiliar na inclusão de forma prática em sala de aula:

Criando um ambiente acolhedor: Cabe ao professor criar um ambiente que valorize a diversidade e promova a aceitação de todas as diferenças. “Isso ajuda a construir um espaço onde todos os alunos se sentirão seguros e respeitados”, avalia Mara Duarte. 

Adaptando métodos de ensino: Para incluir e educar alunos neurodivergentes ou com necessidades especiais, o professor precisa adaptar métodos de ensino, o que pode incluir o uso de materiais didáticos diferenciados, estratégias inclusivas e a modificação de avaliações.

Incentivando a participação: Ao incentivar a participação ativa de todos os alunos, o professor garante que todos tenham a oportunidade de expressar suas ideias e contribuir.

Estimulando a empatia: Cabe ao professor estimular valores como empatia, respeito e solidariedade. “Isso ajuda a criar uma cultura escolar mais inclusiva e tolerante em sala de aula e, consequentemente, na sociedade”, afirma Mara.



Mara Duarte da Costa - neuropedagoga, psicopedagoga, diretora pedagógica da Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse instagram.com/maraduartedacosta.


Rhema Neuroeducação
https://rhemaneuroeducacao.com.br/


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