O fenômeno da digitalização está remodelando os negócios do varejo. Não há mais dúvidas sobre os benefícios de conectar uma loja física à internet, seja por meio de um e-commerce próprio ou marketplace, tendo em vista atingir o novo perfil do consumidor. No entanto, nem todos os comerciantes estão conscientes das vantagens que a tecnologia digital pode oferecer para outro lado do balcão, no contato com os fornecedores.
Nesse novo mundo, os marketplaces B2B, shoppings virtuais
que operam entre negócios, têm se destacado como solução digital eficaz e
acessível para os varejistas que buscam otimizar suas operações de reposição e
gestão de estoques. Ao integrar tecnologia avançada a uma vasta rede de
fornecedores, essas plataformas oferecem inúmeras vantagens que transformam e
garantem agilidade o dia a dia dos lojistas de pequeno e médio
porte.
Para começar, cito a conveniência de realizar
cotações e compras online a qualquer hora do dia que garante ao varejista uma
operação com maior flexibilidade e velocidade. Além disso, ele tem acesso
a inúmeras promoções e a um sortimento de produtos completo da indústria,
diversificando o estoque e permitindo atender uma variedade de preferências e
necessidades de seus clientes. Associado a isso está a possibilidade de
comparar preços de diferentes fornecedores em tempo real, o que ajuda a
encontrar as melhores ofertas e avaliar as melhores condições de pagamento,
como prazos mais longos ou descontos por volume.
Os marketplaces também proporcionam uma experiência
de compra potencializada por ferramentas de Inteligência Artificial (IA), que
oferecem recomendações personalizadas e previsões de demanda, trazendo mais
praticidade e autonomia no gerenciamento de todas as aquisições. Ainda com
apoio de recursos baseados em IA, o lojista toma decisões amparadas em dados e
se mantém atualizado com as últimas tendências do mercado. Isso é crucial para
antecipar as necessidades dos clientes e ajustar o estoque de maneira proativa,
mantendo a loja sempre abastecida e alinhada com as novas demandas dos
consumidores.
Outro benefício significativo oferecido por essas
plataformas são as condições flexíveis e o acesso a diversos meios de
pagamento, que permitem aos varejistas gerirem melhor seu fluxo de
caixa.
Graças a essa nova tecnologia, as empresas podem
comprar quando quiserem e de onde quiserem, além de consultar pedidos, status
de entrega, crédito e outros serviços em um único lugar. A centralização desses
serviços não só simplifica a gestão dos estoques, mas também aumenta a
eficiência operacional, permitindo que os varejistas se concentrem em outras
áreas estratégicas do negócio, como marketing e atendimento ao cliente.
Dessa forma, os marketplaces B2B também melhoram os
relacionamentos entre varejistas e indústrias. Ao utilizar essas plataformas, o
tempo de contato entre vendedores e uma determinada companhia torna-se mais
qualificado. O vendedor pode assumir um papel mais consultivo, dedicando suas
visitas para discutir inovações, tendências e estratégias de execução, em vez
de apenas focar na reposição de pedidos.
Como se nota, todas as facilidades e conveniências
oferecidas para o consumidor final em um marketplace convencional são
reproduzidas no ambiente de compras digital B2B. Desde o acesso a uma ampla
variedade de produtos, passando pelas melhores condições de pagamento e
chegando ao acompanhamento dos pedidos em tempo real, os benefícios são
inquestionáveis.
Por isso, esse é o momento de os varejistas
apostarem na digitalização de seus negócios em 360º, olhando para o cliente que
está na ponta e para o fornecedor do outro lado. Não se movimentar rumo ao
digital significa escolher não atender plenamente parte dos clientes e perder
eficiência. A prosperidade dos pequenos e médios negócios do país passa
inescapavelmente pelo digital.
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