Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Estratégias de Segurança do Trabalho - Precauções para reduzir acidentes em Redes Compartilhadas de Telecomunicações em Postes

 

Conhecimento, obediência e respeito às principais normas regulamentadoras para segurança do trabalho podem preservar e salvar vidas minimizando enormes prejuízos aos ocupantes de telecomunicações. As instalações e manutenções de redes de telecomunicações em postes são cada vez mais críticas, o que tem gerado uma incidência de quedas, choques elétricos e outros tipos de acidentes envolvendo profissionais do setor de infraestrutura de telecomunicações. 

Isto ocorre porque a faixa destinada para instalação das redes de telecomunicações em postes é insuficiente para abrigar um número acima do normal de cabos e/ou emendas. Com isso, muitos ocupantes acabam instalando suas redes fora das especificações. Este tema de extrema importância será debatido por renomados especialistas em segurança do trabalho no 3º Workshop RTI de Compartilhamento de Postes, evento que será realizado no próximo dia 7 de agosto, dentro da programação do 11º NETCOM. 

Segundo o engenheiro Aguinaldo Bizzo, o compartilhamento de postes no Brasil é um tema de grande relevância que suscita inúmeras discussões quanto a segurança do trabalho, especialmente sobre a interpretação dos aspectos técnicos e legais das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, em especial a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade. Bizzo será um dos especialistas que participará do painel sobre esse tema, abordando a interpretação e aplicação da NR 10 no segmento de telecomunicações e apresentando os principais desafios e desvios quanto à estruturação de Programa de Gestão de Perigos e Riscos Elétricos para o cumprimento dos requisitos legais exigidos pela legislação em vigor. 

Já o engenheiro Gianfranco Pampalon, ex auditor do Ministério do Trabalho e especialista em NR 35 – Trabalho em Altura, irá detalhar como acidentes com quedas afetam as empresas de telecomunicações e quais são as maiores não conformidades das empresas de telecom com relação a NR 35 – Trabalho em Altura. Acidentes com quedas de altura, no ramo de telecom, geram custos sociais e financeiros imensos para as vítimas, para a Previdência Social e para as empresas. No setor de telecom, as quedas estão em 1º lugar em número de acidentes e em 2º em acidentes fatais. Uma boa gestão de prevenção de quedas baseadas nas NRs 01 e 35 e nas boas práticas contribui de forma relevante para a melhoria destes indicadores, ressalta Gianfranco. 

Rodrigo Vaz, auditor fiscal do trabalho (MTB), irá ressaltar quais as responsabilidades, em termos de segurança e saúde, tanto dos trabalhadores quanto das empresas contratantes que atuam no setor de telecomunicações. Ele irá mostrar que o gerenciamento de risco ocupacional deve contemplar todos os perigos existentes nas atividades de compartilhamento das estruturas do posteamento. Segundo Vaz, a inspeção do trabalho irá desencadear profunda fiscalização nesse setor, auditando todos os elementos obrigatórios presentes na Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego como, por exemplo, a proibição de trabalho individual no posteamento, a exigência da vestimenta de proteção contra arco elétrico, medidas de proteção ao trabalho em altura, dentre outros. 

O mediador do painel será o engenheiro Rogério Moreira Lima, coordenador do CAPA CREA-MA. Lima irá enfatizar a necessidade da realização de levantamentos precisos de dados dos sinistros elétricos para que seja feito um planejamento das fiscalizações, com foco na prevenção para que, desta forma, possam ser evitados sinistros fatais. Segundo ele, dados obtidos no Anuário Estatístico da Abracopel apontam um aumento de 525% dos acidentes com trabalhadores de telecom entre os anos 2015 e 2023.



Marcius Vitale - CEO da Vitale Consultoria, presidente da Associação dos Diplomados do Inatel (Adinatel) e coordenador do 3º Workshop RTI Compartilhamento de Postes – evento que integra o NETCOM 2024
.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados