Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Alterações climáticas e a influência na saúde, otorrino explica


O sobe e desce de temperatura que oscila no decorrer do mesmo dia afeta a saúde e pode baixar a imunidade – deixando assim, o corpo mais suscetível a doenças comuns dessa época do ano, como as gripes e resfriados. 

O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros da capital paulista explica que o sobe e desce da temperatura interfere no muco nasal que é responsável por umedecer o ar que entra e sai do nosso corpo, mas quando o tempo está seco, por exemplo, o muco diminui a sua capacidade de hidratar, é aí que o nariz sofre.

“Acordar com tempo bem friozinho que esquenta à tarde e depois esfria novamente à noite é um enorme gatilho para que a imunidade baixe no nariz, além disso, o tempo mais seco faz com que a poluição se concentre ainda mais, o que pode gerar alergias como a conhecida rinite”, explica. 

Dr. Bruno ressalta que, alguns conhecidos conselhos das avós ainda são bem atuais e por isso é importante evitar andar com os pés descalços no piso frio, dormir com o cabelo úmido ou sair de casa logo após um banho quente. “Evitar esfriar o corpo pode ser uma boa saída para ficar longe das doenças comuns dessa época do ano”, afirma. 

No mais, o médico ainda deixa alguns conselhos: 

  • Manter boa hidratação bebendo água durante todo o dia;
  • Usar soro fisiológico pra hidratar o nariz;
  • Deixar o umidificador ligado em baixa intensidade durante toda a noite;
  • Dormir por horas adequadas para a idade;
  • Alimentação saudável sempre priorizando alimentos in natura e variações de cores no prato;
  • Fazer atividade física;
  • E manter um hobby, diminuindo o estresse. 

Para o médico, essas dicas são essenciais para que o corpo crie uma barreira de imunidade para passar pelo inverno com saúde.



FONTE:
Bruno Borges de Carvalho Barros - Médico otorrinolaringologista pela UNIFESP Professor Medcel Pós-graduação pela UNIFESP. Especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados