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Especialista traz dicas para os consumidores darem
os primeiros passos rumo à casa do futuro
O termo “casa inteligente” está cada vez mais em evidência, porém, pouca gente entende de fato o conceito e menos ainda sobre como colocá-lo em prática. Como qualquer agente de transformação digital, a novidade ainda causa receio a alguns. Para romper essa barreira, a Fast Shop convidou o especialista em inteligência artificial (IA) e parceiro na criação de conteúdos de tecnologia, Tato Tarcan, para explicar de forma simples e direta como a IA, presente em eletrodomésticos, pode facilitar a rotina das pessoas.
A realidade é que já conseguimos assimilar muitas novidades que a indústria tecnologia proporciona em todas as esferas da nossa vida. Da Siri, presente em smartphones, passando por assistentes domésticos como a Alexa até tecnologias funcionais para o trabalho como o chat GPT. E os exemplos não param por aí, vão desde os bots que atendem em centrais de suporte e fazem a triagem dos chamados, até aplicativos de rotas, que identificam possíveis engarrafamentos e calculam o trajeto mais eficiente em tempo real, com base nos dados dos próprios usuários.
“IA
é a capacidade que soluções tecnológicas têm de simular a inteligência humana.
Já casa inteligente, são equipamentos para o uso doméstico equipados com IA”,
define Tato.
IA em casa
A
casa do futuro, com ambientes tecnológicos, eletrodomésticos e móveis
conectados entre si e mantendo o aconchego que um lar deve ter, já está à
disposição da sociedade. Com dispositivos acionados por comando de voz é
possível trancar portas, acionar aparelhos de ar-condicionado, ligar a máquina
de lavar roupas e controlar persianas, por exemplo. “Parece tema de ficção
científica, mas a verdade é que essa realidade já faz parte da sociedade
moderna e tem tudo para aumentar sua relevância nos próximos anos”, diz o
especialista.
De acordo com um mapeamento realizado pela WGSN - agência global de previsão de tendências - o mercado de automação residencial já movimentou cerca de 100 bilhões de dólares em todo o mundo. Voltando os olhos para o mercado nacional já são mais de 300 mil residências com algum tipo de automação, segundo dados da Aureside - Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial -, que tem a expectativa de que nos próximos dois anos a IA chegue a dois milhões de lares. De toda a cartela de serviços que a Inteligência Artificial (IA) oferece, os mais comuns por aqui são: sistemas de iluminação, segurança e automação de cortinas.
Para
quem ainda não mergulhou no universo de IA, Tato Tarcan lista cinco sugestões
para equipar a casa e deixa um aviso: “É um caminho sem volta”.
1
– Hub de automação: Um hub inteligente de automação residencial é um
dispositivo central que se conecta a todos os dispositivos inteligentes em sua
casa. Ele pode ser controlado por meio de um aplicativo móvel ou de voz, como a
Alexa ou o Google Home, por exemplo. Esse é o ponto de partida para conectar os
equipamentos.
2
– Iluminação: É possível montar um set de luz com lâmpadas inteligentes
distribuídas entre os ambientes da casa programando os horários de
funcionamento, intensidade de iluminação, cores e criar comandos de voz
específicos para acioná-los.
3
– Aspirador de pó robô: Esse é um dos itens mais surpreendentes e que fazem a
parte pesada da limpeza. Existem diversos modelos, dos básicos, que aspiram a
casa, até os mais tecnológicos que além de aspirar passam pano, esvaziam
depósitos de água e fazem polimentos em pisos. Esses equipamentos possuem uma
tecnologia capaz de mapear ambientes, garantindo a limpeza por completo.
4
– Máquina lava e seca roupas: O único trabalho é colocar as roupas sujas dentro
do tambor e adicionar o sabão. Através de um simples comando, a máquina lava e
seca roupas.
5
– Climatização de ambientes: em dias extremamente quentes, é possível programar
os aparelhos de ar-condicionado para refrigerar o lar momentos antes da chegada
em casa, ou aquecê-los também.
IA no trabalho
Indo além das comodidades para o lar, a IA também está fortemente presente em dispositivos de uso profissional, como smartphones, notebooks e tablets. Nesses dispositivos a mecânica de funcionamento é exatamente a mesma, os aparelhos compreendem a necessidade do usuário e executam as tarefas de forma intuitiva aumentando a performance, melhorando imagens e facilitando a usabilidade dos dispositivos.
“No Windows, por exemplo, é possível conversar com o computador e solicitar que ele transforme o conteúdo falado em texto ou solicitar que ele monte uma planilha mensal de gastos a partir de informações armazenadas em dispositivos como uma carteira virtual”, explica Tarcan.
Partindo
para a IA em smartphones, o tema ganha nova dimensão, pois são nesses
dispositivos onde as opções são ainda mais amplas e evidentes. “O celular é a
central de comando da vida das pessoas, é a partir dele que outros dispositivos
são acionados. Recentemente a Samsung lançou o novo Galaxy S24 repleto de
ferramentas de IA como a remoção de pessoas em foto em um toque”, exemplifica
Tato. Ainda de acordo com o especialista, esse é o momento de abrir as portas e
mostrar aos consumidores os benefícios da Inteligência Artificial para o dia a
dia, tendo em mente que ela fará parte cada vez mais da vida das pessoas.
IA na Fast Shop
Atenta a essa crescente realidade, a Fast Shop segue investindo na experimentação de novas tecnologias como um de seus pilares mais sólidos. As lojas são inspiradas nos momentos que compõem o cotidiano das pessoas, representados em 18 ambientes diferentes e interconectados, com produtos 100% interativos e funcionais. Não se trata de uma divisão convencional por cômodos, mas de uma jornada especialmente criada para que o público possa testar os aparelhos e entender como a tecnologia impacta a sua vida.
Durante a experiência em loja, os consumidores podem, por exemplo, ligar uma cafeteira por comando de voz, iniciar a máquina de lavar durante o trabalho no home office, preparar a sala ideal para um cinema em casa com ambiente à meia luz, acionar a TV já conectada no streaming preferido e com a pipoqueira funcionando ao lado, entre outras situações.
“A
filosofia da Fast Shop é voltada ao cuidado com o cliente, do momento em que
ele é recepcionado em loja, passando pela experimentação e escolha de produtos
até o momento da instalação em casa. Entendemos que educar o consumidor sobre
as novas tecnologias do mercado, incluindo produtos com IA, faz parte da nossa
missão de cuidar do cliente durante toda a vida”, reforça Eduardo Salem,
diretor de marketing e canais digitais da rede.
Ainda tem dúvidas sobre o conceito?
Pode-se definir Inteligência Artificial (IA) como uma área da ciência da computação que desenvolve sistemas e algoritmos que conseguem reproduzir, mesmo que parcialmente, a inteligência humana. Dessa forma, as máquinas podem ser capazes de pensar, aprender, entender a fala, perceber e identificar sons e imagens, solucionar problemas complexos e evoluir com o aprendizado adquirido.
“De
forma bem prática, isso significa que a IA pode aprender por conta própria e,
dessa forma, se tornar cada vez mais eficiente na coleta e análise de
informações”, comenta Tato.
Sobre a Fast Shop
A Fast Shop
iniciou sua operação em 1986, é referência no mercado de eletrodomésticos e
eletroeletrônicos e hoje conta com mais de 80 lojas físicas espalhadas pelo
Brasil. Além disso, o e-commerce da empresa recebe milhões de visitantes por
mês. A Fast Shop tem como objetivo encantar cada cliente, por meio do melhor
atendimento e de produtos e serviços que facilitem o dia a dia das pessoas,
tornando essa experiência única.
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