Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Pode isso, nutri? Conheça os alimentos que podem aumentar os sintomas da menopausa

 

Alterações de humor, insônia, os famosos fogachos, secura vaginal, aumento de peso, névoa mental...muito se fala sobre as transformações que acontecem no corpo das mulheres quando entram na menopausa e a primeira questão que surge para muitas é: "o que está acontecendo comigo e o que posso fazer para parar tudo isso?" Uma alimentação saudável, por exemplo, pode ser uma grande aliada para esse momento, entretanto, enquanto de um lado há uma série de comidas que, além de gostosas, ajudam a diminuir os sintomas, também há aquelas que não ajudam e, pior, atrapalham muito. 

Uma pesquisa da Menopausa, feita com 400 mulheres na pós-menopausa, relata que uma dieta com perfil mediterrâneo, que inclui comida fresca e natural, ajuda as mulheres a reduzirem os sintomas da menopausa. Vanessa Raio, nutricionista da Plenapausa, uma empresa que visa levar informação, cuidado e tratamento para mulheres, explica queos alimentos que são benéficos para a saúde durante essa fase, pela qual todas as mulheres vão passar, são igualmente vantajosos em qualquer outro momento da vida. "Adotar hábitos alimentares saudáveis desde cedo resulta em uma melhor saúde ao longo dos anos, inclusive durante a menopausa", diz.

 

O que você deve evitar durante a menopausa?
 

Pimenta

Um verdadeiro inimigo durante essa fase, uma vez que pode contribuir para o aumento dos sintomas, uma vez que é um termogênico que aumenta a temperatura corporal. Mas vale ressaltar que a pimenta do reino, usada para temperar a comida no dia a dia, não faz mal - o que se deve evitar são os pratos excessivamente apimentados.

 

Industrializados

Embora salgadinhos e biscoitos sejam extremamente deliciosos para muitas pessoas, o fato de serem cheios de açúcares e sódio, mesmo em suas versões "fit", são um verdadeiro veneno para as pessoas, especialmente na menopausa, por contribuírem para a retenção de líquido e, consequentemente, causar sensação de inchaço. "Para quem gosta de petiscar, seja entre as refeições ou durante os momentos de lazer, o mais indicado é buscar outras alternativas, como cenoura e pepino com húmus e até mesmo queijo branco, por exemplo", explica Raio.

 

Fast food

Quem não resiste a um hambúrguer, não é mesmo? Mas, não se pode esquecer que esses alimentos, em geral ricos em gordura, podem elevar o risco de doenças cardíacas, especialmente em mulheres na pós-menopausa, além de contribuir potencialmente para o ganho de peso, o que pode agravar os sintomas da menopausa. Mas quando os restaurantes de fast food são a única opção, optar por opções mais saudáveis do menu é uma alternativa para manter uma alimentação equilibrada.

 

Álcool

Embora não seja obrigatório abandonar completamente os drinks alcóolicos, há muitas razões convincentes para manter seu consumo de maneira moderada. As mulheres que consomem entre duas e cinco doses diárias têm 1,5 vezes mais chances de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não bebem, e o consumo excessivo também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, segundo levantamento da Sociedade Norte-Americana de Menopausa. "Beber também pode desencadear ondas de calor. Isso acontece porque o consumo de álcool provoca uma vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo e aquecendo o corpo rapidamente, desencadeando assim uma sensação de calor intenso", diz a nutricionista da Plenapausa.

 

Café

Um estudo da Mayo Clinic destaca que há um impacto negativo da cafeína em excesso nos sintomas da menopausa. O consumo dessa bebida, tão popular em todo o Brasil, está relacionado a uma maior incidência de fogachos (os famosos calorões) em mulheres que estão vivendo a pós-menopausa. Além disso, devido às suas propriedades estimulantes, a cafeína também prejudica a qualidade do sono.


Plenapausa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados