Aprenda a como usar débito e crédito ao seu favor Pexels |
Saiba por que
investir em cartão de crédito e débito como meio de pagamento. Conheça as
vantagens e as melhores soluções!
Seja pela conveniência, segurança e flexibilidade
de pagamento, a questão é que o cartão de crédito e débito se tornou o
principal meio de pagamento hoje no Brasil. Viabilizar o recebimento pelas mais
diversas bandeiras é uma estratégia indispensável para qualquer segmento e
porte de empresa que deseja expandir a sua base de clientes, aumentar as vendas
e fortalecer o relacionamento com o público.
Ainda que muitas outras opções digitais de
pagamento estejam ganhando espaço a cada dia, ainda estão bem longe de
substituir o bom e tradicional cartão de crédito ou débito. Por isso, é muito
importante que o empresário garanta que a equipe esteja atenta às melhores
práticas, tendências e processos que possam otimizar a gestão financeira. Veja
as vantagens das duas modalidades a seguir:
Aumento nas vendas
Segundo reportagem divulgada pela CNN Brasil, 80%
dos brasileiros preferem evitar realizar pagamentos em dinheiro vivo. Isso só
pode significar uma coisa: uma empresa que deseja aumentar suas vendas, e
viabilizar o processo de compra, deve aceitar outros meios de pagamento. Com
destaque especial para o cartão de crédito, opção preferível pela maioria dos
brasileiros.
Portanto, ao investir em uma maquininha de cartão
de crédito, o empresário atrai ainda mais clientes e, consequentemente, aumenta
suas vendas e receita.
Aumento do ticket médio
Quem nunca visitou uma loja com o objetivo claro de
comprar um item, mas acabou saindo de lá com uma sacola cheia de outras coisas?
Seja porque encontrou aquilo que procurava há algum tempo, porque o produto
chamou sua atenção ou porque o preço estava realmente bem em conta, o fato é
que dispor os produtos de forma organizada e lógica é uma ótima forma de
aumentar o ticket médio e fazer com que seu cliente invista muito mais na sua
loja.
O problema é quando o cliente está com o dinheiro
contato apenas para o item que pretende comprar. “Nesses casos, o cartão de
crédito pode ser uma saída para a aquisição de outros produtos em uma mesma
compra. Além disso, ainda que o cliente ‘não tenha o dinheiro na conta’, a
possibilidade de efetuar o pagamento na próxima fatura pode ser um fator
decisivo”, explica Bruno Coelho, diretor de negócios da Card.
Redução do risco de
inadimplência
Uma vez que o pagamento foi aprovado pela
operadora, o empreendedor receberá o valor dentro do prazo previsto. “Portanto,
independentemente da inadimplência do cliente, a responsabilidade por garantir
que você receberá o valor da compra é exclusivamente do cartão. Diferente do
crediário, que demanda o empenho e a ação do cliente em realizar a quitação das
parcelas”, lembra.
Aumento da credibilidade
É muito raro encontrar hoje uma empresa que não
aceite maquininha de cartão de crédito e débito, não é? Mas principalmente nos
pequenos negócios ou nas cidades menores, onde as pessoas ainda têm o hábito de
realizar os pagamentos em dinheiro vivo ou por transferência bancária, isso
pode acontecer.
Entretanto, ter a opção do cartão de crédito e débito confere à marca mais credibilidade, além de mostrar aos clientes que a empresa investe em tecnologia e acompanha as tendências do mercado. “Outro ponto interessante é que trabalhar com os mais variados meios de pagamento também confere uma imagem mais profissional e moderna, o que pode agregar valor ao seu produto”, aponta.
Gestão do fluxo de caixa
Com pagamentos eletrônicos (por meio do cartão de
crédito e débito), é mais fácil para a equipe financeira registrar as vendas,
rastrear os dados da compra e, claro, construir os descritivos para a
contabilidade do negócio. Tudo muito mais rápido e conveniente do que abrir e
fechar o caixa com a contagem das cédulas.
Segurança
As transações realizadas com cartão de crédito e
débito são seguras, com tecnologia de criptografia de dados e uma série de
medidas antifraude desenvolvidas pelas próprias operadoras. “Da mesma forma, o
pagamento eletrônico minimiza a quantidade de cédulas na loja ou outro
estabelecimento, evita muitas idas às agências bancárias, oferece mais
tranquilidade e segurança para clientes e colaboradores nas dependências da
empresa e reduz os riscos de assaltos e roubos”, finaliza.
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