Pesquisar no Blog

sexta-feira, 8 de março de 2024

Audição, o sentido que é a porta aberta à comunicação

 Com mais de 40 anos me dedicando à otorrinolaringologia, os resultados que vejo em meus pacientes quando as doenças auditivas aparecem e o desespero em parar de ouvir, só me dão mais certeza de que a audição é um dos sentidos mais importantes do corpo humano. 

Nesse mês, voltado à audição, o importante é descobrir como preservá-la. E uma Comissão Especialíssima de Prevenção e Combate à Surdez da OMS-Lancet, da qual faço parte, enviou cartazetes para serem distribuídos em todos os países do mundo para diminuir a expectativa de termos 500 milhões de pessoas surdas em dez anos!

 

Diminuir o volume do som quando se usa headphone é uma das primeiras medidas que qualquer um pode tomar e vai evitar vários problemas auditivos. O som vai direto para o cérebro através do nervo auditivo e pode matar as células da cóclea, que não são repostas. Portanto, é porta aberta para a surdez.

 

O uso de hastes flexíveis após o banho também é errado. A cera do ouvido é uma proteção natural do corpo e quando se usa hastes flexíveis, além de empurrar a cera para dentro (ela sai sozinha, as orelhas são autolimpantes), a pessoa pode perfurar o tímpano e perder a audição. Isso vale para unhas compridas ou lápis/caneta também. Não se deve colocar nada para limpar o ouvido. Nada mesmo!

 

Já a corriqueira - segundo várias pessoas - dor de ouvido pode ser tratada com remédios caseiros. Não, não acredite nisso. Há várias causas que podem provocar dor de ouvido, que vão desde otite a outras doenças que exigem tratamento médico. Os remédios dos tempos antigos feitos em casa podem provocar perda auditiva, além de aumentar o quadro da provável infecção.

 

O mesmo em relação a corrimento otológico. Não pense que é passageiro. É preciso se consultar com um otorrinolaringologista urgentemente. É um sintoma de que alguma coisa na parte interna do seu ouvido não está bem!

Queremos alertar para que todos cuidem da sua audição e não arrisquem esse sentido tão precioso. É ela quem avisa dos barulhos que podem causar acidentes, seja em casa, nas ruas - através de uma brecada violenta de carro - no trabalho e na vida social. A surdez vai causar limites às atividades cotidianas. E cuidados simples como esses desse artigo darão qualidade de vida para todos!

 

 

Professor Dr. Ricardo Ferreira Bento - Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP, o professor sempre priorizou todos os tratamentos possíveis para a surdez. Criou o Grupo de Implante Coclear HCFMUSP, do qual é presidente e junto com a equipe de otologistas , fonoaudiólogas, psicólogas e assistentes sociais, transformou a vida de quase três mil implantados, a maioria deles com cirurgias realizadas pelo SUS, através de portaria assinada a seu pedido com o então Ministro da Saúde, José Serra. Junto com Professor Ubirajara Sennes e Richard Voegels criou a Fundação Otorrinolaringologia, que tem como missão conscientizar as pessoas sobre a surdez e auxiliar quem já possui deficiência auditiva. A Fundação Otorrinolaringologia tem cursos em todas as especialidades ligadas à otorrinolaringologia durante todo o ano e promove um dos maiores congressos da América Latina. É autor de vários livros - o último, lançado recentemente, é voltado ao público leigo - e coordena com a Dra. Mara Gândara, o Reouvir, um programa do SUS para deficientes auditivos que já entregou mais de 12 mil aparelhos auditivos convencionais. Faz parte da comissão especialíssima Lancet - OMS, composta por seis profissionais de todo o mundo, para combater e prevenir a surdez no mundo todo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados