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domingo, 10 de março de 2024

Após a pandemia, mulheres sofrem com mais pressões estéticas do que os homens

 Apesar do fim da pandemia de COVID-19, os latinos ainda lidam com os efeitos do isolamento e da digitalização. Nova pesquisa revela que 42% dos entrevistados acreditam que esses impactos serão duradouros.

O estudo aponta para um novo fenômeno, chamado de self hangover, que causa desconforto e insatisfação com o corpo. Como resultado, a procura por procedimentos estéticos aumentou na busca por autoestima, cuidado pessoal e bem-estar.

A pesquisa Comportamento e Estética no Mundo Pós Pandêmico – Um olhar tropicalizado sobre a América Latina, encomendada pela Merz Aesthetics®, mapeia as mudanças no comportamento da sociedade latino-americana após a pandemia, com foco na indústria de estética e procedimentos estéticos injetáveis não cirúrgicos.

O levantamento online foi realizado pela Consumoteca entre 15 e 29 de junho de 2023 e contou com a participação de 9.600 entrevistados de 14 dos 20 países da América Latina, ponderados pela representatividade de cada país dentro da região. 

Confira os principais dados:

 

Mulheres

  • Mulheres foram as que mais notaram aumento do apetite, com 37% delas percebendo essa mudança, em comparação com 24% dos homens.
  • Mulheres foram as mais impactadas, com 54% delas notando aumento de peso durante a pandemia, em comparação com 42% dos homens.
  • Durante a pandemia, 53% das mulheres se tornaram mais sedentárias, e 37% ainda mantêm esse padrão. Entre os homens, esses números foram de 44% e 30%, respectivamente.
  • 38% das mulheres tiveram sua percepção de beleza mais afetada pela pandemia, em comparação com 23% dos homens.
  • Uma a cada quatro pessoas afirma que a pandemia impacta até hoje sua noção sobre beleza, sendo que 38% das mulheres se enquadram nesse grupo.

·

O que é self hangover

Nenhum país da América Latina o comportamento social das pessoas voltou a ser o que era antes da pandemia. As pessoas ainda sentem os efeitos psicológicos e físicos desse período. Chamamos isso de self hangover. 

Self hangover é a sensação persistente de desconforto e insatisfação em relação ao próprio corpo e autoimagem, resultante das rupturas e mudanças significativas ocorridas durante a pandemia, que impediram a pessoa de retornar a um estado de equilíbrio e bem-estar prévio.

 

  • 42% das pessoas na América Latina acreditam que a pandemia causou um impacto duradouro em suas vidas.

·         Fenômeno mais acentuado no Brasil, com impacto maior sobre pessoas mais jovens e mulheres.

 

Shot de autoestima 

Mais do que a melhora da aparência, quem busca procedimentos estéticos injetáveis está atrás de um shot de autoestima.

- Afinal, recuperar a saúde mental ou física é um processo demorado e muitas vezes doloroso. Neste cenário, os procedimentos estéticos são uma saída mais imediata para encontrar a melhor versão de si mesmo.

 

Relação com procedimentos estéticos 

  • 59% das pessoas acreditam que os procedimentos ajudam na recuperação da autoestima pós pandemia.
  • 45% consideram como cuidados pessoais e de bem-estar.
  • 72% acreditam que os procedimentos estéticos podem ser uma forma de autoexpressão.
  • 36% das pessoas apontaram a busca por maior autoconfiança e autoestima como um fator de influência
  • 16% dos entrevistados já fizeram algum procedimento estético injetável e, entre essas pessoas:

·         90% estão satisfeitas com os resultados

·         80% relatam uma aparência geral mais harmoniosa e natural.

·        48% das pessoas apontaram o desejo pessoal de melhorar a aparência como um fator de influência na decisão para realizar um procedimento estético facial injetável não cirúrgico.

 

Brasil

  • No Brasil, 36% das pessoas acreditam que o principal motivo para realizar procedimentos estéticos faciais injetáveis não cirúrgicos é o desejo de melhorar a autoestima e a confiança pessoal.
  • Os brasileiros têm um forte interesse em procedimentos como bioestimuladores, sendo desejados por quase metade da população.

·         No Brasil, 52% das pessoas confiam nas informações fornecidas por influenciadores digitais ou celebridades relacionadas a procedimentos estéticos faciais injetáveis não cirúrgicos, dependendo da credibilidade e conhecimento do influenciador. 

 

Giovana Pacini - country manager da Merz Aesthetics® Brasil desde janeiro de 2020. Começou na empresa como Diretora de Marketing em 2016, e depois, em 2019, assumiu a direção de Marketing da América Latina. Giovana tem mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica, com passagens por gigantes do mercado, como Eurofarma e Neo Química. À frente da operação da Merz Aesthetics® no Brasil, teve papel de destaque na companhia durante a pandemia. A empresa foi reconhecida pelo Great Place to Work® Brasil nos rankings de “150 Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil” e de “Melhores Empresas Saúde 2022”, além de receber o selo de Saúde Emocional®. Giovana destaca como sua principal característica de líder estimular o alto nível de comprometimento de todos os colaboradores por meio de uma gestão humanizada.


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