Apesar do fim da pandemia de COVID-19, os latinos ainda lidam com os efeitos do isolamento e da digitalização. Nova pesquisa revela que 42% dos entrevistados acreditam que esses impactos serão duradouros.
O estudo aponta para um novo fenômeno, chamado de self
hangover, que causa desconforto e insatisfação com o corpo.
Como resultado, a procura por procedimentos estéticos aumentou na busca por
autoestima, cuidado pessoal e bem-estar.
A pesquisa Comportamento e Estética no Mundo Pós Pandêmico
– Um olhar tropicalizado sobre a América Latina, encomendada
pela Merz Aesthetics®, mapeia as mudanças no
comportamento da sociedade latino-americana após a pandemia, com foco na
indústria de estética e procedimentos estéticos injetáveis não cirúrgicos.
O levantamento online foi realizado pela Consumoteca
entre 15 e 29 de junho de 2023 e contou com a participação de 9.600
entrevistados de 14 dos 20 países da América Latina, ponderados pela representatividade
de cada país dentro da região.
Confira os principais dados:
Mulheres
- Mulheres
foram as que mais notaram aumento do apetite, com
37% delas percebendo essa mudança, em comparação com 24% dos homens.
- Mulheres
foram as mais impactadas, com 54% delas notando aumento
de peso durante a pandemia, em comparação com 42% dos
homens.
- Durante
a pandemia, 53% das mulheres se tornaram mais sedentárias,
e 37% ainda mantêm esse padrão. Entre os homens, esses números foram de
44% e 30%, respectivamente.
- 38%
das mulheres tiveram sua percepção de beleza mais
afetada pela pandemia, em comparação com 23% dos homens.
- Uma a cada quatro pessoas afirma que a pandemia impacta até hoje sua noção sobre beleza, sendo que 38% das mulheres se enquadram nesse grupo.
·
O que é self hangover
Nenhum país da América Latina o comportamento social das pessoas voltou a ser o que era antes da pandemia. As pessoas ainda sentem os efeitos psicológicos e físicos desse período. Chamamos isso de self hangover.
Self hangover é a sensação persistente de desconforto
e insatisfação em relação ao próprio corpo e autoimagem,
resultante das rupturas e mudanças significativas ocorridas durante a pandemia,
que impediram a pessoa de retornar a um estado de equilíbrio e bem-estar
prévio.
- 42%
das pessoas na América Latina acreditam que a pandemia causou um impacto
duradouro em suas vidas.
·
Fenômeno mais acentuado no Brasil, com impacto maior sobre pessoas
mais jovens e mulheres.
Shot de autoestima
Mais do que a melhora da aparência, quem busca procedimentos
estéticos injetáveis está atrás de um shot de autoestima.
- Afinal,
recuperar a saúde mental ou física é um processo demorado e muitas vezes
doloroso. Neste cenário, os procedimentos estéticos são uma saída
mais imediata para encontrar a melhor versão de si mesmo.
Relação com procedimentos estéticos
- 59%
das pessoas acreditam que os procedimentos ajudam na recuperação da autoestima
pós pandemia.
- 45%
consideram como cuidados pessoais e de bem-estar.
- 72%
acreditam que os procedimentos estéticos podem ser uma forma de autoexpressão.
- 36%
das pessoas apontaram a busca por maior autoconfiança
e autoestima como um fator de influência
- 16%
dos entrevistados já fizeram algum
procedimento estético injetável e, entre essas pessoas:
·
90% estão satisfeitas com os resultados
·
80% relatam uma aparência geral
mais harmoniosa e natural.
· 48% das pessoas apontaram o desejo pessoal de melhorar a aparência como um fator de influência na decisão para realizar um procedimento estético facial injetável não cirúrgico.
Brasil
- No
Brasil, 36% das pessoas acreditam que o principal motivo para realizar
procedimentos estéticos faciais injetáveis não cirúrgicos é o desejo de
melhorar a autoestima e a confiança
pessoal.
- Os
brasileiros têm um forte interesse em procedimentos
como bioestimuladores, sendo desejados por quase metade da população.
·
No Brasil, 52% das pessoas confiam nas informações fornecidas por influenciadores
digitais ou celebridades relacionadas a procedimentos estéticos
faciais injetáveis não cirúrgicos, dependendo da credibilidade e conhecimento
do influenciador.
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