Estratégia
adequada ajuda a aumentar percepção de valor da marca e aumentar fidelidade do cliente
A aplicação estratégica de arquétipos - padrões
universais de pensamento, símbolos e imagens que residem no inconsciente
coletivo - pode ajudar a impulsionar um negócio, comunicando de forma eficaz
valores, propósitos e diferenciais.
De acordo com Leonardo
Queiroz, retratista, formado em PNL e especialista em arquétipos, os
arquétipos podem ajudar a definir a personalidade da marca e a criar uma
narrativa consistente em todas as estratégias de marketing da empresa. “Ao
incorporar arquétipos intencionais em sua mensagem, você pode criar uma
história coesa que ressoa com os valores e aspirações do seu público-alvo”,
explica.
Outro ponto importante mencionado pelo especialista
é que, ao identificar e utilizar arquétipos que ressoam com seu público-alvo,
os negócios podem criar uma conexão emocional mais profunda com seus clientes.
“Isso pode levar, naturalmente, a uma maior fidelidade à marca e a uma conexão
mais duradoura”, afirma.
Além disso, Leonardo Queiroz acredita que quando se
usa estrategicamente um arquétipo, a marca consegue se diferenciar da
concorrência. “Isso é especialmente importante em mercados saturados, onde é
essencial se destacar e oferecer algo único aos consumidores”, avalia.
“É importante ressaltar que os arquétipos também
podem servir como guias úteis no desenvolvimento de produtos e serviços que
atendam às necessidades e desejos emocionais do público-alvo. Isso significa
que, ao entender os arquétipos associados à sua marca, você pode criar ofertas
que se alinhem melhor com as expectativas e preferências dos seus clientes”,
orienta.
Finalmente, outra análise importante feita por
Leonardo Queiroz é que, quando um negócio utiliza eficazmente os arquétipos, o
próprio marketing realizado ajuda a criar mensagens que ressoam com as emoções
e motivações do público. “Facilmente isso pode aumentar a eficácia de qualquer
campanha, o que torna mais provável que os clientes fiquem mais engajados com a
marca, convertam suas intenções em ações e ainda ajudem a viralizar tudo que
consideram positivo”, finaliza.
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