Especialista
em comunicação explica as diferenças entre o trabalho desses profissionais e
como se conectam um ao outro para levar informação ao público
A forma de incentivar o consumo de produtos e ideias vem mudando cada vez mais, até mesmo pelo fato de algumas adaptações na comunicação com a sociedade. A própria propaganda vem perdendo força devido ao desinteresse das pessoas.
A Sprout Social2 revelou em pesquisa que 74% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra. Ainda de acordo com a Entrepreneur, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos do que por marcas.
Para atender essa
parcela de público que vem crescendo a cada dia, as marcas procuram novas
alternativas de divulgar seus produtos e serviços, e entre eles está o trabalho
com influenciadores digitais.
Poder de influenciar
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia explica que os influenciadores digitais têm impacto forte para publicidade digital, pois além de influenciar na compra de produto, também tem atuação de interferência na opinião pública.
“Quem nunca
perguntou a opinião de algum produto ou serviço para alguém? Faz parte do ser
humano querer saber a opinião de terceiros, pois se pode ser bom para eles
também é possível ser bom para nós. E o influenciador tem esse poder, inclusive
de engajar por meio de conteúdos em canais online, e muitas vezes dividido por
categorias, como por exemplo conteúdo fitness, decoração, esporte, saúde e
beleza, etc”, diz Brito.
Unindo forças
Renata lembra que para uma estratégia de comunicação eficiente, a assessoria de imprensa em conjunto com os influenciadores se torna uma tática que se complementam e devem estar lado a lado, já que atingem públicos diversos e potencializam os resultados da ação que requer uma recorrência.
“O assessor de
imprensa é responsável por criar um planejamento de comunicação para
influenciadores, que auxiliará a marca a estar mais presente nas redes sociais.
Porém, antes de escolher o influenciador é necessário conhecer o perfil desse
profissional, desde o número de seguidores; se a imagem que ele transmite é a
ideal para o público que a empresa também quer atingir; verificar a linguagem
utilizada, etc. Com um lead qualificado fica ainda mais próximo das empresas
serem assertivas”, enfatiza a jornalista.
Assessoria x influenciador
A assessoria de
imprensa é responsável por levar a mensagem de uma empresa para jornalistas e
imprensa especializada, criando uma ponte que liga a marca aos veículos de
comunicação. Também é capaz de conectar sua empresa com os influenciadores, que
por sua vez acabam tendo potenciais clientes para o seu negócio. Além ainda de
ser responsável por criar um planejamento de comunicação onde será traçado as
estratégias de relacionamento entre jornalistas e também com os
influenciadores.
“A ideia não é vender seu
produto/serviço, mas sim mostrar as estratégias de comunicação de como
anunciá-los de uma forma mais orgânica e dinâmica, sem parecer se tratar de uma
publicidade. Além do mais, é o assessor de imprensa que fica responsável por
gerenciar qualquer tipo de crise dentro da empresa”, finaliza Renata Brito.
Fatos&Ideias Comunicação
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