Vestibulandos tiveram que realizar uma prova de Redação e responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ocorreu neste domingo (05) o primeiro dia do Enem 2023. Os estudantes tiveram 5h30min para realizar uma prova de redação e responder 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Confira a seguir os comentários das provas do Enem 2023
realizados pelos professores do Etapa.
Redação
O tema da prova de Redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
A proposta aborda questões sociais relacionadas a um tipo de trabalho que, muitas vezes, é invisibilizado pela sociedade.
“Esse tema é bastante importante e possibilita que o estudante cuide da visibilidade do que se chama atualmente por ‘economia do cuidado’. Esse conceito envolve um conjunto de ações relacionadas aos cuidados para manutenção da vida de outras pessoas, e pode ser remunerado ou não, mas no âmbito doméstico ele não tem nenhum pagamento e está conectado aos afazeres domésticos e aos cuidados da casa, com filhos e familiares”, comenta a coordenadora de Redação do Etapa Valinhos, Nayara Natalia de Barros.
A prova de Redação do Enem 2023 também traz em seu tema um sujeito específico, que é a mulher, como destaca o coordenador de Redação do Colégio Etapa, Luiz Carlos Dias. “Muitas vezes a figura central responsável pela família é a mulher: a dona de casa, que dedica muitas horas para a limpeza, cuidados dos filhos e gestão do lar. Esse setor da economia não é considerado”, analisa Dias.
Dentre as propostas de intervenção possíveis, os estudantes poderiam abordar, por exemplo, assuntos relacionados a políticas públicas ou mesmo às questões sociais em discussão na atualidade.
“Os estudantes tiveram um tema bastante relevante, com uma possibilidade de retomar, por exemplo, a Proposta de Emenda à Constituição que focava na questão das trabalhadoras domésticas, destacando, nesse caso, a importância da economia do cuidado como um elemento central da intervenção”, sugere Dias.
“Os estudantes também poderiam discutir pautas como
feminismo, a forma que é feita a divisão das tarefas domésticas e o
desequilíbrio entre os homens e as mulheres em relação ao tempo dedicado para
esses afazeres. A expectativa é que a proposta passe pela economia do cuidado e
que os estudantes abordem a exaustão causada pelo trabalho doméstico, que é
contínuo, exige doação física e emocional, planejamento e muitas vezes não tem
qualquer tipo de reconhecimento”, reflete Barros.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Língua Portuguesa
Literatura
Educação Física
Tecnologias da Informação e Comunicação
Artes
As provas de Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Artes do Enem 2023 seguiram a tradição das últimas edições do exame, com questões introduzidas por textos, muitos deles longos, o que exigiu uma boa estratégia para o estudante lidar com o cansaço.
“O que chamou atenção na configuração geral da prova é que
ela estava ‘blocada’, isso é, ao invés de as questões estarem espalhadas, houve
blocos de questões de artes, educação física e outros temas, por exemplo”,
pontua o coordenador de Português do Etapa, Heric Palos.
Língua Estrangeira
Inglês
A prova de Inglês do Enem 2023 contou com cinco questões que mantiveram o padrão de abordar assuntos plurais e diversos. Do total de questões, três tiveram como base poemas. “O que surpreendeu foi a ausência da pluralidade de gêneros textuais. A gente está acostumado com uma prova de Inglês do Enem com cinco textos de gêneros diferentes. Neste ano, nós tivemos predominância de poemas”, explica a coordenadora de Inglês do Etapa, Mariana Billia.
Espanhol
A prova de Espanhol do Enem 2023 também foi composta por cinco questões, que mantiveram o perfil das últimas edições do exame, cobrando do estudante bastante interpretação de texto (poemas, letras de canções e notícia) e um pouco de conhecimento de vocabulário específico.
“Foi uma prova como as outras, se não fosse pelo fato de uma
das questões apresentar gramática aplicada (questão 01 da prova amarela)”,
menciona a professora de Espanhol do Colégio Etapa, Vivian Motta Pires.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
História
A prova de História do Enem 2023 contou com 12 questões assim classificadas, que dialogavam com outras disciplinas, mantendo uma das principais características do exame. Além disso, os exercícios exploraram paráfrases e sinônimos, o que exigiu que o estudante soubesse substituir palavras para entender a resposta correta.
“Temas clássicos, como a época das grandes navegações,
expansão marítima e comercial europeia e os governos militares na república
brasileira estiveram presentes no Enem 2023”, menciona o coordenador de
História do Etapa, Thomas Wisiak.
Geografia
A prova de Geografia do Enem 2023 foi considerada clássica, dividindo de forma equilibrada as questões de geografia do Brasil e geografia geral. Entre as questões da prova, 13 foram classificadas como de geografia, sendo 6 de Brasil, 6 de geral e 1 de regional do mundo.
“Geografia regional do mundo é menos presente na prova do
Enem. Esse ano caiu uma questão de geopolítica chinesa, sobre como o governo
chinês trata a questão do movimento separatista uigures”, explicou o
coordenador de Geografia do Etapa, Omar Fadil Bumirgh.
Filosofia e Sociologia
As provas de Filosofia e Sociologia do Enem 2023 tiveram uma presença importante no exame, como nas últimas edições. Foram 14 questões classificadas como Sociologia, que demandaram preparação e conhecimento dos estudantes, e 6 questões classificadas como Filosofia.
“Sociologia dialogou com temas contemporâneos, como a
questão de gênero e a relação com a condição feminina (questão 50 da prova
amarela). No caso de Filosofia, tivemos uma questão mais clássica —
relacionando os sofistas a um texto do Machado de Assis (questão 47 da prova
amarela) — e também filosofia contemporânea, com um texto do filósofo francês
Merleau-Ponty (questão 75 da prova amarela)”, avaliou o coordenador de
Filosofia e Sociologia do Etapa, Thomas Wisiak.
Segundo dia de provas do Enem 2023
O segundo dia de provas do Enem 2023 será realizado no próximo domingo (12). Os estudantes terão 5h para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.
Neste ano, 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para participar do Enem. O exame, realizado pelo Inep, é considerado o maior vestibular do Brasil, podendo ser usado em programas educacionais do governo federal (como o Sisu e o Prouni) e também em sistemas de seleção próprios de universidades, como da USP, da Unicamp e da Unesp.
O gabarito oficial
do Enem 2023 está previsto para ser divulgado no dia 24 de novembro, no site do
Enem. Os estudantes podem conferir o
gabarito extraoficial das provas do Enem e os comentários realizados pelos
professores do Etapa na página do Etapa Resolve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário