Pesquisar no Blog

domingo, 9 de julho de 2023

Mitos e verdades sobre a toxina botulínica: reunimos as principais dúvidas

Unsplash

A toxina botulínica é um dos principais protocolos indicados em consultório para proporcionar um  efeito de rejuvenescimento no rosto por meio da correção de rugas e linhas de expressão.  Entre tantos benefícios, Dr. Gustavo Troijo, sócio e médico-cirurgião da clínica de medicina e estética  Liv Skin, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. 


  1. A toxina botulínica não é usado apenas para rugas

Verdade! Ao contrário do que muitos pensam, o Botox não é exclusivo para rugas. A toxina botulínica é útil no tratamento de uma variedade de condições, incluindo hiperidrose (suor excessivo),  bruxismo, cefaleia tensional, sorriso genival, hipertrofia musculares, paralisias faciais, entre outros. 


  1. Ele causa paralisia facial

Mito! A toxina botulínica atua relaxando os músculos, bloqueando temporariamente os sinais nervosos que causam a contração. Se administrado corretamente por um profissional qualificado, os efeitos são localizados e não resultam em paralisia facial. Paralisia ou fraqueza muscular, se ocorrerem, são geralmente temporárias e acontecem devido a uma aplicação excessiva ou inadequada.


  1. A toxina botulínica é perigosa devido à sua origem

Mito! A toxina botulínica é derivada da bactéria Clostridium botulinum, que em grandes quantidades pode ser fatal. No entanto, a dose usada em consultório é extremamente pequena e segura para uso dermatológicos. Riscos e efeitos colaterais são raros e tendem a ocorrer somente quando o tratamento é mal administrado.


  1. O Botox remove todas as rugas

Mito! O Botox é mais eficaz nas rugas dinâmicas, formadas por expressões faciais repetitivas. Rugas estáticas, que estão presentes mesmo quando o rosto está em repouso, podem necessitar de outros procedimentos estéticos para suavização.


  1. O Botox é útil para além da estética

Verdade! Além de sua aplicação estética, a toxina botulínica  tem se mostrado útil para tratar condições como distonia, estrabismo, hiperidrose, enxaquecas crônicas e certos distúrbios da bexiga.


  1. Os efeitos permanentes

Mito! Os efeitos do Botox geralmente duram de três a seis meses, necessitando de repetição do procedimento após este período.

   

Liv Skin

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados