Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Habilidades para o mercado de trabalho do futuro: Nem soft nem hard, para o futuro você precisará das human skills

Com o avanço da tecnologia e a automação de muitas tarefas que antes eram realizadas por seres humanos, é cada vez mais importante desenvolver habilidades que são exclusivamente humanas. Essas habilidades são conhecidas como "human skills" e são competências interpessoais fundamentais para se destacar no mercado de trabalho atual e futuro. 

Mas afinal, o que são as habilidades humanas e por que elas são tão importantes? A especialista em carreira e CEO Madalena Feliciano explica que as habilidades humanas são habilidades que envolvem a capacidade de se relacionar com outras pessoas, trabalhar em equipe, lidar com emoções e resolver problemas complexos. Essas habilidades são essenciais em um mundo cada vez mais digital, acelerado e automatizado, onde a interação humana é cada vez mais importante. 

As habilidades humanas incluem habilidades como inteligência emocional, colaboração, criatividade, pensamento crítico, resiliência e capacidade de adaptação. Essas habilidades são habilidades que a tecnologia não pode substituir e são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho saudável, eficiente e produtivo. 

As competências interpessoais são tão importantes que, segundo o Relatório “Futuro dos Empregos” do World Economic Forum, as habilidades mais importantes para os próximos cinco anos são: autogerenciamento, resiliência, tolerância ao estresse, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas.

Além disso, Madalena Feliciano comenta sobre a existência de outras habilidades humanas essenciais para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, tais como:

 

1. Inteligência emocional corporativa: é a habilidade de lidar com emoções, "ler" o outro e saber falar de uma forma que o outro entenda e acalme a emoção do outro. 

2. Dialeto executivo: é a comunicação efetiva no ambiente corporativo e um bom profissional precisa ter a capacidade de expressar ideias de forma clara e concisa, ouvir ativamente e transmitir informações de maneira adequada em diferentes contextos e meios de comunicação. 

3. Colaboração executiva: é a habilidade de trabalhar em equipe, compartilhar responsabilidades, resolver conflitos e alcançar objetivos em conjunto. 

4. Visão holística do negócio: é a capacidade de ter um pensamento crítico e conseguir analisar informações e avaliar argumentos diversos. 

5. Criatividade: é a habilidade de encontrar soluções inovadoras, gerar ideias originais e pensar fora da caixa. 

6. Autoconsciência: é a habilidade de se conhecer a ponto de conseguir compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções das pessoas com quem trabalha. 

7. Flexibilidade e adaptabilidade: é a habilidade de se ajustar a mudanças, saber lidar com situações imprevisíveis e com cenários que mudam em um piscar de olhos. 

Desenvolver essas habilidades é essencial para acompanhar a velocidade da transformação em tecnologia e no mercado de trabalho. As organizações devem se concentrar mais nas competências do que em meros conjuntos de habilidades técnicas para acompanhar a velocidade da transformação do mercado, ou seja, big data, IA e robótica.

“Mas não é apenas a responsabilidade das organizações desenvolver as habilidades humanas nos funcionários. Os próprios funcionários devem estar cientes da importância dessas habilidades e trabalhar para desenvolvê-las. Isso pode incluir autoconhecimento, questionamento de suas próprias atitudes e comportamentos, reconhecimento de limites pessoais e abertura para ouvir e aprender com outras pessoas”. Finaliza Madalena Feliciano.

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados