Me lembro de quando mais novo ter feito uma viagem
aos EUA e, ao chegar, fui comprar jogos para meu então Nintendo 64. Eu tinha o
exato valor indicado na gôndola. No entanto, no caixa, veio a surpresa. Fui
apresentado ao sales tax, que é o imposto sobre vendas. Meu dinheiro foi
insuficiente e fiquei aborrecido, já que, aparentemente, no Brasil, não havia
nada daquilo. Mal sabia eu que a diferença é que a tributação norte-americana sobre
o consumo é transparente, enquanto a brasileira é invisível, o que nos dá a
sensação de que ela não existe, gerando uma baixa conscientização da população
sobre o quanto se paga de impostos no país.
Por aqui, a alíquota padrão do ICMS é de 18%, podendo
chegar à 25% em alguns casos. O PIS/COFINS, que também recaem sobre o consumo,
possuem alíquota combinada de quase 10%, de modo que podemos estimar uma carga
tributária de 25% sobre o consumo.
Para visualizar o impacto disso sobre as pessoas, é
possível compararmos dois indivíduos, sendo um isento do IR ganhando até dois
salários-mínimos e consumindo toda sua renda para viver, e outro ganhando R$ 15
mil ao mês, mas gastando R$ 5 mil para viver. Percebe-se que, apesar daquele
que consome toda a renda não ter tributação sobre sua renda, todo seu consumo
(que é igual a sua renda) está sujeito aos 25% a título de tributação sobre o
consumo.
Por sua vez, o indivíduo que poupa, que paga o IR
(19% considerando a dedução simplificada), acaba sujeito à uma carga tributária
de 27%, dado que apenas parte de sua renda está sujeita aos tributos sobre
consumo. Apesar disso, aquele que isento do IR tem a sensação de não estar
pagando ou estar pagando muito menos impostos que o segundo – fenômeno que só é
possível num sistema de tributos embutidos nos preços. em vez de transparente.
Por isso, o Dia Livre de Impostos (DLI), que
acontece em 25 de maio, é tão relevante. A ideia é que, neste dia, os lojistas
concedam desconto correspondente ao tamanho da carga tributária em seus
produtos, fazendo alguns preços caírem em até 70%. A pauta é ainda mais
importante porque se discute uma possível reforma tributária sobre o consumo
(IBS), que consiste na unificação de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e
COFINS), uniformizando as alíquotas, permitindo a não-cumulatividade plena e
acabando com o chamado cálculo por dentro (onde o tributo incide sobre ele
mesmo), medidas que auxiliam na transparência do sistema.
O objetivo do DLI é mais amplo, já que chama
atenção também para os tributos incidentes sobre a renda – como o IRPJ e a CSL
– e propõe ainda a reflexão sobre o baixo retorno dos impostos arrecadados, o
que está intimamente correlacionado com o mal uso do dinheiro público. Afinal,
o cidadão precisa saber quanto paga de impostos para exigir que esse recurso
seja bem empregado.
Podemos não chegar ao nível de transparência
norte-americana, mas, certamente, o DLI auxiliará na importante missão de
trazer transparência ao sistema tributário, viabilizando debates mais
aprofundados sobre o tema.
Felipe Dias - sócio e head da área tributária no Arbach & Farhat Advogados.
Arbach & Farhat Advogados
https://arbachefarhat.com.br/
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