As comunidades
geek e nerd seguem influenciando os mercados de inovação e tecnologia com
conhecimentos especializados
Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia da
Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd), uma data originalmente criada para homenagear
o escritor Douglas Adams - criador da série de livros ‘O Guia do Mochileiro das
Galáxias’. Nesse contexto, a comunidade nerd vem ganhando cada vez mais força
nos mais diversos mercados - seja na ciência, cultura pop, tecnologia, games,
música e até em empreendedorismo.
O Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd) a princípio foi criado como uma homenagem ao escritor Douglas Adams, criador da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Com o falecimento do autor em 2001, a comunidade de fãs de ficção científica escolheram o dia 25 de maio - duas semanas após a morte do autor - e a “toalha” - um elemento icônico na série de livros do autor - como uma forma de homenagear toda a obra e demarcar também o Dia do Orgulho Nerd.
Segundo Júlia Chagas, diretora de marketing da Alura, avanços tecnológicos e a expansão do mercado de entretenimento serviram para catalisar o crescimento da comunidade nerd e levaram à uma valorização do conhecimento especializado - os olhos do mundo novamente se voltam aos nerds.
" Ser nerd agora é sinônimo de paixão, conhecimento especializado e habilidades técnicas em áreas como tecnologia, programação, empreendedorismo e cultura pop. Além disso, a tecnologia facilitou a disseminação de informações e a formação de comunidades online, permitindo que os nerds se conectassem, compartilhassem conhecimentos e encontrassem pessoas com interesses semelhantes. Essa interação possibilitou a criação de espaços onde a expertise e o conhecimento especializado são valorizados, fortalecendo essa a imagem positiva.", completa a executiva.
Dessa
forma, a Alura, maior ecossistema de ensino em tecnologia do Brasil, realizou
um mapeamento para compreender quem é o Nerd moderno e como ele se insere no
setor de tech.
Perfil geral do Nerd
- Idade:
- 20%
entre 18 e 24 anos
- 52%
entre 25 e 34 anos
- 22%
entre 35 e 44 anos
- 9%
entre 45 e 54 anos
- 1%
+64 anos
- Estado:
- 42%
do Estado de São Paulo
- 9%
do Estado do Rio de Janeiro
- 6%
do Distrito Federal
- 6%
do Estado do Paraná
- 4 %
do Estado da Paraíba
- Hobbies
- 86%
aficionados por computadores de alta performance
- 54%
fãs de séries de ficção científica ou fantasia
- 66%
fãs de filmes de ficção científica ou fantasia
- 47%
são fãs de heavy metal
- 22%
fazem compras como hobby
- Personas
- Persona
5: (14% dos entrevistados)
35-44 anos; público masculino; gamers casuais;
entusiastas de notícias de entretenimento;
Afinidades únicas: beauty mavens; entusiastas de
DIY (Do It Yourself); fãs de quadrinhos e animação; donos de gatos; fãs de
filmes familiares.
- Persona
4: (14% dos entrevistados)
18-24 anos; público masculino; fãs de futebol; fãs
de jogos de aventura e estratégia;
Afinidades únicas: fãs de Basquete; fãs de games de
esporte; frequentemente participam de eventos ao vivo; entusiastas de health
& fitness.
- Persona
3: (15% dos entrevistados)
18-24 anos; fãs de Heavy Metal, indie rock e rock
alternativo;
Afinidades únicas: Entusiastas de jazz; fãs de
Blues; entusiastas por cozinha; fãs de Rap e Hip-hop.
- Persona
2: (27% dos entrevistados)
25-34 anos; público masculino; entusiastas de
computadores de alta performance; fãs de jogos de aventura e estratégia.
Afinidades únicas: Fãs de jogos de corrida e
simuladores; fãs de música eletrônica; ãs de indie rock e rock alternativo;
audiófilos; fãs de Role Playing Games (RPG);
- Persona
1: (28% dos entrevistados)
25-34 anos; público feminino; profissionais de
negócios; fãs de séries de drama;
Afinidades únicas: Entusiastas de Decorações de
Casas; entusiastas de fotografia; adeptos de viagens de luxo e viagens em
família; fashionistas.
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