Consultora de
negócios Luciana Locchi, especialista em varejo e no setor de Casa &
Decoração, destaca a importância de colocar o cliente como protagonista da data
e considerar suas preferências e desejos para ter sucesso nas vendas
Marcado para o dia 15 de março, o Dia do Consumidor
é, cada vez mais, essencial para o varejo brasileiro. Considerada essa uma
oportunidade para as empresas movimentarem as vendas, os números falam por si
só: no ano passado, o faturamento total na data foi de R$722 milhões, quantia
22% maior que a de 2021, segundo relatório da Allin/Social Miner.
Sendo assim, é comum que varejistas e lojistas de
todo o país se movimentem para conseguir tirar o melhor proveito da data. Mas,
seguindo as tendências de mercado, não se trata apenas de oferecer produtos
para garantir as vendas. Também é preciso pensar na experiência total do
consumidor, considerando inclusive sentimentos, emoções e sensações. “O
consumidor de hoje busca mais do que apenas promoções, descontos ou frete
grátis. Ele espera que as marcas entendam suas necessidades e atendam suas
demandas de forma eficaz e eficiente”, alerta a consultora de negócios Luciana
Locchi.
Segundo ela, para isso é preciso oferecer produtos
e serviços de alta qualidade, preços competitivos e atendimento personalizado.
“A personalização tem sido uma tendência crescente entre os consumidores, que
esperam soluções sob medida para suas necessidades e preferências. Isso pode
ser na forma de produtos personalizados, atendimento ou recomendações”, explica
Luciana.
Aliás, focar nesse tipo de estratégia não só atrai
novos clientes, mas também os coloca como protagonistas e fideliza os que já
conhecem a marca. Em outras palavras, mostra que o lojista conhece o seu
consumidor, se importa com ele e busca ajudá-lo a solucionar um problema. Além
disso, seguindo esse raciocínio, é mais fácil que o cliente se veja no produto,
o que desperta desejo de compra.
E, de acordo com Luciana, “para tornar o Dia do Consumidor
ainda mais especial, as empresas podem criar experiências exclusivas para os
clientes. Isso pode incluir eventos presenciais, sessões de degustação,
demonstrações de produtos e outras atividades que ofereçam uma experiência
única e memorável.”
Para atender a essas demandas, é essencial que o
lojista entenda o seu consumidor, antes de tudo. “As marcas precisam investir
em pesquisas de mercado, análise de dados e monitoramento de tendências”,
sugere a especialista. É por meio dessas ferramentas que as empresas costumam
identificar o comportamento dos clientes, hábitos e preferências.
Por fim, para que a experiência seja completa e
positiva, também é preciso pensar no atendimento ao cliente, tanto antes de uma
possível venda, como depois. E, neste cenário, as redes sociais devem fazer
parte da estratégia dos lojistas. Não só porque são uma fonte direta de
contato, mas porque também funcionam como canal de consumo.
Conforme os dados da pesquisa sobre Tendências do
Varejo 2023, feita pelo Opinion Box e pela Dito, 58% das pessoas realizaram
compras diretamente pelo Whatsapp nos últimos 12 meses; no Instagram, o número
chegou a 47%; no Facebook, 36%. E o resultado foi bom: especificamente no
Whatsapp e Instagram, 87% e 85% das pessoas consideraram a experiência
positiva, respectivamente.
Segundo a especialista e consultora de negócios
Luciana Locchi, para terem sucesso, “as marcas precisam estar disponíveis, seja
por meio de canais de comunicação tradicionais, como telefone e e-mail, ou
plataformas digitais, como redes sociais e chatbots. Isso permite que os
clientes entrem em contato sempre que tiverem dúvidas, sugestões ou
reclamações, e recebam um atendimento rápido e eficiente”, finaliza.
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