Ricardo Martins, especialista em Marketing Digital dá dicas pontuais para você alavancar suas vendas neste Natal
Diferente da Black
Friday, que o maior volume de vendas costuma acontecer no dia da promoção, as
vendas do Natal tradicionalmente acontecem muito antes do dia 25 de Dezembro.
Por essa razão, um planejamento estratégico é fundamental para garantir que as
vendas aconteçam.
O CEO da
TRIWI Agência especializada em negócios B2B, Ricardo Martins, conta que o
primeiro passo para sua estratégia é pensar nas ofertas e separar quais são os
produtos que vão ser ofertados.
#1
Passo - Separar produtos ou serviços ofertados
"Digamos que
você vai oferecer 10% off em alguns produtos do seu site, o ideal seria que
você separe esses produtos numa categoria específica de ofertas, a vantagem de
você separar esses produtos por categoria é que você consegue direcionar o
consumidor para aba em específico e é importante considerar que o produto
ofertado na promoção tenha um bom volume de estoque, com variação de cor,
tamanho e modelo". Acrescenta.
Não deixe que as
promoções e o anseio por vender mais neste período prejudiquem a sua marca, consumidores
podem ser para sempre se bem tratados.
#2
Passo - Otimização de descrições e títulos
A próxima dica
seria a otimização dos títulos e descrições dos produtos em seu site, aqui vale
colocar títulos como "presentes de Natal 2022" ou "Ideias para
presente de Natal", ao colocar esses termos dentro do seu site tanto no
título, quanto na descrição pode ser uma boa estratégia para aumentar o
posicionamento orgânico, o posicionamento nas buscas do Google.
# 3
Passo - Foque no mobile
Não é segredo para
ninguém que a maior quantidade vem justamente do mobile, prova disso é o número
de downloads de apps de e-commerce realizados no território nacional. De acordo
com estudo divulgado pela RankMyApp, o primeiro semestre de 2022 registrou 15,7
milhões de instalações, um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano
passado, quando o total foi de 15,3 milhões.
Nesse cenário é de
suma importância que você garanta que seu site traga uma boa experiência para o
cliente que utiliza o mobile.
"É muito alto
o número de pessoas que deixam de fazer uma compra, exatamente por que a
plataforma de e-commerce não oferece uma boa experiência. Ao acessar a loja por
um celular, o consumidor não pode sentir necessidade de procurar um computador
para melhorar a navegação. Qualquer atrito se transforma em possibilidade de
desistência da compra”, destaca.
# 4
Passo - Ações nas redes sociais.
Aqui vale se
aproveitar de todas as ferramentas visuais para destacar e valorizar os
produtos ou serviços, com a dinamização dos conteúdos em formato de vídeos
curtos, como o reels, shorts e outros, fica muito mais fácil produzir esses
conteúdos, nesse ponto vale usar a criatividade, adicionando músicas que
estejam em alta nas plataformas digitais para impactar mais pessoas e conseguir
alcançar muito mais compradores e potenciais clientes.
# 5
Passo - Investimento em mídia paga
Esse tópico é um
pouco mais sensível, por exigir um nível de conhecimento técnico prévio, para
isso é importante considerar uma agência que possa auxiliar ou assessorar nessa
questão.
"Acontece que
os anúncios são a forma mais rápida e mais efetiva de chamar a atenção das
pessoas nas redes sociais e com a mídia paga, você consegue usar
estratégias diferenciadas, como remarketing". Finaliza.
TRIWI - agência
especializada em negócios B2B.
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