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segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Estratégias emergentes de publicidade digital ditarão as tendências de marketing de 2023

Retail media crescerá e ocupará o centro das atenções, de acordo com a Criteo 

 

À medida que 2022 chega ao fim, os profissionais de marketing estão a caminho do planejamento para 2023. O início de um novo ano abre novas oportunidades para os profissionais de marketing utilizarem os aprendizados de 2022 para ditar os investimentos para os próximos 365 dias.

Os profissionais de marketing que aproveitam o poder da commerce media para alcançar e envolver os consumidores onde eles estão navegando e comprando ativamente - além de medir com precisão os resultados dos negócios - poderão capitalizar as oportunidades de publicidade no novo ano. Com 2023 se aproximando rapidamente, veja as tendências de marketing e publicidade que dominarão o próximo ano.


Retail media ganhará força 

Setores emergentes, como retail media, que é um subconjunto da commerce media que permite aos varejistas criar experiências de publicidade personalizada em seus próprios ativos digitais usando seus dados first-party para adicionar um fluxo de receita adicional a seus negócios, continuam ganhando força entre os profissionais de marketing e essa tendência não mostra sinais de desaceleração em 2023.

O estudo “Future of Commerce – The Rise of Retail Media on the Open Web” elaborado pela Criteo aponta que mais da metade (51%) das agências de mídia informaram que a retail media oferecia segmentação de público mais clara, relevância para compra (58%), bem como o crescimento das vendas (53%), ou seja, é possível prever um "boom" no setor.

"Embora a retail media tenha se tornado comum nos Estados Unidos, começaremos a ver uma adoção crescente na América Latina. No Brasil, algumas empresas já estão de olho na retail media e planejam investir nesse mercado. Portanto, o país deve seguir essa tendência global e aumentar a adoção da retail media", destaca Tiago Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo.


Os dias de oferta se curvarão aos verdadeiros hábitos de compra do consumidor 

Nos últimos anos, a ascensão do e-commerce transformou completamente a forma como os consumidores compram pessoalmente e online, levando marcas e varejistas a evoluírem as suas abordagens para fazer negócios. Antigamente eram esperadas vendas massivas em datas comemorativas como o Dia dos Namorados e a Black Friday, mas agora, embora esses dias ainda sejam grandes eventos comerciais, eles viram um espelhamento dos consumidores.

Por exemplo, a Black Friday está em expansão e todo o mês de novembro - o Cyber Month - está com promoções para cativar os consumidores. Um estudo da Criteo realizado com 1.000 brasileiros no terceiro trimestre de 2022 apontou que 45% iniciam as compras de fim de ano um mês antes do Natal, ou seja, no período da Black Friday.

“Analisando o setor em 2022, percebemos que os hábitos do consumidor passaram a ditar o comportamento do mercado. A diminuição do foco nos 'dias de oferta' e o aumento do investimento em períodos de saldões prolongados já refletem a evolução da forma como os clientes preferem comprar. Por isso, podemos esperar que os varejistas diminuam ainda mais a sua dependência de eventos de grande sucesso, optando por um fluxo constante de vendas para melhor atender às demandas dos consumidores”, comenta Tiago Cardoso.


Commerce media impulsionará a inovação 

Em um cenário de maior privacidade e proteção de dados do consumidor, 2022 foi marcado pela inovação para melhorar a qualidade das compras e experiências de compra do consumidor.

Os varejistas lideraram esse movimento lançando redes de mídia e alavancando a publicidade para melhorar o valor de seus sites e aplicativos de comércio eletrônico. Em outros lugares, o próprio conteúdo se tornou mais comercializável à medida que os criadores de mídia entraram no jogo de trazer o comércio para transmissões ao vivo, jogos e fora de casa.

Em 2023, não há sinais de desaceleração dessas tendências. O comércio está oficialmente em todo lugar, cada momento gasto online agora pode ser comprado e, para marcas que possuem um ponto de contato digital com os consumidores, isso representa uma grande oportunidade.

Um investimento em commerce media também ajudará os profissionais de marketing a ver o impacto comercial real de suas campanhas, incluindo receita, vendas e leads, e entender o impacto direto de seu orçamento de publicidade. Equipados com insights granulares sobre o que impulsiona os seus melhores resultados, os profissionais de marketing podem otimizar decisões estratégicas e de gastos para melhorar o desempenho em toda a jornada de compra para campanhas atuais e futuras.

A IA será a força motriz por trás dessa inovação de commerce media, permitindo que varejistas e criadores de conteúdo ofereçam suporte a compras de última geração que detectam melhor as necessidades do consumidor e fornecem informações valiosas sobre as marcas certas, os produtos perfeitos e as formas mais eficientes de escolhê-los e comprá-los. A IA ajudará os profissionais de marketing a serem bem-sucedidos em um cenário de comércio fragmentado ao mesmo tempo em que protege a privacidade do consumidor.


2023 será o ano do impacto 

2023 se concentrará no impacto. Para os consumidores, isso inclui usar o seu poder de compra para garantir que eles aproveitem ao máximo o dinheiro gasto, enquanto os profissionais de marketing testarão novos ambientes e estratégias para maximizar o ROI de suas ativações de publicidade.

“Para que essas estratégias funcionem, os profissionais de marketing precisarão adotar uma mentalidade de ‘commerce everywhere’ para oferecer experiências ricas aos consumidores quando e onde quer que estejam. No futuro, não importa como 2023 evolua, os profissionais de marketing que usam retail e commerce media terão recursos e agilidade para se adaptar ao comportamento do consumidor e às mudanças do mercado”, disse Tiago Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo.

 

Criteo
www.criteo.com

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