Retail media crescerá e ocupará o centro das atenções, de acordo com a Criteo
À medida que 2022 chega ao fim, os profissionais de
marketing estão a caminho do planejamento para 2023. O início de um novo ano
abre novas oportunidades para os profissionais de marketing utilizarem os
aprendizados de 2022 para ditar os investimentos para os próximos 365 dias.
Os profissionais de marketing que aproveitam o
poder da commerce media para alcançar e envolver os consumidores onde eles
estão navegando e comprando ativamente - além de medir com precisão os
resultados dos negócios - poderão capitalizar as oportunidades de publicidade
no novo ano. Com 2023 se aproximando rapidamente, veja as tendências de
marketing e publicidade que dominarão o próximo ano.
Retail media ganhará força
Setores emergentes, como retail media, que é um
subconjunto da commerce media que permite aos varejistas criar experiências de
publicidade personalizada em seus próprios ativos digitais usando seus dados
first-party para adicionar um fluxo de receita adicional a seus negócios,
continuam ganhando força entre os profissionais de marketing e essa tendência
não mostra sinais de desaceleração em 2023.
O estudo “Future
of Commerce – The Rise of Retail Media on the Open Web” elaborado pela
Criteo aponta que mais da metade (51%) das agências de mídia informaram que a
retail media oferecia segmentação de público mais clara, relevância para compra
(58%), bem como o crescimento das vendas (53%), ou seja, é possível prever um
"boom" no setor.
"Embora a retail media tenha se tornado comum
nos Estados Unidos, começaremos a ver uma adoção crescente na América Latina.
No Brasil, algumas empresas já estão de olho na retail media e planejam
investir nesse mercado. Portanto, o país deve seguir essa tendência global e
aumentar a adoção da retail media", destaca Tiago Cardoso, diretor geral
para a América Latina da Criteo.
Os dias de oferta se curvarão
aos verdadeiros hábitos de compra do consumidor
Nos últimos anos, a ascensão do e-commerce
transformou completamente a forma como os consumidores compram pessoalmente e
online, levando marcas e varejistas a evoluírem as suas abordagens para fazer
negócios. Antigamente eram esperadas vendas massivas em datas comemorativas
como o Dia dos Namorados e a Black Friday, mas agora, embora esses dias ainda
sejam grandes eventos comerciais, eles viram um espelhamento dos consumidores.
Por exemplo, a Black Friday está em expansão e todo
o mês de novembro - o Cyber Month - está com promoções para cativar os
consumidores. Um estudo da Criteo realizado com 1.000 brasileiros no terceiro
trimestre de 2022 apontou que 45% iniciam as compras de fim de ano um mês antes
do Natal, ou seja, no período da Black Friday.
“Analisando o setor em 2022, percebemos que os
hábitos do consumidor passaram a ditar o comportamento do mercado. A diminuição
do foco nos 'dias de oferta' e o aumento do investimento em períodos de saldões
prolongados já refletem a evolução da forma como os clientes
preferem comprar. Por isso, podemos esperar que os varejistas diminuam
ainda mais a sua dependência de eventos de grande sucesso, optando por um fluxo
constante de vendas para melhor atender às demandas dos consumidores”, comenta
Tiago Cardoso.
Commerce media impulsionará a
inovação
Em um cenário de maior privacidade e proteção de
dados do consumidor, 2022 foi marcado pela inovação para melhorar a qualidade
das compras e experiências de compra do consumidor.
Os varejistas lideraram esse movimento lançando
redes de mídia e alavancando a publicidade para melhorar o valor de seus sites
e aplicativos de comércio eletrônico. Em outros lugares, o próprio conteúdo se
tornou mais comercializável à medida que os criadores de mídia entraram no jogo
de trazer o comércio para transmissões ao vivo, jogos e fora de casa.
Em 2023, não há sinais de desaceleração dessas
tendências. O comércio está oficialmente em todo lugar, cada momento gasto
online agora pode ser comprado e, para marcas que possuem um ponto de contato
digital com os consumidores, isso representa uma grande oportunidade.
Um investimento em commerce media também ajudará os
profissionais de marketing a ver o impacto comercial real de suas campanhas,
incluindo receita, vendas e leads, e entender o impacto direto de seu orçamento
de publicidade. Equipados com insights granulares sobre o que impulsiona os
seus melhores resultados, os profissionais de marketing podem otimizar decisões
estratégicas e de gastos para melhorar o desempenho em toda a jornada de compra
para campanhas atuais e futuras.
A IA será a força motriz por trás dessa inovação de
commerce media, permitindo que varejistas e criadores de conteúdo ofereçam
suporte a compras de última geração que detectam melhor as necessidades do
consumidor e fornecem informações valiosas sobre as marcas certas, os produtos
perfeitos e as formas mais eficientes de escolhê-los e comprá-los. A IA ajudará
os profissionais de marketing a serem bem-sucedidos em um cenário de comércio
fragmentado ao mesmo tempo em que protege a privacidade do consumidor.
2023 será o ano do impacto
2023 se concentrará no impacto. Para os
consumidores, isso inclui usar o seu poder de compra para garantir que eles
aproveitem ao máximo o dinheiro gasto, enquanto os profissionais de marketing
testarão novos ambientes e estratégias para maximizar o ROI de suas ativações
de publicidade.
“Para que essas estratégias funcionem, os
profissionais de marketing precisarão adotar uma mentalidade de ‘commerce
everywhere’ para oferecer experiências ricas aos consumidores quando e onde quer
que estejam. No futuro, não importa como 2023 evolua, os profissionais de
marketing que usam retail e commerce media terão recursos e agilidade para se
adaptar ao comportamento do consumidor e às mudanças do mercado”, disse Tiago
Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo.
www.criteo.com
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