Trazendo agilidade
e organização, o SIGEF também é responsável por gerar as informações que chegam
à sociedade a partir do Portal da Transparência de cada estado ou município
- Estado do Rio Grande do
Norte consegue em dois anos sair do último lugar da qualidade da
informação contábil para o 14º lugar
- O Município de Salvador/BA é
hoje a segunda melhor capital entre as 27 e o município de número 62 entre
todos os 5.569 municípios
- Trazendo agilidade e
organização, o SIGEF também é responsável por gerar as informações que
chegam à sociedade a partir do Portal da Transparência de cada estado ou
município
O Sistema Integrado de Planejamento e Gestão
Fiscal, SIGEF, da Minsait, uma empresa Indra, se tornou uma ferramenta valiosa
para órgãos públicos que buscam obter mais agilidade e transparência nos
processos de planejamento e execução orçamentária, financeira e contábil. Com
implementações de sucesso em importantes Estados e municípios, atualmente o
SIGEF é responsável por gerenciar um volume orçamentário anual superior a R$ 87
bilhões e processar mais de 3,8 milhões de pagamentos e liquidações por ano.
O SIGEF fornece uma estrutura completa de serviços,
tornando o fluxo de informações entre as áreas orçamentárias, financeiras e
contábeis o mais ágil e eficiente possível – reduzindo perda de informações e
contribuindo para a melhor integração entre as áreas.
Como resultado, a plataforma permite que órgãos
públicos tenham suas informações financeiras organizadas e disponíveis de forma
clara e acessível. Hoje, os cidadãos podem sentir o efeito prático disso ao
acessarem o Portal da
Transparência, que contém informações coletadas no SIGEF, em seis lentes
subnacionais: Estado de Santa Catarina, desenvolvedor do sistema em parceria
com a Minsait, Município de Salvador/BA, Estado do Rio Grande do Norte, Estado
do Maranhão, Município de Maceió/AL e João Pessoa/PB.
Desde sua implantação, o SIGEF colabora para que
essas regiões cumpram de forma rigorosa os prazos de prestação de contas
definidos pelo Governo Federal, mantendo a regularidade fiscal. Anualmente, a
Secretaria do Tesouro Nacional – STN, divulga o Ranking da Qualidade da
Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (https://ranking-municipios.tesouro.gov.br).
Dentre os atuais clientes subnacionais que utilizam
o SIGEF destaca-se a evolução do Estado do Rio Grande do Norte. Até 2018 ele
ocupava o último lugar entre todos os estados da federação e, após a realização
de um conjunto de ações que se iniciou com a implantação da solução, seguido
por uma reformulação interna da estrutura de pessoal da contabilidade do Estado
e as ações de melhoria contínua nos processos e na ferramenta, o Estado hoje
ocupa o décimo quarto lugar desse mesmo Ranking.
Salvador/BA é outro caso de um trabalho bem
estruturado de evolução da maturidade contábil de um ente subnacional. Com a
implantação do SIGEF pela Minsait e com um investimento contínuo de melhoria na
ferramenta, nos processos e na qualificação das pessoas, o Município hoje é a
segunda melhor capital do Ranking da Qualidade da Informação Contábil.
Centro de excelência especializado
A Minsait conta no país com um Centro de Excelência
e Desenvolvimento Especializado em Gestão Fiscal, Recursos Humanos e Folha de
Pagamento (CEDEx), formada por consultores de negócio (contadores, economistas
e administradores) e profissionais de Tecnologia especialistas.
O centro conta com mais de 100 profissionais, entre
analistas, arquitetos, desenvolvedores, DBAs, analistas de testes e de
infraestrutura, além de consultores de negócio, especialistas nas soluções de
Gestão Fiscal e Recursos Humanos. O CEDEx está sediado em Florianópolis/SC e
distribui suas operações pelos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia,
Alagoas, Paraíba e Rondônia. Toda essa estrutura é responsável pelas
implantações, manutenções corretivas e evolutivas, e consultoria de negócio das
soluções de Gestão Fiscal e Recursos Humanos em todo o país.
Minsait
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