Por medo de magoar
e falta de treinamento, muitos líderes evitam dar feedbacks. Mas a prática é
imprescindível para que o colaborador saiba quais são seus pontos positivos e
negativos e consiga aprimorar seu desempenho na empresa
O feedback é uma das ações mais importantes no
mundo corporativo. Pois é através dele que profissionais conseguirão
compreender melhor o que estão fazendo de certo e errado no seu dia a dia de
trabalho e assim possam aperfeiçoar o que já está bom e melhor o que ainda apresenta
falhas. Nesse sentido, o feedback é instrumento de fundamental relevância para
o desenvolvimento não apenas do colaborador como da empresa onde este
profissional trabalha.
O executivo de vendas do Facebook, mentor de
carreiras, Luciano Santos, destaca que nem sempre, contudo, é fácil receber uma
avaliação a respeito de seu desempenho no escritório. “Muitas vezes não
concordamos com o feedback e a nossa atitude instintiva é reagir negativamente,
fazer cara feia, rebater o que foi dito”. Para Santos, o profissional deve
fazer exatamente o contrário. “Agradeça imensamente pela pessoa ter tido
coragem de presentear você com isso, pois a maioria dos profissionais com os
quais cruzar na carreira não fará isso e como dito feedback é essencial para o
crescimento profissional”, diz.
Tão complicando quanto receber é dar feedbacks.
Conforme o mentor de carreiras, muitos profissionais em posição de liderança
tremem com o simples pensamento de precisar avaliar um colaborador. Santos
explica que são vários os motivos para esse temor, desde não se sentirem aptos
por não terem sido treinados para isso até estarem dentro de uma empresa cuja
cultura não incentiva a prática. Mas, segundo o executivo de vendas, o motivo
mais comum é o medo de ofender.
Por isso, conforme Santos, para dar um bom feedback
é preciso coragem. Além disso, é necessário treino e prática. Assim, algumas
dicas podem facilitar a vida do líder que precisa e quer dar o feedback, mas
não se sente seguro para tal. Santos mostra sete passos que, se seguidos à
risca, prometem tornam o processo mais suave e eficiente. Estes passos se
encontram no livro de sua autoria: “Seja egoísta com sua carreira - descubra como
colocar você em primeiro lugar em sua jornada profissional e alcance seus
objetivos pessoais”, publicado pela Editora Gente.
Passo 1: Escolha um local adequado
O melhor local para dar feedbacks, segundo o mentor
de carreiras, é uma sala isolada dos demais integrantes da equipe, onde estejam
presentes somente as partes envolvidas. “Pode parecer desnecessário, mas, além
de ser desconfortável ter esse tipo de conversa com mais pessoas ao redor, cada
um reage de um modo distinto diante de um feedback”, diz. Em suma, um lugar
reservado é sempre melhor no sentido de deixar mais à vontade tanto quem vai dar
quanto quem vai receber o feedback.
Passo 2: Pergunte como a pessoa acha que está o
desempenho dela no ponto que será o tema do feedback
De acordo com Santos, este questionamento será
essencial para compreender como o profissional se enxerga o que fornecerá
subsídios para que o feedback seja aprofundado. “Desse modo, não se furte a
perguntas a respeito do andamento de um projeto, ou sobre como a pessoa avalia
o próprio desempenho no semestre etc.”, diz.
Passo 3: Comece com os pontos positivos
Para alguns profissionais, receber logo de cara
feedbacks a respeito do que precisa ser melhorado pode ser um tanto
desmotivador. Dessa forma, o mentor de carreiras sugere que líderes iniciem sua
conversa de avaliação a partir dos pontos fortes. “Começar pelo que está
funcionando é uma ótima oportunidade de reconhecer o que é positivo nas pessoas
para depois entrar nos ajustes que precisam ser feitos”, declara.
Passo 4 – Dê o feedback de forma direta e
enriqueça-o com exemplos
Santos aconselha que, no momento de dizer ao
colaborador o que precisa ser melhorado em seu desempenho, o líder evite
rodeios. Se o problema com aquele profissional é o comportamento, por exemplo,
diga a ele isso. Conforme o executivo de vendas, para deixar a mensagem mais
clara sempre forneça exemplos, ou seja, diga em quais situações aquele problema
citado ocorreu na rotina do profissional dentro da empresa. “Feedback sem
exemplificar é igual a pastel de vento: não tem conteúdo algum”, brinca.
Passo 5 – Escute com atenção
Dar feedbacks não se resume apenas a falar. É
preciso escutar também o que o profissional tem a dizer a respeito dos
apontamentos, até para que a conversa se aprofunde e seja mais produtiva.
“Dessa forma, assim que terminar seu feedback, pergunte para a pessoa se a
mensagem foi compreendida e se restou alguma dúvida”, orienta Santos. De acordo
com o mentor de carreiras, nesse quesito, ajuda bastante sentir o momento,
pois, enquanto algumas pessoas preferem entender mais a fundo o que foi
conversado, outras optam por digerir tudo antes de pedirem mais detalhes.
Passo 6 - Não terceirize a responsabilidade pelos
apontamentos
Para Santos, uma das piores atitudes que um líder
pode tomar em uma sessão de feedbacks é usar terceiros para validar seus
pontos. “Quando a pessoa coloca a responsabilidade da reclamação em uma
terceira pessoa - por exemplo, 'o diretor acha que você não está colaborando
nas reuniões' - ela desqualifica o feedback que está dando. Dessa forma, sempre
se responsabilize por seus apontamentos”, afirma.
Passo 7 - Coloque-se à disposição para uma conversa
adicional
Como já foi dito, algumas pessoas precisam de um
tempo para digerir as informações apresentadas em uma conversa de avaliação e
outras vão querer ir mais a fundo depois de alguma reflexão. “Assim, sempre que
a sessão de feedback terminar, coloque-se à disposição para uma conversa
adicional”, conclui Santos.
Ficha Técnica
Título: Seja egoísta com sua carreira
Subtítulo: Descubra como colocar você em primeiro
lugar em sua jornada profissional e alcance seus objetivos pessoais
Autor: Luciano Santos
ISBN: 978-65-88523-34-6
Formato: 16x23 cm
Páginas: 208
Preço de capa: R$49,90
Preço e-book: R$34,90
Lançamento: novembro de 2021
Selo: Gente Autoridade
Gênero: Carreira
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