Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de março de 2022

Dia Internacional do Síndrome de Down


A Síndrome de Down é uma alteração genética na qual, em vez de 46 cromossomos (ou 23 pares), a pessoa apresenta 47, ou seja, 22 pares e um trio - no cromossomo 21. Em razão disso, a síndrome também é conhecida como "Trissomia do 21"; assim considerada como uma alteração genética e não uma doença. Essa alteração faz com que os portadores da síndrome tenham características físicas muito semelhantes, porém, com personalidade e singularidade únicas. 

O Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, já fazia parte até mesmo do calendário da ONU e, agora, foi instituído oficialmente no Brasil. Esse dia (21/03) foi escolhido justamente por fazer referência aos 3 cromossomos no par 21. A comemoração tem como principal objetivo informar a sociedade (derrubando preconceitos) e dar visibilidade aos portadores, evidenciando suas inúmeras capacidades e habilidades. 

O conhecimento médico-científico muito contribuiu para a expectativa e a qualidade de vida de seus portadores, gerando também significativos avanços na reflexão e inclusão das pessoas na mídia em geral, no esporte e também na publicidade, pois marcas como a espanhola Zara, a norte-americana Victoria’s Secret e a francesa L´oreal de Paris já contam com modelos com a síndrome trabalhando por elas (inclusive, brasileiras como a Maria Julia Araújo e Georgia Furlan Traebert, entre outras). 

E como podemos ajudar? Trabalhando para a construção de famílias, escolas e uma sociedade que, com mais respeito e consciência, preocupe-se com a estimulação precoce (não só física e cognitiva, mas principalmente afetiva) para que assim possamos assistir crianças, jovens e adultos portadores da síndrome vivendo em plenitude com mais confiança, autonomia e liberdade.


 

Thaís Zardo - pediatra e professora do curso de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados