Pequenos negócios
do setor de doces e chocolates se preparam e apostam em produtos com preços
mais acessíveis ao consumidor
As empresas do segmento de doces e chocolates estão
otimistas com a perspectiva de vendas na Páscoa deste ano. Os donos de pequenos
negócios do setor sofreram um forte impacto no mesmo período de 2020, resultado
das medidas restritivas contra a Covid-19, e buscam agora virar essa página na
data comercial mais importante do ano. De olho nos aprendizados decorrentes da
crise, essas empresas investem para atrair os clientes para as lojas, mas sem
descuidar da sua presença on-line. Levantamento feito no ano passado pelo
Sebrae e pela associação de produtores artesanais Bean to Bar Brasil já
mostrava que metade dos empreendedores contavam com plataformas próprias para
vendas em ambiente virtual.
“Os consumidores estão cada vez mais habituados a
comprarem esses produtos especiais via internet. Então, as expectativas
continuam bastante positivas para as vendas na modalidade on-line para Páscoa
deste ano”, explica a analista Mayra Viana, da Unidade de Competitividade do
Sebrae. Investir na criação de uma própria plataforma pode ser a alternativa
para oferecer mais segurança aos clientes e alavancar a comercialização para
pequenas empresas do setor.
Tendências para 2022
Para quem está procurando por boas referências e
inspirações, o Instagram está cheio de ideias e sugestões. “Existem vários
perfis de confeitarias que apontam dicas e tendências. Um bom atalho pode ser a
busca por hashtags. Um exemplo bem simples é procurar por #Páscoa2022. Com ela,
é possível conferir as fotos que foram publicadas este ano”, comenta Mayra.
Segundo a analista, as novidades que surgiram em
2021 devem se consolidar em 2022. “Um modelo que chama muito a atenção é o ovo
de Páscoa plano, que é uma barra de chocolate em formato de ovo decorado com
confeitos ou até mesmo com duas camadas e um recheio dentro”, avalia. Outra
ideia que se mantém em alta é o kit para finalizar a decoração, uma excelente
opção para envolver crianças ou amigos na hora de enfeitar os ovos. “Essa é uma
tendência mais lúdica e que vem ganhando força desde o ano passado. Os ovos de
colher também vêm sendo muito comercializados. Além disso, a nova onda dos
bentô cakes atingiu a Páscoa, incluindo as mensagens bem-humoradas dos bolinhos
coreanos também nos produtos feitos à base de chocolate”, acrescenta Mayra.
Como atrair mais clientes e equilibrar as contas
Para atrair os clientes é importante ter uma
comunicação clara nas redes sociais, disponibilizando o cardápio, mostrando as
novidades, engajando os seguidores por meio de stories, mostrando os bastidores
e as encomendas. “O que a gente mais vê nas pesquisas é que o boca a boca é
muito relevante. Por isso, a gente fala que não adianta só fazer uma venda. É
importante encantar o cliente no atendimento, na transparência e no cumprimento
de prazos para que ele realmente fique encantado e indique a loja para os seus
amigos e familiares”, recomenda a analista.
Já para equilibrar o orçamento neste momento de
aumento dos custos com matéria-prima e outros insumos, os empreendedores
precisam rever os produtos que estão ofertando, uma vez que os consumidores
buscam a melhor relação custo-benefício. Então, talvez não seja um ano de
investir em produtos muito sofisticados, por exemplo. A dica é apostar em
alimentos simples, mas que tenham qualidade. “Por isso, vale a pena apostar em
opções que cabem no bolso do consumidor, no formato de doces menores e mais
simples para que o preço final fique competitivo!”, sugere Mayra.
Pode ser necessário também
rever o valor de oferta e produção e priorizar aqueles itens que têm uma boa
saída e lucratividade. “Os empresários que puderem garantir um afago para o
bolso do consumidor, com um bom produto, com preço justo, vão sair na frente”,
alerta Mayra Viana.
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