Torne-se um líder de sucesso: desenvolva as suas
habilidades. Freepik |
Ter colaboradores engajados com os
objetivos da empresa é o sonho de qualquer gestor. Para isso, ter uma liderança
no ambiente de trabalho é essencial para criar um ambiente mais saudável e
engajador. Segundo um estudo da consultoria Right Management feita em 15 países, pessoas
motivadas no trabalho rendem até 50% mais. O líder tem o poder
de inspirar, influenciar e desenvolver pessoas.
Um estilo de liderança impacta no clima
organizacional e no comportamento dos funcionários. Mas é necessário que a
formação de um líder seja qualificada para identificar a melhor forma de
exercer essa função em favor da organização como um todo. Um líder que inspira
confiança, desperta nas atitudes de um funcionário a mesma vontade de trabalhar
para atingir, por exemplo, uma ascensão de cargo. Colaborador
feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo em comparação
aos outros, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia.
Mesmo com os estilos de liderança
variáveis, as habilidades devem apresentar tais competências, como: assumir
responsabilidades; comunicar sua equipe; ser flexível; e saber direcionar o
melhor caminho para os funcionários atingirem as metas. “O papel de um líder é
de extrema importância dentro das organizações. Empresas que apoiam o papel de
seus líderes e de sua equipe possuem resultados mais eficazes. Líderes que
aplicam o Marketing de Incentivo no processo de trabalho possuem uma devolutiva
sobre a sua performance, de forma prática e eficiente”, ressalta Rodolfo
Carvalho, CEO da Incentivar, empresa
de software de incentivo.
A liderança é uma peça importante para
todos os níveis da empresa: estratégico, tático e operacional. Além de tudo, os
líderes representam a própria empresa para os colaboradores, levando em
consideração os aspectos de satisfação dos mesmos e sobretudo do clima
organizacional. Um líder precisa estar à frente das decisões e se destacar pela
empatia, justiça e imparcialidade. Com foco nisso, é necessário criar ações no
ambiente que porporcionem ao funcionário o sentimento de pertencimento, a
partir de premiações, descontos em lojas parceiras, viagens e/ou ascensão de
cargo.
É preciso construir relações de
confiança e entender os anseios de cada profissional para que ele possa crescer
na carreira. Muitas empresas entendem a importância de criar líderes para
coordenar uma equipe e buscam reconhecer cada vez mais o papel de cada um
deles, levando em consideração os métodos de incentivo. De acordo com uma
pesquisa do Google, o termo “liderança de equipe” apresentou 75% das buscas, em
06 de março de 2022.
Pensando
nisso, Rodolfo Carvalho cita os 4 tipos de liderança para o gestor e/ou líder
reconhecer as suas atribuições e as vantagens de utilizar o Marketing de
Incentivo. Confira:
1- Liderança
Autocrática:
A centralização de decisões é uma de
suas principais características, onde as ordens são impostas aos funcionários.
Em empresas de grande porte, ela ainda é considerada a liderança mais
utilizada. Como é usada: É uma abordagem cabível em momentos nos
quais não existe muita inovação, e visa o cumprimento de tarefas de forma mais
rápida, organizando os times e sem existir uma participação da equipe nas
decisões. Inserida em empresas que possuem um cronograma de trabalho bem
estruturado. Características: O líder como o único tomador de
decisões; pouca ou nenhuma delegação de tarefas; impõe regras. Benefícios: Controle de
fluxos; agilidade na tomada de decisão.
Aplicando
o Marketing de Incentivo: O
líder observa os pontos a serem aperfeiçoados para uma melhor atuação. Exemplo:
suavizar os traços autocráticos em situações que requerem mais flexibilidade e
participações.
2- Liderança
Liberal:
Essa liderança é o oposto da autocrática.
O líder dá autonomia aos colaboradores que, por sua vez, também conseguem tomar
decisões. Como é usada: Este estilo de comando é ideal para
empresas que querem desenvolver independência em seus colaboradores, sem a
necessidade de uma constante supervisão. É a descentralização do poder com a
autogestão. Características: Cria uma maturidade nas relações entre
o líder e seus liderados, onde os colaboradores exploram suas ideias durante o
trabalho. Benefícios: Estimula a criatividade; demonstra confiança no time.
Aplicando
o Marketing de Incentivo: O
líder com essa característica pode se beneficiar com o apoio do aplicativo para
acompanhar as metas e ter o controle sobre os processos internos.
3- Liderança
Democrática:
Uma atuação conjunta entre o líder e os
funcionários. As decisões são debatidas com os funcionários para alcançar os
melhores resultados, mas a proatividade do líder é ideal para que as coisas
ocorram da melhor maneira. Como é usada: Funciona melhor em
organização focada em crescimento, pesquisa e aquisição de talentos. Empresas
que incentivam a colaboração. Características: Liderança mais
participativa e compartilhada; mente justa; construtores de consenso;
adaptativos. Benefícios: Bom clima organizacional; valorização da equipe.
Aplicando
o Marketing de Incentivo: Este
líder pode usar as premiações para destacar os colaboradores que apresentarem
novas ideias e usá-las para manter a motivação de toda a equipe.
4- Liderança
Situacional:
Diante da complexidade de situações que
o ambiente de trabalho gera, este líder é capaz de entender cada grau de
desafio e se adapta conforme as circunstâncias para tomar uma decisão correta. Como é
usada: Pode ser inserida em empresas que conseguem acompanhar
as inovações tecnológicas e o ritmo frenético da globalização. Características:
Inteligência; emocional saudável; visão sistêmica do ambiente e das pessoas. Benefícios: Inteligência
emocional; visão mais estratégica.
Aplicando
o Marketing de Incentivo: Por
meio de uma plataforma que é referência em inteligência de dados, o líder terá
um suporte para tomar as decisões cabíveis com base em resultados.
A Incentivar
influencia na performance de uma liderança e estabelece uma equipe mais
engajada através dos modelos de incentivo indicados para empresas de pequeno,
médio e grande porte. São 3 tipos de ações de Marketing de Incentivo: de prêmios
(incentivar); Incentivo; e o Enterprise. Conheça os planos, e escolha o melhor
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Incentivar
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