Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Calor e praia são sinais de maiores cuidados com os pés

Freepik
Com a onda de calor vivida no Rio Grande do Sul andar descalço ou com calçados abertos é quase uma rotina

 

O cenário de praia e piscina é convidativo para esquecer tênis ou sapato fechado. Diante disso tudo, cuidar dos pés, é uma missão indispensável nessa época. A dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati, ressalta que a hidratação a esfoliação e o uso do protetor solar nessa parte do corpo são algumas medidas necessárias para o dia a dia. 

“Higienizar os pés diariamente é uma etapa importante para evitar micoses, frieiras e o mau odor. Com a chegada do verão, esses cuidados devem ser redobrados uma vez que as altas temperaturas favorecem uma série de incômodos na região, como o ressecamento, inchaço e a proliferação de fungos”, explica.

Para lavar os pés, a médica recomenda o uso de água e sabonete/sabão com pH neutro. Outra dica é secar bem entre os dedos. Talcos que controlem a transpiração são outra forma de manter os pés sempre secos no calor. 

Para combater o ressecamento que pode ocorrer por conta do cloro da piscina e da água do mar, a orientação é usar hidratante específico para essa região. Já a esfoliação é indicada pois ajuda a remover as células mortas, devolvendo a maciez e o brilho à pele. 

“Convém lembrar que é preciso cautela nesse processo. O excesso pode sensibilizar a região e tornar a pele mais grossa. Por isso, o ideal é fazer no máximo uma vez por semana e hidratar em seguida. Peelings mais potentes também podem ser utilizados, mas no máximo uma vez por mês”, finaliza a médica. 

Para evitar inflamações e o surgimento de micoses, as unhas também precisam de cuidados especiais. O primeiro passo é mantê-las bem cortadas, para evitar o acúmulo de sujeira. O ideal é não remover as cutículas, pois elas servem como uma barreira natural contra agentes infecciosos.

 

Marcelo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados