Pesquisar no Blog

sábado, 4 de dezembro de 2021

Sofre de sedentarismo? Conheça os cinco principais benefícios de praticar exercícios físicos já

  Profissionais da saúde explicam principais motivos para se exercitar e apontam a relação entre corpo e mente por trás das atividades

 

Praticar exercício físico de forma constante é capaz de melhorar a saúde como um todo, pois existe a liberação de vários neurotransmissores, inclusive que diminuem a ansiedade, influenciam na melhora do sono e melhoram a cognição ao longo do dia. Uma pesquisa com 29 países realizada pela Especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública (Ipsos) mostra que o Brasil tem a adesão mais baixa à prática de atividades físicas. Por isso, especialistas reúnem dicas e motivos para incluir este novo hábito na sua rotina.

Segundo o educador físico da BodyTech Brasília, Márcio Oliveira, é possível ver mudanças no corpo a partir do segundo mês, "após passar pelo processo de adaptação, o corpo ganha mais resistência, força muscular e flexibilidade". Conheça agora os cinco benefícios por trás da atividade:

1. Controle do peso e percentual de gordura
Muito além de estética e autoestima, esse fator é de suma importância para que não venha desencadear doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas que podem ser evitadas a partir de uma boa manutenção na saúde e com uma alimentação adequada.

A professora nutricionista do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov Custódio, esclarece a importância de pensar em saúde além de uma estética corporal e dar a devida importância em uma alimentação adequada, unindo o bem-estar físico, mental e social. "Você é o que você come. Quando falamos em uma alimentação com qualidade nutricional, não há fórmula mágica, porque cada um tem uma necessidade diferente, cada um tem a sua individualidade", explica.



2. Controle Emocional
O educador físico, Márcio Oliveira, explica: "você vai liberar uma substância natural produzida pelo cérebro chamada endorfina! Essa substância vai te deixar mais motivado e mais disposto, causando uma sensação muito melhor para realizar as atividades cotidianas. Além de desfrutar de relaxamento e diminuição do estresse com o dia-a-dia, o que causa maior distração de estímulos depressivos", explica.



3. Estímulo Hormonal
Outro benefício voltado para homens e mulheres em qualquer idade é a melhoria da função endócrina e do eixo hormonal, que são os setores responsáveis pelo controle do metabolismo, regulação de cálcio presente no sangue, entre outros.

Márcio explica que ao praticar exercício físico com indicação profissional direcionada, os hormônios acabam agindo em conjunto, permitindo que isso influencie na forma fisiológica e psicológica no indivíduo.



4. Melhora na Função Cognitiva
Neste ponto, quem esclarece é a médica neurologista do Hospital Anchieta de Brasília, Priscila Proveti. Ela explica que a atividade física está relacionada com benefícios em várias doenças neurológicas, doenças autoimunes, esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, prevenção de AVC e também relacionado a prevenção de doenças cognitivas como é o exemplo do Alzheimer.

"Com o exercício físico é possível reduzir o risco cardiovascular e melhorar os níveis de LDL, que a longo prazo propicia uma melhora na cognição. Estudos recentes mostram que durante a atividade física é liberada uma substância chamada irisina, que foi comprovadamente preventiva para o Alzheimer", conclui a neurologista.



5. Longevidade
Um ponto muito bem abordado pelo educador Márcio é a questão da longevidade, "se a gente executa algum movimento, alguma atividade física, algum exercício físico, isso faz com que nossas células vão rejuvenescendo, além de incluir diversos benefícios cardiorrespiratórios, aumento da densidade mineral óssea e diminuição do risco de doenças crônico-degenerativas", explica sobre o envelhecimento com qualidade.



Sentindo as mudanças na pele

A estudante Anny Silva, de 18 anos, conta que mudou drasticamente o seu estilo de vida por necessidade. "Com o início de um novo ciclo acadêmico e profissional, me via totalmente pressionada, ansiosa e estressada com a imprevisibilidade de um dia corrido que fugia totalmente do meu controle", conta.

Por iniciativa própria, ela percebeu que era na saúde que precisava focar, e então se inscreveu na academia e começou a participar de desafios para desenvolver disciplina, "eu que sempre fui uma pessoa que odiava me exercitar, descobri através da musculação o quão relaxante, motivador e prazeroso podia ser buscar a disciplina e o autocontrole", esclarece a estudante.

Ela conta também que em 2020 e no início de 2021, engordou 23kg e chegou a pesar pouco mais de 115kg. "O percentual de gordura para minha altura (1,83) estava super alto e extremamente perigoso. Desde julho deste ano até o final de novembro, já eliminei mais de 10kg, sem contar com o ganho de massa muscular e a melhora mental que me foi proporcionada graças a consistência e a uma decisão de sair da zona de conforto", conta aliviada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados